DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

31/01/2010

O DIA MUNDIAL DOS LEPROSOS CELEBRA-SE HOJE


No último Domingo de Janeiro de cada ano, é celebrado o Dia Mundial dos Leprosos, o qual foi instituído pela ONU, em 1954, a pedido de Raoul Follereau, o Apóstolo dos Leprosos do século XX.
A Lepra é uma doença dermatológica, infecciosa, crónica que atinge as pessoas pelo contágio, em especial as mais frágeis que sofrem de desnutrição, falta de água potável e baixos padrões de higiene. Raoul Follereau chamava à lepra a filha primogénita da pobreza.

30/01/2010

LIVROS PARA CRIANÇAS


CLARINHA

Autor: António Mota
Ilustrações: Júlio Vanzeler
Editora: Gailivro

Sinopse: Clarinha era uma princesa que vivia num palácio e adorava passear. Todas as tardes, chovesse, nevasse, caísse granizo, ou houvesse sol, a Clarinha saía do palácio e dava grandes passeios a pé no jardim. Se havia sol e o céu estava azul, montava o seu cavalo branco e galopava pelos caminhos estreitos do bosque enorme, tão grande, tão extenso que até parecia ter fim.

29/01/2010

DAR SANGUE - UM GESTO VOLUNTÁRIO


O sangue é um líquido orgânico formado por várias células, todas elas com origem na Medula Óssea, e com funções tão específicas e variadas que dificilmente o homem conseguirá artificialmente produzir um líquido de tamanha riqueza.


Os glóbulos vermelhos são as células mais abundantes no sangue circulante e têm como função transportar o oxigénio dos pulmões a todas as células do nosso corpo.


Os glóbulos brancos em circulação nos nossos vasos sanguíneos, são células especializadas em defender o organismo contra infecções. Algumas destas células têm a capacidade de produzir anticorpos cuja função é proteger o organismo de novas infecções. Por mm3 de sangue existem cerca de 10 mil glóbulos brancos.


As plaquetas são pequenos corpúsculos celulares que participam na função de coagular o sangue e estancam as hemorragias. As plaquetas aderem umas às outras e formam o rolhão de plaquetas. Por mm3 existem 250 a 350 mil plaquetas.


A fibrina é uma substância que está dissolvida no plasma e dá consistência ao rolhão de plaquetas.

28/01/2010

MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA


MUSEU NUMA FANTASIA DE CARNAVAL
Visita/ Oficina

Princesas, cowboys, fadas e super-heroís… irão conquistar o Museu da Música Portuguesa.
Neste Carnaval, veste o teu disfarce favorito e vem ser uma das personagens principais de uma história que vamos imaginar, num cenário mágico que é a Casa Verdades de Faria.

MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA
Casa Verdades de Faria
Av. de Sabóia, nº1146 – Monte Estoril
214 815 901/5

Trás contigo a tua família para enriquecer este elenco.

Inscrições: 214 815 904 - 51

13 Fev.: 10.30h

27/01/2010

ESTREIA DE CINEMA

Estreia amanhã o filme "O Exército do Crime", nas principais salas de cinema do país. O filme de Robert Guédiguian, retrata a forma como a resistência combateu a invasão nazi. Resistência constituida por elementos de diversas nacionalidades, que combatiam de forma desigual o poderio do exército nazi. Filme de grande qualidade, e a não perder.



O EXÉRCITO DO CRIME
L'Armeé du crime

Classificação: M12
País: França
Ano: 2008
Género: Acção/Aventura Épico Drama Guerra
Duração: 139m
Realização: Robert Guédiguian
Interpretação: Grégoire Leprince-Ringuet, Virginie Ledoyen, Robinson Stévenin, ,Simon Abkarian
Argumento: Gilles Taurand, Serge Le Peron, Robert Guédiguian



Sinopse: Quando Paris foi ocupada pelas tropas alemãs, a resistência não foi feita apenas por combatentes franceses. O operário Missak Manouchian encabeça um pequeno grupo de jovens comunistas internacionalistas de origens judaica, polaca, espanhola, arménia e outras que, pela coragem das suas acções, se vão tornando numa lenda do combate desigual contra as tropas nazis e as autoridades colaboracionistas francesas. A polícia francesa vai usar todos os meios para dissolver o grupo, enchendo os muros de todas as cidades do país com cartazes a apelarem à denúncia dos elementos do que denomina "Exército do crime".

25/01/2010

DARWIN NO OLGA CADAVAL


RETRATINHO DE DARWIN
Espectáculo Infantil

A 12 de Fevereiro de 1809, em Inglaterra, nasceu um menino que viajou de barco à volta do mundo durante cinco anos, que passou muito tempo a estudar a natureza e que, quando cresceu, escreveu um livro que mudou o mundo...
Somos convidados a seguir Charles Darwin, o curioso investigador, na sua viagem a bordo do Beagle, a observar de perto estranhas espécies e a desenhá-las ao pormenor. Elas organizam-se para fazer frente às contrariedades e são capazes de se adaptar a qualquer situação, por mais incrível que possa parecer!
Depois discutimos com Darwin, para tentar elaborar uma teoria sobre o que foi observado. Em discussão estão questões como a Selecção Natural, a Luta pela Sobrevivência, a Morte, a Evolução das Espécies... Todos os indícios e conclusões serão expostos perante uma exigente e atenta “comunidade científica”.

CENTRO CULTURAL OLGA CADAVAL
Praça Dr. Francisco Sá Carneiro – Sintra
219 107 110

Pelo Teatromosca

Local: Sala de Ensaio

Obs.: Espectáculo disponível para escolas através de marcação
(2ª a 6ª: 10h-13h, 14h-17h - 219 107 110)

20 Fev.: 16h

24/01/2010

CENTRO CIÊNCIA VIVA DE SINTRA


O Centro Ciência Viva de Sintra situa-se numa das mais emblemáticas regiões de Portugal, num edifício que tem tanto de belo como de histórico pois, também ele, foi um marco da sua época aquando do seu funcionamento como Garagem dos Carros Eléctricos.
Aqui pode-se explorar um mundo de experiências e sensações únicas. Pode-se viajar pelo espaço, testar emoções, brincar com a água ou andar numa bicicleta de equilibrista a vários metros de altura.

Exposição Interactiva
A exposição, totalmente interactiva, do Centro Ciência Viva de Sintra, convida os visitantes de todas as idades a satisfazerem a sua curiosidade e a descobrirem, por exemplo, como será a nossa pele vista de perto? Qual será a sensação de andar numa bicicleta suspensa a 5 metros do chão? Se é mais assustador um looping vertiginoso de uma montanha russa ou uma aranha peluda. Descubra-o por si mesmo.

Laboratório
Que melhor lugar para se colocar a ciência em prática do que num laboratório?
Nós somos aquilo que comemos… mas, de que é feito aquilo que comemos? Será que é possível ver o ADN? Haverá vida numa gota de água?
A resposta a estas, e muitas outras questões, esperam por si por entre tubos de ensaio, reagentes, Erlenmeyers e um sem fim de material laboratorial.

Planetário
Estrelas, Planetas, Satélites ou Constelações são apenas alguns dos exemplos daquilo que poderá observar nas sessões. Participe desta experiência espacial.

CENTRO CIÊNCIA VIVA DE SINTRA
Antiga garagem dos Carros Eléctricos
E.N. 247, Ribeira de Sintra – Sintra
219 247 730

Preços:
Entradas - 2,5€ (Criança)/ 3,5€ (Adulto)/ 9€ (família)
Planetário - 1,5€
Laboratório - 0,50€

3ª a 6ª: 10h-18h, Sáb., Dom. e Fer.: 11h-19h

23/01/2010

OFICINAS NO MUSEU DAS COMUNICAÇÕES



OFICINAS NO MUSEU DE COMUNICAÇÕES
Oficinas Pedagógicas

Durante todo o ano, o Museu das Comunicações realiza oficinas para o público infantil, mediante marcação prévia.


Oficina Passa a Mensagem (decorre todo o ano mas só se realiza por marcação)
Vem passar a tarde no Museu das Comunicações e constrói o teu telefone do futuro a partir da reciclagem de antigos materiais de telecomunicações!
2,5€ - 6-12 Anos

Do Passado ao Futuro (decorre todo o ano mas só se realiza por marcação)
Neste jogo de descoberta vamos conhecer a evolução dos meios de comunicação e projectar cenários de futuro.
2,5€ - M/10

Internet Segura
Na Escola do Futuro vamos aprender a usar a Internet em segurança.
2,5€ - M/6

Casa do Futuro em Pantanas
Como será uma Casa do Futuro?
Será diferente da nossa própria casa? Vamos conhecê-la e aprender como nela se habita em segurança.
2,5€ - M/3

Exploradores do Futuro
Vais entrar num laboratório de futuro e descobrir o enigma que o museu te vai colocar. Sentidos alerta! Estás à altura?
2,5€ - M/10

Futuro em construção
Existem várias formas de construir uma casa e diversos materiais que podemos utilizar. No papel de um engenhocas vais dar largas à tua imaginação!
2,5€ - M/10

Cidade Fantasma
Há uma cidade que está a desaparecer! Com a tua ajuda e das novas tecnologias vamos fazê-la crescer.
2,5€ - M/10

Cidades Criativas
Já imaginaste uma Cidade do Futuro? Vamos inventar coisas novas, construir e experimentar...
2,5€ - M/3

Visão Estereoscópica
Achas que és capaz de captar uma imagem em 3 dimensões? Coloca a tua visão estereoscópica em acção e vem experimentar connosco nos laboratórios do futuro!
5€ - M/6

MUSEU DAS COMUNICAÇÕES
R. do Instituto Industrial, 16 - Lisboa
Nº verde: 800 215 216
213 935 108/59
Metro: Cais do Sodré

Informações e Inscrições: 213 935 000

Sáb.: 14h-18h

22/01/2010

SITES PARA CRIANÇAS


HISTÓRIA DO DIA

Tal como o próprio nome indica, este site "conta" uma história por dia a todas as crianças (e não só) que o visitarem. Online desde Outubro de 2003, transformou-se rapidamente num dos sites preferidos da pequenada.

21/01/2010

INFORMAÇÃO AOS PAIS


A Associação de Pais pretende organizar Cursos de Formação Informática, para os alunos do 3.º e 4.º anos. Nesse sentido, apresentou uma proposta, à Junta de Freguesia dos Olivais e à Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação. À Junta de Freguesia foi solicitado o Espaço da Juventude, e ao FDTI os programas curriculares e o formador.
Esta iniciativa pretende ocupar as crianças, nas paragens lectivas: Páscoa, Verão e Natal. O conteúdo incide sobre o WinJúnior, o NetJúnior e o OfficeJúnior, complementado com actividades de natureza lúdico-educativas. Cada módulo terá a duração de 20 horas, e no final será atribuído um certificado. Em breve daremos mais informações, e serão abertas as inscrições.

20/01/2010

BANJAZZ NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM


BANJAZZ – UM BICHINHO ESQUISITO
Espectáculo Jazz

Este concerto encenado reflecte a liberdade do jazz numa visita a um imaginário colectivo que toca miúdos e graúdos.
Banjazz é o nome de um bicho esquisito de olhos arregalados e ar banzado pela música que é o seu alimento.
Este espectáculo abre a porta para a exploração do mundo da música, mais concretamente do jazz, e transforma-o em imagens, corporalidade e histórias sustentadas dramaturgicamente de uma forma muito divertida.

CENTRO CULTURAL DE BELÉM
Praça do Império – Lisboa
213 612 400

Preços:
Dias úteis - 3€
Fim-de-semana - 5€

Informações e Marcações:
Telef: 213 612 899
24 a 26 Fev.: 11h, 27 Fev.: 15.30h, 28 Fev.: 11.30h

19/01/2010

LITERATURA JUVENIL


O LIVRO NEGRO DAS CORES
de Rosana Faria, Menena Cottin
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 28
Editor: Bruaá Editora
Faixa etária: a partir dos 8 anos

Sinopse: A subtileza deste livro demonstra a beleza da percepção do mundo através dos nossos sentidos e na sua complementaridade. Convidando-nos a reflectir sobre como será aquilo que nos rodeia para quem não vê, esta grande obra obriga-nos a reformular o mundo através dos seus cheiros, sabores, texturas, sons; a recriar, de forma imaginativa, as coisas que nos envolvem. Um livro que nos lembra que há sempre mais para além do que vemos, um livro para redescobrir a riqueza sensorial do nosso corpo e determo-nos na beleza oferecida por essa sensibilidade. Exceptuando o texto, todo o livro é negro. No entanto, as ilustrações em alto relevo e o texto em braille, permitem experimentar as texturas e jogar com as descrições poéticas das cores.

18/01/2010

AS 4 ESTAÇÕES NO JARDIM BOTÂNICO


Visita Orientada

Porque surgem flores na Primavera e o Verão é a estação dos frutos? Porque caem folhas no Outono e algumas árvores permanecem sem elas no Inverno? Venha descobrir resposta a estas questões e conhecer as plantas do Jardim Botânico – MNHN que chamam a nossa atenção nas diferentes estações do ano.

JARDIM BOTÂNICO
R. da Escola Politécnica, 58 - Lisboa
213 921 800

Inscrições: 210 170 159
5ª: 13h-14h

17/01/2010

VISITA ENCENADA


A VISITA
Visita Encenada

Um passeio ao interior do Teatro Nacional D. Maria II que dá a conhecer a história do teatro, a sua arquitectura, as suas especificidades técnicas e potencialidades artísticas, os bastidores, as lembranças de um tempo mais antigo e do tempo de agora, feito de memórias reais. Nesta visita encenada, os visitantes são guiados por personagens históricas e ficcionadas que revelam lugares e aspectos do teatro desconhecidos do público. Uma história contada por quem vive diariamente a magia do teatro.

TEATRO NACIONAL D. MARIA II
Praça D. Pedro IV - Lisboa
213 250 835
Metro: Restauradores e Rossio

Duração: 1.30h

14 a 30 Jan., 4ª a Sáb., 6, 13, 18, 19, 20 Fev.: 15h

16/01/2010

TEATRO INFANTIL


VICE VERSA
Espectáculo Infantil

Uma história sem pés nem cabeça, ou com muitos braços, dedos, narizes e várias cabeças, num processo que vai acompanhando o desenvolvimento do conceito de Tempo durante a infância.
O ponto de partida é a concepção muito especial que as crianças têm do Tempo e que será explorada a partir do modo como elas tomam consciência do próprio corpo.

Por Victor Hugo Pontes

TEATRO MARIA MATOS
Av. Frei Miguel Contreiras, 52 - Lisboa
218 438 800
Metro: Roma

Obs.: Espectáculo disponível para grupos escolares, de 2ª a 6ª, mediante marcação prévia.

18 a 22 Jan.: 10h, 23 e 24 Jan.: 11h

15/01/2010

LIVROS PARA CRIANÇAS


TODAS AS RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS QUE NNCA TE FIZESTE
de Philippe Nessman
Ilustrações: Nathalie Choux
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 112
Editor: Kalandraka
Faixa etária: a partir dos 7 anos

Sinopse: Um livro, que introduz uma nova chancela da Kalandraka em Portugal, a Faktoria K de Livros, destinado a saciar a curiosidade dos leitores mais inquietos, interessados no quê, como, quando, onde e porquê do que nos rodeia. Esta obra aborda sete grandes áreas, sendo que em cada uma delas se oferecem soluções para as perguntas mais inesperadas. Destaca-se ainda pela sua apresentação, uma espécie de caderno argolado, e pela sua estrutura narrativa, onde no final de cada resposta se acrescenta uma nova questão relacionada com o tema desenvolvido, contribuindo para ampliar os conhecimentos recémadquiridos.
A origem dos semáforos, porque é que os dias da semana se designam assim ou as boas maneiras à mesa são algumas das perguntas abordadas na secção dos hábitos da vida quotidiana. A proveniência do chocolate ou a função dos corantes fazem parte do leque de perguntas tratadas na secção dos alimentos. Também se pode saber mais sobre astronomia, os nomes dos países ou datas importantes nas secções de geografia e história.
Para que serve o código de barras, em que medida a invenção da vacina contribuiu para melhorar a nossa vida, tal como o fecho-ecler ou a pilha eléctrica. Estas são algumas das razões para ler o capítulo das invenções e descobertas. Também não faltam actividades tão díspares como o xadrez, o futebol ou o ciclismo na secção do ócio. Além disso, é ainda possível descobrir novos aspectos sobre as palavras, os conceitos e os próprios artefactos que a vida moderna nos apresenta, como o "robot", o arroba das direcções do correio electrónico ou os vírus informáticos.

14/01/2010

O BLOG DA NOSSA ESCOLA JÁ ESTÁ NO AR


A Associação de Pais vem por este meio, dar as boas vindas ao blog da nossa escola. Estamos disponíveis para dar todo o apoio possível, para que o mesmo possa no futuro ser uma referência para pais, professores, alunos e comunidade em geral.

13/01/2010

SEGURANÇA A CAMINHO DA ESCOLA


PAIS E EDUCADORES

Conheça os horários escolares do seu filho, bem como de todas as actividades extra-curriculares.

Ajude-o a definir o melhor percurso de ida e volta para a escola, evitando locais descampados.

Aconselhe-o a ir para a escola com um colega ou amigo, que more na vizinhança.

Combine com o seu filho fazer um telefonema logo que chegue a casa. Saiba o nome e o contacto dos colegas do seu filho.

Conheça os locais onde ele costuma brincar e quais são os “pontos de interesse” que, no percurso casa / escola, lhe possam desviar a atenção (lojas, parques ou outros locais).

Quando for buscar o seu filho à escola não altere o percurso utilizado habitualmente.

Não o deixe transportar muito dinheiro ou objectos de valor (telemóveis, leitores de mp3, consolas de jogos ou outros).

Converse frequentemente com o seu filho, no sentido de identificar possíveis problemas e reforçar a importância do cumprimento das seguintes regras:

- Não aceitar boleias de desconhecidos;
- Não exibir dinheiro ou objectos de valor;
- Não aceitar guloseimas, dinheiro ou quaisquer outras ofertas de estranhos;
- Não alterar o percurso casa / escola;
- Não brincar em zonas descampadas ou com pouco movimento e, sempre que possível, deslocar-se em grupo;
- Informar os pais sobre qualquer contacto ou acontecimento estranho;
- Em caso de necessidade, pedir de imediato ajuda.

12/01/2010

SITES ÚTEIS


O Portal Ambiente & Saúde tem como missão contribuir para o conhecimento rigoroso, exigente e científico sobre saúde ambiental. Um conhecimento que esteja ao alcance de todos os cidadãos.

11/01/2010

NAVEGAR ONLINE EM SEGURANÇA


PAIS E EDUCADORES

A internet é uma excelente ferramenta de aprendizagem para crianças e adultos. Compete aos pais e educadores prevenir situações de risco e definir regras de utilização.

Estabeleça limites horários para a utilização da Internet.

Utilize a Internet com os seus filhos e demonstre interesse pelos seus sítios preferidos.

Instale o computador num local de fácil acesso a toda a família.

Ensine-os a utilizar a Internet de forma responsável e mostre-lhes as suas diversas potencialidades.

Instale uma firewall, que filtre o acesso à informação.

Informe-se sobre as condições de segurança existentes na escola ou noutros espaços utilizados pelo seu filho, para aceder à Internet.

Esteja atento aos seguintes sinais de alerta no comportamento do seu filho:

Passa muito tempo na Internet.
Muda de página ou desliga o computador quando alguém se aproxima.
Faz e recebe chamadas telefónicas de desconhecidos.
Recebe mensagens, objectos ou encomendas de estranhos.
Isola-se da família.

10/01/2010

LITERATURA JUVENIL


OS LUSÍADAS
Narrados aos jovens por José Jorge Letria
de José Jorge Letria, Terumi Moriyama, Vários
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 116
Editor: Oficina do Livro

Sinopse
A obra maior da literatura portuguesa agora para todas as idades. O que pensaria Luís Vaz de Camões, imortal autor de Os Lusíadas, se soubesse que a sua obra-prima tinha sido adaptada a prosa? Foi esta a pergunta que inquietou José Jorge Letria quando foi convidado para adaptar este grande texto épico que narra e canta os feitos dos Portugueses ao longo de séculos. Na verdade, este livro tenta estabelecer a ponte, num mundo global, entre o ontem e o amanhã, tendo Luís de Camões como guia.

09/01/2010

EXPRESSÃO PLÁSTICA

EXPRESSÃO PLÁSTICA



Digitinta
Expressão Plástica

A Digitinta é uma técnica de expressão plástica, que consiste na mistura de alguns ingredientes secretos para a realização de trabalhos em que a criança explora a textura, as sensações, a criatividade e a cor, desenvolvendo a motricidade fina, a imaginação e construindo referências sensoriais importantes.
É óptima para bebés e crianças pequenas, pois não é tóxica, não há perigo se colocarem na boca, é feita a partir de ingredientes comuns e alimentares, é muito fácil e rápida de se fazer e muito divertida e colorida. Os pais e os filhos fazem as tintas, misturam os ingredientes e escolhem as cores que querem utilizar. Aprendem ainda a tirar fotocópias caseiras dos seus desenhos com as mãos e levam muitas recordações para casa.

Material necessário: Roupa confortável e que não tenha problema em sujar, uma bata plástica para o bebé e para si, se achar necessário, um avental, uma embalagem de toalhitas, uma tela com o tamanho e formato que desejar e todos os objectos necessários à criança (fraldas, alimentação, etc.).

17 Jan. - 9-5 Anos



Vamos pintar

Os bebés adoram mexer, explorar, experimentar e claro, colocar tudo na boca. Daí a pintura ser por vezes uma actividade difícil para os pais realizarem com os seus pequeninos.
Este atelier vem dar a oportunidade a pais e bebés de durante este tempo, para além de estarem juntos a realizar uma actividade, poderem aprender a fazer tintas não tóxicas e comestíveis para os seus bebés.
Os pais aprendem e os filhotes podem experimentar, pintar e até provar à vontade, pois estas tintas são feitas na altura e com alimentos (por exemplo, a cenoura).
Venha divertir-se com o seu bebé, sujar-se um pouco e pintar uma linda obra de arte para mais tarde recordar estes momentos. E claro, aprende a fazer e depois em casa, no jardim, na varanda, poderão voltar a experimentar.

Material necessário: Roupa confortável e que não tenha problema em sujar, uma bata plástica para o bebé e para si, se achar necessário, avental, uma tela do tamanho e formato que desejar, uma embalagem de toalhitas e todos os objectos necessários à criança (fraldas, alimentação, etc.).

24 Jan. - M/7 meses



Vamos pôr a mão na massa

Vamos fazer a nossa própria plasticina, com bebés, claro! Vamos misturar todos os ingredientes, escolher a cor e amassar tudo muito bem! Depois, é brincar e dar largas à imaginação. Criar o que nos apetecer com a ajuda do rolo da massa e de formas divertidas.
Podem sempre fazer várias massas de várias cores, para tornar ainda mais divertida a criação!
Os ingredientes são alimentos, por isso a plasticina será completamente segura, não tóxica e pode ser levada à boca. É por isso ideal para os mais pequenos, que gostam de provar tudo!

Material: Roupa confortável e que não tenha problema em sujar, uma bata plástica para a criança e para si, se achar necessário, um avental, uma embalagem de toalhitas, um recipiente plástico grande e todos os objectos necessários à criança (fraldas, alimentação, etc.).

LUGAR DOS SONHOS
Ed. Bonang, Rua Embaixador Teixeira Sampaio, 4 - Lisboa
213 909 274

31 Jan. - M/1


17, 24, 31 Jan.: 10.30h-12h

08/01/2010

DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO


A Alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como um código de comunicação. É um processo abrangente no qual o individuo através do uso das letras, consegue formar palavras e frases e assim aprender a se comunicar por escrito em seu idioma.
Ser alfabetizado abrange, conhecer as letras, formar palavras, ler textos, compreender, interpretar textos, resumir, escrever; enfim significa ser apto na leitura e na escrita.
Segundo estátisticas o indice de analfabetismo (incapacidade de ler e escrever) é grande em muitos países do mundo como Guiné, Moçambique, Marrocos, India, Egito,Tunisia, Brasil, Portugal e outros. Um em cada cinco adultos no mundo é analfabeto, 74 milhões de adultos no planeta ainda não foram alfabetizados e 75 milhões de crianças estão fora da escola.
O analfabetismo não apenas limita a pessoa em sua comunicação com o ‘mundo’ ou profissionalmente, mas limita também a compreensão de tudo que ocorre a sua volta!

07/01/2010

EXPOSIÇÃO NA MALAPOSTA


AS MINHAS CIDADES, HISTÓRIAS E MOMENTOS

Individual de Pintura de Vera Marantes

JAN 7 A 31
SEG A SÁB - 11H00 ÀS 23H00
DOM - 14H00 ÀS 19H00

ENTRADA LIVRE - M/3

06/01/2010

CINEMA NA MALAPOSTA


OS DOMINGOS DA ANIMAÇÃO

CINANIMA
Festival Internacional de Cinema de Animação
Vários filmes de curta metragem

JAN 10
DOM - 11H00

AUDITÓRIO

2€ (PREÇO ÚNICO) 55 minutos - M/3


COMPOTA DE MAÇÃ, REINIS KALNAELLIS - Um gato vive num antigo armário de madeira com o seu devoto amigo rato.

MURAVEYKA, TATYANA MUSALUAMOVA - Muraveyka encontra-se com o mundo quando todos vivem o seu quotidiano.

A PRINCESA E O VIOLINISTA, GUTO BOZZETTI - Esta fábula fala do surgimento da tristeza. Pelos olhos de uma menina, descobrimos uma bela história enquanto ela tenta entender o que a sua mãe está a sentir.

O BALÃO DO JOÃO, NUNO AMORIM - A viagem do balão do João pelo mundo dos animais.

TABUADA DOS 2, JOANA AMORIM - A tabuada dos dois em brinquedos.

AS CORES DA JOANA, NUNO AMORIM - Joana gosta das coisas com nomes de cores, como as laranjas cor de laranja…

PINTAS E MANCHAS NA TEMPESTADE DE NEVE, LOTTA E UZI GEFFENBLAD - Neva lá fora e o Pintas e o Manchas pensam em fazer um boneco de neve, uma luta de bolas de neve e anjos. Mas, de repente, o vento fica forte. A neve cai sobre eles, o Pintas deixa de ser visto, e onde está o Manchas? E a casa?

PINK NANUQ, JEANINE REUTEMANN - Um pequeno urso polar vai para a Europa que tem, agora, um clima tropical. Uma tentativa frustrada de integração no novo meio, torna-o cor de rosa.

A OVELHINHA QUE VEIO PARA JANTAR, DEP. PRÉ-ESCOLAR DE AVANCA - Era um lobo que não gostava de legumes, gostava de ovelhas. Aparece em casa deste uma ovelha cheia de frio e fome. O lobo aquece-a, alimenta-a, pensando em fazer dela um bom jantar. Mas, pesaroso pelos seus pensamentos, manda-a embora. Arrependido, procura-a, e no fim, ambos degustam uma bela sopa.

NANIIK, O ESQUIMÓ, NUNO AMORIM - Um dia na vida de Naniik, o esquimó.

MASHA E O URSO: COMO SE CONHECERAM, DENIS CHERVYATSOV - Como os heróis principais desta série, Masha e o Urso, se conheceram.

DIA DE REIS

O Dia de Reis comemora-se hoje, e a Associação de Pais deseja a alunos, pais e encarregados de educação, professores e auxiliares um bom Dia de Reis, cheio de alegria e saúde.



DIA DE REIS EM PORTUGAL
Tradições

O dia de Reis comemora-se no dia 6 de Janeiro.
Em Portugal a quem sair a fava do Bolo Rei deve pagar o bolo no ano seguinte.
Grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa.
O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco – reco, os ferrinhos, o bombo,o acordeão e a viola.
Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem – lhes comida e bebida .
O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20.
Há ainda outra tradição, as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.
Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.

CANTAR OS REIS

Aqui vimos, aqui vimos,
Aqui vimos, bem sabeis!
Vimos dar as Boas Festas,
E também cantar "os reis".

Já "os reis" aqui chegaram,
Com vontade de cantar,
Se vocês nos dão licença,
Vamos já principiar.

Ó da casa, nobre gente,
Escutai e ouvireis,
A enfiada de cantigas,
Que se cantam pelos reis.

Quem diremos nós que viva,
No pezinho de cereja?
Aos senhores que aqui moram,
Largos anos se deseja.



OS REIS MAGOS

Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém.
A designação “Mago” era dada, entre os Orientais, à classe dos sábios ou eruditos. Ignora-se a proveniência dos Reis Magos, mas supõe-se que fossem da Arábia, tendo em conta os presentes oferecidos (ouro, incenso e mirra).
Quanto ao número e nomes dos Reis Magos são tudo suposições sem base histórica.
Foi uma tradição posterior aos Evangelhos que lhes deu o nome de Baltasar, Gaspar e Melchior.
O dia de Reis celebrava-se a 6 de Janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto ao Menino Jesus. Em alguns países é no dia 6 de Janeiro que se entregam os presentes.

LENDA DO BOLO REI

Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.
Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.
Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo Rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal.
Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.



BOLO REI

Ingredientes:
1,250 Kg de farinha de trigo
50 g de fermento de padeiro ou 25 g de fermento orgânico
3 dl de leite
250 g açúcar
12 ovos
300 g de manteiga
1 g de sal
150 g de passas
100 g de cidrão doce
100 g de ameixas
100 g de amêndoas
150 g de nozes
150 g de pinhões
frutas cristalizadas

Confecção:
Amassam-se duzentos e cinquenta gramas de farinha de trigo da melhor com cinquenta gramas de fermento de padeiro ou com vinte e cinco gramas de fermento orgânico em pasta, desfeito qualquer deles em um decilitro de leite morno, tapa-se bem e deixa-se a massa a levedar em sítio quente, por cinco a seis horas.
À parte deita-se num alguidar um quilo de farinha, amassando-o com duzentos e cinquenta gramas de açúcar em pó, seis ovos inteiros, seis gemas, trezentas gramas de manteiga derretida, um grama de sal fino e dois decilitros de leite, devendo ficar uma massa consistente; podendo-se deitar mais leite se for necessário por a farinha ser muito seca. Misturam-se os duzentos e cinquenta gramas de farinha que se amassaram com o fermento, amassando tudo bem, e, em estando a mistura bem homogénea, juntam-se cento e cinquenta gramas de passas, cem gramas de cidrão doce cortado miúdo, cem gramas de ameixas de Elvas cortadas aos quartos e sem caroço, cem gramas de amêndoas despeladas, cento e cinquenta gramas de nozes cortadas em quatro bocados e cinquenta gramas de pinhões; amassa-se novamente para incorporar bem na massa todos os elementos que se juntam, cobrindo-se com um pano deixando levedar até aumentar o volume de metade, o que precisará de pelo menos de seis a dez horas, conforme a temperatura do ar e o estado atmosférico, sendo preferível preparar a massa à noite para cozer no dia seguinte.
Estando a massa bem levedada, fazem-se bolos em coroa, pondo-se no vazio do centro uma tigela ou um copo para não fechar; por cima da massa põem-se algumas ameixas de Elvas cortadas ao meio e pêras ou outras frutas secas cristalizadas e algumas amêndoas, deixando repousar por duas horas, polvilhando com açúcar pilé e pondo-os a cozer no forno com calor forte.
Antes de pôr no forno, pode-se pintar a massa por cima com gema de ovo.
Feita a massa fazem-se os bolos e põem-se em tabuleiro indo ao forno de calor brando.

05/01/2010

ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE


O ano de 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, instituído pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, a 20 de Dezembro de 2006, na Resolução n.º 61/203.
A Assembléia Geral encorajou os Estados Membros e outros actores a tirar vantagem do Ano para aumentar a consciencialização da importância da biodiversidade por meio de acções promocionais a níveis local, regional e internacional. Convidou também os Estados Membros a considerar o estabelecimentos de comissões nacionais para o Ano. Além disso, convidou Estados Membros e outras organizações internacionais relevantes a apoiarem actividades a serem organizadas por países em desenvolvimento, especialmente países menos desenvolvidos.
Considerando que a biodiversidade desempenha um papel importante na defesa da vida e dos diferentes ecossistemas, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida é necessário consciencializar todos para a preservação da diversidade."

04/01/2010

DE VOLTA ÀS AULAS


Agora que as festas terminaram, está na hora de voltar ao trabalho. O novo ano vai trazer certamente novas experiências, e novos conhecimentos que vão enriquecer as nossas crianças, e ajudá-los a encarar o futuro. Assim sendo, a Associação de Pais deseja a todos os alunos, professores e auxiliares, um bom início de aulas.

DIA MUNDIAL DO BRAILLE


O Braille é um processo de escrita em relevo para leitura táctil, inventado por Luís Braille (1809-1852).
Compõe-se de 63 sinais formados por pontos, a partir dum conjunto matricial idêntico a uma sena de dominó, ao alto.
Com o Braille representam-se os alfabetos latino, grego, hebraico, cirílico e outros, bem como os alfabetos e outros processos de escrita das línguas orientais; escreve-se o texto vocabular, tanto no modo integral como no estenográfico, a matemática, a geometria, a química, a fonética, a informática, a música, etc.
Louis Braille, nascido na França em 1809, aos 3 anos de idade adquiriu a deficiência visual ao ferir-se com um instrumento de trabalho do seu pai que produzia selas.
Aos 10 anos iniciou os seus estudos na Escola para cegos de Paris. Aos 15 anos, Louis Braille dedicou-se a encontrar um sistema que possibilitasse ao cego escrever em relevo, surgindo o sistema que hoje conhecemos como braille.
É curioso constatar que para criar o sistema braille ele inspirou-se nos desenhos em relevo que enfeitavam as selas confeccionadas pelo seu pai, feitos pelo próprio instrumento que o cegou.
Apesar do sistema não ter sido muito aceite no seu tempo, ele evoluiu ao longo dos anos e foi aperfeiçoado, sendo actualmente amplamente utilizado pelos portadores de deficiência visual de todo o mundo para terem acesso à escrita e leitura através do tacto.
Após mais de 150 anos da sua criação, o sistema braille possui um inestimável valor constituindo um contributo essencial aos deficientes visuais.

03/01/2010

LIVROS PARA CRIANÇAS


CONTOS E LENDAS DE PORTUGAL E DO MUNDO
de Sebastião Barata

Selecção: João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete
Ilustrações: Fátima Afonso
Páginas: 64
Editora: Porto Editora

Sinopse: As histórias tradicionais dão a conhecer, quase sempre, não só a unidade que existe no ser humano mas também a diversidade neste mundo onde vivemos. Contos e Lendas de Portugal e do Mundo pretende levantar um pouco o véu que cobre esta riqueza humana e literária e por isso dá a ler aos mais novos, com surpreendentes ilustrações de Fátima Afonso, uma mão-cheia de contos e lendas tradicionais do nosso país e de outras regiões do Mundo – Angola, Moçambique, Timor, Espanha, França, Alemanha –, a que se juntam histórias do povo cigano e até do mundo árabe.

02/01/2010

TEATRO INFANTIL



UMA VIAGEM AO TEMPO DOS CASTELOS

Tudo começa numas férias em Setembro, na Quinta da tia Júlia, na Serra do Marão, que prometiam ser uma valente chatice e pasmaceira.
Logo à chegada à Quinta a tia avisou-os: “Não podem sair do jardim. Este ano não há passeios! Nem pensar que os deixo sair daqui!”.
Quanto mais a tia os proibia de sair do jardim, por ser perigoso, mais o João e a Ana aguçavam a sua curiosidade em descobrir o que se passava…
A D. Albertina, a cozinheira, dizia-lhes: “São coisas do demónio! Luzes e uivos na Serra, lá para os lados do Castelo… Uma criatura medonha!”.
Inconformados com tal destino, ávidos de descoberta, e determinados em descobrir o mistério, tiveram uma brilhante ideia: representar!
Representar o papel de duas crianças muito bem comportadas, para conquistar a confiança da tia Júlia. Tão bem comportados que esta autorizou que fizessem um piquenique junto ao Lago. Uma vez fora do controlo da tia Júlia… zás! Deram um pulo ao Castelo.
Conheceram Orlando, o cientista velhote e sorridente, que os convidou a conhecerem o Castelo e a sua Máquina do Tempo.

Assim começa uma viagem ao tempo dos Castelos…

Pela Companhia Teatro Bocage

CINEMA SÃO VICENTE
Av. General Humberto Delgado, 20A
Paio Pires, Seixal
214 099 896

Duração: 60’

Informações e Reservas: 212 254 184

24, 31 Jan.: 16h

01/01/2010

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA


Janeiro

Compostagem

Dia da T-Shirt verde
O meu melhor amigo
Oficina das Ciências
O nosso Corpo

1.º DIA DO ANO



DIA MUNDIAL DA PAZ

O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de dezembro de 1967, para que o primeiro fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1 de janeiro), a partir de 1968, coisa que acontece até hoje.
Dizia o Papa Paulo VI em sua primeira mensagem para este dia: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA