DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


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31/10/2008

VISITA AO OCEANÁRIO

COMPOSIÇÃO

Visita ao Oceanário

No dia 24 de Outubro de 2008 sexta-feira, fomos visitar o Oceanário de Lisboa. Fomos a pé, acompanhados pela polícia.
Chegámos ao Parque das Nações lanchamos e depois iniciamos a visita.
No aquário gigante vimos o horroroso peixe lua, tubarões, raias, mantas, atuns e muitas outras espécies de peixes. Também vimos uns mergulhadores que andavam a limpar e cuidar do aquário.
Fomos ver as lontras, que por acaso estavam a dormir e não deram importância à nossa presença e aproveitamos para passar pelo ambiente da floresta tropical.
Visitamos a Antárctica, os seus pinguins e tocamos no gelo.
Nos aquários mais pequenos vimos a Doris, o Nemo, peixes lanterna, dragões marinhos, um polvo, caranguejos gigantes, estrela-do-mar, muitas outras coisas.
Passamos, também, pela maternidade das medusas.
Quando a visita acabou, fomos almoçar e depois brincámos, rebolamos e divertimo-nos muito no “parque dos montes”.
Por fim, voltámos para a escola, todos sujos, cansados mas felizes.
Gostamos muito desta visita.

Trabalho realizado por: 3.º Ano – Turma C

LEITURAS INFANTIS


“Procura-se um Amigo.
Se fores um amigo, fala com o Lenny!”

O Lenny sente-se sozinho e gostava de ter um amigo. Como um anúncio, ele escreve um papelinho e prende-o a uma árvore. Vai então para casa esperar que o seu amigo chegue. Mas esperou, esperou, esperou… só que o amigo não apareceu. Resolve ir verificar se o papelinho não caiu da árvore e é então que tropeça na casa-ninho-móvel do Twick. O Lenny não tem tempo para conversas, mas o Twick convida-se a si próprio e diz que lhe faz companhia até que o seu amigo chegue finalmente

Às vezes o amigo que se procura está mesmo à frente do nosso nariz...

Texto: Klaus Baumgart
Ilustração: Klaus Baumgart
Formato: 21 cm x 27,5 cm
N. páginas: 32
Encadernação: capa dura e plastificada

30/10/2008

FELIZ HALLOWEEN

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O dia das bruxas, é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas. Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano. Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes. Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (travessuras ou gostosuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa. A palavra halloween é originária do inglês, onde é a contracção de duas palavras: hallowed - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos os Santos. É comemorada no dia 31 de Outubro. Tem origem há centenas de anos atrás, onde é hoje a Grã-Bretanha e o norte da França. Lá viviam os celtas. Os celtas comemoravam o Halloween. Eles tinham uma religião chamada Wicca. Os sacerdotes wiccas eram chamados druidas.

29/10/2008

DIA NACIONAL DA TERCEIRA IDADE


A existência, em Portugal, de um dia dedicado à Terceira Idade, tem como fim chamar a atenção para a situação financeira, social e afectiva em que vive a maior parte dos cidadãos desta faixa etária. Embora uma pequena parcela da população idosa aufira rendimentos suficientes para levar uma existência minimamente aceitável, a maioria passa bastantes dificuldades, competindo aos filhos suprir as necessidades económicas dos pais idosos e, sobretudo, distribuir-lhes carinho idêntico àquele que deles receberam enquanto foram jovens.

As crianças, por sua vez, deverão respeitar e valorizar o papel dos avós na vida familiar.

AGRADECIMENTOS


A Associação agradece a todos os pais e encarregados de educação, os livros entregues para a biblioteca das nossas crianças. Gestos simples como este enriquecem a nossa escola, e deixam os nossos filhos orgulhosos, para além de eles próprios deixarem a sua marca no estabelecimento de ensino que frequentam.

CRIE HÁBITOS DE LEITURA NO SEU FILHO

28/10/2008

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO



O Dia Internacional da Animação deu origem a um evento de repercussão mundial que celebra a arte do cinema de animação. A efeméride é celebrada em mais de 50 países através da organização de uma Festa Mundial. A história do filme de animação começa com os primeiros momentos do cinema mudo e continua até os dias de hoje. O primeiro desenho animado foi realizado pelo francês Émile Reynaud que criou o praxynoscópio de animação de 12 imagens, e filmes de aproximadamente 500 a 600 imagens, projectado no seu próprio théatre optique, sistema próximo do moderno projector de filme, no Musée Grévin em Paris, em 28 de Outubro de 1892.

27/10/2008

DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR




O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado hoje, e a associação de pais solicitou a colaboração de todos os pais, a quem pediu que através dos seus educando oferecessem um livro à nossa biblioteca.

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, a palavra biblioteca significa colecção de livros possuídos por um particular ou destinados à leitura do público; colecção das obras literárias de um povo; estantes, sala ou edifício onde se encontram os livros arrumados.

A Biblioteca, para além do que foi dito atrás, pode também ser o local onde podemos encontrar um amigo, descobrir mais sobre temas que nos interessam ou, quem sabe, encontrar o ânimo para prosseguir a nossa vida.
A Biblioteca escolar não existe só para ter livros mas é também o espaço de pesquisa, de realização de trabalhos individuais e em grupo; que tem também Vídeos e DVDs; é ainda um espaço onde se podem encontrar CD Roms e melhor ainda, na Biblioteca escolar, também se podem encontrar exposições e ouvir conferências ou ainda ouvir um conto…
A Biblioteca Escolar é assim, nos dias de hoje, muito mais do que um mero depósito de livros, é a possibilidade de aprender de uma forma diferente, é partir à Aventura do desconhecido.

Incentive os seus filhos a conhecerem e a usarem a biblioteca da Escola!

26/10/2008

SOZINHO EM CASA



Ter a casa toda para eles! É uma ideia tentadora. Mas a liberdade exige responsabilidade.

Para os nossos filhos é bom não ter ninguém a dizer «desliga a televisão» ou «muda de canal», a perguntar se já fizeram os trabalhos de casa. A porta da entrada fecha-se e eles julgam-se os senhores deles próprios.
No entanto é necessário conversar com eles, e alertá-los para os perigos a que podem estar sujeitos se ficarem sozinhos. Assim sendo eles têm que obter respostas a algumas questões, como por exemplo:

Posso telefonar-lhes?

Os meus amigos podem vir cá a casa?

Posso sair de casa?

Posso usar o microondas, o computador, o fogão?

O que tenho que fazer? E o que posso fazer?

Se o telefone tocar, devo atender? E se for a campainha
da porta?

Para onde devo ligar, se precisar de pedir ajuda e os pais não atenderem?

Estas são apenas algumas das perguntas, que precisam de resposta. Pois ficar em casa sozinho não é fácil, as crianças ficam sujeitas a muitos perigos. Numa outra oportunidade vou falar de algumas regras de segurança, que não podem ser esquecidas. Tomem conta das vossas, elas são o que temos de melhor.

25/10/2008

Vamos enriquecer a biblioteca da nossa escola



Dia das Bibliotecas Escolares

A Associação de Pais solicita a todos os pais e/ou encarregados de educação, que ofereçam à nossa biblioteca através dos seus educandos, livros. Os livros devem ser entregues aos professores, na próxima segunda-feira. A associação depois de os catalogar, irá colocá-los na biblioteca para serem consultados por alunos e professores. Vamos criar hábitos de leitura nas nossas crianças.

Ó tempo volta para trás



Uma hora a menos já a partir deste domingo

Na próxima madrugada os relógios atrasam uma hora às 02:00 em Portugal continental, entrando-se na chamada Hora de Inverno, proporcionando mais uma hora de sono ou de trabalho, conforme o caso. Com a mudança da hora amanhece mais cedo mas em contrapartida anoitece mais cedo, o que pode provocar pequenas perturbações devido a alterações de ritmos, sobretudo em crianças. A hora de Inverno vai manter-se até ao dia 29 de Março de 2009, quando os relógios forem adiantados 60 minutos, dando-se entrada na hora de Verão.

24/10/2008

Segurança na INTERNET



Estão abertas as actividades (2008-2009) no âmbito da Segurança na Internet, patrocinadas pelo projecto SeguraNet. As actividades, denominadas Desafios, têm a periodicidade mensal e decorrem on-line, no sítio do projecto: http://www.seguranet.pt/
Estão abertas à participação de Escolas, Alunos, Professores e Pais e Encarregados de Educação. O objectivo é a promoção da navegação consciente, segura e crítica na Internet.


Mais informações no sítio do projecto em:

http://www.seguranet.pt/index.php?section=5

http://www.seguranet.pt/index.php?section=3

OS NOSSOS MENINOS FORAM AO OCEANÁRIO

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O CORPO DOCENTE DA NOSSA ESCOLA

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FOMOS AO OCEANÁRIO DE LISBOA
A Associação de Pais organizou a visita ao Oceanário de Lisboa, e hoje lá fomos todos ver os peixinhos. A alegria estava estampada no rosto das nossas crianças, alguns porque iam rever o espaço, outros porque lá iam pela primeira vez. Os professores acompanharam as suas turmas, e alguns mostraram-se maravilhados com o que viam. As auxiliares da nossa escola também mostraram o seu interesse, enquanto vigiavam os nossos meninos. Gostávamos de salientar o apoio dado pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, que disponibilizou um autocarro para transportar os meninos do Jardim-de-Infância, o protocolo entre esta junta e o Oceanário, e fez deslocar um representante ao oceanário, para confirmar se estava tudo a correr bem. A visita começou pelas 11h, e durou cerca de hora e meia. Os professores que iam terminando a visita, e porque as crianças levavam um almoço ligeiro, iam juntando os meninos em frente ao Oceanário para almoçarem. Para terminar, gostávamos de agradecer à professora Rosa, presidente do Executivo do Agrupamento, o facto de nos ter acompanhado nesta visita.

23/10/2008

HORTON e o Mundo dos Quem em DVD



Foi lançado hoje no mercado, um novo filme em DVD, para crianças e para adultos, que não deixaram de ser crianças. O fime é "Horton e o Mundo dos Quem".

SINOPSE
Um elefante com muita imaginação chamado Horton ouve um sumido pedido de ajuda vindo de um grãozinho de pó que flutua pelo ar. Horton suspeita que pode haver vida naquele pedacinho de pó e apesar da sua comunidade achar que ele perdeu o juízo, ele está determinado a salvar a pequena partícula. Afinal o grãozinho é na verdade um planeta minúsculo, onde há uma cidade chamada 'Quem Vila' habitada por seres de tamanho microscópico conhecidos por os 'Quem`. Os 'Quem` pedem a Horton (cujos habitantes o elefante não consegue ver, embora os consiga ouvir bastante bem, por causa da sua audição extraordinária) que os proteja do mal, ao qual Horton alegremente acede. Ao fazer isso ele é ridicularizado e maltratado pelos outros animais da selva, por acreditar em algo que eles não conseguem ver nem ouvir. Horton conta aos 'Quem` que eles necessitam fazer-se ouvir aos outros animais. Para isso os 'Quem` tem que garantir que cada um dos minúsculos membros da sua sociedade faz a sua parte para que isso aconteça.

Características do DVD:
Discos: 1 (DVD9)
Duração: aprox. 82 mins.
Idade: M/6

22/10/2008

Infant Swimming Resource - LINDO

VEJAM ESTE VÍDEO, ESTÁ FABULOSO.



As crianças com menos de 5 anos estão particularmente expostas ao risco de afogamento. Com efeito, elas são ao mesmo tempo autónomas, atraídas pela água e também inconscientes dos perigos que as ameaçam. É preciso saber que bastam alguns segundos de distracção e uma criança pequena pode afogar-se em poucos centímetros de água. Pior ainda: a criança não tem consciência do perigo e não se debate nem pede socorro. O acidente é portanto silencioso e a experiência mostra que muitos afogamentos ocorrem na presença de adultos. A Infant Swimming Resource, desenvolveu um programa de intervenção, que se dedica à prevenção deste tipo de acidentes. A sua missão é chegar à criança, antes que a criança chegue à água.

21/10/2008

Um livro é um amigo



Lobos, Raposas, Leões e Outros Figurões
de Alexandre Parafita, Ilustração de Alberto Faria

Editora: Texto Editores

Descrição: «Lobos, raposas, leões... e outros figurões» é um livro cómico, brincalhão, agradável e útil para todos. Especialmente para as crianças. As história provêm da tradição oral. Passaram por isso de geração em geração e são aqui recontadas e recriadas numa linguagem lúdica, ritmada e saborosa, bem ao gosto das crianças de hoje. Os animais dos contos são personagens carregadas de simbolismo, cruzando-se nelas os traços temperamentais dos seres humanos: os seus vícios, as suas virtudes, a sua moral. No final do livro, o autor apresenta e homenageia as fontes narradoras que trouxeram até si estes tesouros da memória.

Ajude o seu filho a criar hábitos de leitura, leia com ele.

20/10/2008

Componente de Apoio à Família



A Componente de Apoio à Família, surge essencialmente como forma de dar resposta às necessidades das famílias, procurando ocupar os tempos não lectivos das crianças.
Deste modo, podem desenvolver as suas actividades profissionais, sabendo que os seus educandos estão em segurança e beneficiando de actividades que prosseguem os seguintes objectivos:

- Promoção do desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social das crianças;
- Estabelecer uma ponte Íntegra e facilitadora, de forma a amenizar a comunicação e interacção entre os pais e a escola;
- Desenvolver e estimular a parceria, entre a componente de Apoio à Família e a escola, de modo a que exista uma continuidade nas actividades realizadas pelas crianças;
- Proporcionar às crianças a oportunidade de alargar os seus horizontes culturais, sociais e emocionais;
- Promover a sua autonomia, responsabilidade e a importância do trabalho em equipa;
- Integrar a família, de modo que esta, tenha um papel activo e responsável na educação da criança, participando nos projectos e actividades desenvolvidas.

O funcionamento da C.A.F. é gerido pelo Pelouro da Criança e Educação da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais.
A equipa é composta por uma coordenadora e um corpo de monitores, que procuram essencialmente o bem-estar das crianças oferecendo um espaço onde podem desenvolver actividades que privilegiam a criatividade e a imaginação.
É de extrema importância a partilha de experiências e conhecimentos.
Adultos e crianças, conjuntamente, a aprenderem e a ensinarem: a viver, a conviver, a saber-crescer, a saber-fazer, a saber-ouvir, a saber-estar, a saber-partilhar, a saber-respeitarar¦ adultos e crianças responsabilizados e envolvidos no seu processo de desenvolvimento enquanto seres humanos.

Fátima Teives

19/10/2008

A TRISTE REALIDADE

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A VERGONHA

A Associação de Pais, e tendo em conta o esquecimento a que este estabelecimento de ensino, considerado em tempos um modelo, está sujeito, não pode deixar de mostrar a triste realidade. Neste estabelecimento de ensino, crianças, professores e auxiliares, tentam todos os dias, fazendo um esforço muito grande para dignificar o ensino em Portugal, executar as suas funções com profissionalismo e dedicação. Mas a dignificação do ensino não passa só por “Magalhães”, quadros electrónicos e salas de recursos, que mais não parecem, que pura propaganda eleitoral. Como pode uma escola chegar a este estado de degradação, como podem os responsáveis pela educação fechar os olhos a esta triste realidade. Para eles temos as seguintes questões:

Como é possível…

o futuro deste país ser tratado desta maneira?
ser professor, quando nada se faz para dignificar a profissão?
ser um aluno aplicado, quando à nossa volta só vemos destruição?
colocar neste estabelecimento de ensino, mesas de voto?
praticar desporto na escola?
Sabemos que não nos conseguem responder a estas questões, mas não podemos deixar de as fazer.

Pensem nisto, e reflictam na frase que está em baixo.

Nesta escola está parte do FUTURO deste país.

Foi enviado um convite por e-mail às seguintes personalidades, para fazerem uma visita à nossa página, e verem as fotos da nossa escola.

gp-ps@ps.parlamento.pt
gp-psd@psd.parlamento.pt
gp-pcp@pcp.parlamento.pt
gp-pp@pp.parlamento.pt
blocoar@ar.parlamento.pt
pev.correio@pev.parlamento.pt
peticoes@ar.parlamento.pt
gme@me.gov.pt
se.adj-educacao@me.gov.pt
se.educacao@me.gov.pt
gab.presidente@cm-lisboa.pt
gab.vice.presidente@cm-lisboa.pt
gab.rosalia.vargas@cm-lisboa.pt
josé.sa.fernandes@cm-lisboa.pt

Esperamos que as entidades responsáveis tenham a sensibilidade suficiente, para tomarem medidas, para que a nossa escola possa voltar a ser o que era.

18/10/2008

Star Wars: A Guerra dos Clones


sinopse

A galáxia está a ser consumida pela Guerra dos Clones, uma enorme guerra civil que tem como rivais os terríveis Separatists e os seus exércitos de droids contra a República e os seus protectores Jedi. Para ganhar vantagem neste conflito, o Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker e a sua aluna Padawan, Ahsoka Tano, são enviados numa missão com consequências de longo alcance, e que irá proporcionar um encontro com o famigerado criminoso lorde Jabba the Hutt. Cientes dos perigos que os esperam em Tatooine, Anakin e Ahsoka são também perseguidos pelo Conde Dooku e os seus agentes sinistros - incluindo o misterioso Asajj Ventress - que vão fazer tudo para garantir que os Jedi são derrotados. Entretanto, na linha de frente, Obi-Wan Kenobi e Mestre Yoda lideram os clones, de modo a resistirem às forças do lado negro...

Em exibição:
Cinema City Alegro-Alfragide
Cinema City Beloura
Cinema City Campo Pequeno

O realizador George Lucas fez este filme para o público mais novo. E claro, também para os pais que os acompanham matarem saudades das personagens. Leve o seu filho ao cinema, e viaje ao passado.

17/10/2008

Dia Mundial para a erradicação da pobreza



Em Setembro de 2000, chefes de Estado e de Governo de 189 países, incluindo Portugal, reuniram-se nas Nações Unidas. Ali assinaram a Declaração do Milénio, comprometendo-se a lutar contra a pobreza e fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA. Assumiram ainda o compromisso de melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde e a água potável.

Para avaliar o cumprimento daquele compromisso, estabeleceram 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a alcançar até 2015:
1. Erradicar a pobreza extrema e a fome
2. Alcançar o ensino primário universal
3. Promover a igualdade de género e empoderar as mulheres
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o VIH/SIDA, a Malária e outras doenças graves
7. Garantir a sunstentabilidade ambiental
8. Fortalecer a parceria global para o desenvolvimento

PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES

Acabar com a Pobreza e a Desigualdade
O fim da pobreza e da desigualdade não implica apenas ajudar os pobres, mas também mudar as políticas que geram desequilíbrios globais (riqueza no Norte, pobreza no Sul global). e em mudar a noção pré-concebida de que o crescimento económico é suficiente para reduzir a pobreza e as desigualdades.

Atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)
Os governos devem comprometer-se a atingir e superar os ODM por meio de planos de actuação baseados nessas metas. A visão estratégica da Cooperação Portuguesa apoia-se nos ODM.

Mais e Melhor Ajuda Pública para o Desenvolvimento (APD)
É necessário um aumento substancial na quantidade e qualidade da ajuda e do financiamento para o desenvolvimento. Os países doadores comprometeram-se a atingir para a APD a meta de 0,7% do Rendimento Nacional Bruto até ao ano 2015, com metas intermédias de 0,33% em 2006 e de 0,51% até 2010. Portugal destinou apenas 0,19% do seu RNB para APD no Orçamento de 2007. A APD não deve ser concedida com condicionalismos, p.e. fazendo depender a concessão dessa ajuda da celebração de acordos comerciais entre os países doadores e os beneficiários.

Sim à Justiça Comercial, Não ao Comércio Livre
• Os países em desenvolvimento têm o direito de determinar suas próprias políticas de comércio para favorecerem os seus próprios povos.
• Os subsídios da UE que levam à invasão de produtos agrícolas europeus artificialmente baratos nos mercados internacionais devem acabar.
• Os Acordos de Parceria Económica (EPA), entre a EU e os países ACP (África, Caraíbas e Pacífico), têm gerado relações comerciais injustas que não são adequadas para o desenvolvimento sustentável dos países mais empobrecidos.

Perdão da Dívida
Os países doadores devem cancelar as dívidas impeditivas dos países mais pobres cumprirem os ODM. O cancelamento da dívida e os apoios a refugiados e estudantes estrangeiros nos países doadores não devem ser contabilizados nem levados em conta como APD. O cancelamento da dívida não deve afectar negativamente a classificação em termos de risco de crédito de um país.

Mais transparência e prestação pública de contas
Todos os governos e instituições multilaterais devem prestar contas publicamente e ser transparentes no uso dos recursos públicos.

Mais igualdade de género
Os direitos da mulher e a igualdade de género precisam ser reconhecidos como questões centrais na erradicação da pobreza e na formulação de políticas, leis e planos locais. Os governos devem assegurar a igualdade e a justiça social, impedindo todas as formas de violência contra a mulher ao mesmo tempo que também os direitos da mulher, incluindo a sua participação política e o acesso a recursos.

Primado dos Direitos Humanos
A defesa dos direitos humanos, em particular das minorias, tem de ser reconhecida como um elemento crucial para a obtenção de todos estes objectivos. Há que assegurar a participação igualitária de todos os grupos excluídos: minorias étnicas, mulheres, pessoas em condições de extrema pobreza etc.



Secretariado "Levanta-te e Actua" Portugal
Campanha Pobreza Zero
Rua Visconde Moreira de Rey, nº37
2790-447 Linda-a-Pastora, Queijas (Oeiras)
t. 21 882 36 30/ f. 21 882 36 35
info@levanta-te.org

16/10/2008

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Alimentação, e mais uma vez se fala de uma alimentação equilibrada e de qualidade. Este cuidado pode controlar, problemas cardíacos e de excesso de peso. Problemas esses que são transversais a todas as faixas etárias. Os alimentos são essenciais na nossa vida. Eles são responsáveis pela construção, manutenção e funcionamento do nosso corpo.

Os alimentos podem ser divididos em três grupos principais:

1. Alimentos energéticos: fornecem a energia para o corpo se movimentar, trabalhar e realizar as actividades do dia a dia. São os alimentos que contêm hidratos de carbono e gorduras. Alguns exemplos são: óleo, azeite, pão, massa, açúcar, e mel.

2. Alimentos construtores: são ricos em proteína, ferro e cálcio, e são responsáveis pela manutenção e pela construção do corpo. Também formam as hormonas, as enzimas e os anticorpos. Exemplos: leites e derivados, carne, peixe.

3. Alimentos reguladores: Com vitaminas, minerais e fibras, são responsáveis pelo funcionamento do corpo. Entre as suas tarefas estão o facilitar da digestão, aumentar a resistência às infecções, proteger a pele, a visão e os dentes. Exemplos: frutas, verduras e legumes. Dentro dos grupos dos alimentos reguladores encontramos as vitaminas e os sais minerais.

Além de todos esses alimentos e nutrientes, não podemos esquecer a água. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água!
Já todos ouviram falar da roda dos alimentos. Esta roda é um indicador das porções de alimentos que devemos tomar todos os dias, para termos uma alimentação equilibrada. Segundo a Roda dos Alimentos, que se divide em 7 grupos, estas são as porções adequadas a uma alimentação saudável:

Cereais e derivados, tubérculos - 4 a 11 porções
Hortícolas - 3 a 5 porções
Fruta - 3 a 5 porções
Lacticínios - 2 a 3 porções
Carnes, pescado e ovos - 1,5 a 4,5 porções
Leguminosas - 1 a 2 porções
Gorduras e óleos - 1 a 3 porções

15/10/2008

Dia Mundial de Lavagem das Mãos.

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Comemora-se hoje, 15 de Outubro o Dia Mundial de Lavagem de Mãos, e a associação de pais não quis deixar passar a data, sem lhe atribuir a importância que tem.
A importância da lavagem das mãos é conhecida há mais de 150 anos, graças a um médico Austríaco, Semmelweis. Estudos feitos já a partir de 1970, demonstram que a diminuição da transmissão de infecções hospitalar está ligada à frequente lavagem das mãos pelo pessoal de saúde.
O contacto é a via de transmissão mais comum de germes através das mãos. A maioria dos germes são inofensivos para o homem mas alguns podem provocar doenças, como por exemplo, constipações, gripes, diarreias.
Lavar as mãos correctamente com água e sabão é a forma mais simples e eficaz de você ajudar a reduzir a transmissão da infecção e proteger-se a si e aos que o rodeiam.
É de vital importância que as crianças saibam os benefícios e a importância da correcta lavagem das mãos. Encorajá-las a lavar as mãos na altura certa vai ajudar a garantir que esta prática se vai tornar um hábito ao longo da vida.

Quando lavar as mãos?
Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos nós,
especialmente quando:

Antes de comer ou manusear os alimentos
Após ter utilizado a casa-de-banho
Após assoar o nariz, tossir ou espirrar
Após tocar em animais ou nos seus dejectos
Após manusear resíduos
Após mudar fraldas
Antes e após tocar em doentes ou feridas
Antes e após ir de visita a uma enfermaria (lembrar que também estão disponíveis soluções-alcoólicas para as mãos como alternativa)

14/10/2008

INFORMAÇÃO AOS PAIS


A Associação de Pais informa que contactou o Centro de Saúde dos Olivais, no âmbito da higiene oral, e contactou com a higienista de serviço neste centro. Desta conversa saiu o compromisso da parte desta profissional em visitar a nossa escola, e realizar rastreios dentários às nossas crianças. Esta associação pede a colaboração, e a sensibilidade de pais e professores, para esta acção de extrema importância para a saúde das nossas crianças.

UMA CRIANÇA, UM SORRISO.

C.A.F


COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA

PROGRAMA

Outubro

Tema: Grandes Astrónomos

Objectivo a atingir
Desenvolver relações afectivas
Estimular a ligação escola/Criança
Actividade
Dia 4 – Dia do Professor
Elaboração de Lembrança para o professor

Objectivo a atingir
Descobrir novos paladares
Actividade
Dia 16 – Dia Mundial da Alimentação
Culinária vegetariana

Objectivo a atingir
Adquirir novos conhecimentos
Encontrar a História
Actividade
Quem é quem?
(Grandes Astrónomos)

Objectivo a atingir
Estimular a motricidade
Actividade
Pintura com os Astrónomos

Objectivo a atingir
Utilizar novos recursos
(material Reciclado)
Actividade
Dia 31 – Dia das Bruxas
Apreciação das constelações

13/10/2008

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA



Sinopse

Durante uma expedição científica à Islândia, o visionário cientista Trevor Anderson (Brendan Fraser), o seu sobrinho Sean (Josh Hutcherson) e a bela guia local, Hannah (Anita Briem), vêem-se inesperadamente presos numa gruta, de onde a única saída é na direcção das entranhas da Terra. Viajando por mundos nunca vistos, o trio depara-se com criaturas surreais e inimagináveis, incluindo plantas que comem pessoas, piranhas voadoras gigantes, pássaros incandescentes e terríveis dinossauros do passado. Os expedicionários chegam depressa à conclusão de que como a actividade vulcânica à sua volta está a aumentar, têm de encontrar um caminho de volta para a superfície da Terra antes que seja tarde demais...

Em Exibição

Castello Lopes Cascais Villa
13h30 / 15h40 / 18h00 / 21h10; 6ª-Sab: 24h05

Castello Lopes Mem Martins
13h10 / 16h30 / 18h30 / 21h10; 6ª-Sab: 23h50

Cinema Alvaláxia
13h05 / 15h30 / 17h40 / 21h40 / 24h15

Cinema City Beloura
14h15 / 16h15 / 22h20

Lusomundo CascaiShopping
13h00 / 15h30 / 18h10 / 21h40 / 24h15

Lusomundo Colombo
12h55 / 15h20 / 17h35 / 19h45 / 21h50 / 24h00

Lusomundo Torres Vedras
13h45 / 16h30 / 19h00 / 21h45 / 23h55

Lusomundo Vasco da Gama
12h55 / 15h25 / 17h25 / 19h25 / 21h30 / 23h55

Vá ao cinema com os seus filhos

12/10/2008

ADCEO

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No seguimento do convite feito aos clubes e associações dos Olivais, a ADCEO, respondeu, convidando-nos a visitar e a fotografar as suas instalações. Esta associação tem o link de acesso à nossa página da internet, na sua página e vice versa. Assim o intercâmbio entre as duas associações está facilitado. Falamos também da possibilidade de colaborar-mos na organização de actividades para as nossas crianças.

A Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais é uma instituição de Utilidade Pública, que dedica a sua actividade à ocupação de tempos livres, basicamente dos jovens da área de jurisdição da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais. A constituição da ADCEO ocorreu em 10 de Março de 1990 através da fusão de três colectividades existentes na mesma área:

- Centro de Cultura e Desporto da Quinta do Morgado
- Clube Atlético e Recreativo da Encarnação
- Centro de Recreio Popular Nº5

MENÇÕES HONROSAS
Medalha de Mérito Desportivo - F.C.C.R.
Insígnia Desportiva - C.M.L. 98

ACTIVIDADES

Desportivas
Futebol, Basquetebol, Voleybol Feminino, Ginástica, Judo, Taekondo, Shorinji Kempo e Karaté.

Cultura e Lazer
Sala de Espectáculos, Cinema, Campismo, Parque infantil, Bar, Biblioteca, Cartas, Damas, Esplanada, Bilhares e Xadrez.

Social
Consultas Jurídicas, Consultas Médicas, Debates e Colóquios, Excursões e Exposições.

PALMARÉS

Andebol
Vice Campeão Nacional Senior (1975/76), Finalista da Taça de Portugal e Campeão Nacional de Juniores.

Ténis de Mesa
Campeão Nacional de Juniores (Ricardo Sedas)

www.adceo.org

11/10/2008

OBESIDADE INFANTIL


Criança obesa… adolescente e adulto doente

É nos meios urbanos que a obesidade infantil deixa a sua marca mais pesada. No entanto, a ruralidade também não mostra um cenário diferente. As estatísticas dizem que, a nível nacional, 31,5% das crianças entre os 9 e os 16 anos são obesas ou sofrem de excesso de peso.
A alimentação incorrecta e a escassa prática de actividade física são a base desta situação, não só nos adultos, mas particularmente na população infantil.
Associada está também a diabetes tipo 2, que também sobe a olhos vistos nos jovens de hoje. Já para não falar de distúrbios da personalidade, decorrentes do estigma de ser gordo.
Este quadro duma doença típica de adultos que hoje é cada vez mais diagnosticada em crianças é preocupante e levou investigadores a considerarem que seria a primeira vez que uma geração de jovens poderia não sobreviver aos seus progenitores.
Considerando que a grande maioria dos casos de obesidade infantil são de origem alimentar e comportamental e não por doença endócrina a situação não é ultrapassável, mas requer medidas drásticas. Requer que em casa e nas escolas se considere a alimentação das crianças como uma prioridade à qual se dá a atenção adequada. Neste sentido a associação de pais vai solicitar a especialistas na área da nutrição, para analisarem as ementas servidas às nossaS crianças. Daí resultará um relatório que será apresentado à ITAU.

10/10/2008

5 ESCOLAS - 5 DESIGNERS

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5 Escolas / 5 Designers

Os Pelouros da Educação e da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, estão a implementar o projecto 5 Escolas, 5 Designers, no âmbito do Programa de Expansão e Modernização da Rede Pública do Ensino Pré-Escolar e 1.º ciclo de Lisboa. O MUDE, Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo é parceiro nesta iniciativa.
Este projecto tem como principais objectivos:

1. Fazer de cada escola um espaço mais agradável, que concorra para uma nova relação pedagógica;
2. Sensibilizar alunos e professores para uma nova atitude na escola, mais criativa, activa e critica;
3. Ajudar a encontrar diferentes e melhores soluções, desenvolvendo a consciência ambiental e ecológica.

Escolas Seleccionadas:

EB 1 Padre Abel Varzim (Agrupamento Baixa-Chiado): Ginásio e/ou Refeitório, por O Lado Esquerdo;

EB 1 n.º 72 (Agrupamento Padre Bartolomeu Gusmão): Módulo Central, actualmente a ser utilizado como despensa, e que une os três blocos principais da escola, por Pedro Lourenço e Cecília Banito;

EB 1 Luísa Neto Jorge; (Agrupamento Damião de Góis – Chelas): Ginásio, por Vera Dias;

EB 1 Bairro Madre Deus (Agrupamento Luís António Verney): Sala de Recursos, por Atelier 003

EB 1 183 Santa Maria dos Olivais: Sala de Recursos ou Ginásio, por Vanda Cotrim;

A responsável pelo projecto a implantar na nossa escola é a designer e docente no Colégio de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Vanda Cotrim.
A sala de recursos será composta pelos seguintes espaços:

• Bengaleiro / Correio
• Zona de Leitura
• Zona de Desenho em parede
• Zona de Expressão Plástica
• Zona de computadores

A Associação de Pais aplaude a iniciativa, e espera que esta seja a primeira de muitas.

09/10/2008

DIA MUNDIAL DA VISÃO



Porque os seus olhos são a visão para o mundo…

Há já oito anos que a 2.ª quinta-feira do mês de Outubro acolhe o Dia Mundial da Visão. Em 2008, as comemorações realizam-se hoje, dia 9 de Outubro.
A iniciativa, que é coordenada pela Organização Mundial da Saúde, em parceria com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira e outros actores públicos e privados, visa eliminar a cegueira evitável até ao ano 2020: "Visão 2020: Direito a Ver".
Em todo o mundo, existem 37 milhões de pessoas que não vêem e 124 milhões com problemas de visão. Três quartos dos casos de cegueira são tratáveis ou podem ser prevenidos. Sem intervenção, o número de pessoas cegas poderá aumentar para 75 milhões até 2020.

A visão é um sentido essencial para o adequado desenvolvimento da criança. É através deste sentido que a criança interage com os outros e com o mundo que a rodeia.

Quando um bebé nasce o seu sistema visual é muito imaturo. É necessária uma estimulação externa, através da luz e das cores, para que este sistema amadureça e se forme harmoniosamente a função visual. No período até aos 10 anos, que é mais importante no primeiro ano de vida, designado "período crítico", se existir uma condição externa adversa ou uma interferência nociva que impeça a normal maturação e não for corrigida atempadamente, há comprometimento definitivo da visão uni e/ou bilateralmente.

Surge assim a necessidade de um rastreio das patologias que afectam o desenvolvimento do sistema visual, adequado a cada idade. Os pediatras e médicos de família têm um papel fundamental na prevenção, no diagnóstico e no tratamento precoce das patologias relacionadas com a função visual.

Recomendações para preservar a visão:

- Em casa deve-se procurar colocar a televisão a uma distância adequada em função da sua dimensão;

- É conveniente ter uma boa iluminação (natural ou artificial) quando estiver a ler ou a fazer alguma tarefa que exija uma minuciosa atenção e percepção visual;

- Deve descansar a vista olhando para o infinito por 5 a 10 minutos a cada hora de trabalho em frente ao computador;

- Procurar piscar os olhos voluntariamente;

- Na rua deve-se utilizar sempre óculos de sol com filtros ultravioleta e protecção mínima de 50 por cento.

Por tudo isto a Associação de Pais aconselha RASTREIOS VISUAIS

Dia Mundial dos Correios

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Desde a mais remota Antiguidade que as comunicações representam um papel primordial na vida dos povos, independente da forma como eram realizadas e dos avanços tecnológicos marcantes. Por iniciativa da União Postal Universal celebra-se a 9 de Outubro, uma vez mais, o «Dia Mundial dos Correios», uma efeméride que pretende destacar o importantíssimo e insubstituível papel que as comunicações postais representam e a sua prestabilidade em todos os sectores da vida humana.

AS DATAS DO CORREIO

(Cronologia)
1520 - Criação do Correio Público em Portugal pelo rei D. Manuel I, que nomeia Luís Homem para o cargo de Correio-Mor.
1606 - O Serviço do Correio passa em regime de concessão para a família Gomes da Mata.
1644 - Publicação da primeira estrutura do Serviço de Correio (Regimento do Correio-Mor).
1657 - Criação do cargo de “Correio-Mor das Cartas do Mar para os domínios de África e da América”.
1663 - Promulgação dos privilégios dos Mestres de Posta.
1705 - Convénio Postal com o Grão-Mestre da Posta Inglesa.
1718 - Convénio Postal com a Espanha.
1797 - Reivindicação por parte da Coroa da exploração dos Serviços de Correio.
1798 - Instituição da Mala-Posta entre Lisboa e Coimbra.
1799 - Publicação do “Regulamento Provisional do Serviço Postal”.
1801 - Publicação da “Regulação para o estabelecimento da Pequena Posta, Caixas e Portadores de Cartas em Lisboa”.
1804 - Suspensão do Serviço da Mala-Posta Lisboa/Coimbra.
1807 - Estabelecimento da Telegrafia Pré-Eléctrica.
1819 - Regulamentação do Serviço do Correio entre Portugal e o Brasil.
1821 - Estabelecimento do Correio Marítimo para Açores e Madeira. Início da distribuição domiciliária de correspondências na cidade de Lisboa.
1830 - Reais diligências entre Aldeia Galega e Badajoz.
1844 - Convenção Postal com a França.
1852 - Reforma Postal que introduz profundas alterações na organização dos Serviços de Correio.
1853 - Introdução do selo postal adesivo.
1855 - Introdução da Telegrafia eléctrica com a Lisboa/Sintra. Reactivação da Mala-Posta Lisboa/Coimbra.
1856 - Início da extensão do Serviço da Mala-Posta a norte da cidade de Coimbra, de acordo com o plano de construção de estradas.
1859 - Chegada da Mala-Posta Lisboa/Porto.
1866 - Inauguração do Serviço de Ambulâncias Postais Ferroviárias.
1874 - Criação da União Postal Universal (UPU), com 22 países, entre os quais figura Portugal.
1880 - Fusão da Direcção Geral dos Correios e da Direcção Geral dos Telefones.
1911 - Autonomia Administrativa e Financeira dos CTT que passam a constituir uma Administração-Geral.
1951/2 - Criação do serviço das primeiras Auto-Ambulâncias.
1969 - Publicação do Decreto-Lei de transformação dos CTT na Empresa Pública Correios e Telecomunicações de Portugal.
1970 - Adesão dos CTT à CEPT (Conférence Européenne de Poste et Télécommunications).
1972 - Inauguração do 1.° Comboio Expresso Postal.
1978 - Início da mecanização dos Correios e introdução do Código Postal.
1984 - Criação de novos serviços de Correio Acelerado - Express Mail e Post Expresso. Introdução do Correio Electrónico - Corfax.
Anos 90 - Implementação da informatização da rede de Estações de Correios, com a utilização de software desenvolvido em Portugal.

08/10/2008

Alimentação Saudável


10 MANDAMENTOS

1. Tome sempre o pequeno-almoço!

Inicie o seu dia com leite ou seus derivados, pão escuro ou de mistura ou cereais integrais e fruta fresca.


2. Evite estar mais de 3 horas e meia sem comer!

Faça pequenos lanches entre as três refeições principais e uma pequena ceia antes do deitar.


3. Reduza o consumo total de gordura, em especial da gordura saturada! (existente principalmente em produtos de origem animal)

Diminua a quantidade de gordura usada para cozinhar e temperar e o consumo de alimentos com elevado teor de gordura. Privilegie o azeite!


4. Aumente o seu consumo de hortaliças, frutas e legumes!

Inicie sempre o almoço e o jantar com uma sopa rica em hortaliças e legumes. Faça destes alimentos um acompanhamento assíduo do seu prato. Como sobremesa prefira a fruta. Nos intervalos entre as três refeições principais como uma peça de fruta e outro alimento (ex.: pão e um iogurte)


5. Evite ingerir açúcar e produtos açucarados!

Alimentos como bolos, gelados, rebuçados, refrigerantes, entre outros só devem ser consumidos ocasionalmente e de preferência após uma refeição.


6. Consuma de preferência peixe e carnes magras!

O peixe e as carnes magras fornecem a mesma quantidade de proteínas que as carnes vermelhas, com a vantagem de terem menor quantidade de gordura.


7. Diminua o seu consumo de sal!

Reduza a quantidade que usa para a confecção dos alimentos, opte por ervas aromáticas e especiarias. Não adicione sal fino aos pratos já confeccionados e evite o consumo de produtos muito salgados.


8. Evite os fritos e prefira métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como estufados, cozidos e grelhados!

Nos alimentos grelhados não consuma as partes carbonizadas (queimadas) pois são potencialmente cancerígenos.


9. Beba água simples em abundância ao longo do dia!

Chá e infusões sem adição de açúcar são uma maneira saudável e saborosa de consumir água. Evite ou refrigerantes e bebidas à base de sumo de frutos, pois são ricas em açúcar e pobres em nutrientes.


10. Se consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação!

Mulheres grávidas, crianças, adolescentes e jovens até aos 17 anos não devem consumir nenhuma porção de álcool.

07/10/2008

Dia dos Pais e da Escola


A Associação de Pais envia desta forma uma saudação muito especial a todos os pais dos meninos da nossa escola, em particular, e em geral a todos os pais que em todo o país participam activamente nas associações de pais, nos conselhos de turma, nos conselhos pedagógicos e nas assembleias de escolas e de agrupamento. Este trabalho voluntário precisa ser valorizado e realçado. Para isso é necessária a alteração da legislação laboral e educativa. Só com estas alterações os pais podem participar activamente na vida escolar dos filhos. A imagem dos pais tem vindo a ser denegrida, apelidando-nos de violentos com os professores. No entanto ainda hoje em muitas escolas são os próprios conselhos directivos que erguem muros criando dificuldades no acesso dos pais à mesma. No nosso caso em particular, temos contado sempre com a colaboração, tanto da coordenadora da escola, como da presidente do executivo do agrupamento, na resolução dos problemas.

DIA DOS CASTELOS


O dia Nacional dos Castelos foi instituido em 1984, tendo sido estabelecido o primeiro sábado de Outubro como a data de comemoração. Desde essa altura, com poucas interrupções, esta data tem vindo a ser comemorada em vários locais do país. Em 2003 a data foi fixada no dia 07 de Outubro. O objectivo é a implementação de comemorações a nível nacional, promovendo em todo o país acções que visem a reflexão sobre o nosso património fortificado.

Comemorações no Castelo de São Jorge

No dia dos Castelos, que se comemora hoje, a associação de pais aconselha uma visita guiada com animação ao Castelo de São Jorge em Lisboa. Dar a descobrir o Castelo através dos tempos, desde os seus primórdios até aos quarteis das tropas do século XVIII e XIX. Nos anos 40 do século XX, no período dos "centenários", estes foram demolidos dando lugar à configuração que o castelo tem nos dias de hoje. As enormes casernas, os refeitórios, as cozinhas, os pátios,a parada, a vida diária das unidades militares cuja memóra se desvaneceu, vão poder ser revividas nesta visita guiada pelo Presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Francisco Sousa Lobo.

Programa
17.45h - encontro na portaria do Castelo
18.00h - inicio da visita
19.30h - final da visita

A Gripe

O VÍRUS

Vacine-se contra a gripe

A gripe é uma doença infecciosa aguda das vias respiratórias bastante contagiosa que ocorre, geralmente, de Novembro a Março. Nos idosos e nas pessoas com doenças crónicas é frequente surgirem complicações como a pneumonia ou agravar-se a doença já existente. Mais vale prevenir. E a principal medida de prevenção é a vacinação anual.

Agora, já pode vacinar-se contra a gripe nas farmácias.

Comprar a vacina e, de seguida contar com a sua administração na farmácia, é uma garantia de que a temperatura de conservação da vacina se mantém estável. A vacina pode ser adquirida mediante prescrição médica, desde o início deste mês.

Quem deve ser vacinado?

Pessoas com 65 ou mais anos
Pessoas com mais de 6 meses de idade com doenças crónicas:
Doenças dos pulmões, coração, rins ou fígado
Diabetes
Outras doenças que diminuam a resistência às infecções

Informe-se na sua farmácia.

06/10/2008

SAÚDE ORAL


OUTUBRO - MÊS DA SAÚDE ORAL

Durante este mês os rastreios dentários são gratuitos. A associação de pais aconselha pais e alunos a realizarem esse rastreio, prevenindo assim problemas graves. Só terão que ligar para a linha telefónica que está à sua disposição durante este mês (808 205 206). Aqui poderá obter informações relativamente aos profissionais dentários que participam no programa e que se encontram perto da sua residência ou local de trabalho. Depois deverá fazer a sua marcação directamente com o consultório e na consulta submeter-se ao check up dentário correspondente, de forma totalmente gratuita.

* O Check up dentário não inclui RX ou tratamento.

05/10/2008

A Implantação da República - 5 de Outubro de 1910


A Queda da Monarquia

Nas últimas décadas do século XIX, o descontentamento da população crescia. Para pagar as obras públicas, o governo contraía dívidas, aumentava os impostos, e o custo de vida subia. Os pobres estavam mais pobres e os ricos mais ricos.
Na Europa, crescia o interesse pelos territórios em África, fonte de matérias-primas para a indústria: algodão, café, ouro, diamantes. Os portugueses fizeram viagens de exploração no interior africano, entre Angola e Moçambique.
Os países mais industrializados (Grã-Bretanha, França, Alemanha) procuravam também assegurar a posse de vários territórios em África. Em 1884-1885, esses países reuniram-se na Conferência de Berlim e decidiram que os territórios africanos seriam dos países que os ocupavam efectivamente, e não dos que os haviam descoberto.
Portugal reage apresentando o Mapa Cor-de-Rosa, no qual exigia para si os territórios entre Angola e Moçambique.
Em 1890, a Inglaterra (que nunca aceitou o Mapa Cor-de-Rosa) apresenta ao rei D. Carlos I um Ultimato: ou os portugueses desocupavam os territórios entre Angola e Moçambique ou o governo inglês declarava guerra a Portugal.
Para grande descontentamento da população, o governo português aceitou este Ultimato.

O Regicídio

Neste clima de descontentamento contra a monarquia, as ideias republicanas ganham adeptos: defendem um presidente eleito à frente do governo, e não um rei. Forma-se o Partido Republicano.
Em 31 de Janeiro de 1891 dá-se no Porto a primeira revolta armada contra a monarquia. No dia 1 de Fevereiro de 1908, em Lisboa, ocorre o regicídio: são mortos num atentado o rei D. Carlos I e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe.

A Revolta do 5 de Outubro de 1910

A revolução republicana começou em Lisboa na madrugada de 4 de Outubro de 1910.
Partida de pequenos grupos de conspiradores a que a população aderiu. O exército monárquico não se conseguiu organizar e os revoltosos venceram.
Na manhã de 5 de Outubro de 1910, dirigentes do Partido Republicano, na varanda do edifício da Câmara Municipal de Lisboa, proclamaram a implantação da República em Portugal.

A 1ª REPÚBLICA

Logo após a revolução do 5 de Outubro, foi criado um governo provisório, presidido pelo Dr. Teófilo Braga.
Adoptou-se a bandeira vermelha e verde e o hino passou a ser "A Portuguesa".
Em 28 de de 1911 realizaram-se eleições para a Assembleia Constituinte que tinha como missão elaborar uma nova Constituição.
A Constituição Republicana ficou conhecida como a Constituição de 1911 pois foi aprovada a 19 de Agosto desse ano.

MEDIDAS PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO

Em 1911, 70% da população portuguesa era analfabeta. Portugal precisava de trabalhadores mais instruídos e capazes de acompanhar a evolução das técnicas. Os governos republicanos vão tomar medidas para melhorar a instrução dos portugueses:

- criaram o ensino infantil para crianças dos 4 aos 7 anos;
- tornaram o ensino primário obrigatório e gratuito para as crianças entre os 7 e os 10 anos;
- criaram novas escolas do ensino primário e técnico (escolas agrícolas, comerciais e industriais);
- fundaram "escolas normais" destinadas a formar professores primários;
- criaram Institutos Superiores de ensino técnico;
- criaram as Universidades de Lisboa e Porto e reformaram a de Coimbra;


MEDIDAS PARA PROTEGER OS TRABALHADORES

Os trabalhadores, nomeadamente os operários, tinham condições de vida muito difíceis: salários baixos, horário de trabalho com muitas horas diárias, más condições de higiene e segurança no trabalho. As crianças mais pobres fartavam-se de trabalhar para ajudarem a família. Os republicanos defendiam o direito ao trabalho e à justiça social.

Por isso vão tomar medidas para defender os trabalhadores:

•Em 1910 foi decretado o direito à greve;
•Em 1911 estabeleceu-se a obrigatoriedade de um dia de descanso semanal;
•Em 1911 foi publicado o primeiro regulamento das 8 horas de trabalho diário;
•Em 1913 foi publicada uma lei sobre acidentes de trabalho, responsabilizando os patrões;
•Em 1919 foi estabelecido em todo o país o horário de 8 horas diárias;
•Em 1919, passou-se a exigir o seguro social obrigatório para situações de doença, invalidez, velhice e sobrevivência.
Em 1914, os sindicatos uniram-se e surgiu a União Operária Nacional, mais tarde (1919) Confederação Geral do Trabalho.
A mobilização dos trabalhadores para as greves era grande; algumas estendiam-se a todo o país - greves gerais.

O Fim da 1ª República

A 1ª República (que vigorou entre 1910 e 1926) caracterizou-se por uma grande instabilidade:
•os governos republicanos não obtinham maiorias absolutas e, por isso, caíam com muita facilidade e frequência, por vezes por motivos mínimos;
•a duração média dos governos foi de três a seis meses (chegou a haver um governo que apenas durou dez dias!)
•as greves eram constantes.

Dia Mundial dos Professores


É a profissão de que dependem todas as outras, e nessa medida deve ser valorizada. Foi a partir deste pressuposto que, em 1994, a Unesco instituiu a celebração anual, na data de hoje, do Dia Mundial do Professor. Em mais de uma centena de países, o dia 5 de Outubro assinala, em jeito de homenagem, uma jornada de reflexão sobre a realidade social actual e a forma como esta se interliga com a missão do professor, que acrescenta ao esforço parental a aposta numa melhor educação das crianças e jovens, homens e mulheres de amanha. Ser professor nunca foi fácil. Durante séculos exigiu-se que o professor fosse um modelo de virtudes, e mais recentemente que desempenhasse as funções de um técnico, capaz de mudar os comportamentos e atitudes de todo o tipo de alunos. Uma profissão impossível, como afirmava Freud.
A Associação de Pais não podia deixar, de publicamente homenagear o corpo docente da nossa escola, que apesar de todos os problemas encontrados no exercício da mais nobre profissão, nunca baixa os braços, e exerce as suas competências com grande profissionalismo.
Bem Hajam

O Professor Ideal

Para mim o professor ideal é ser bom, mas às vezes colocar de castigo os alunos quando estes merecem, para não voltarem a fazer as mesmas asneiras.
O professor tem de tratar bem os alunos e respeitá-los e os alunos ao professor. É importante que às vezes seja um bocadinho duro, mas também seja bom e brinque connosco, quando nos portamos bem. Quando nos portamos mal temos de trabalhar mito.
Quando nós precisamos de ajuda o professor deve ajudar-nos e quando tivermos alguma dificuldade deve explicar-nos bem para ficarmos a perceber a matéria.
Não deve gritar muito, mas quando fizermos alguma asneira, sim!

Andreia Filipa Segurado - 4.ª Ano – Turma B

04/10/2008

Clube TAP PORTUGAL

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Na sequência do convite feito às associações e colectividades dos Olivais, o Clube Tap Portugal, respondeu prontamente à nossa solicitação enviando os dados solicitados.

O CLUBE TAP PORTUGAL, foi fundado em 10 de Novembro de 1955, e tem actualmente 8000 sócios efectivos empregados TAP e 3000 sócios auxiliares (outros).
A Sede está localizada no rés-do-chão do edifício 27 no Aeroporto de Lisboa onde estão situados os Serviços Administrativos, Sala da Direcção, Sala de Troféus, Biblioteca, Salas de Convívio, Sala de Exposições e Ginásio.
O CLUBE TAP PORTUGAL dispõe ainda do Palácio de Benagazil, no Aeroporto de Lisboa , onde se localiza a Piscina (tanque de aprendizagem com uma área de 12x8 m ) e diversas salas para a prática de algumas modalidades.
A Instituição integra também o Complexo Desportivo na Encarnação, junto aos Bombeiros, apetrechado com um campo de relva sintética para a prática de Futebol de 7 e de Futebol de 5, quatro campos de ténis - dois de piso rápido e dois de terra batida - um bate bolas, um parque infantil, um estacionamento para viaturas e um Restaurante.
O CLUBE tem Delegações no Porto, em Faro e na Madeira.


Área Desportiva : Actividades Subaquáticas, Aikido, Andebol, Atletismo, Basquetebol, Campismo e Caravanismo, Cicloturismo, Escola de Futebol, Futebol de Cinco, Futebol de Sete, Futebol Veteranos, Ginástica Feminina, Ginástica Masculina, Golfe, Karaté, Karting, Krav Maga, Kyubudo, Natação, Orientação, Parapente, Pesca Desportiva, Petanca, Remo, Snooker, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro, Voleibol, Xadrez e Yoga.


Área Cultural e Recreativa: Biblioteca, Bridge, Cantares Tradicionais, Conjunto Musical, Convívios (Carnaval, Reveillon, Santos Populares e Festa de Aniversário), Cursos de Artes Decorativas, Escultura/Pintura, Danças Orientais, Excursões Nacionais e ao Estrangeiro, Exposições, Fado, Filatelia, Fotografia, Grupo Coral, Grupo de Folclore (Algarve, Madeira, Minho, Nazaré e Ribatejo), Mototurismo, Passeios Culturais, Praia e Campo, Rallye Paper, Teatro e Variedades.

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Coincidindo com o Dia de São Francisco de Assis, o santo protector dos animais, comemora-se hoje o Dia Mundial do Animal com iniciativas que decorrerão de norte a sul do país promovidas por câmaras municipais ou associações do sector.
A cidade de Lisboa vai ser palco do programa mais alargado e variado: com a colaboração de várias entidades e de outras associações de apoio a animais, a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA) promove no Jardim Vieira Portuense, em Belém, dois dias de actividades com início às 12 horas e encerramento às 19.
Na tarde de sábado, destaca-se a concentração de vários grupos cinotécnicos - GNR, Força Aérea, Exército, Fuzileiros, PSP, cinco corporações de bombeiros e do Centro Prisional do Linhó -, que incluirá demonstrações de busca e salvamento. No domingo, realizar-se-ão provas de treino, educação e obediência. Nos dois dias, realizar-se-ão desfiles de animais adoptados no ano de 2007/8, com entrega de medalha, diploma de presença e "kit" de alimentação.
Estarão ainda a funcionar várias zonas temáticas distintas, como o Pavilhão Educação - com exposições, vídeos, artesanato e distribuição de material informativo -, o Espaço Infantil - com jogos, fantoches, pinturas faciais e distribuição de balões e brindes -, o Espaço Adopção, no qual animais acolhidos por associações ou provenientes de canis municipais poderão ser adoptados, procedendo-se também a vacinação anti-rábica e aplicação de micro chip.
Nesta zona, estará patente a exposição "Abandono e Consequências", na qual são abordados os deveres de cidadania para com os animais e o meio ambiente e os cuidados a ter com os animais de companhia.
O Jardim Zoológico de Lisboa recebe a visita de personagens da "Rua Sésamo" - o Egas, o Becas e o Super Gualter - e organiza workshops da Ciência Divertida - para ensinar como se fazem as classificações no reino animal, as diferenças entre animais carnívoras e herbívoros e o modo como os insectos se alimentam.
A União Zoófila estará presente na zona franca do zoo para recolher materiais para os seus animais, como ração e latas de patê, mantas, medicamentos, artigos de limpeza e detergente de roupa.

www.casadosdiscus.com
NÃO ABANDONE O SEU ANIMAL

03/10/2008

COMUNICADO

A Associação de Pais vem por este meio comunicar aos pais e encarregados de educação, que a ASAE, segundo soubemos visitou hoje o refeitório da nossa escola. Assim sendo informamos que esta associação nada tem a ver com essa visita, nem com as repercussões que a mesma possa vir a ter no fornecimento das refeições às crianças desta escola. Mais informamos que esta associação não resolve, neste caso, assuntos nem interesses particulares, mas sim colectivos, porque as repercussões podem ter consequências que vão prejudicar todos os alunos e todos os pais. E nesse sentido, só depois de estarem esgotadas as vias do diálogo e da diplomacia, se avançará para outras formas de resolução do problema. Temos estado atentos, denunciando todas as irregularidades neste processo. Já falamos com todos os intervenientes e solicitamos reuniões. Estamos a aguardar informações da Câmara Municipal de Lisboa, que nos informou que se vai reunir com a ITAU na próxima semana. Temos pais que já manifestaram a vontade de serem testemunhas, na possível queixa formal à ASAE, feita por esta associação. Mas mais uma vez dizemos, que só depois de estarem esgotadas todas as formas possíveis de diálogo, e por uma questão de respeito pelas opiniões dos pais, se procederá à denúncia formal.

02/10/2008

Informação aos pais e encarregados de educação



A Associação de Pais vem desta forma mostrar a comida fornecida hoje aos nossos meninos. Como facilmente se vê, não é de forma nenhuma comida que se dê a ninguém. Assim sendo gostaríamos de informar os pais que a associação está atenta, e que não vai permitir que esta situação se arraste. Desde o primeiro dia de aulas que estamos vigilantes, e que temos detectado anomalias que passam por:

Refeições insuficientes
Sopa que não é fornecida ou que azeda
Comportamentos inadequados das funcionárias
Pratos e talheres lavados e reutilizados

Entre outros estes são os que julgamos mais graves, e não vamos permitir que a ITAU continue a ter este tipo de comportamento com os nossos meninos. Gostariamos de agradecer aqui, aos professores e auxiliares da nossa escola, a preocupação demonstrada e a vigilância, que um dia deste evitou que as crianças do jardim de infância ingerissem sopa azeda. Esta situação, não fosse as educadoras estarem atentas poderia dar em intoxicação alimentar. Por tudo isto, já enviamos fax`s e e-mail`s à ITAU, denunciando tudo isto. Falámos hoje com a responsável da Câmara Municipal de Lisboa, que nos informou que está agendada uma reunião com a ITAU na próxima semana. Solicitamos o envio de todas as conclusões e compromissos que saiam dessa reunião. Por tudo isto, vamos solicitar aos pais que se desloquem à escola na próxima quinta-feira para discutirmos este assunto e tomar-mos uma atitude. Atitude que pode passar pelo encerramento do refeitório.
Agradecemos a comparência nesta reunião, de onde sairá um baixo assinado, que será enviado à ITAU.

COMPAREÇAM

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA