DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

31/05/2009

DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR


O tabaco mata uma pessoa a cada 13 segundos em todo o mundo. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem anualmente devido ao uso de tabaco. O consumo de tabaco está a crescer sobretudo entre a população masculina dos países mais pobres. São eles que fumam quase dois terços dos 5,7 mil milhões de cigarros consumidos anualmente.
O cultivo do tabaco tem custos ambientais elevados: empobrecimento dos solos, poluição causada pelos pesticidas e adubos e desflorestação. A produção de tabaco devora anualmente 200 mil hectares de floresta sem contar os inúmeros incêndios provocados por beatas atiradas para a estrada.
Um hectare de tabaco necessita de três mil horas de trabalho por ano. A mesma superfície de milho leva 265 horas.

HISTÓRIA

6000 a. C. - A planta do tabaco (Nicotina tabacum) começa a crescer na América do Sul.

1 d. C. - O cultivo do tabaco alarga-se a todo o continente americano. É fumado e mascado, sobretudo no Peru, em cerimónias religiosas, como remédio ou por prazer.

470-630 - O povo maia espalha-se pelo continente e leva consigo o hábito do fumo (cachimbo ou charuto) a que chama sik’ar.

Novembro de 1492 - Rodrigo de Jeréz é o primeiro europeu a fumar tabaco em Cuba.

1559 - Luís de Góis traz do Brasil as primeiras sementes do tabaco para Lisboa.

Séc. XVII - O uso do tabaco é proibido em quase toda a Europa e Turquia. Chega a ser punido com a morte, o corte do nariz ou a excomunhão.

Séc. XVII - Fim das proibições. O tabaco é aceite e o seu comércio expande-se.

2002 - Mais de um terço da população mundial fuma

NÃO FUME PELA SUA SAÚDE

30/05/2009

LIVRO PARA TODA A FAMÍLIA

JOGOS DE FAMÍLIA
de Jim Glenn, Carey Denton



Sinopse: Talvez tenha um jogo de dominó esquecido dentro de um armário, sem saber como o utilizar. Ou, possivelmente, gostaria de voltar a jogar xadrez, mas não se recorda das regras.
Em Jogos de Família encontra a solução para ocupar os seus tempos livres com paciências interessantes e jogos que necessitam da sua concentração. Quer deseje tornar-se um perito, quer deseje aprender as regras básicas de determinado jogo, Jogos de Família é o livro de que necessita, com mais de 200 jogos divertidos.
Jogos de Família apresenta ainda uma grande variedade de actividades para manter as crianças ocupadas nas longas viagens de automóvel, estratégias de apostas para jogos como o póquer e o blackjack e interessantes jogos para festas que deixarão os seus convidados entretidos

29/05/2009

DIA NACIONAL DA ENERGIA


Comemora-se hoje o Dia Nacional da Energia. No dia-a-dia são muitos os exemplos de opções de consumo ou de comportamentos que se podem traduzir numa enorme poupança de energia em casa.

Dicas Verdes:

Substituir uma lâmpada incandescente de 100 W de potência por uma lâmpada fluorescente compacta equivalente (de alta eficiência);

Desligar os aparelhos no botão, em vez de desligar no comando pode levar a uma grande poupança;

Evitar abrir a porta do forno durante o cozinhado, pois este vai precisar de bastante energia para recuperar a temperatura a que estava anteriormente;

Retirar os alimentos do congelador atempadamente, de formas a estes terem tempo de descongelar, e não necessitar de recorrer ao micro-ondas;

Baixar o lume dos cozinhados após estes iniciarem a sua fervura, consome menos gás e mantém a temperatura de cozedura; desligue o lume um pouco antes de terminar o cozinhado, pois o calor presente no tacho é suficiente para acabar de cozer os alimentos;

Sempre que possível, secar a roupa ao sol e/ou vento. Esta energia é gratuita;

Ligar as máquinas de lavar roupa e louça só quando estiverem cheias e utilize os programas de mais baixa temperatura;

Para economizar energia sob a forma de aquecimento, isole melhor a habitação, por exemplo, os telhados, janelas, portas e paredes. Colocar vidros duplos;

Evitar a utilização de aquecedores com a resistência eléctrica à vista: o seu consumo é muito elevado e secam demasiado ao ar.

OS MENINOS FORAM AO CINEMA

Click to play this Smilebox slideshow: CINEMA
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make a Smilebox slideshow


A Associação de Pais no âmbito das comemorações do Dia da Criança, levou hoje as nossas crianças ao cinema. As sessões decorreram no cinema Zon Lusomundo do Centro Comercial Vasco da Gama, pelas 10h30. As crianças do Jardim-de-Infância assistiram ao filme "Franjinhas e o Carrossel Mágico", e os meninos do 1.º ciclo ao filme "Boog & Elliot vão à Caça". A boa disposição este sempre presente, entre alunos, professores e auxiliares, a quem aproveitamos para agradecer mais uma vez, o facto de nos apoiarem nas nossas iniciativas. Aproveitamos para agradecer também ao Metropolitano de Lisboa, a atenção dada às nossas crianças do jardim-de-infância durante o percurso, não esquecendo também o apoio dos agentes da Escola Segura da PSP. Depois das sessões de cinema, e porque a fome já apertava, os meninos fizeram um piquenique à sombra da pala do Pavilhão de Portugal.

28/05/2009

ANIMAÇÃO NO JARDIM ZOOLÓGICO

NODDY E GOMBBY



O Dia da Criança vai ser festejado no zoo com muita imaginação e algumas surpresas! Serão dois dias com boa disposição e muitas brincadeiras. As crianças podem contar com a presença do Noddy e da sua amiga Teresa na Baía dos Golfinhos.
Também a estrela de futebol Luís Figo se junta ao jardim Zoológico para comemorar esta data tão especial. O jogador vai estar presente no parque a partir das 17h para realizar uma sessão de autógrafos para todos os visitantes.



Gombby, o padeiro mais famoso da Ilha Verde, vai estar presente no Jardim Zoológico para cumprimentar e oferecer uma lembrança a todas as crianças que entram no Parque.
Nestes dois dias, a Federação Lusa do Yoga e a Associação Lusa do Yoga, promove demonstrações do Yoga Avançado e aulas gratuitas do Yoga Sámkhya para crianças.
Mas celebrar o Dia da Criança é também assumir um compromisso com o futuro educando as novas gerações. Assim, as crianças podem conhecer de perto algumas espécies, deixando-as entrar no fantástico mundo animal, e alertando para sua preservação.

Programa:
Noddy na Baía dos Golfinhos - 31 Maio: 11h, 15h, 17h
Sessão de autógrafos do Luís Figo | 17h
Animação com prendas, com a presença do Gombby (Padeiro da ilha verde) - 1Jun.: a partir das 10h
Demonstrações de Yoga avançado, com aulas gratuitas - 31 Maio: 10h, 14h, 16h, 1 Jun.: 12h, 16h

JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA
Estrada de Benfica, 158-160 - Lisboa
217 232 920
Metro: Jardim Zoológico

31 Maio, 1 Jun.: 10h-20h

27/05/2009

ESTREIAS DE CINEMA

Estreia amanhã o filme "Traidor", nas principais salas de cinema do país. Traidor é um filme de acção repleto de intriga e politiquices apoiado em dois bons actores.
Estamos perante um filme de grande qualidade, e que não se pode perder.



TRAIDOR
Classificação: M12
País: Estados Unidos
Ano: 2008
Género: Thriller Duração: 114m
Intérpretes: Don Cheadle, Guy Pearce, Said Taghmaoui Realização:Jeffrey Nachmanoff
Argumento: Jeffrey Nachmanoff



Sinopse: Quando o competente agente do FBI Roy Clayton encabeça a investigação de uma perigosa conspiração internacional, todas as pistas parecem levar ao ex-oficial do grupo de Operações Especiais, Samir Horn. Os investigadores do FBI acreditam que Horn esteja ligado a uma fuga em massa da prisão do Yemen, a uma bomba em Nice e a um ataque em Londres. Mas, uma série de provas contraditórias surge, forçando Clayton a questionar se Horn não passaria de um ex-militar descontente e se o que estaria por trás de tudo não seria algo muito mais complicado...

26/05/2009

DIA EUROPEU DOS VIZINHOS


O Dia Europeu dos Vizinhos, comemora-se hoje, e mais uma vez centenas de portugueses vão juntar-se a milhares de europeus.
Este evento que se comemora pelo terceiro ano em Portugal, conseguiu no ano passado juntar em mais de 250 festas, 21 mil pessoas espalhadas por todo o continente e ilhas das 25 cidades participantes, este ano já são várias as juntas de freguesia, câmaras municipais e empresas de gestão habitacional que quiseram aderir a esta celebração. O objectivo é manter estes números e aumentá-los, tornando esta festa maior de ano para ano, fazendo com que os portugueses se tornem mais solidários.
A Festa dos Vizinhos realiza-se em diversas cidades do país, incluindo os Açores e a Madeira e pretende promover a solidariedade e a coesão social entre os cidadãos.

25/05/2009

DIA DE ÁFRICA


Comemora-se hoje, 25 de Maio comemora-se o “Dia de África”. O continente africano é o segundo continente mais populoso e mais extenso, depois da Ásia.
Dele fazem parte 42 países, e em 5 fala-se português - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.

Todos os anos, o Dia da África constitui a ocasião acordada para:

- medir os progressos realizados na África,
- avaliar as suas dificuldades
- reflectir sobre as enormes potencialidades do continente




A data, agora comemorada como o Dia de África, serve para manter vivos os ideais que levaram à criação, há 40 anos, em Adis Abeba, Etiopia, da Organização da Unidade Africana (OUA), um marco na continuação do processo de autodeterminação dos africanos, iniciado após a II Guerra Mundial, com acções dos movimentos de libertação nacionais surgidos no continente.

24/05/2009

DIA EUROPEU DOS PARQUES NATURAIS






Um Parque Natural é uma área que se caracteriza por conter paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional, sendo exemplo de integração harmoniosa da actividade humana e da Natureza e que apresenta amostras de um bioma ou região natural.
Celebra-se hoje o Dia Internacional dos Parques Naturais, em Portugal existem actualmente treze Parques Naturais: Montesinho, Douro Internacional, Litoral Norte, Alvão, Serra da Estrela, Tejo Internacional, Serras d'Aire e Candeeiros, São Mamede, Sintra-Cascais, Arrábida, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vale do Guadiana e Ria Formosa.

23/05/2009

CLÁSSICOS DO CINEMA EM DVD


HÁ LODO NO CAIS(1954)
ELIA KAZAN

Há Lodo No Cais é, a nível artístico, um filme excecional. É crucial referir a fabulosa fotografia de Boris Kaufman, considerada uma das melhores da história do cinema, que lhe valeu o Óscar para Melhor Fotografia em 1955.

SINOPSE: Marlon Brando oferece uma das interpretações mais electrizantes do cinema, como Melhor Actor, neste vencedor do Oscar de Melhor Filme de 1954.
O antigo pugilista Terry Malloy (Brando) poderia ter sido campeão mas viu-se obrigado a ganhar a vida a trabalhar para Johnny Friendly (Lee J. Cobb), o chefe do mais perigoso bando de gangsters da cidade.
Quando um trabalhador rebelde é assassinado, Terry é dominado pela culpa. Será necessário o amor de Edie Doyle (Eva Marie Saint), a irmã do homem morto, para mostrar a Terry até que ponto chegou tão baixo...

22/05/2009

ANFÍBIOS DE PORTUGAL


Exposição Temporária

O Fluviário de Mora tem patente a exposição Anfíbios de Portugal onde apresenta ao vivo salamandras, tritões, relas, rãs e sapos, entre outras espécies nacionais, numa abordagem científica, mas também cultural.
Vivem entre dois mundos, o aquático e o terrestre, do qual foram os primeiros vertebrados conquistadores. Alguns deles são extremamente graciosos dentro de água, outros já não são tão dependentes dela.
Vá visitar a nova exposição permanente do Fluviário de Mora e ficar a conhecer um pouco mais sobre estes animais.

FLUVIÁRIO DE MORA
Parque Ecológico do Gameiro
Apartado 35 – Cabeção – Mora
266 448 130

21/05/2009

MÚSICA PORTUGUESA


DULCE PONTES
MOMENTOS
"Momentos" é a compilação que reúne 20 anos de carreira de Dulce Pontes, uma das vozes de referência do panorama musical português e estandarte nacional além fronteiras.
Este CD Duplo reúne dezassete temas, captados nas melhores salas de espectáculos - entre Atenas ou Londres - contando com participações tão especiais como George Dalaras em "O Mar e Tu", José Carreras no hino oficial das 7 Maravilhas do Mundo ou Stefanos Korkolis a bordo de seu piano mágico.

20/05/2009

ESTREIA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO

OS MOSCONAUTAS NO MUNDO DA LUA

Estreia amanhã nas principais salas de cinema, a mais recente aventura animada. Desta vez o filme "Os Mosconautas no Mundo da Lua" vem relembrar-nos a maior aventura da humanidade, quando o mundo assistiu pela TV em meados de 1969, à descida de Neil Armstrong do módulo lunar da Apollo 11, tornando-se assim o primeiro ser humano a pisar a lua. Este é um filme para toda a família, e mais um motivo para pais e filhos partilharem momentos de diversão.






Título Original: Fly Me to the Moon
Classificação: M6
País: Bélgica
Ano: 2008
Género: Animação Duração: 84m
Vozes: Afonso Maló, Fernando Alvim, Luís Lucas, Pedro Miguéis, Tiago Retrê
Realização: Ben Stassen
Argumento:Domonic Paris



Sinopse: Em 1969, Nat, I.Q. e Scooter, três jovens e curiosas mosquinhas em busca de novas aventuras, entram para a história quando embarcam na lendária viagem da nave Apollo 11 para a Lua. Nat é uma mosca bem disposta e sonhadora com dois super-amigos I.Q. e Scooter. Desde pequeno, Nat Mcfly delira com as histórias que o avô Amos lhe conta. Ele quer ser um aventureiro como o avô e decide construir um foguetão à escala das moscas num local junto à rampa de lançamento do Apollo 11 em Cape Canaveral na Florida...

ESTREIAS DE CINEMA

AMAZING GRACE

Estreia amanhã, nas salas Zon Lusomundo o filme "Amazing Grace" de Michael Apted lançado em 2006. Este filme retrata a campanha contra a escravidão liderada por William Wilberforce, um famoso abolicionista inglês, responsável por levar ao Parlamento Britânico a legislação antiesclavagista. Um filme de grande qualidade, a não perder.






AMAZING GRACE
país: Reino Unido, EUA
género: Drama
realização: Michael Apted
intérpretes: Ioan Gruffudd, Romola Garai, Benedict Cumberbatch, Albert Finney, Michael Gambon


Sinopse: Wilberforce (Ioar Gruffudd) é um homem nascido na época do grande Império Britânico quando a influência do país, em torno do globo, estava no seu auge. No entanto, uma época em que o ruído do descontentamento social estava a emergir e em que os reformistas enfrentavam uma luta árdua para se fazerem ouvir. Sendo um bom amigo do mais jovem Primeiro-Ministro de sempre de Inglaterra, William Pitt - o Jovem, (Benedict Cumbercatch), Willberforce é eleito para a Câmara dos Comuns aos 21 anos, onde Pitt lhe confia a causa pela Abolição da Escravatura. Apesar das suas proezas políticas sobrenaturais, Wilberforce vê-se dividido entre a sua carreira de sucesso, em ascensão, e o desejo de desistir de tudo por uma vida de espiritualidade. Procura então o conselho do amigo e mentor John Newton (Albert Finney), um antigo traficante de escravos que se converteu à Igreja para expiar a sua vida anterior.

AOS PAIS!!! PARA LER...



Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao hospital com um pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo.
Criancinhas
A criancinha quer Playstation. A gente dá.
A criancinha quer estrangular o gato. A gente deixa.
A criancinha berra porque não quer comer a sopa. A gente elimina-a da ementa e acaba tudo em
festim de chocolate.
A criancinha quer bife e batatas fritas. Hambúrgueres muitos. Pizzas, umas tantas. Coca-Colas, às litradas. A gente olha para o lado e ela incha.
A criancinha quer camisola adidas e ténis nike. A gente dá porque a criancinha tem tanto direito
como os colegas da escola e é perigoso ser diferente.
A criancinha quer ficar a ver televisão até tarde.
A gente senta-a ao nosso lado no sofá e passa-lhe o comando.
A criancinha desata num berreiro no restaurante. A gente faz de conta e o berreiro continua.
Entretanto, a criancinha cresce. Faz-se projecto de homem ou mulher. Desperta.
É então que a criancinha, já mais crescida, começa a pedir mesada, semanada, diária. E gasta
metade do orçamento familiar em saídas, roupa da moda, jantares e bares.
A criancinha já estuda. Às vezes passa de ano, outras nem por isso. Mas não se pode pressioná-la
porque ela já tem uma vida stressante, de convívio em convívio e de noitada em noitada.
A criancinha cresce a ver Morangos com Açúcar, cheia de pinta e tal, e torna-se mais exigente com os papás. Agora, já não lhe basta que eles estejam por perto.
Convém que se comecem a chegar à frente na mota, no popó e numas férias à maneira.
A criancinha, entregue aos seus desejos e sem referências, inicia o processo de independência
meramente informal. A rebeldia é de trazer por casa. Responde torto aos papás, põe a avó em
sentido, suja e não lava, come e não limpa, desarruma e não arruma, as tarefas domésticas são
"uma seca".
Um dia, na escola, o professor dá-lhe um berro, tenta em cinco minutos pôr nos eixos a criancinha que os papás abandonaram à sua sorte, mimo e umbiguismo. A criancinha, já crescidinha, fica traumatizada. Sente-se vítima de violência verbal e etc e tal.
Em casa, faz queixinhas, lamenta-se, chora. Os papás, arrepiados com a violência sobre as
criancinhas de que a televisão fala e na dúvida entre a conta de um eventual psiquiatra e o derreter do ordenado em folias de hipermercado, correm para a escola e espetam duas bofetadas bem dadas no professor "que não tem nada que se armar em paizinho, pois quem sabe do meu filho sou eu".
A criancinha cresce. Cresce e cresce. Aos 30 anos, ainda será criancinha, continuará a viver na
casa dos papás, a levar a gorda fatia do salário deles. Provavelmente, não terá um emprego. "Mas ao menos não anda para aí a fazer porcarias".
Não é este um fiel retrato da realidade dos bairros sociais, das escolas em zonas problemáticas,
das famílias no fio da navalha?
Pois não, bem sei. Estou apenas a antecipar-me. Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao
hospital com um pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo. E então teremos muitos
congressos e debates para nos entretermos.
Artigo publicado na revista VISÂO online

19/05/2009

SITES PARA CRIANÇAS


A Escolinha é um site feito a pensar não só nos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico como também nos alunos da Pré escolar.
Neste site podes encontrar, puzzles, palavras cruzadas, sopa de letras, jogos de diferenças e jogos de memória. Também não falta o espaço dedicado ao Português e à Matemática, e também um espaço para o Pré-Escolar. Podes também dar assas à tua criatividade, utilizando um quadro para pintares as tuas obras de arte.

18/05/2009

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS


O Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa do ICOM (Conselho Internacional de Museus da UNESCO), celebra-se em todo o mundo hoje, 18 de Maio, este ano sob o tema “Museus e Turismo”.
Com estas celebrações, os Museus e Palácios do IMC assim como os Museus da Rede Portuguesa de Museus proporcionam aos visitantes actividades de dinamização cultural criativas, pluridisciplinares e transversais, que estimulem o conhecimento e a aproximação dos diferentes públicos aos patrimónios e regiões dos Museus e Palácios, com vista ao desenvolvimento sustentável do turismo nestes locais.
As iniciativas previstas para este período de Maio é abrangente e sugestivo sendo de destacar: visitas orientadas às exposições, inaugurações de novas exposições, conferências, palestras e debates, concursos, oficinas pedagógicas, jogos, projecção de filmes, espectáculos de teatro, concertos, animações de rua e desfiles.

17/05/2009

LIVRO PARA PAIS


AMANHECER
de Stephenie Meyer

Espantoso e de cortar a respiração, AMANHECER é o final anunciado da Saga Luz e Escuridão, no qual se desvendam os segredos e os mistérios deste romance épico fascinante que arrebatou milhões de leitores.

Sinopse: Para Bella Swan, O AMOR INELUTÁVEL POR UM VAMPIRO enreda-se, de um modo fantástico e terrível, com a realidade perigosamente opressiva. Impelida, num sentido, pela sua paixão intensa por Edward Cullen e, no outro, pela ligação profunda ao lobisomem Jacob Black, Bella enfrentara um ano tumultuoso de tentações, perdas e conflitos que a irá colocar perante um momento final e decisivo. A escolha eminente entre ingressar num mundo tenebroso mas sedutor dos imortais, ou prosseguir uma existência inteiramente humana é o fio do qual se suspendem os destinos dos dois clãs.

16/05/2009

MARCHA MUNDIAL CONTRA A FOME



Realiza-se no próximo dia 7 de Junho a Marcha Mundial Contra a Fome – Walk the World 2009, uma manifestação global destinada a angariar fundos para as acções do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas que luta contra a fome infantil. Lisboa e Porto são as cidades portuguesas que acolhem esta iniciativa.
A Marcha Mundial Contra a Fome decorre durante 24 horas, em todos os fusos horários, começando na Nova Zelândia e terminando na Samoa, tendo como principal objectivo contribuir para erradicar a fome e a pobreza extrema no mundo até 2015, de acordo com a Campanha do Milénio das Nações Unidas. Além de Portugal, participam nesta iniciativa cerca de 80 países dos cinco continentes.
Para participar, os interessados terão apenas de se deslocar aos locais de inscrição (ver lista em baixo) e contribuir com 5 euros – o equivalente a 25 refeições no âmbito do World Food Programme -, sendo-lhes entregue uma t-shirt e um boné para usar no dia. Em Lisboa, o percurso vai da Torre de Belém às Docas de Alcântara e, no Porto, será entre o Cais de Gaia e o Jardim do Passeio Alegre.
Em Portugal, a Marcha contou em 2008 com 10 mil participantes, totalizando cerca de 100 mil euros, valor que permite alimentar e educar 3.700 crianças durante um ano.


Locais de inscrição:
Lojas SportZone
Lisboa: CascaiShopping, Oeiras Parque, Centro Colombo, Armazéns do Chiado, Centro Vasco da Gama, Fórum Almada
Porto: NorteShopping, GaiaShopping, Arrábida Shopping, Via Catarina, Parque Nascente, IKEA Matosinhos

TNT
Lisboa (tel. 21 854 5000): Rua C, Edifício 77 - Aeroporto de Lisboa (junto ao Instituto de Meteorologia)
Parque da Nações - Torre Zen - Av. D. João II, Lt 1.17.01 (em frente à IBM)
Porto (tel. 22 943 2600): Rua do Barreiro, 200 – Urbanização Boa Viagem 2 – Moreira da Maia
Coimbra (tel. 239 49 7790): Mercado Abastecedor da região de Coimbra - Entreposto
E2 - Reveles

Para mais informações sobre a Marcha Mundial Contra a Fome – Walk the World 2009, visitar o site http://www.movingtheworld.org/walk_the_world_2009_0.

15/05/2009

VAREKAI CHEGA A LISBOA


O Cirque du Soleil vai estrear hoje, no Parque Tejo, em Lisboa, o novo espectáculo «Varekai», escrito e dirigido por Dominic Champagne. A produção presta homenagem «à alma nómada, ao espírito e arte da tradição circense.



Sinopse: Varekai significa ‘em qualquer lugar’ na lingua dos ciganos romenos.
“No meio de uma floresta, no topo de um vulcão existe um mundo extraordinário,onde tudo é possível. Um mundo chamado Varekai. A história de Varekai começa quando um jovem solitário (Icarus) cai do céu. Acolhido pelas sombras da floresta mágica, este jovem rapaz sai em busca de aventuras absurdas e extraordinárias num mundo caleidoscópio habitado por criaturas fantásticas.”

14/05/2009

VISITA AO PLANETÁRIO

Click to play this Smilebox slideshow: PLANETÁRIO
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make a Smilebox slideshow

A Associação de Pais levou as crianças dos 3.º e 4.º anos ao Planetário de Lisboa, nos dias 6 e 13 de Maio. Saímos da escola pelas 10h, no autocarro da Carris, e lá fomos. A alegria estava estampada os rostos dos nossos meninos. As sessões começaram pelas 11h e duraram cerca de 45 minutos. As nossas crianças mostraram, nos momentos em que foram colocadas questões que tinham estudado a lição. O deslumbramento esteve em todos os momentos durante as sessões, que se mostraram de grande qualidade pedagógica. A Associação agradece mais uma vez aos professores e aos auxiliares, o apoio na concretização de mais uma actividade.

LIVRO PARA PROFESSORES


COACHING PARA DOCENTES
Motivar para o Sucesso
de Juan Fernando Bou Pérez
Páginas: 128
Idioma: Português
Sinopse: A missão dos professores e os resultados do seu trabalho adquirem, hoje em dia, um altíssimo valor estratégico para a sociedade e para a própria pessoa.
O coaching surge como um processo indispensável à superação pessoal e profissional, através de um conjunto de técnicas que ajudam a alcançar metas e a aperfeiçoar competências, capacidades, autoconfiança, motivação e atitudes. Permite a tomada de consciência sobre os recursos de que já se dispõe para tornar efectivas as escolhas e a mudança, no sentido e direcção que se deseja.
Assim, o objectivo deste livro é transpor para a actividade do docente os conceitos associados ao coaching, levando-o a obter o máximo rendimento no seu trabalho e a revelar maior capacidade de liderança junto dos seus alunos. LIVR

13/05/2009

ESTREIAS DE CINEMA

Chega amanhã às salas de cinema "Anjos e Demónios" O filme retoma toda a equipa técnica e criativa do filme anterior( Código Da Vinci), com Howard de novo a dirigir, Tom Hanks no papel do académico Robert Langdon, e o argumentista Akiva Goldsman a adaptar (desta vez com a ajuda de David Koepp, guionista recorrente de Steven Spielberg) o romance de Dan Brown. Filme polémico que o Vaticano crítica, e acaba por proibir as filmagens no seu terreno. Mais uma obra prima que vai dar que falar, e pensar. Filme de grande qualidade, a não perder.


ANJOS E DEMÓNIOS
Ano: 2009
País: EUA
Género: Thriller
Distribuidora: Columbia TriStar Warner
Realização: Ron Howard
Intérpretes: Tom Hanks, Ayelet Zurer, Ewan McGregor






Sinopse: Que aterradora descoberta terá feito o Vaticano de modo a ter de pedir ajuda a Robert Langdon (Tom Hanks), o homem que descodificou o código mais controverso da História? Quando este descobre indícios do ressurgimento de uma antiga irmandade secreta conhecida como os Illuminati (a mais poderosa organização secreta na História) ele percebe que o maior inimigo desta organização - a Igreja Católica - pode estar em grande perigo. Langdon viaja para Roma, onde forma uma equipa com Vittoria Vetra (Ayelet Zurer), uma bela e enigmática cientista italiana, e os dois embarcam numa perigos aventura por criptas, catacumbas e catedrais desertas... eles são a única esperança do Vaticano.

12/05/2009

DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO


A Ordem dos Enfermeiros e os restantes membros do FNOPE - Fórum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermeiros - assinalam a 12 de Maio a celebração do Dia Internacional do Enfermeiros. «Servir a comunidade e garantir qualidade: os enfermeiros na vanguarda da inovação dos cuidados» foi o lema escolhido em 2009 pelo International Council of Nurses (ICN) e adoptado em Portugal.

11/05/2009

EXAMES NACIONAIS - 1.º CICLO



Provas de aferição do 4.º ano
Segunda, 18 de Maio, 10h00 Língua Portuguesa
Quarta, 20 de Maio, 10h00 Matemática

Apesar de não contarem para efeitos de reprovação dos estudantes, as notas alcançadas nestas provas serão afixadas em pauta, possibilitando, uma reflexão colectiva e individual sobre a adequação das práticas lectivas.
Posteriormente, será facultada às escolas a informação sobre o resultado do desempenho dos alunos a nível nacional, regional e de escola.
Os resultados das provas de aferição são, naturalmente, relevantes para as escolas e para os professores, para efeitos de suporte à tomada de decisões, nomeadamente em matéria de planificação e orientação das práticas pedagógicas e também de definição de prioridades na formação contínua dos docentes.

10/05/2009

2.º ENCONTRO CONCELHIO DA FAPODIVEL


A Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Odivelas, vai realizar o 2.º Encontro Concelhio. O tema deste encontro é " Crianças com Necessidades Especiais de Ensino à Beira do Século XXI. E, agora?". Tendo em conta a pertinência do tema, e a necessidade da sua discussão, a Associação de Pais aconselha pais, encarregados de educação, professores e outros com interesse nesta temática, a participarem neste encontro. Será certamente e atendendo ao leque de oradores um espaço onde se vai promover o esclarecimento, e a clarificação das problemáticas relacionadas com a Educação Especial.

09/05/2009

PALHAÇOS EM LIBERDADE


NA CIDADELA DE CASCAIS
Pelo, Teatronecessario (Itália)
Animação de Rua
Três simpáticos e talentosos palhaços músicos divertem, maravilham e interpelam a audiência, num espectáculo onde a música é o fio condutor de acções inesperadas.
Iniciativa integrada na 14ª edição do Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público.
Duração: 60’
Local: Passeio sobre o estacionamento da Cidadela - junto à muralha
10 Maio: 16h

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA