DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

31/03/2009

ATELIERS DE ARTES PLÁSTICAS


JUNTA DE FREGUESIA DOS OLIVAIS
“TRABALHAR O BARRO”
A iniciar já no mês de Abril

Se tem mais de 60 anos e quer ocupar o seu tempo criando ARTE, inscreva-se!
Os Ateliers vão funcionar na BEDETECA (Quinta Pedagógica)

• Frequência – 1 vez por semana

• Duração – 8 semanas

• Horário – das 14h30 às 16h00 - às Terças e Quintas

• Alunos – 15 alunos por turma

• Inscrições – Junta de Freguesia (horário de expediente)

• Documentos a apresentar – Cartão de Eleitor e B.I.

• Custo para os utentes – gratuito

30/03/2009

FÉRIAS DA PÁSCOA


CAF
Plano de Actividades
De 30 de Março a 13 de Abril

Entre as 9h30 e as 11h45
Dias
30 - O Monstro Faminto
31 - Culinária (Tostas)
1 - Ciência nos Balões
2 - Constelações
3 - O meu Aquário
6 - Desperdícios "Conta-me uma história"
7 - Culinária (Folar)
9 - Eu no Zoo
13 - Reunião de Trababalhos da Páscoa

Entre as 14h a as 15h30
Dias
30 - Jogo de Equipa "Grandezas"
31 - Ovos da Páscoa
3 - Caça aos ovos
6 - Construção de Chapéus
7 - Construção de Chapéus
9 - Desfile de Moda (Chapéus)
13 - Exposição de Trabalhos

Entre as 16h30 e as 18h
Dias
30 - Bijutaria (Massas)
31 - Bijutaria (Massas)
3 - Desfile de Moda (Bijutaria)
6 - Os Lances
7 - Ioga
9 - Danças Orientais
13 - Pinturas Faciais

Saídas
Dias
1 - Planetário (1.º Ciclo)- 13h - 18h
2 - Oceanário (1.º Ciclo) - 14h - 18h
8 - Jardim Zoológico (Jardim-de-Infância) - 9h30 - 18h

Outras Informações:
8h - 9h - Acolhimento
9h - 9h30 - Lanche da Manhã
12h - 13h - Almoço
13h - 14h - Recreio
15h30 - 16h - Lanche da Tarde
16h - 16h30 - Recreio da Tarde
18h30 - SAÍDA

29/03/2009

MUDE A HORA


Hoje ocorreu a mudança da hora, com o adiantamento 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) - à 01h00 da madrugada de domingo os relógios adiantaram para as 02h00. O horário de verão inicia-se a partir do último domingo de Março até ao último domingo de Outubro. Com a mudança da hora estamos a poupar energia, com um melhor aproveitamento das horas de Sol, com um anoitecer que ocorre mais tarde e com dias mais longos no Verão.

O que diz a legislação respeitante a Portugal Continental?

Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março

Artigo 1º.
1 - A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno).

2 - A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão).

Artigo 2º.
As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Março e atrasando-os de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Outubro seguinte.


No regime da «Hora de Verão» que vigorou entre 1993 e 1996 a hora estava 120 minutos adiantada em relação à do meridiano de Greenwich, igual à da Europa Central, para aferir os horários de trabalho em Portugal com os dos restantes países europeus. Este regime horário imposto por Cavaco Silva facilitou as comunicações e os transportes internacionais, mas provocou queixas no país.
A situação foi alterada em 1996, com António Guterres como primeiro-ministro, quando foi adoptada uma directiva do Parlamento Europeu que passou a «Hora Legal» para o seu regime actual, considerado mais consentâneo com os hábitos e horários dos portugueses.
A adopção de uma referência horária global foi decidida pela primeira vez em 1884, na Convenção de Washington, a que Portugal aderiu em Maio de 1911. Só nessa altura foi abandonado o uso da hora solar média do meridiano de Lisboa.
Durante a II Guerra Mundial, o horário legal era adiantado três vezes. Uma hora entre Março e Abril e entre Agosto e Outubro, e duas horas entre Abril e Agosto. Desde então o regime horário alternou entre a hora do meridiano de Greenwich adiantada 60 minutos em todo o ano e o regime actual entre finais de Março ou princípios de Abril e finais de Setembro ou princípios de Outubro.

28/03/2009

SUGESTÃO DE LEITURA


A ESCRIBA
de Antonio Garrido
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 560
Editor: Porto Editora
Idioma: Português
Sinopse: Alemanha, ano 799. Carlos Magno, em vésperas de ser coroado imperador do Ocidente, encarrega Gorgias, um ilustre escriba bizantino, da tradução de um documento de vital importância para o futuro da Cristandade. O trabalho deverá ser executado no mais absoluto segredo. Entretanto, Theresa, filha de Gorgias e aprendiz de escriba, é falsamente acusada de um crime e procura refúgio na cidade alemã de Fulda, perdendo o contacto com o pai. Aí, conhecerá Alcuino de York, um frade britânico que investiga uma terrível epidemia que assola a população. Quando Theresa é informada do desaparecimento misterioso de Gorgias, ela e Alcuino embarcam numa aventura inquietante para o encontrar e infiltram-se numa teia conspirativa de ambição, poder e morte, em que nada nem ninguém é o que parece e da qual depende o futuro do mundo ocidental.
Combinando o rigor histórico com uma prosa de ritmo trepidante, este romance de Antonio Garrido conduz o leitor por cidades, claustros e abadias medievais, num thriller apaixonante inspirado em factos reais.

27/03/2009

DIA MUNDIAL DO TEATRO



Comemora-se hoje o Dia Mundial do Teatro, essa arte que fascina adultos e crianças. Vá ao teatro, em inúmeras salas de Lisboa a entrada é gratuita.


O Teatro nasceu em Atenas, associado ao culto de Dionísio, deus do vinho e das festividades.
As representações teatrais tinham lugar em recintos ao ar livre, construídos para o efeito. Os teatros gregos tinham tão boas condições
que os espectadores podiam ouvir e ver, à distância, tudo o que se passava na cena, mesmo tratando-se de uma assistência muito numerosa. Isso devia-se, por um lado, ao facto de as bancadas se abrirem em leque sobre a encosta de uma colina e, por outro lado, a diversos artifícios utilizados em cena.
Os actores usavam trajes de cores vivas e sapatos muito altos para ficarem com uma estatura imponente. Cobriam o rosto com máscaras que serviam quer para ampliar o som da voz, quer para tornar mais visível à distância, a expressão do personagem.
Um aspecto curioso é que, em cada peça, só existiam três actores, todos do sexo masculino. Cada um deles tinha que desempenhar vários papéis, incluindo os das personagens femininas. A representação dos actores, que actuavam na cena, era acompanhada pelos comentários do coro, que se movimentava na orquestra, juntamente com os músicos.
Havia dois géneros de representações: a tragédia e comédia.
As tragédias eram peças ou representações que pretendiam levar os espectadores a reflectirem nos valores e no sentido da existência humana.
As comédias eram, por sua vez, peças de crítica social que retratavam figuras e acontecimentos da sociedade da época, ridicularizando defeitos e limitações da actuação dos homens, provocando o riso na assistência.


Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, dia 27 de Março de 2009, o Museu Nacional do Teatro em Lisboa, irá apresentar nos seus espaços, vários espectáculos gratuitos (mediante marcação prévia) para crianças e adolescentes.
Historias de Panda Pá
Público alvo : Maiores de 6 anos
Horário : 11:15h e 14:30h

Romeu e Julieta
Público alvo : Maiores de 12 anos
Horário : 16:00

O reino de pernas p’ró ar
Público alvo : Crianças dos 3 aos 5 anos
Horário : 10:15h

Espectáculos gratuitos mediante marcação prévia
Museu Nacional do Teatro - Olga Monteiro
Telefone : 21 756 74 10/16
Fax : 21 757 57 14

26/03/2009

DIA DO LIVRO PORTUGUÊS


O que difere essencialmente um livro de um amigo não é sua menor ou maior sabedoria, mas o modo como comunicamos com ele, a leitura, a contrapelo da conversa, consistindo para cada um de nós em receber comunicação de outro pensamento, porém a sós, isto é, continuando a usufruir do poder intelectual que se tem na solidão e que a conversa imediatamente desfaz (...)
É uma das grandes e maravilhosas características dos belos livros (e que nos faz compreender o papel ao mesmo tempo essencial e limitado que a leitura sabe ter em nossa vida intelectual), eles poderem para o autor chamar-se Conclusões e para o leitor, Incitações. Sentimos muito bem que nossa sabedoria começa onde termina a do autor, e gostaríamos que ele nos trouxesse respostas, quando tudo o que ele pode fazer é trazer-nos desejos. É quando nos disse tudo o que podia dizer que ele faz brotar em nós o sentimento de que ainda não disse nada.”
(in "Journées de Lecture", Marcel Proust)


Em 1487 é publicado em Faro o primeiro livro impresso em português - O Pentateuco em hebraico - do judeu Samuel Gacon.
O Pentateuco de Gacon foi concluído em 30 de Junho de 1487. Trata-se de um impressão em 110 fólios, com composição de 30 – 32 linhas.
O prototipógrafo Gacon utilizou tipos metálicos móveis com caracteres hebraicos, letras quadradas e elegantes, de dois tamanhos, sendo a maior usada no texto e a outra, mais larga, nas rubricas.


Em 1497 é impresso no Porto o primeiro livro totalmente escrito em português - Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto - produzido pelo primeiro impressor português, Rodrigo Álvares.

25/03/2009

"PINÓQUIA" NA NOSSA ESCOLA


No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, a Escola Primária 183 e o Jardim-de-Infância, trouxeram o teatro à escola. A companhia escolhida foi a Animateatro, que apresentou a peça "Pinóquia".


"A história original de Pinóquio, e das suas aventuras ou desventuras, é muito mais rica. Permite inúmeras leituras por públicos de diferentes idades. É, por si só, uma grande aventura entregar-se a este Pinóquio que erra, sofre e se redime para chegar a ser gente.
Porquê esta versão em feminino? Sem pretensão de desvirtuar a obra original, queremos desta forma explorar os caminhos, do que seriam as reacções de quem se cruza com ela, se haverá diferença? No nosso processo de trabalho especulamos o facto de ser uma ela, e não um ele. E como será a visão do lado feminino?
Pois Gepeto, na nossa história, afinal criou uma boneca, e não um boneco."

ESTREIAS DE CINEMA

Estreia amanhã nas salas de cinema, o filme "Underworld - A Revolta". Um filme que retrata a guerra secular entre vampiros e lobisomens. Mais um filme de Patrick Tatopoulos, onde se podem ver cenas espectaculares, e que podem fazer tremer os mais susceptíveis.



Underworld: A Revolta
Título Original: Underworld: Rise of the Lycans
Género: Acção/Aventura
País: Estados Unidos
Ano: 2009
Duração: 92m
Classificação: M16
Intérpretes: Bill Nighy , Michael Sheen , Rhona Mitra
Argumento: Danny McBride
Realização: Patrick Tatopoulos
Sinopse: A Revolta traça as origens da batalha secular entre vampiros aristocratas e os seus escravos lobisomens. Na Idade das Trevas, um jovem chamado Lucian surge como o líder que incita os lobisomens à revolta contra Viktor, o cruel rei-vampiro que os subjugou. Com a ajuda da sua amante secreta, Sonja (a própria filha de Viktor), Lucian fará tudo para obter a tão desejada liberdade.

FILME A NÃO PERDER.

24/03/2009

DIA DO ESTUDANTE


Foi em 1987 que a Assembleia da República decidiu consagrar 24 de Março o Dia do Estudante. Uma data que guarda na memória a crise académica de 1962, essencialmente para aqueles que a viveram e dela se recordam. É uma data de reconhecimento dos direitos, liberdades e garantias dos estudantes.
Educar, aprender e formar constitui um processo que cada vez mais acompanha o arco da vida. Ser estudante não tem idade, o que é importante é que cada pessoa nunca deixe de estudar e aprender.

DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE


A tuberculose tem estado presente durante todo o desenvolvimento da humanidade. Após ter sido considerada sob controlo, a tuberculose ressurgiu em meados da década 80 de forma preocupante. O aumento dramático do número de casos da doença ficou a dever-se, em parte, à dessiminação do vírus da Síndroma de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) e a outros factores, mais importantes entre nós, como o empobrecimento das populações, os movimentos migratórios, a toxicodependência e as políticas de desinvestimento na luta anti-tuberculosa.
A TB é um grave problema mundial. Cerca de um terço da população mundial está infectada com a TB, se bem que um sistema imune saudável pode prevenir a doença.
O nome tuberculose vem de tubérculo. São pequenos nódulos duros que se formam quando o sistema imune constrói uma parede à volta da bactéria da TB.
Há duas formas de TB. A tuberculose primária TB ocorre após uma pessoa ter estado exposta à TB. A reactivação ocorre em pessoas previamente expostas à tuberculose. Se o seu sistema imune estiver destruído a TB pode sair dos tubérculos e provocar uma doença activa. A maior parte de casos de TB em pessoas com HIV são devidas a uma reactivação de uma infecção prévia por TB.
A TB activa causa os seguintes sintomas: tosse durante mais de 3 semanas, perda de peso, fadiga persistente, sudação nocturna e febre.
A tuberculose é uma doença curável, sendo importante para isso, não só a celeridade no diagnóstico e inicio do tratamento, mas fundamentalmente, o rigoroso cumprimento das prescrições terapêuticas. No entanto, é uma doença potencialmente grave e letal, principalmente em doentes com outras patologias associadas ou que cumpram irregularmente a terapêutica.

INAUGURAÇÃO VERSUS VERGONHA

Foi hoje inaugurada a nova Sala de Recursos da nossa escola. Obra a cargo da Mota Engil e da resposabilidade da Câmara Municipal de Lisboa. Esta sala está integrada no Projecto "5 Salas 5 Designers", que pretende renovar espaços em 5 escolas da autarquia. A Associação de Pais dá os parabéns à designer, pelo trabalho realizado, e não tira de todo a utilidade que a mesma terá para os alunos e professores da escola 183. No entanto não podemos deixar de dizer que nos parece uma obra despropositada. Isto porque estamos numa escola esquecida pela autarquia, basta olhar em redor. Alguns dos problemas são:

espaços verdes abandonados


ginásio destruido por um empreiteiro sem escrúpulos


aquecimento das salas avariado


portas de casas de banho a cair


portas sem fechadura


armaduras de iluminação penduradas por um fio


pátio exterior degradado


caixas de esgotos partidaS


fossa na cozinha


estuque a cair devido à humidade nas salas


Por tudo isto achamos que a sala não faz sentido neste momento. Temos todos estes problemas para resolver, e só estamos a tapar o sol com a peneira. A nossa escola foi completamente esquecida, deixada ao abandono, e por isso os problemas acumulam-se. O que pedimos, é responsabilidade aos políticos, afinal aqui está parte do futuro deste país. Aqui trabalham profissionais que todos os dias fazem o seu melhor, e que preparam os nossos meninos para encarar esse futuro, com as ferramentas necessárias. Quando falamos de profissionais, estamos também a falar dos que leccionam as disciplinas de enriquecimento curricular, que na sua maioria estão a iniciar a carreira, e não têm condições de trabalho. Isso é mais evidente na área do desporto. As aulas são dadas, ora junto a um ginásio destruído, ora nas salas de aula, ora ainda, junto à sala da coordenadora da escola e da sala de professores.

POR TUDO ISTO TENHAM VERGONHA...

23/03/2009

VÁ AO TEATRO


MENINO COSMOS
Espectáculo Infantil

Imaginem que um Macaco, uma Esquila e uma Flor têm o mesmo sonho, ao mesmo tempo. Que nesse sonho entram por uma janela do universo e chegam a um planeta misterioso, onde encontram um menino todo estrelado que diz que é o Cosmos.
Saem-lhe sons da boca que ele não sabe o que são mas é capaz de ensinar os mistérios da vida com uma sopa! Ah!, e está sempre a expandir-se, e quando se expande, fica mesmo cómico-colante...
Para tornar tudo ainda mais imprevisível, o Borra-Matão, a Lagostina Lambona, a Maria Cachucha, o Pedrito Cascavel e a Vai-nessa Fumarola entram por este sonho adentro. Eles são o terror das plantas e dos animais na Terra, e estão mesmo a precisar de ser reciclados.
Um espectáculo dirigido sobretudo para a Infância, que fala sobre o planeta terra na perspectiva do ser humano. O planeta Terra é um ser adulto com cerca de 46 anos, multifacetado em inúmeros rostos e ritmos conhecidos, feito de pó das estrelas, desconhecendo a sua infância.
Há 4 anos, a Terra deu a primeira flor que começou a cobrir a Terra de vestidos fantásticos de florestas, prados, savanas e perfume.
O ano passado apareceram e desapareceram os dinossauros. Há oito meses surgiram os esquilos e outros mamíferos e na semana passada alguns macacos já se pareciam connosco. Mas no fim-de-semana a Terra gelou.
E foi preciso que descongelasse e aquecesse para que voltasse a florir e finalmente aparecemos nós: o Homem. E isso aconteceu apenas há 4 horas.
O espectáculo pretende potencializar o teatro enquanto forma de expressão artística extremamente eficaz para sensibilizar, divertindo as crianças para a importância da defesa do meio ambiente.

TEATRO MERIDIONAL
R. do Açúcar, 64
Beco da Mitra – Lisboa
218 689 245

Duração aproximada: 45’
Preços:
Crianças até 12 anos – 5€
Bilhete normal – 10€

Reservas: 218 689 245 - 918 046 631
9 Mar. a 12 Abr., Sáb., Dom. e Fer.: 15h

22/03/2009

DIA MUNDIAL DA ÁGUA



As Nações Unidas, através da resolução A/RES/47/193, de 22 de Dezembro de 1992, declararam o dia 22 de Março de cada ano como o Dia Mundial da Água. Este dia tem sido marcado, desde 1993, com iniciativas várias nacionais e internacionais com o intuito de sensibilizar o público em geral para a necessidade de conservar os recursos hídricos e para algumas questões em particular, também relacionadas com a água.

A ÁGUA É MUITO IMPORTANTE, NÃO A DESPERDICE.

21/03/2009

PRIMAVERA


Chegou a Primavera, a estação do ano em que as flores abrem, a Terra fica colorida, o ar perfumado e a vida fica mais alegre.
Do ponto de vista astronómico, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial


Entende-se por discriminação racial qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência em função da raça, cor, ascendência, origem nacional ou étnica, que tenha por objectivo ou produza como resultado a anulação ou restrição do reconhecimento, fruição ou exercício, em condições de igualdade, de direitos, liberdades e garantias ou de direitos económicos, sociais e culturais.
A Organização das Nações Unidas - ONU - instituiu o dia 21 de Março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória do Massacre de Shaperville. Em 21 de março de 1960, 20.000 negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a possuir cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos. O dia 21 de Março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos.

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA FLORESTA


Pensa-se que as primeiras comemorações que se aproximam do actual Dia Mundial da Árvore começaram com os Romanos, uma vez que estes tinham o hábito de enfeitar com fitas de lã e grinaldas de violetas um pinheiro abatido, a fim de celebrar o mito do pastor Átis e da deusa asiática da fertilidade, Cibele.
Quanto à comemoração oficial do Dia da Árvore, teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

DIA MUNDIAL DA POESIA


Com o objectivo de defesa da diversidade linguística, a UNESCO decidiu, em 1999, proclamar o dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia. Comemora-se hoje mais uma Dia Mundial da Poesia.


Descalça vai para a fonte
Descalça vai para a fonte
Lianor pela verdura;
Vai fermosa, e não segura.

Leva na cabeça o pote,
O testo nas mãos de prata,
Cinta de fina escarlata,
Sainho de chamelote;
Traz a vasquinha de cote,
Mais branca que a neve pura.
Vai fermosa e não segura.

Descobre a touca a garganta,
Cabelos de ouro entrançado
Fita de cor de encarnado,
Tão linda que o mundo espanta.
Chove nela graça tanta,
Que dá graça à fermosura.
Vai fermosa e não segura.

Luís de Camões

OS POETAS ESTÃO TODOS VIVOS

20/03/2009


CENTRO DE EXPOSIÇÕES FREEPORT
MITOS E MONSTROS
Exposição Temporária

O ciclope era na verdade um elefante, o unicórnio um tipo de rinoceronte e, o terrível monstro marinho das lendas nórdicas era uma lula gigante.
Estas e outras conclusões são a mais recente proposta do Centro de Exposições do Freeport, que, através de robots animados pretende desvendar a verdade das criaturas mitológicas que se tornaram um produto da imaginação fértil dos antigos.
Nesta exposição exclusiva do Centro de Exposições do Freeport e com a chancela do Museu de História Natural de Londres, poderá ver de perto, um Dragão, a Quimera, um Extraterrestre e o Abominável Homem das Neves.

Preço especial para famílias
Dois adultos e duas crianças: 10€

Obs.: As visitas para grupos escolares realizam-se à 6ª feira, mediante marcação prévia. (Preço especial para grupos escolares – 1€)

7 Fev. a 10 Mai., Sáb., Dom. e Fer.: 12h-18h
23 a 27 Fev., 6 a 17 Abr., 2ª a Dom.: 12h-18h

Freeport Outlet Alcochete
Av. Euro 2004, Alcochete
212 343 501
E-mail
Site

19/03/2009

DIA DO PAI

O DIA DO PAI NO JARDIM-DE-INFÂNCIA




O Dia do Pai no Jardim-de-Infância, foi um dia muito agitado. A participação dos pais foi excelente, participando nas actividades propostas. A felicidade e a relação entre pais e filhos estava bem demonstrada.

DIA DO PAI


O Dia do Pai constitui uma homenagem aos pais de todo o mundo. Em Portugal o Dia do Pai celebra-se a 19 de Março, o Dia dedicado a São José, pai de Jesus. A criação de um dia de homenagem aos pais terá acontecido nos Estados Unidos quando Sonora Luise pretendia um dia especial para homenagear o seu pai, William Smart, um vetereno da Guerra Civil que ficou viúvo quando sua esposa deu à luz ao seu sexto filho.

HISTÓRIAS
«Filho és, pai serás...»
Há muito tempo, num país distante, um homem, vendo que seu pai já era velho e não podia trabalhar, resolveu livrar-se dele.
Assim, num certo dia de Inverno, pegou numa manta e numa broa e convidou o pai a acompanha-lo até ao cimo de um monte.
Chegado lá, o filho disse ao pai que não o podia alimentar e que, por isso, ali o deixava.
O pai de lágrimas nos olhos, pela tristeza de se ver assim tratado pelo filho, ainda teve forças para lhe perguntar:
- Filho, não trazes, por acaso, uma faca?
- Para que a quer, meu pai?
- Olha, filho, lembrei-me de cortar esta manta e esta broa ao meio para que leves uma parte para casa.
-Para quê, pai? - perguntou o filho, intrigado com a atitude do velho.
- É para o teu filho te dar quando fores velho como eu e já não puderes trabalhar...

O filho olhou o pai e, compreendendo a lição que este lhe dera, chorou de arrependimento e trouxe-o de novo para casa, onde o tratou com carinho até à hora da sua morte.

RECEITA
Beijo de Filho

Ingredientes:
1/2 chávena de chá de miolo de noz ralado
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
2 colheres de sopa de chocolate em pó
Para o recheio:
200 grs. de chocolate para culinária
3 dl de natas espessas
Para a cobertura:
Chocolate para culinária derretido
miolo de nozes para decoração
Confecção:
Leve ao lume numa caçarola o leite condensado, as nozes raladas, a manteiga e o chocolate em pó, mexendo sempre até engrossar.
Retire do lume deixe arrefecer e ponha no frigorífico.
O recheio: leve as natas ao lume até levantar fervura, retire do lume e adicione o Chocolate para Culinária ralado, mexendo muito bem.
Deixe arrefecer e ponha no frigorífico.
Retire a massa do frigorífico, retire pequenas porções, abra e ponha 1 colher de chá do recheio e enrole.
Banhe, em seguida, no Chocolate para Culinária derretido.
Sirva os beijos decorados com meias nozes.

O NOSSO PAI ACIMA DE TUDO É UM AMIGO EM QUEM PODEMOS CONFIAR.

18/03/2009

ESTREIA DA SEMANA

Estreia amanhã nas salas de cinema o filme "Che - O Argentino". Um filme de qualidade, que retrata a vida e ascenção de Ernesto Che Guevara na Revolução Cubana. Conta com a interpretação de Benicio Del Toro, no principal papel. Um filme a não perder.

CHE - O ARGENTINO
Género: Biografia
País: Espanha
Ano: 2008
Duração: 126m
Classificação: M12
Intérpretes: Benicio Del Toro , Catalina Sandino Moreno , Demián Bichir , Rodrigo Santoro
Argumento: Peter Buchman
Realização: Steven Soderbergh

Sinopse: A 26 de Novembro de 1956, Fidel Castro parte para Cuba com oitenta rebeldes. Um deles é "Che" Guevara, um médico argentino que partilha com Fidel um objectivo - derrubar a ditadura corrupta de Fulgêncio Batista.
Che torna-se uma força indispensável e rapidamente aprende a arte da guerrilha.
À medida que segue para a frente de combate, Che é adoptado pelos seus camaradas e pelo povo cubano. O Argentino mostra a ascensão de Che na Revolução Cubana, de médico a comandante e, mais tarde, a herói revolucionário.

VÁ AO CINEMA

17/03/2009

LIVROS PARA CRIANÇAS


A Espada Desaparecida
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 132
Editor: Ancora Editora
Sinopse: Há jovens que querem ser artistas, jogadores de futebol, professores, cientistas e tantas profissões por esse mundo fora.
Miguel, por acaso, quer ser detective para enfrentar os mistérios de difícil solução. Desta vez, começa por descobrir um relógio da irmã roubado por um ladrão. Empolgado pelo sucesso, ao saber que uma espada antiga tinha desaparecido, não perde um minuto a querer descobri-la. Com a ajuda de Joana, muito empenho e arte acaba por se envolver numa estranha viagem, mesmo ao pé da porta.
De palpite em palpite, de susto em susto, de acaso em acaso, vão surgindo as pistas que giram em torno do Palácio Encantado.
Do Soldado de Pedra ao Papagaio Dorminhoco, do Coelho Cinzento ao velho Feiticeiro, do Primo Engenhocas à viagem espacial, todos os caminhos levam ao esconderijo da Espada.
Mistério resolvido, a Rua dos Suspiros respira de alívio e ganha dois heróis.

CRIE HÁBITOS DE LEITURA

16/03/2009

SITE A VISITAR


O Portal da Literatura é um portal literário, onde poderá encontrar um vasto conjunto de informação associada aos livros e obras dos principais autores e escritores nacionais e internacionais.
O Portal da Literatura tem um enorme volume de informação organizado de acordo com as seguintes rubricas:
Autores
Títulos
Provérbios
Pensamentos
Adivinhas
Editoras
Livrarias
Notícias
Entrevistas
Top Ten

15/03/2009

DIA DO CONSUMIDOR


Evolução histórica
Há 38 anos, no dia 15 de Março de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, enunciou quatro direitos fundamentais do consumidor, numa declaração ao Congresso norte-americano. Actualmente o dia 15 de Março é comemorado como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
A declaração de John Kennedy terá levado ao reconhecimento internacional de que todos os cidadãos, independentemente da sua situação económica ou condição social, têm direitos enquanto consumidores.
Ao longo dos anos, desenvolveu-se a protecção jurídica do consumidor, com a multiplicação de iniciativas de regulamentação nos mais diversos países.
Em Portugal, os direitos dos consumidores têm hoje a dignidade de direitos fundamentais constitucionalmente consagrados, estando a ser elaborado um projecto de Código do Consumidor.
A primeira aproximação, ainda que indirecta, à protecção dos direitos dos consumidores surge na ordem jurídica liberal com a definição como crimes de ofensas à saúde pública e de certas práticas comerciais desonestas, nos Códigos Penais de 1852 e 1886.
Mais tarde, o Decreto-Lei nº 41204, de 27 de Julho de 1954, condensou a legislação até então dispersa sobre delitos antieconómicos e contra a saúde pública.
O Código Civil de 1966. embora sem alterações significativas, introduziu um regime de vendas a prestações que revelava alguma preocupação com a posição do comprador e o modelo de responsabilidade objectiva para os danos causados por instalações de energia eléctrica ou gaz.
É a Constituição da República de 1976 que, pela primeira vez, atende de forma expressa à protecção dos direitos dos consumidores.
Publicada numa altura em que, pelo menos na Europa e nos Estados Unidos da América, já se fazia sentir a preocupação com a situação social dos consumidores enquanto tais e se vislumbrava a tendência de autonomizar o ramo do Direito dos Consumidores, estabeleceu a Constituição a incumbência prioritária do Estado de "proteger o consumidor, designadamente através do apoio à criação de cooperativas e de associações de consumidores" (artigo 81º, alínea m)).
Aquando da sua primeira revisão, em 1982, o título VI passou a designar-se "Comércio e Protecção do Consumidor" , e no artigo 81º, alínea j), relativamente às incumbências prioritárias do Estado no âmbito económico e social, prescreveu-se a de proteger o consumidor.
No artigo 110º, nº 1, definiram-se vários direitos dos consumidores, em termos de se poderem considerar direitos fundamentais de carácter económico .
Na segunda revisão da CRP de 1976, resultante da Lei Constitucional nº 1/89, de 8 de Julho, a disciplina do direito dos consumidores também foi objecto de alteração, em termos de alargamento do seu conteúdo.
Nos termos do artigo 81º, alínea j), da actual versão da CRP, constitui incumbência prioritária do Estado, a protecção do consumidor, concretizada em direitos no artigo 60º.
No nº 1 elencam-se os direitos dos consumidores em termos de defesa da sua qualidade de vida, em relação ao que a boa qualidade dos bens e serviços, o seu preço competitivo e equilibrado, a protecção da saúde, a segurança, a eliminação do prejuízo e a própria formação e informação são meramente instrumentais.
Trata-se de direitos dos cidadãos enquanto consumidores, que obrigam a prestações do Estado e se impõem aos próprios operadores económicos fornecedores de bens, desde a produção até à distribuição final.
Por um lado, o Estado deve conformar a actividade económica no sector da produção e da distribuição dos bens e serviços em termos de garantia de qualidade e de não afectação da saúde dos consumidores.
Por outro lado, os referidos agentes económicos são sujeitos da obrigação de operarem a produção e a distribuição de bens e serviços nas referidas condições de qualidade, sanidade e de preço, e de indemnizar os consumidores relativamente aos danos patrimoniais e não patrimoniais que lhes causem.
A obrigação de formação e de informação dos consumidores também recai sobre o Estado, designadamente criando as condições para o efeito, e sobre os aludidos operadores económicos.
O nº 3 enuncia o direito das associações de consumidores e das cooperativas de consumo ao apoio do Estado e a serem ouvidas sobre as questões que digam respeito à defesa dos consumidores, nos termos definidos pela lei ordinária.
A legislação ordinária, lentamente, foi concretizando a vontade do legislador constitucional. Assim, e de forma parcelar, foi regulamentado o regime de vendas pelo correio, o regime de contratos promessa de venda de prédios urbanos e a publicidade.
Em 22 de Agosto de 1981, é publicada a Lei de Defesa do Consumidor (Lei nº 29/81) que constituiu a primeira experiência legislativa de tal amplitude na Europa.
As normas da Lei de Defesa do Consumidor conheceram importantes desenvolvimentos, com a definição de regimes específicos, designadamente: a protecção dos consumidores face aos contratos pré-elaborados, a regulamentação das vendas ao domicílio e por correspondência, a definição da responsabilidade decorrente de produtos defeituosos, as vendas com redução de preços, o Código da Publicidade e o regime da segurança dos produtos.
Em 1996, entrou em vigor o novo regime jurídico aplicável à defesa dos consumidores -Lei nº 24/96, de 31 de Julho, que, entre outros aspectos relevantes, configurou a relação de consumo também como a relação entre o consumidor e a administração pública.
A protecção do utente dos serviços públicos essenciais, regulamentada pela Lei nº 23/96, de 26 de Julho, constitui um marco fundamental numa sociedade onde estes serviços são fornecidos quase sempre em regime de monopólio e em que a tradição legislativa se consolidara há muito no sentido da consagração do poder do concessionário.
Por fim, veio a verificar-se, através da Lei nº 83/95, de 31 de Agosto, a tantas vezes adiada regulamentação do direito de acção popular, destinada, também, a prevenir, fazer cessar ou perseguir judicialmente as violações aos direitos dos consumidores.

14/03/2009

DIVIRTA-SE COM O SEU FILHO SEM SAIR DE CASA


SANDUICHES ENROLADINHAS
O que precisa:

- 4 Fatias de pão de forma sem côdea
- Requeijão cremoso
- 2 Fatias de presunto ou fiambre
- 2 Fatias fininhas de queijo flamengo

Preparação:
Sobre um pano humedecido junto duas fatias de pão lado a lado, devendo uma ficar por cima da outra aí uns dois centímetros. Passa com o rolo da massa sobre eles (especialmente sobre a união das fatias) para fixar. Seguidamente deves barrar o pão com o requeijão ao teu gosto.
Por cima colocas numa fatia de presunto ou fiambre e uma fatia de queijo. Agora podes enrolar devagarinho até ficar com pão como se fosse uma torta em miniatura.
Volta a fazer tudo igual para uma segunda sanduíche para ofereceres a alguém. É importante saber partilhar.

Esta saborosa receita é retirada do livro “Lanches, para comeres na escola ou quando chegares a casa” com receitas simples e nutritivas para os mais pequenos.

13/03/2009

SEXTA-FEIRA 13

OLHE PARA O NOSSO GINÁSIO, E APANHE UM SUSTO

AS IMAGENS FALAM POR SI.

12/03/2009

SITE PARA PAIS E FILHOS


O Deezer é um site onde pais e filhos podem pesquisar e ouvir músicas, guardar playlists, fazer upload dos vossos Mp3 e também com a vertente de comunidade (Web 2.0) onde podem convidar amigos a juntarem-se ao deezer e pesquisar os gostos músicais de cada um através das playlist associadas a cada user.
Visitem, participem e acima de tudo…ouçam música e partilhem experiências!

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA