DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

30/11/2009

SUGESTÃO DE NATAL


O TUBARÃO NA BANHEIRA
de David Machado
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 40
Editor: Editorial Presença
Colecção: Arca do Tesouro
Faixa etária: a partir dos 6 anos

Sinopse: David Machado juntou-se ao ilustrador Paulo Galindro no seu novo livro infantil. Uma dupla de jovens criadores que nas palavras de Carla Maia de Almeida, jornalista da revista LER, «ainda dará muito que falar». Com um ilustrador diferente em cada novo livro, David Machado apresenta um estilo ecléctico, diversificado e original. De história em história, a imaginação vai mais além e agora é tão inusitada que imagine-se, um dos protagonistas é um tubarão que entra dentro de casa e dorme numa banheira. Mas este tubarão mais ou menos bem comportado também anda de carro e vai à escola. Parece mentira? Só para quem não acredita no poder dos pensamentos. O Tubarão na Banheira é um livro de grande encanto, ao qual não faltou inspiração literária e criativa.

NESTE NATAL OFEREÇA LIVROS

29/11/2009

TEATRO NO TRINDADE


HAVIA UM MENINO QUE ERA UMA PESSOA
Peça de Teatro

No livro O Melhor do Mundo São as Crianças, título que parafraseia um verso de um poema de Fernando Pessoa, a autora, Manuela Nogueira, sobrinha do poeta, dá-nos a conhecer poemas que o poeta escreveu expressamente para os seus sobrinhos.
A ideia deste espectáculo partiu desta colectânea de textos, mas não se limita a eles, incluindo outros poemas dos vários heterónimos do poeta que, pela sua simplicidade, podem ser compreendidos por crianças.
Através dos poemas e de um texto muito simples de ligação entre eles, um actor, no papel de Fernando Pessoa, introduz alguns tópicos da biografia do poeta,enriquecidos com a projecção multimédia.
Este é um espectáculo interactivo, pois as crianças são convidadas a participar nas dramatizações e brincadeiras sugeridas pelos poemas que o "tio" Fernando Pessoa fazia com os seus sobrinhos.

Imediatamente antes do espectáculo o público é levado a uma visita guiada, aos bastidores do Teatro da Trindade. Visita que começará pelo camarim onde o actor se prepara para o espectáculo e termina no salão onde se iniciará o Havia Um Menino Que Era Pessoa.

TEATRO DA TRINDADE
Largo da Trindade, 7A - Lisboa
213 423 200
Metro: Baixa-Chiado
Bilheteira: 213 420 000

Duração: 60’

Obs.: Espectáculo também disponível ao público escolar, com desconto de 50%, mediante marcação prévia.

Até 13 Dez., 4ª a Dom.: 11h

28/11/2009

SÁBADOS EM FAMÍLIA NA CINEMATECA



Em Dezembro, a Cinemateca Júnior apresenta para a sessão de cinema o filme Polar Express. Um filme de animação de Robert Zemeckis.
No final as crianças são convidadas a fazer um desenho sobre o filme, que será exposto nos espaços da Cinemateca Júnior.



POLAR EXPRESS
12 Dez.: 15h
De Robert Zemeckis
País: E.U.A.
Ano: 2004
Género: Animação
Duração: 99’

A partir da captação de imagens reais, todo o filme foi transformado em animação seguindo a história de um misterioso comboio que leva as crianças convidadas ao Pólo Norte visitar o Pai Natal.



BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
19 Dez.: 15h
De Walt Disney, co-realizado por David Hand
País: E.U.A.
Ano: 1937
Género: Animação
Duração: 83’

Foi a primeira longa-metragem de animação da história do cinema e, desde sempre, um dos maiores êxitos de bilheteira de Walt Disney. Reposto várias vezes, “Branca de Neve” foi acompanhando (e conquistando) novas gerações de espectadores, em delírio com as pequenas personagens dos anões. Um filme com momentos inesquecíveis, como os anões na mina de diamantes, a sua dança com Branca de Neve e a desesperada corrida para a salvarem das mãos da bruxa.

CINEMATECA JÚNIOR
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Palácio Foz - Praça dos Restauradores
213 462 157 / 213 476 129
Metro: Restauradores

Obs.: Os bilhetes das Sessões de Cinema dos Sábados em Família estão à venda no próprio dia, a partir das 11h. Não se efectuam reservas.

27/11/2009

RECEITAS DE NATAL


BROINHAS DOCES DE NATAL

Ingredientes:
1kg de farinha com fermento
700g de batata cozida em puré
1,5kg de abóbora cozida em puré
700g de açúcar
4 ovos
frutas cristalizadas cortadas aos pedaços
passas
pinhões
nozes

Modo de Preparação:
Amassam-se bem todos os ingredientes, e formam-se as broinhas.
Para formar as broinhas coloca-se um pouco de farinha numa taça plástica e rolam-se as broínhas lá dentro!
Depois é só colocar no tabuleiro e levar ao forno durante cerca de 20/30 minutos.

26/11/2009

CURIOSIDADES DE NATAL


A ÁRVORE DE NATAL

A origem da árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milênio A.C.. Naquela época, uma grande variedade de povos indo-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto.
O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.
A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina.

25/11/2009

CANÇÃO DE NATAL



Letra da Canção:
É Natal, é Natal

É Natal, é Natal É Natal, é Natal
Tudo bate o pé
Vamos pôr o sapatinho
Lá na chaminé
Olha o Pai Natal, de barbas branquinhas
Traz o saco cheio de lindas prendinhas

Pai Natal
Irá trazer
Brinquedos para nós
Para a Zeca uma boneca
Para o Zito um apito
Uma bola para saltar
É o que quer o Baltazar.
Músicas de Natal

24/11/2009

HISTÓRIA DO PAI NATAL


As raízes da história do Pai Natal remontam ao folclore europeu e influenciaram as celebrações do Natal por todo o mundo.
A figura do Pai Natal baseia-se em S. Nicolau, padroeiro da Rússia, da Grécia, dos marinheiros e das crianças.
A única coisa que se sabe com certeza sobre a vida de S. Nicolau é que este foi bispo de Mira na Lícia, que se situa no sudoeste da Ásia Menor, no século IV d.C.
Antes de estar relacionado com as tradições e lendas de Natal, S. Nicolau era conhecido por salvar marinheiros das tempestades, defender crianças e por oferecer generosos presentes aos mais pobres.
Pode-se duvidar da autenticidade de muitas das histórias relacionadas com S. Nicolau, mas mesmo assim a lenda espalhou-se por toda a Europa e a sua figura ficou associada a um distribuidor de presentes. Os símbolos de S. Nicolau são três bolas de ouro. Diz a lenda que numa ocasião ele salvou da prostituição três filhas de um homem pobre ao oferecer-lhes, em três ocasiões diferentes, um saco de ouro; uma outra lenda é que depois da sua morte salvou três oficiais da morte aparecendo-lhes, para isso, em sonhos.
O dia de S. Nicolau era originalmente celebrado no dia 6 de Dezembro, sendo este o dia em que se recebiam os presentes. Contudo, depois da reforma, os protestantes germânicos decidiram dar especial atenção a ChristKindl, ou seja, ao Menino Jesus, transformando-o no “distribuidor” de presentes e transferindo a entrega de presentes para a Sua festa a 25 de Dezembro. Quando a tradição de S. Nicolau prevaleceu, esta ficou colocada no próprio dia de Natal. Assim, o dia 25 de Dezembro passou a englobar o Natal e o dia de S. Nicolau. Contudo, em 1969, devido à vida do santo estar escassamente documentada, o Papa Paulo VI ordenou que a festa de S. Nicolau fosse retirada do Calendário Oficial Católico Romano.
Mesmo assim, todos os anos, na época de Natal, em muitas partes do mundo, anúncios, cartões de boas festas, decorações sazonais e a presença de pessoas vestidas de Pai Natal documentam a moderna lenda do Santa Claus (contracção de Santus Nicholaus). Crianças de todo o Mundo escrevem cartas ao Pai Natal, nas quais dizem quais são os seus desejos, e, na noite de Natal, algumas deixam-lhe comida e bebida para uma rápida merenda

23/11/2009

POEMA DE NATAL


NATAL À BEIRA-RIO

É o braço do abeto a bater na vidraça?

E o ponteiro pequeno a caminho da meta!

Cala-te, vento velho! É o Natal que passa,

A trazer-me da água a infância ressurrecta.

Da casa onde nasci via-se perto o rio.

Tão novos os meus Pais, tão novos no passado!

E o Menino nascia a bordo de um navio

Que ficava, no cais, à noite iluminado...

Ó noite de Natal, que travo a maresia!

Depois fui não sei quem que se perdeu na terra.

E quanto mais na terra a terra me envolvia

E quanto mais na terra fazia o norte de quem erra.

Vem tu, Poesia, vem, agora conduzir-me

À beira desse cais onde Jesus nascia...

Serei dos que afinal, errando em terra firme,

Precisam de Jesus, de Mar, ou de Poesia?




David Mourão-Ferreira, Obra Poética 1948-1988
Lisboa, Editorial Presença, 1988

22/11/2009

O NATAL CHEGOU AO SPACIO


Desde 14 de Novembro, nos fins-de-semana e feriados, e até 20 de Dezembro, e depois diariamente até à véspera de Natal, o Pai Natal vai percorrer o Spacio Shopping e deixar-se fotografar sozinho ou na companhia de outras personagens da época.
No mesmo período, também funcionarão ateliês pedagógicos onde os visitantes poderão aprender a fazer molduras, álbuns, colares de massa, caixas, marcadores para livros, bases para copos, puzzles e enfeites de Natal, para usar ou oferecer aos seus entes queridos.

Programa:

- Parada de Brinquedos a partir de 15 de Novembro, todos os sábados, domingos e feriados e dias 21, 22 e 23 de Dezembro às 16h.

- Fotografia com o Pai Natal - de 14 de Novembro a 20 de Dezembro, sábados, domingos e feriados e dias 21, 22 e 23 de Dezembro das 10h às 22h e dia 24 de Dezembro das 10h às 17h. Ao tirares uma divertida fotografia com o Pai Natal estás a contribuir com 13% do valor a favor da Cerci dos Olivais.

- Ateliers Infantis - participa nos nosso fantásticos Ateliers e aprende a fazer os teus próprios presentes:

14 de Novembro - marcadores de livros, bases para copos, pisa-papéis;
15 de Novembro - molduras, molas pintadas, recortes e colagens;
21 de Novembro - enfeites de Natal, colares de massinhas, álbuns;
22 de Novembro - bases para canetas, argolas para guardanapo, molas pintadas;
28 de Novembro - enfeites de Natal, postais de Natal, recortes e colagens
29 de Novembro - pisa-papéis, bases para copos, puzzles;
1 de Dezembro - enfeites de Natal, colares de massinhas, álbuns;
5 de Dezembro - marcadores de livros, bases para copos e pisa-papéis;
6 de Dezembro - molduras, molas pintadas, recortes e colagens;
8 de Dezembro - base para canetas, colares de massinhas, argolas para guardanapos;
12 de Dezembro - pisa-papéis, base para copos, puzzles;
13 de Dezembro - enfeites de Natal, colares de massinhas, álbuns;
19 de Dezembro - caixas e caixinhas, recortes e colagens, marcadores de livros;
20 de Dezembro - bases para canetas, argolas para guardanapo, molas pintadas;
21 de Dezembro - marcadores de livros, bases para copos e pisa-papéis;
22 de Dezembro - molduras, postais de Natal e enfeites de Natal;
23 de Dezembro - caixas e caixinhas, colares de massinhas, puzzles;
24 de Dezembro - enfeites de Natal, postais de Natal, recortes e colagens.

De 14 de Novembro a 20 de Dezembro, sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.
De 21 a 23 de Dezembro das 10h às 22h.
24 de Dezembro das 10h ás 17h.

Participação Gratuita.

21/11/2009

LIVRO PARA OS PAIS


FÚRIA DIVINA
de José Rodrigues dos Santos
Editor: Gradiva Publicações

Sinopse: Uma mensagem secreta da Al-Qaeda faz soar as campainhas de alarme em Washington. Seduzido por uma bela operacional da CIA, o historiador e criptanalista português Tomás Noronha é confrontado em Veneza com uma estranha cifra: 6AYHAS1HA8RU.
Ahmed é um menino egípcio a quem o mullah Saad ensina na mesquita o carácter pacífico e indulgente do islão. Mas nas aulas da madrassa aparece um novo professor com um islão diferente, agressivo e intolerante. O mullah e o novo professor digladiam-se por Ahmed e o menino irá fazer uma escolha que nos transporta ao maior pesadelo do nosso tempo.
Baseando-se em informações verídicas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra surpreendente como o mestre dos grandes temas contemporâneos. Mais do que um empolgante romance, Fúria Divina é um impressionante guia que nos orienta pelo labirinto do mundo e nos revela os tempos em que vivemos.

Este romance foi revisto por um dos primeiros operacionais da Al-Qaeda.

20/11/2009

DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO


Televisão do grego téle, longe + visão, televisão quer dizer ver longe. Sistema electrónico de transmissão de imagens e som de forma instantânea, funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas electromagnéticas e da sua reconversão num aparelho que recebe o mesmo nome do sistema ou pode também ser chamado de aparelho de TV. O aparelho de TV capta as ondas electromagnéticas e, através dos seus componentes internos, converte-as novamente em imagem e som.

História da Tecnologia

O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres por John Logie Baird com uma imagem do desenho animado Felix the Cat - O Gato Félix - e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de Outubro de 1925. Um sistema electrónico completo foi demonstrado por Philo Taylor Farnsworth em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de Maio de 1928.

Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em Março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões foi a das Olimpíadas de 1936, em Berlim. O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com a guerra e à renda adicional disponível (aparelhos de TV nos anos 30 custavam o equivalente a US$ 7000 actuais (2001) e havia pouca programação disponível).

A televisão em cores surgiu em 1954, na rede americana NBC. Um ano antes o governo americano aprovou o sistema de transmissão em cores proposto pela CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.


Tipos de Aparelhos

A televisão na sua forma original e até hoje mais popular, envolve a transmissão de som e imagens em movimento por ondas de radiofrequência (RF), que são captadas por um receptor (o televisor). Neste sentido, é uma extensão do rádio.Tendo início na década de 2000, a televisão moderna divide-se em três tendências distintas:

19/11/2009

ESTREIAS DE CINEMA

Estreia hoje nas principais salas de cinema o novo filme de Robert Zemeckis, "Um Conto de Natal". O filme conta com a interpretação de Jim Carey, um actor multifacetado, e da grande carisma. Neste natal vai ser certamente um dos êxitos de bilheteira. Vá ao cinema com a sua família e divirta-se.


Um Conto de Natal (V.O. 3D) (III)
Título Original: A Christmas Carol

Classificação: M6
País: Estados Unidos
Ano: 2009
Género: Infantil
Realização: Robert Zemeckis
Interpretação: Jim Carrey, Gary Oldman, Robin Wright Penn, Colin Firth
Argumento: Robert Zemeckis
Texto: Charles Dickens



Sinopse: O avarento Ebenezer Scrooge começa a época de Natal com o seu habitual mau humor, gritando com maus modos ao seu fiel empregado e ao seu alegre e carinhoso sobrinho. Mas quando os fantasmas do Natal Passado, Presente e Futuro o levam numa viagem, reveladora de muitas verdades, que o Velho Scrooge não quer enfrentar, ele vai ter de abrir o coração para apagar anos de ruindade antes que seja tarde demais…

18/11/2009

DANÇA INFANTIL NA MALAPOSTA


O MISTERIO DA FLORESTA
Carla Albuquerque & Maria José Bernardino

NOV 22
DOM - 11H00

AUDITÓRIO

5€ (ÚNICO) - M/3


Com reportório musical inédito assente na diversidade rítmica, este é um espectáculo infantil para a família.

Sinopse: Na Floresta Encantada há sempre um mistério à espreita que não deixa pintar de cinzento o dia-a-dia dos Duendes Mil Cores. Desta vez, é o Duende Ciumento que se prepara para servir a mais quente das suas Vinganças Frias. É já hoje, na Festa da Passagem, onde a Pequena-Duende-Sem-Nome se prepara para largar a Trotineta e receber o seu Chapéu Mágico. O que poderão fazer o Mocho Sábio e a Grande Médica da Floresta para evitar que o pior aconteça?!...

Ficha artística:
Coreografia: Carla Albuquerque e Maria José Bernardino
Música original: Carlos Gomes
Desenho de luz: Cláudia Rodrigues
Cenário e figurinos: Raquel Santos e intérpretes
Intérpretes: Carla Albuquerque, Carolina Parreira, Daniela Ferreira, Diana Rodrigues, Jorge Albuquerque, Maria José Bernardino e Susana Rosendo

Duração: 50’ sem intervalo
Espectáculo infantil para crianças e famílias

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA NA MALAPOSTA


EXPOSIÇÃO DE RUTE RAPOSO

"PROCESSAMENTO CEREBRAL"
Individual de Fotografia

NOV 20 A DEZ 6
SEG A SÁB - 11H00 ÀS 23H00
DOM - 14H00 ÀS 19H00

ENTRADA LIVRE - M/3

DANÇA NA MALAPOSTA


NOSSOS
Companhia de Dança de Almada

NOV 20 E 21
SEX E SÁB - 21H30

AUDITÓRIO

10€ (PREÇO SUJEITO A DESCONTOS) | M/6

Um projecto que pretende mostrar que do encontro das nossas singularidades, nascem pluralidades singulares.

Ficha artística:
Coreografia: Ricardo Ambrózio
Música:Beirut, Caetano Veloso
Figurinos: Fauze El Kadre
Colaboração artística: Pola Brändle
Assistente de coreógrafo: Maria João Lopes
Interpretação: Débora Queiroz, Maria João Mirco, Nuno Gomes, Perrine Bache-Gabrielsen, Ricardo Santos
Direcção Artística: Maria Franco

Duração: 50’ sem intervalo

Estrutura financiada por: Ministério da Cultura/D.G.Artes e Câmara Municipal de Almada

Sinopse: “Nossos” é fruto da pesquisa e reflexão acerca de pessoas diferentes e das suas diferentes perspectivas sobre a vida. De como se relacionam com os outros à sua volta. ”Nossos” fala de intimidade, de estereótipos e singularidades dentro de uma massa; do singular mesmo quando plural; fala do meu, do teu... de tudo que é nosso. Tem como base uma série de situações quotidianas, que envolvem a relação entre duas ou mais pessoas, ou mesmo a relação de uma pessoa consigo mesma, e/ou a sua situação inerente a situações específicas.
Numa época de relações instantâneas e descartáveis, repensar o porquê da forma como nos relacionamos com os outros e mesmo com as diferentes situações que a vida nos apresenta, torna-se tão importante quer para o auto-conhecimento, quer para a formação de um carácter coerente. Como importante é entender que os nossos sonhos, desejos, angústias, felicidades e tristezas são o complemento de um pronome possessivo do plural e que, apesar das nossas complexas singularidades, para que seja possível a construção de um plural, são precisos pelo menos dois.
Ver que os nossos amores são frutos da nossa admiração, carinho, respeito, ou mesmo que de uma completa ilusão, seja ela consciente ou não, terá a sua importância numa estrada mais longa a percorrer; e que as nossas derrotas nunca são completas e absolutas, pois se olharmos por todas as que já passamos não vemos hoje alguém derrotado, nem que seja por lhes ter resistido e estar presente.
A vós... que sejam nossos.

TARDES DE CINEMA NA MALAPOSTA


CURTAS METRAGENS
De Buster Keaton

NOV 18 E 19
QUA E QUI - 15H00

ENTRADA LIVRE - M/6

BOXE POR AMOR
DE BUSTER KEATON
com Buster Keaton, Walter James, Budd Fine, Francis McDonald

Estados Unidos
1926
1h14'
Comédia

Sinopse: Buster Keaton interpreta um jovem burguês cujo pai, numa tentativa de fazê-lo tornar-se num "homem de verdade", manda-o acampar e caçar, no fim, conhece uma rapariga pela qual se apaixona. Para impressionar os pais da amada transforma-se num lutador de boxe.

A CASA ASSOMBRADA
DE BUSTER KEATON
com Buster Keaton, Virginia Fox, Joe Roberts, Edward F. Cline

Estados Unidos
1921
21'30''
Comédia

Sinopse: Buster Keaton interpreta um bancário que vai parar uma mansão mal-assombrada depois de receber uma quantia de dinheiro falsificado

17/11/2009

DIA NACIONAL DO NÃO FUMADOR


O tabaco é a princípal causa de morte prematura, que se pode evitar, modificando o comportamento individual.
Calcula-se que cada cigarro diário, reduz um ano na esperança de vida de um fumador regular.
A nicotina, um dos principais componentes do tabaco, é um estimulante potente. Alguns segundos após a inalação do fumo, a nicotina alcança o cérebro e estimula a produção de adrenalina. A libertação desta substância, produz um aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial. A dependência causada pela nicotina é equivalente à da heroína ou da cocaína.
A nicotina é apenas um dos 4 000 componentes do tabaco e que têm efeitos nocivos para a saúde tais como:
- lesões pulmonares, risco de cancro no pulmão, enfisema e de bronquite crónica;
- aumenta 2 a 4 vezes o risco de crise cardíaca, enfarte no miocárdio ou angina de peito;
- risco de tumor na laringe, da boca, língua e lábio, do esófago, dos rins, da bexiga e do pâncreas;
- elevam os niveís de óxido de carbono no sangue, reduzindo a quantidade de oxigénio disponível para o metabolismo do cérebro e dos outros orgãos;
- aumenta a incidência de osteoporose, sobretudo na mulher;
- leva à menopausa precosse e ao envelhecimento prematuro da pele na mulher;
- aumenta o risco de morte fetal, de recém - nacidos com baixo peso e de morte subita no recém - nascido.
A única coisa possível para proteger a saúde e aumentar a esperança de vida, é deixar de fumar.


Vale a pena tentar!!!

16/11/2009

DIA INTERNACIONAL PARA A TOLERÂNCIA


Hoje comemora-se o Dia Internacional para a Tolerância, instituído pela Organização da Nações Unidas como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários.

15/11/2009

DIA NACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA


Hoje assinala-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa - 15 de Novembro recorda o dia em que, em 1995, se criou a comissão para o reconhecimento da língua gestual portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas, objectivo que veio ser alcançado dois anos depois. Na sequência da revisão constitucional de 1997, foi "criada" a nova língua oficial de Portugal, além do Português e do Mirandês.

14/11/2009

YOGA NA QUINTA


YOGA PARA CRIANÇAS

Exercícios maioritariamente realizados a pares (constituídos por uma criança e um adulto), contribuindo para o aprofundamento dos laços afectivos entre participantes de uma mesma família, e promovendo uma maior interacção entre a criança e o seu acompanhante adulto (mãe, pai, avó, avô, irmão, tia, etc.), de forma a permitir que a criança desenvolva uma melhor consciência de si mesma, auto-controle e concentração, de uma forma dinâmica e criativa.

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS
R. Cidade de Lobito
Olivais Sul – Lisboa
218 550 930

Marcações: Devem ser efectuadas a partir da segunda-feira anterior ao dia em que pretende realizar a actividade.

28 Nov.: 10.30h

13/11/2009

A BELA ADORMECIDA NO SÃO CARLOS



A BELA ADORMECIDA
Ópera para Crianças

Especialmente dedicada para escolas e crianças, o São Carlos apresenta a fábula musical intemporal A Bela Adormecida de Ottorino Respighi, cantado em português.

Certa manhã, um camareiro do rei surge no bosque. Conta aos animais que procura fadas boas que tragam sorte à princesa recém-nascida. Com sorte, uma Fada teve conhecimento deste pedido do rei e promete-lhe que as fadas protegerão a princesa.
Mas, nessa altura aparece também uma fada má! Furiosa por não ter sido convidada pelo Rei, lança um feitiço sobre a pequena princesa: só deverá viver vinte anos, depois deverá picar-se num fuso e morrer.
O rei e a rainha ficam muito tristes e o rei manda queimar todos os fusos do reino. Mas fica um fuso: numa câmara escondida do castelo, uma velha desdentada está sentada a fiar, pois a corte do rei de tempos a tempos gosta de ter roupas novas...
Assim, quando a princesa tem vinte anos, acontece mesmo a desgraça. A princesa descobre o quarto com a velha, tenta fiar, pica-se no fuso e mergulha num sono eterno. Então aparece novamente a fada boa. Não consegue anular o feitiço, mas pode transformá-lo. A princesa não deverá dormir por toda a eternidade, mas apenas por muito tempo. Depois deverá ser acordada pelo beijo de um príncipe. Durante este longo tempo, todos os animais e pessoas do reino também dormirão.
Passam muitos anos e todos os animais e pessoas do Reino continuam num sono profundo e o Castelo está completamente coberto de plantas e praticamente invisível na densidade do bosque.
Um príncipe ouve falar do castelo, com o qual já tinha sonhado muitas vezes, e decide chegar ao fundo do mistério. Consegue chegar ao castelo, vê a princesa adormecida e acha-a tão bela, que a beija. Então a princesa acorda do seu longo sono e fica muito feliz ao ver o belo príncipe.
A fada boa volta a aparecer e acorda também os outros habitantes do castelo do seu longo sono. Todos estão felizes por terem sido salvos do feitiço mau. O príncipe e a princesa decidem casar e todos desejam ao casal muita sorte e felicidade.

TEATRO NACIONAL DE S. CARLOS
R. Serpa Pinto, n.º 9 - Lisboa
213 253 000

Duração: 90’

Obs.: Espectáculo também disponível para escolas nas seguintes datas e horários

20 Nov., 2, 4, 9, 11, 15, 17 Dez.: 15h

Reservas: 213 253 045/6

21, 28 Nov., 6, 13, 19 e 20 Dez.: 16h

12/11/2009

ANIMAÇÃO INFANTIL



PARADA DE BRINQUEDOS

Parceria

Centro Cultural Malaposta
SPACIO CENTER
AMOREIRAS SHOPPING CENTER

NOV 15, 21, 22, 28, 29

SÁB - 11H00 E 19H00 - AMOREIRAS SHOPPING CENTER
16H00 - SPACIO CENTER

DOM - 11H00 - AMOREIRAS SHOPPING CENTER
16H00 - SPACIO CENTER


ENTRADA LIVRE - M/3

11/11/2009

SÃO MARTINHO


Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.

PROVÉRBIOS

* A cada Bacorinho, vem seu S. Martinho.
* Não há bacorinho sem seu S. Martinho.
* No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho.
* No dia de S. Martinho, mata o teu porco e prova o teu vinho.
* No dia de S. Martinho: lume, castanhas e vinho.
* Pelo S. Martinho todo o mosto é bom vinho.
* Pelo S. Martinho, deixa a água pró moinho.
* Quem bebe no S. Martinho, faz de velho e de menino.
* Queres pasmar o teu vizinho?
* Lavra e esterca p'lo S. Martinho.
* Se o Inverno não erra caminho, têmo-lo pelo S. Martinho

TEATRO NA MALAPOSTA


HISTÓRIAS PARA SEREM CONTADAS

Texto de OSWALDO DRAGÚN
Tradução, Encenação e Espaço Cénico CASTRO GUEDES

Centro Dramático de Viana

NOV 12, 13 e 14
QUI, SEX E SÁB - 21H30
AUDITÓRIO
10€ (SUJEITO A DESCONTOS) | M/12

Três histórias da vida quotidiana.
Três histórias banais.
Três histórias.
Três homens...
Três mulheres...
Três tangos...

Uma peça de intenção brechtiana com o sabor de um melodrama latino ao som do tango para denunciar o capitalismo selvagem!

Texto: Oswaldo Dragúm
Tradução, encenação e espaço cénico: Castro Guedes
Actores: Ana Perfeito; António Alves Vieira, Ricardo Simões e Rui Spranger.
1 Par de bailarinos profissionais
Duração:
1h40 sem interrupção

10/11/2009

MEDIDAS HIGIÉNICAS SANITÁRIAS GERAIS NA ESCOLA



As escolas devem ter os seguintes cuidados, e estar apetrechadas com o material e o equipamento que se segue.

Feridas

É preciso desenvolver na comunidade escolar regras de higiene. Sempre que há contacto com sangue devem utilizar luvas descartáveis.
• Avaliar a extensão e profundidade do tipo de ferida.
• Lavar com água e betadine, cobrir com penso ou compressa esterilizada.
• Colocar todo o material infectado dentro de um saco ou balde para esse efeito.
• Desinfectar as superfícies infectadas com lixívia a 10%.
Nota:
• Se a ferida for extensa, profunda ou tiver corpos estranhos enviar de urgência para o hospital.
• O lixo infectado deve ser recolhido por transporte específico ou seja, criar um sistema de recolha deste material idêntico aos que existem nos hospitais e Centros de Saúde, contactando os serviços sanitários das Câmaras Municipais.
Picadas

No caso de picadas com objectos potencialmente contaminados:

1. provocar a saída ou deixar correr o sangue durante algum tempo (nunca chupar o sangue);
2. lavar bem com água e sabão;
3. desinfectar;
4. comunicar com o médico assistente (sobretudo se for de seringa usada).
Olhos
Se os olhos forem atingidos por sangue ou líquidos orgânicos, lavar imediata e cuidadosamente com água ou soro fisiológico.
Nota: Para que a lixívia seja um desinfectante eficaz é necessário:
• estar dentro do prazo de validade;
• ser utilizada fresca (diluída na altura da utilização).

Armário de primeiro socorros

Devem estar disponíveis os seguintes materiais:
• luvas de látex descartáveis, as chamadas luvas de exame ou luvas de observação, que não necessitem de ser esterilizadas. (luvas de vinil, pvc, ou "luvas de palhaço" não são inteiramente seguras);
• tesoura e pinças;
• algodão, compressas esterilizadas, rolos de adesivos de 1 cm e 5 cm, pensos cicatrizantes para queimaduras;
• sabão (líquido de preferência);
• produtos anti-sépticos para desinfecção de pele e mucosas: Ex. - Betadine: solução dérmica e solução oral, álcool iodado a 1%, etc.;
• álcool a 70% vol.;
• água oxigenada. Esta não serve como desinfectante, contudo pode ser útil para lavar a ferida e diminuir a hemorragia.
• outro material para situações de tratamento urgente possível de ser administrado na escola, por ex.: gases gordas para queimaduras; soro fisiológico para lavagem dos olhos, etc.

Lavatório

Se possível, munido de torneiras manobráveis com os pés ou com os cotovelos e de recipientes para anti-sépticos.
Produtos de desinfecção e limpeza
• lixívia comercial - hipoclorito de sódio a 5-10% - (atenção à validade);
• sabão anti-séptico (clorhexidina a 4%, iodopividona a 5%);
• toalhetes descartáveis para as mãos;
• balde com tampa e pedal;
e ainda:
• uma bata ou avental plástico;
• sacos de plástico apropriados para produtos eventualmente contaminados. Se possível sacos brancos e/ou de parede dupla.
• Cozinhas e Refeitórios: higiene dos utensílios, das instalações, na conservação e manipulação dos alimentos e o das pessoas que os manipulam;
• Aulas e Corredores: normas de arejamento, ventilação o limpeza;
• W.C. e Lavados;: normas para o seu bom funcionamento a higiene,
• Recreios o Instalações Desportivas; normas de segurança e higiene:
• Aulas do Corte, Desenho o Oficinas, se se produzem feridas, devem ser desinfectada segundo as medidas higiénicas habituais;
• Aulas de Música: uso de instrumentos de sopro não apresentam risco se não houver feridas na boca. Devem impregnar-se os cuidados normais de higiene.
• Aulas de Ciências, nenhuma pessoa com prova positiva de anticorpos deverá dar sangue para ser usado na classe. Como medida higiénica geral os alunos não devem picar-se com o mesmo objecto cortante.
• Desporto e actividades ao ar livre, não existe nenhum tipo de risco. Recomendam-se as normas gerais do higiene incluindo o tratamento clorado das piscinas.

Primeiros socorros:

As crianças que sangram por qualquer motivo, devem ser cuidadosamente tratadas com a assépsia devida e se se derramar sangue no chão este deve ser limpo com um desinfectante como lixívia ou álcool.
A respiração boca a boca não representa risco. É recomendável, como medida higiénica, a aplicação de aparelho com válvula ou de aplicador boca a boca, se existir na escola.
Devem impedir-se certas práticas que podem levar a trocas de sangue entre os escolares como tatuagens, perfuração das orelha para brincos com o mesmo objecto sem desinfecção prévia.

FORMAS DE INACTIVAR O HIV

• CALOR: Temperatura a 60º durante 30 min.
• DESINFECÇÃO
Superfícies e objectos não metálicos
Lixívia diluída 10% (1 parte de lixívia e nove partes de água) durante 10 a 30 minutos.
Álcool etílico a 70% durante 10 a 30 minutos.
Superfícies corporais:
Betadine: pele e mucosas.
Álcool a 70%: não usar nas mucosas.
NOTA: Outras doenças infecciosas cujos cuidados a ter são semelhantes.
Hepatite B doença infecciosa pelo vírus de hepatite B.
Hepatite C doença infecciosa pelo vírus de hepatite C.
Vias transmissão – sanguínea, sexual, maternofecal, beijo (saliva), peri-natal.

09/11/2009

A SEGURANÇA E A HIGIENE NAS ESCOLAS


A Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais vai realizar no próximo dia 12 de Novembro, pelas 19H00 uma acção de sensibilização sobre “A Segurança e Higiene nas Escolas”
A mesma terá lugar na sala polivalente da Junta de Freguesia, (piso inferior) sita na Rua General Silva Freire, lote C.
Organizada pela Componente de Apoio à Família, esta acção visa informar principalmente as crianças e educadores sobre:

*Plano de prevenção, para que serve, quem é o responsável
*Exercícios de Evacuação
*Plano de Emergência
*Cuidados Higiene

A Entrada é livre. Participa!

08/11/2009

CANTAR COM CRIANÇAS


CANTASTÓRIAS
Concerto

Um concerto onde as crianças são muito mais do que espectadores; onde os sentidos fazem todo o sentido!
CantaStórias – cantar com crianças, uma partilha de emoções com os pais e com as melodias inventadas por curiosos brinquedos a que os adultos chamam “instrumentos”.
Uma manhã certamente diferente onde a música combina com todos os sentidos.
Das lengalengas às frases mais elaboradas, ao ritmo de sons melodiosos, um concerto único, numa interacção com excelentes músicos especializados em atrair as crianças para o mundo da música de qualidade.

CINE – TEATRO GYMNASIUM
Centro Comercial e Cultural do Chiado
R. da Misericórdia, 14, 2º - Lisboa
210 121 012

Informações: 961 717 778 | E-mail | Site

Obs.: o preço inclui criança e 1 adulto. Adulto extra: 10€

Até 14 Nov., Sáb.: 10h, 11.30h

Duração: 45’

07/11/2009

CAMINHADA MÃO SOLIDÁRIA


MÃO SOLIDÁRIA

Promovida pela Cruz Vermelha Portuguesa, irá ter lugar no próximo dia 15 de Novembro de 2009 a primeira corrida e Caminhada Mão Solidária.
Esta prova é composta de uma corrida pedestre, numa extensão de aproximadamente 10.000 metros e de uma caminhada de aproximadamente 3.500 metros.
Participe! Inscreva-se nesta grande Corrida e Caminhada e dê uma Mão à Cruz Vermelha nos seus projectos de assistência e apoio aos mais necessitados.

06/11/2009

STAND-UP COMEDY NA MALAPOSTA



STATUS
O Meu É Maior que o Teu

Por Leandro Morgado

NOV 6, 7, 13 E 14
SEX E SÁB - 22H00

CAFÉ-TEATRO

8€ (PREÇO SUJEITO A DESCONTOS) | M/12

05/11/2009

ZIG ZAG AO VIVO


Sob o tema A Grande Viagem, o espectáculo versa sobre os lugares mais distantes e singulares que podemos alcançar recorrendo apenas ao imenso poder da imaginação e será apresentado pelo carismático Pedro Leitão, que no ano passado arrancou grandes gargalhadas de miúdos e graúdos, prometendo a mesma animação e interacção com as 20 personagens que estarão em palco nesta edição.
Zig Zag ao Vivo, pela segunda vez em Portugal, recria um conceito muito próprio de musical infantil ao integrar um palco com um formato inovador que permite uma melhor interacção com o público e cria uma dinâmica multimédia entre o apresentador e o ecrã de vídeo.


Locais e Horários:
Santa Maria da Feira - Europarque - 28, 29 Nov.: 11h, 15h
Lisboa - Pavilhão Atlântico - 5, 6 Dez.: 11h, 15h

EUROPARQUE - 256 370 200
PAVILHÃO ATLÂNTICO - 218 918 471

28, 29 Nov., 5, 6 Dez.: 11h, 15h

04/11/2009

DECORA O MUSEU COM A TUA IMAGINAÇÃO


O MEU CARTÃO É MAIS BONITO DO QUE O TEU
Visita e Actividade

Junta uma folha de papel, alguns lápis de cor e imaginação e participa na decoração natalícia da recepção do museu.

FAROL-MUSEU DE CASCAIS
R. do Farol - Cascais
214 815 328

3ª a Dom.: 10h-12h, 15h-18h

03/11/2009

SOFTWARE PARA CRIANÇAS


PREVENÇÃO RODOVIÁRIA - (Win) - CD-ROM
Aprender Regras e Sinais de Trânsito
Edição/reimpressão: 2005
Editor: Porto Editora
Faixa etária: até aos 8 anos

Sinopse: Prevenção Rodoviária - Aprender regras e sinais de trânsito é um jogo interactivo que procura sensibilizar as crianças para a importância da segurança nas estradas.
Duas simpáticas personagens - Pedrinho e Eti - conduzem os mais pequenos através de situações de trânsito comuns, promovendo a assimilação de conceitos básicos sobre regras e sinais de trânsito.
Os pequenos utilizadores têm ainda à sua disposição diversos materiais para imprimir e colorir, um dicionário de sinais e conselhos importantes sobre o trânsito de peões.



OS MIÚDOS NO TRÂNSITO - CD-ROM
Edição/reimpressão: 2007
Editor: Porto Editora
Colecção: OS MIÚDOS (MULTIMÉDIA)
Faixa etária: a partir dos 7 anos
Idioma: Português

Sinopse: Procurando alertar os mais novos para a importância das regras de prevenção rodoviária, este CD-ROM apresenta as principais regras de circulação no trânsito. Todas as situações são acompanhadas de ilustrações e locuções explicativas. Através de um jogo interactivo, a criança é desafiada a assumir um papel activo, podendo testar os conhecimentos teóricos apreendidos.
Os Miúdos no Trânsito - CD-ROM

02/11/2009

LIVROS PARA CRIANÇAS


Dom Mínimo, O Anão Enorme e Outras Histórias
de Afonso Cruz, Luísa Costa Gomes
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 32
Editor: Texto Editores
Colecção: Gramofone
Faixa etária: dos 6 aos 9 anos

Sinopse
Grau dos Adjectivos Normal, Comparativos, Superlativos
Neste álbum encontrarás 7 histórias muito diferentes, mas ligadas entre si. Ironia, humor e fantástico são alguns dos ingredientes usados. Estes textos vão de certeza agradar aos leitores mais exigentes!
Dom Mínimo, O Anão Enorme e Outras Histórias de Afonso Cruz

01/11/2009

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA


NOVEMBRO

Transportes

Eu vou de bicicleta
Cantinho do Conto
O Improviso dos Transportes
Os Nossos Direitos
O Mimo navega, voa e caminha

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA