DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

30/04/2009

VÁ AO TEATRO


A CASINHA DE CHOCOLATE
Teatro em Patins

A Casinha de Chocolate é um excitante espectáculo de patinagem que vai encantar toda a família. A Maria, o João e a Bruxa, as personagens desta história, juntam-se para proporcionar a todos momentos únicos e inesquecíveis sobre rodas.
Uma aventura fantástica plena de acção e diversão onde, como num golpe de magia, a pista de patinagem se converte numa casinha de chocolate que se ergue e se transforma em frente dos nossos olhos.
Com as mudanças de cenário, o público é levado sobre os movimentos dos patinadores numa viagem à volta da casa da Bruxa. Cada cena ganha vida com a leveza de cerca de 22 patinadores, os saltos acrobáticos, piões cheios de magia, os adereços incríveis e as coreografias de patinagem espectaculares.

Uma viagem fantástica cheia de aventura e entretenimento, a não perder.

COLISEU DOS RECREIOS
Rua das Portas de Santo Antão, 96
213 240 585
Metro: Restauradores/Rossio
Duração: 75’
Bilheteira: 213 240 580 (10h-19.30h, 2ª a 6ª)
9 Mai.: 15h, 17.30h, 21.30h;
1 Jun.: 11h, 14.30h

29/04/2009

ESTREIAS DE CINEMA


Estreia amanhã "Singularidade de uma Rapariga Loura", mais uma obra de Manoel de Oliveira. O realizador português continua a manter viva a sua imagem de marca.

Singularidades de uma Rapariga Loura
de Manoel de Oliveira
Classificação:M12
País:Portugal
Ano: 2009
Género:Drama
Duração: 63m
Intérpretes:Catarina Wallenstein, Diogo Dória, Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, Ricardo Trepa, Rogério Samora Realização:Manoel de Oliveira Argumento:Manoel de Oliveira



Sinopse: Numa viagem de comboio para o Algarve, Macário conta as atribulações da sua vida amorosa a uma desconhecida senhora: Mal entra para o seu primeiro emprego, um lugar de contabilista no armazém em Lisboa do seu tio Francisco, apaixona-se perdidamente pela rapariga loira que vive na casa do outro lado da rua, Luísa Vilaça. Conhece-a e quer de imediato casar com ela. O tio discorda, despede-o e expulsa-o de casa. Macário consegue enriquecer em Cabo-Verde e quando já tem a aprovação do tio para finalmente casar com a sua amada, descobre então a "singularidade" do carácter da noiva.

28/04/2009

MÚSICA PORTUGUESA





MATRIZ
TEREZA SALGUEIRO

Teresa Salgueiro sempre teve qualquer coisa de princesa encantada de outro tempo, uma espécie de Inês de Castro (a perdição de D. Pedro I), desde os primórdios dos Madredeus. E este novo álbum, Matriz, que assina com Z à antiga, confirma essa sensação. A cantora foi à fonte da sua terra, Portugal, para um disco de recolha do arquivo cancioneiro nacional.

27/04/2009

SUGESTÕES PARA O DIA DA MÃE


COISAS PARA FAZER COM A MÃEde Alison Maloney
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 160
Editor: Europa-América

Sinopse: Este é o livro perfeito para quem adora ficar com os dedos pegajosos, as galochas cheias de lama, lamber as colheres de pau e fazer com que as memórias da infância sejam as melhores!
As mães irão sorrir, ao relembrar as brincadeiras que faziam quando eram crianças… Os Filhos irão sorrir pois a partir de agora já não vão haver momentos de «seca» na companhia da mãe.

26/04/2009

LIVRO PARA CRIANÇAS


101 Coisas e meia que devias fazer antes de crescer
de Isabel Zambujal, Joao Bacelar, Pedro Aguiar
Há coisas que (não) podem esperar!
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 56

Sinopse: Andar de carrossel até ficar tonto, acampar com os amigos no quintal, contar as estrelas do céu, rir até ficar com soluços, pôr pimenta na sopa da irmã e tantas outras coisas que nos fazem gostar mais de cada centímetro do nosso crescimento.
Se não conseguires fazer tudo o que está nesta lista, não faz mal. O que importa é que tudo o que fizeres te provoque um sorriso ou mesmo uma gargalhada que nunca mais vais esquecer na vida.

PROMOVA O GOSTO PELA LEITURA JUNTO DOS SEUS FILHOS

25/04/2009

25 DE ABRIL - REVOLUÇÃO DOS CRAVOS


Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de estado militar que derrubou, num só dia, sem grande resistência das forças leais ao governo - que cederam perante a revolta das forças armadas - o regime político que vigorava em Portugal desde 1926. O levantamento, também conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).



“Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade Grândola,
vila morena
Terra da fraternidade

Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira Grândola a
tua vontade

Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade”

Letra e Música de José Afonso

24/04/2009

OFICINA ORIGAMI


PÁSSAROS MÁGICOS

No Japão, a figura o tsuru é uma das dobragens mais populares em origami. Este pássaro lendário simboliza a felicidade, boa sorte, e saúde.
A partir desta técnica milenar, vamos ensinar-te a dobrar em papel esta ave sagrada para de seguida, transformá-la numa marioneta de fios. A tarefa será complicada mas o resultado irá surpreender-te!

MUSEU DA MARIONETA
Convento das Bernardas
R. da Esperança,146 - Lisboa
213 942 810

Duração: 2h

26 Abr.: 10.30h-12.30h

23/04/2009

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR


O dia mundial do livro e do direito de autor é celebrado a 23 de Abril em 100 países. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
Nesta data celebra-se também o direito de autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.

DIA MUNDIAL DO ESCUTEIRO


Hoje celebra-se o Dia Mundial do Escuteiro. O Escutismo foi obra de um homem chamado Robert Stephenson Smith Baden-Powell que nasceu em Londres a 22 de Fevereiro de 1857. Geralmente, os escuteiros chamam-lhe carinhosamente BP.

Um escuteiro não tem vergonha daquilo que é!

22/04/2009

DIA MUNDIAL DA TERRA


O dia Mundial da Terra, foi criado nos Estados Unidos na década de 1970, para relembrar a população mundial da sua responsabilidade na protecção do planeta.
A ideia foi planeada pelo norte-americano John McConnell, que a apresentou em 1969, na conferência da UNESCO sobre o Ambiente. O primeiro Dia Mundial da Terra foi celebrado a 21 de Março (o primeiro dia de Primavera), face ao interesse de McConnell na exploração espacial e no Equinócio de Março - considerado o dia do "equilíbrio global".
A 21 de Março de 1970 proclamava-se, na cidade norte-americana de São Francisco, o Dia Mundial da Terra. A celebração mudou de data - 22 de Abril -, o dia continua a ser comemorado em todo o Mundo, em nome da reverência e da protecção da Natureza.

21/04/2009

BEDETECA DOS OLIVAIS


CÁ SE FAZ BD

A Bedeteca realiza todas as quartas e quintas do mês o ateliê Cá Se Faz BD para crianças e jovens dos 8 aos quinze anos. Pretende-se com este ateliê dar a conhecer o conceito e todo o processo de iniciação à linguagem da Banda Desenhada.
Este meio de comunicação visual implica a produção de imagens e textos por isso é necessário aprender todas as técnicas que lhe estão subjacentes. Os participantes nestes ateliês exploram as técnicas e processos e criação de BD, realizam exercícios práticos e aprendem a criar uma história.

Palácio do Contador Mor
Rua Cidade do Lobito
1800-088 Lisboa
Horários: Seg a Sex: 10h-19h
Telefone: 218 536 676
8-15 anos
Ter a Qui: 10h30, 14h30

20/04/2009

LANÇAMENTOS EM DVD - CINEMA


DESTRUIR DEPOIS DE LER
ano: 2008
país: EUA
género: Crime, Comédia
distribuidora: Castello Lopes
realização: Ethan Coen, Joel Coen
intérpretes: Brad Pitt, George Clooney, John Malkovich, Tilda Swinton, Richard Jenkins, Frances McDormand

sinopse: No quartel general da CIA, na Virginia, o analista Osborn Cox (John Malkovich) acaba de ser despedido. Osborn não aceita a notícia de forma particularmente pacífica; já a sua esposa Katie (Tilda Swinton) fica possessa, embora não particularmente surpreendida - ela já planeava deixá-lo para se juntar ao marshal Harry Pfarrer (George Clooney). Entretanto, nos subúrbios de Washington D.C., Linda Litzke (Frances McDormand), funcionária do ginásio Hardbodies, não se consegue concentrar no trabalho - vive obcecada pelo objectivo de fazer uma cirurgia plástica. Quando um CD com as memórias de Osborn aparece perdido no ginásio, Linda e o seu colega Chad (Brad Pitt), decidem chantagear o analista para financiar a operação...

19/04/2009

LIVRO PARA OS PAIS


O RASTRO DO JAGUARde Murilo Carvalho
Prémio Leya 2008
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 560

Sinopse: Estamos no virar do século XIX em Congonhas do Campo. Pereira, um antigo jornalista de origem portuguesa, revisita as suas memórias, que percorrem todo o conturbado período da segunda metade do século. Através do relato da sua viagem, Pereira, que deixara Paris com o seu grande amigo e companheiro Pierre, leva-nos a conhecer o Brasil em guerra com o vizinho Paraguai, no período mais decisivo da sua história. Uma guerra sangrenta que o Brasil trava ao lado da Argentina e do Uruguai e que, para Pereira e Pierre, será o momento decisivo das suas vidas. É também a guerra pelo espaço vital das populações índias que, humilhadas pela acomodação forçada às regras e vivências dos colonos, tentam recuperar a sua Terra Mítica onde o Mal não existe. É ainda a guerra travada por Pierre para se definir a si mesmo: índio, como o seu povo, ou europeu, tal como foi criado? Levado em criança por Auguste de Saint’ Hillaire do Brasil para França, descobre, já adulto, nas feições de dois índios presos, a chave para as suas raízes nunca explicadas. Raízes que vai encontrar nesse cruzamento do Rio da Prata onde brasileiros e paraguaios morrem aos milhares e os índios guarani lutam por uma terra onde possam de novo viver livres e em paz. Da França à Argentina, do Brasil ao Paraguai, do sertão nordestino aos planaltos do Sul do Brasil, Pereira relata-nos de uma forma empolgante e quase cinematográfica as grandes transformações que definiram a América do Sul. Pelo caminho, encontra o amor perfeito e Pierre a pátria a que, junto dos seus, pode chamar sua.

Baseado em factos verídicos e personagens reais, O Rastro do Jaguar é um fresco dos intensos choques culturais e sociais que marcaram o século XIX e a relação dos europeus com as suas antigas colónias agora independentes.

18/04/2009

SITES PARA CRIANÇAS


O Castelo Andante inaugurou online em Dezembro de 2008 e constitui uma ferramenta de apoio e suporte à família moderna, sobretudo no que diz respeito aos seus elementos mais jovens - as crianças.
Visite e conheça as sugestões, ideias e novidades que todos os dias são propostas.

17/04/2009

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS


DESPORTO NA QUINTA
Tai-Chi-Chuan e Yoga

Manhãs saudáveis: Tai-Chi-Chuan
Com a Primavera, regressam as Manhãs Saudáveis, com o Tai Chi Chuan. Aos Domingos, toda a família pode relaxar corpo e mente, na Quinta Pedagógica.
5, 19, 26 Abr.: 10h

Tardes saudáveis: Yoga em Família
Exercícios maioritariamente realizados a pares (constituídos por uma criança e um adulto), contribuindo para o aprofundamento dos laços afectivos entre participantes de uma mesma família, e promovendo uma maior interacção entre a criança e o seu acompanhante adulto (mãe, pai, avó, avô, irmão, tia, etc.), de forma a permitir que a criança desenvolva uma melhor consciência de si mesma, auto-controle e concentração, de uma forma dinâmica e criativa.
19, 26 Abr.: 15.30h

Marcações: Devem ser efectuadas a partir da segunda-feira anterior ao dia em que pretende realizar a actividade.

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS
R. Cidade de Lobito
Olivais Sul - Lisboa
218 550 930

5, 19 e 26 Abr.: 10h, 15.30h

16/04/2009

ESTREIA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO


Estreia hoje nas salas portuguesas, mais um filme de animação. Mais uma oportunidade para se divertir com os seus filhos.

MAX E COMPANHIA

Classificação: M6
País: Suíça
Ano: 2007
Género: Animação
Duração: 76m
Argumento: Christine Dory, Emmanuel Salinger
Vozes: Fernando Luís, Hélder Agapito, José Jorge Duarte, Paula Fonseca
Realização:Frédéric Guillaume, Samuel Guillaume



Sinopse: Max, um rapaz de 15 anos parte para Saint-Hilare à procura do pai, o famoso trovador Johnny Bigoude, que desapareceu logo após o seu nascimento. Nessa aventura, Max é interceptado por Sam, um deplorável artista de feira, que o inicia nas maravilhas do espantoso Festival Fly Swatter. Quando Max chega, finalmente, ao seu destino, Saint-Hilare revela-se como o reino privado de Bzzz e Companhia, os abomináveis fabricantes de mata-moscas, liderados pelo degenerado Rodolfo. Com o seu talento para a música, Max causa uma excelente impressão, especialmente na inteligente, encantadora e desembaraçada Felícia, que convence Rodolfo a contratá-lo… Horrorizados com a calamitosa administração de Bzzz e Companhia, os accionistas nomeiam um implacável novo administrador – Martin, um excêntrico génio cientista. Medidas draconianas impõem-se: despedimentos em massa, um aumento de volume de trabalho para dez vezes mais… e uma campanha publicitária dirigida pela feiticeira com voz de ouro, Cathy. O descontraído modo de vida da cidade é substituído por um novo e severo regime e esta revolução é acompanhada por uma misteriosa epidemia de moscas que indiciam uma sucessão de calamidades…

15/04/2009

NOVO DISCO


Sounds Of The Universe
DEPECHE MODE

Os Depeche Mode anunciaram o novo álbum «Sounds of the Universe». O disco chega às lojas a 20 de Abril 2009, e o single de apresentação, «Wrong», já pode ser escutado em todo o lado. O novo trabalho de estúdio sucede a «Playing The Angel», de 2005, e volta a contar com a produção de Ben Hillier. A composição dos temas é repartida entre o guitarrista Martin Gore e o vocalista Dave Gahan.

14/04/2009

DE REGRESSO À ESCOLA


Depois de umas merecidas férias, onde as nossas crianças tiveram tempo de brincar, de comer amêndoas e ovos de chocolate, chegou o dia de voltar a meter a mochila às costas. Chegou o dia de se apresentarem novamente na escola, e de começar mais uma étapa. Neste caso a última deste ano lectivo, e certamente com muito trabalho. Mas com esforço tudo se consegue. A Associação de Pais deseja a todos um bom período de aulas, e nunca se esqueçam que APRENDER COMPENSA.

SÓ MAIS UM ESFORÇO.

13/04/2009

EXPOSIÇÃO


AS IMAGENS DAS PALAVRAS
Visita e Oficina

Visitar a exposição de "As imagens das Palavras" é mergulhar no universo de João Vieira. Inspirando-nos na poesia experimental, nas instalações e performances em que apresenta uma particular relação entre o corpo e o espaço, a letra e alfabeto que estruturam os quadros de João Viera. Vamos partir para uma oficina onde se articula a pintura, a escrita e o movimento.

CENTRO CULTURAL DE BELÉM
Praça do Império - Lisboa
213 612 444 / 213 612 899
Inscrições: 213 612 899 | 213 612 898 | E-mail

Obs.: Actividade também disponível para público escolar de 13 a 17 de Abril.

18 Abr.: 15.30h

12/04/2009

FESTA DA PÁSCOA


A festa da Páscoa refere-se à última ceia de Jesus com os Apóstolos, a sua prisão, julgamento e condenação à morte, seguida da sua crucifixão e ressurreição (Jesus voltou a viver e subiu ao céu).
A celebração começa no Domingo de Ramos (quando Jesus entra em Jerusalém e é aclamado com ramos de palmeira) e acaba no Domingo de Páscoa (com a Ressurreição de Cristo): é a chamada Semana Santa (Lê sobre as tradições portuguesas!).
A data da Páscoa foi fixada pela Igreja no ano 325, de modo a "cair" no domingo mais próximo da primeira Lua Cheia do mês lunar que começa com o equinócio da Primavera.
Com esta definição, a data da Páscoa varia de ano para ano, sendo, em limite, entre 22 de Março e 25 de Abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".



A palavra Páscoa em várias línguas
Alemão - Ostern
Árabe - عيد الفصح (ʿĪdu l-Fiṣḥ)
Basco - Bazko
Búlgaro Пасха (Paskha)
Catalão - Pasqua
Espanhol - Pascua
Esperanto - Pasko
Finlandês - Pääsiäinen
Francês - Pâques
Friulano - Pasche
Georgiano - აღდგომა (Aghdgoma)
grego - Πάσχα (Páscha)
Inglês - Easter
Irlandês - Cáisg
Islandês - Paska
italiano - Pasqua
Latim - Pascha ou Festa Paschalia
Neerlandês - Pasen
Norueguês - Påske
Polonês - Wielkanoc
Português - Páscoa
Romeno - Paşti
Russo - Пасха (Paskha)
Sueco - Påsk
Turco - Paskalya

11/04/2009

COELHINHO DA PÁSCOA


Tradicional e popularmente costuma-se dizer que é o coelhinho quem traz os ovos da Páscoa.Por isso, todos os anos, as crianças vão dormir na véspera do Domingo de Páscoa pensando nos lugares em que poderão procurar seus ovos.
O Coelho é um dos primeiros animais que saem das tocas ao chegar a primavera, após um longo inverno de recolhimento.
O que mais interessa religiosamente, é que os coelhos são animais que reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos.
E é isto exactamente que se relembra na Páscoa: a Ressurreição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e de esperança a toda a humanidade.

COMO SURGIU A TRADIÇÃO DO COELHO?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e escondeu-os num ninho para dá-los aos seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egipto, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade consideravam-no o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

10/04/2009

6.ª FEIRA SANTA


A Sexta-feira Santa é um dia de luto em que se assinala a Paixão e Morte do Senhor.

09/04/2009

PARTILHE O SEU TEMPO - ABRA UMA CONTA


NO BANCO DO TEMPO

Quem é que não gostaria de poder ajudar mais os outros e de poder participar activamente na vida da sua comunidade?
Este é um banco em tudo igual aos outros, tem agências, horário, cheques, depósitos e a particularidade de utilizar o tempo como moeda de troca. Funciona da seguinte forma: qualquer investidor que esteja disposto a dar uma hora do seu tempo, recebe em retribuição uma hora para utilizar em benefício próprio.
Esta é uma maneira original e diferente de apoiar a família e a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar através da oferta de soluções práticas da organização da vida quotidiana, procurando também valorizar o tempo e o cuidado dos outros, estimulando os talentos e promovendo o reconhecimento das capacidades de cada um.

Descubra como abrir uma conta neste banco, uma conta pessoal com ganhos essencialmente colectivos.

Tempo para si. Tempo para os outros.

08/04/2009

DIA MUNDIAL DA ASTRONOMIA


Astronomia, que etimologicamente significa "lei das estrelas" com origem grega: (άστρο + νόμος) povos que acreditavam existir um ensinamento vindo das estrelas, é hoje uma ciência que se abre num leque de categorias paralelo aos interesses da física, da matemática e da biologia. Envolve diversas observações procurando respostas aos fenomenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra bem como na sua atmosfera e estuda as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objectos que podem ser observados no céu (e estão além da Terra), bem como todos os processos que os envolvem. Observações astronomicas não são relevantes apenas para a astronomia, mas também fornecem informações essenciais para a verificação de teorias fundamentais da física, tais como a teoria da relatividade geral.
A origem da astronomia baseia-se na antiga (hoje considerada pseudociência) astrologia, praticada desde tempos remotos. Todos os povos desenvolveram, ao observar o céu, um ou outro tipo de calendário, para medir as variações do clima no decorrer do ano. A função primordial destes calendários era prever eventos cíclicos dos quais dependia a sobrevivência humana, como a chegada das chuvas ou do frio. Esse conhecimento empírico foi a base de classificações variadas dos corpos celestes. As primeiras ideias de constelação surgiram dessa necessidade de acompanhar o movimento dos planetas contra um quadro de referência fixo.

ESTREIAS DE CINEMA

Estreia amanhã "Appaloosa", um western de Ed Harris, com um elenco de luxo. Um filme com muita acção, e com excelentes interpretações. Um filme a não perder.

APPALOOSA

Classificação: M12

País: Estados Unidos

Ano: 2008

Género: Western Duração: 114m

Intérpretes: Ed Harris, Jeremy Irons, Renée Zellweger, Viggo Mortensen

Realização: Ed Harris

Argumento: Ed Harris, Robert Knott






Sinopse: 1882, antigo território oeste do Novo México. Na pequena comunidade mineira de Appaloosa, o poderoso e implacável Randall Bragg permitiu que o seu bando fora da lei agisse brutalmente sobre a cidade. Após o assassinato a sangue frio do xerife da cidade de Appaloosa, Cole e Hitch foram contratados para trazer o assassino à justiça. Enquanto estabelecem nova autoridade, com a mesma dose de determinação e de uso de armas, Cole e Hitch conhecem a provocante recém chegada e pouco convencional, Allison French, que ameaça enfraquecer o seu progresso e destruir a amizade de uma década destes homens do poder.

VÁ AO CINEMA

07/04/2009

DIA NACIONAL DOS MOINHOS


Um moinho é uma instalação que se destina à fragmentação de materiais em bruto por meio de mós, grandes pedras circulares, que girando uma sobre a outra, tritura os grãos, reduzindo-os a farinha.
Existem dois grandes grupos de moinhos tradicionais, que se classificam pelas fontes de energia que fazem movimentar as suas mós:
os moinhos de vento, são aqueles que utilizam como fonte de energia a "eólica".
os moinhos de água, são os que utilizam a força de água corrente, a chamada "energia hidráulica".
Os moinhos são engenhos muito simples, que foram utilizados durante milénios e embora ainda permaneçam em uso, a sua decadência tem sido por demais evidente a partir do século passado.
Aos proprietários dos moínhos chamam-se-lhes moageiros, enquanto ao responsável pela condução das operações no moínho chama-se-lhe moleiro.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE



O Dia Mundial da Saúde 2009, comemora-se hoje, e tem como tema “Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência”.
Para assinalar a data, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) está a organizar uma sessão comemorativa, entre as 10h30 e as 12 horas, que terá lugar no Auditório do Infarmed -Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, no Parque da Saúde, em Lisboa. A Ministra da Saúde, Ana Jorge, preside à sessão.
Para além de alocuções alusivas ao evento e às comemorações dos 30 anos do Serviço Nacional de Saúde, faz parte do programa a entrega do Prémio Nacional de Saúde 2008 à enfermeira Mariana Diniz de Sousa.
Serão ainda atribuídas medalhas de serviços distintos do Ministério da Saúde a diversas outras personalidades e organizações que se destacaram no ano passado.

Programa
10h30
Apresentação de filme preparado pela DGS sobre o tema

10h45
Alocução do Director-Geral da Saúde

11h00
Cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Saúde 2008 à enfermeira Mariana Diniz de Sousa

11h15
Entrega de medalhas de serviços distintos do Ministério da Saúde

11h45
Alocução da Ministra da Saúde

Este ano, o tema em destaque - "Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência" - tem como objectivo realçar a necessidade de dimensionar e apetrechar os serviços de saúde, nomeadamente os hospitais, para as situações de emergência, assim como assegurar aos profissionais a preparação e a resiliência necessárias para intervir nessas situações.
Os profissionais, os edifícios e os serviços de saúde também podem tornar-se vítimas em situações de emergência, acidentes ou outras catástrofes, naturais, biológicas, tecnológicas, sociais ou conflitos armados. As populações podem ver-se, assim, privadas de serviços de saúde cruciais para salvar vidas.
O Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de Abril desde 1950, celebra a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.

06/04/2009

TEATRO INFANTIL


EL REI TADINHO - NO REINO DAS CEM JANELAS
Um espectáculo inspirado na obra da escritora portuguesa Alice Vieira.
Era uma vez um Rei chamado Tadinho, quer governava o Reino das Cem Janelas.
Os habitantes deste reino julgavam que o Mundo se resumia às suas cem janelas, pois não conheciam outras terras para além da sua.
Tal como os outros Reinos, também este tinha uma Bruxa, um Dragão e um Rei que, apesar de iluminado, era muito distraído.
Ora vejam só: certo dia, após um desentendimento com o Dragão, El Rei Tadinho ofereceu-lhe a mão de sua filha para casar. Só mais tarde se lembrou que não tinha filha…
Numa tentativa de encontrar solução para tal problema, foi falar com a Bruxa da Corte. Para sua sorte (e para surpresa da Bruxa), o Dragão ao julgá-la filha do Rei, apaixonou-se e fugiu com ela.
Com a melhor das intenções, El Rei Tedinho criou um novo problema: a Corte ficara sem Bruxa!

Este é o início de uma nova aventura!

TEATRO BOCAGE
R. Manuel Soares Guedes, 13 A - Lisboa
214 788 120/917 603 039
Reservas: 912 449 909
5 a 26 Abr., Dom.: 11h

05/04/2009

LIVRO PARA CRIANÇAS


O CÉU DO XAVIER
De: Madalena Correia de Matos

Sinopse: O Xavier andava sempre com a cabeça na Lua a sonhar que era um astronauta a flutuar no Espaço. Até que um dia percebeu que não precisava de ir tão longe para ter um céu cheio de estrelas e cometas. Mas que céu é esse? E como é que se chega lá sem sequer tirar os pés do chão?

04/04/2009

LEITURAS


O CORAÇÃO DO REI
de Iza Salles
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 352
Editor: Planeta
Sinopse: Nesta biografia romanceada escrita numa linguagem leve e muito acessível, descobriremos a vida secreta de D. Pedro, imperador do Brasil e rei de Portugal. A história fascinante de um homem apaixonado pela liberdade e pelas mulheres.

Esta é a história da vida de D. Pedro, narrada dos bastidores da corte, por Frei António de Arrábida, que se manteve sempre ao lado do futuro imperador do Brasil desde que o menino Pedro, nascido em 12 de Outubro de 1798, começou a ser preparado para reinar, até 24 de Setembro de 1834, quando fechou os olhos para sempre em Lisboa, após derrotar o seu irmão Miguel na guerra contra o Absolutismo.
Frei António de Arrábida fazia parte do grupo de mestres responsáveis pela educação do Príncipe. Mais do que tutor foi confessor, confidente e conselheiro de D. Pedro. Através do seu testemunho descobre-se quem verdadeiramente foi esse homem destemido e autoritário que proclamou a independência do Brasil e deu ao país leis mais justas, que levaram o filósofo suíço Benjamin Constant a afirmar que ele foi «o grande herói das Américas». É a história de um rei apaixonado - pelo seu povo, pelos seus amigos, filhos e mulheres.
Iza Salles, através de uma pesquisa histórica minuciosa, reconstrói o ambiente da época sem abandonar o rigor dos acontecimentos políticos. Vista de dentro da corte, a personalidade única de D. Pedro ganha uma dimensão extraordinária com as suas luzes e sombras. O homem que teve duas pátrias, escolheu como última morada para o seu coração a cidade do Porto. Pela sua grandeza, o coração deste rei nunca vai deixar de bater.

03/04/2009

MENTE SÃ EM CORPO SÃO


Com o apoio da Junta de Freguesia doa Olivais, vai ter lugar hoje, na Biblioteca Municipal David Mourão Ferreira, sita na Rua Padre Abel Varzim, nº 7 D Bairro Casal dos Machados, uma acção de Sensibilização que tem por Tema - MENTE SÃ EM CORPO SÃO
Esta iniciativa conta com a participação do futebolista Miguel Veloso, defesa central, do Sporting Clube de Portugal.

PARTICIPA

02/04/2009

COMPONENTE DE APOIO A FAMÍLIA


PROGRAMA
ABRIL
Tema: Saturno

Objectivo a atingir
Adquirir novos conhecimentos
Conhecer o Universo

Actividade
Elaboração de exemplar do planeta em apreço neste mês

Objectivo a atingir
Desafiar a coordenação motora

Actividade
Pintura de Ovos da Páscoa/Caça ao Tesouro

Objectivo a atingir
Estimular valores

Actividade
Jogo dos afectos

Objectivo a atingir
Explorar novos conhecimentos e sentido da responsabilidade

Actividade
Jogo: “Para que serve a Liberdade?”

Objectivo a atingir
Dinâmica de grupo
Expressão corporal

Actividade
Jogos: Sob o tema “A Dança”

ESTREIA DE CINEMA


MONSTROS VS. ALIENS
Estreia hoje o filme "Monstros Vs. Aliens", nas salas de cinema portuguesas. Mais um filme da Dreamworks, desta vez em 3D. Certamente um bom filme de animação onde pais e filhos se podem divertir com os monstros, e também com os Aliens.



Género: Animação
País: Estados Unidos
Ano: 2009
Duração: 94m
Classificação: M4
Realização: Conrad Vernon , Rob Letterman
Vozes: Hugh Laurie , Kiefer Sutherland , Paul Rudd , Reese Witherspoon , Seth Rogen
Vozes Portuguesas: Catarina Furtado , José Wallenstein
Argumento: Maya Forbes , Wallace Wolodarsky
Sinopse: Quando, no dia do seu casamento, a californiana Susan Murphy é abalroada inesperadamente por um meteoro cheio de viscosidade oriunda do espaço interplanetário, ela cresce misteriosamente 14 metros e 28 centímetros. O exército entra em acção e ela é capturada e levada para um complexo secreto do Governo. Aí, é apelidada de Ginórmica e conotada com um grupo estranho de monstros: o brilhante Dr. Barata Prof. Dr., o macho meio macaco, meio peixe O Elo Perdido, o gelatinoso e indestrutível B.O.B e a larva de 106 metros, de seu nome Insectosaurus. No entanto, o tempo de encarceramento é interrompido, quando um misterioso robot alien chega à Terra. Como último recurso, sob orientação do General G.R. R.A. Provoka a tripulação heterogénea de Monstros é chamada para entrar em acção e combater os aliens para, deste modo, salvarem o mundo da destruição eminente.

01/04/2009

1 DE ABRIL - DIA DA MENTIRA


O que acontece com o 1º de Abril é mais ou menos comum a festas deste tipo: há várias explicações e não se sabe qual é a real.

Uma delas refere que começou em França, pois havia a celebração do equinócio da Primavera que marcava o Ano Novo.
Em 1564, o rei francês Carlos IX mudou o calendário para o que usamos hoje - o Gregoriano e o Ano Novo passou a começar a 1 de Janeiro.
Em França há mais umas explicações para o 1º de Abril
Neste país, este dia chama-se "poisson d'avril" (peixe de Abril) e as crianças fazem um jogo típico que é o de colar ou prender um peixe recortado em papel nas costas de alguém, sem essa pessoa dar por isso. Quando ela nota, grita-se: " Poisson d'avril! Poisson d'avril!".
Uma outra explicação francesa diz que, dantes, era o dia em que fechava a época da pesca e era a última hipótese para os pescadores que não tinham pescado nada... Então atiravam-se peixes aos rios para os safar da vergonha de não levarem nada para casa.

Na Escócia a ideia de pregar partidas foi bem aceite e a mais praticada (ainda hoje) é a de mandar alguém caçar gambuzinos (cuckoo hunt - caça ao cuco).

Outra explicação fala de um festival romano, o da Cerelia, que celebra a história de Proserpina.Parece que Proserpina estava a colher lírios no vale quando foi raptada por Plutão, o deus romano. A mãe dela, Ceres, ficou tão atrapalhada que começou a procurá-la sem muito método (e sem resultados) - tudo isto tem a ver com a caça aos gambuzinos, que é a ideia de procurar algo que nunca se vai achar.

Pregar partidas é tão divertido, que muitos países têm esta celebração, mas noutros dias...
No México é a 28 de Dezembro. Na Roma antiga era a 25 de Março. Na Índia é a 31 de Março.

COMUNICADO


A Associação de Pais vem por este meio informar Pais e Encarregados de Educação, queFINALMENTE A NOSSA ESCOLA VAI ENTRAR EM OBRAS.

PRIORIDADES

. Renovação do Ginásio - para que as crianças pratiquem desporto
. Ampliação e Manutenção dos Espaços Verdes
. Renovação do Pátio Exterior - Cumprindo as normas europeias
. Pintura da Escola
. Tratamento da Fossa que se encontra na cozinha
. Reparação dos Aquecimentos das Salas
. Isolamento das salas contra a humidade
. Reparação da Fechaduras e Portas

Fomos também informados, que vamos ter mais funcionárias na nossa escola.

COM MUITA PENA NOSSA, TUDO ISTO É MENTIRA.

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA