DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

30/04/2010

PROVAS DE AFERIÇÃO


Todos os alunos do 4.º ano de escolaridade vão realizar provas de aferição de Língua Portuguesa e de Matemática. com a seguinte calendarização:


Língua Portuguesa - 5 de Maio

Matemática - 7 de Maio


As provas começam às 1oh e terminam às 12h 10m

As provas têm a duração de 90 minutos, repartido por dois períodos de 45 minutos.

29/04/2010

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

O Dia Internacional da Dança é celebrado no dia de 29 de Abril, neste dia também é comemorado o dia do nascimento de Jean Georges Noverre ( 1727 - 1810), o precursor e criador do ballet moderno. A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO com o objectivo de despertar a atenção do público em geral para a importância da dança, e incentivar governos a fornecerem um espaço próprio para dança em todo o sistema de educação desde o ensino infantil até ao ensino superior.

28/04/2010

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO


Assinala-se hoje, 28 de Abril o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, uma data que pretende envolver e chamar a atenção dos empregadores e dos trabalhadores para a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais. Esta efeméride está associada ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho promovido em todo o Mundo pela Organização Internacional do Trabalho.
Desde 1996 que é comemorado em todo o mundo o dia 28 de Abril, como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

27/04/2010

LIVROS PARA OS PAIS


O MAPA DESAPARECIDO
de Heather Terrell
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 280
Editor: Livros d'Hoje

Sinopse: Quem descobriu afinal, o caminho marítimo para a Índia? Terão sido os chineses e não os portugueses os primeiros a lá chegar? Tecendo factos surpreendentes e fascinantes pormenores históricos numa narrativa intensa e repleta de suspense, O Mapa Desaparecido é uma incrível viagem ao mundo sombrio do furto de obras de arte e dos ladrões e traficantes que nele se movem.
De Hong Kong à Itália rural, de Lisboa a lugares remotos da China comunista e, literalmente, pelo mundo fora nos navios de exploradores do século xv, Heather Terrell leva o leitor numa aventura de proporções épicas à volta do globo.

26/04/2010

DIA MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL



Sob a égide da Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI - comemora-se hoje, dia 26 de Abril, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, este anos sob o lema “Innovation – Linking the World”.
Há semelhança de outros países, também Portugal, através do INPI, vai realizar, neste dia, actividades de sensibilização da sociedade portuguesa para a importância da Propriedade Intelectual, no âmbito da protecção do conhecimento e do desenvolvimento económico.

25/04/2010

DIA DA LIBERDADE



25 DE ABRIL DE 1974

Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de Estado militar que derrubou, sem derramamento de sangue e sem grande resistência das forças leais ao governo, o regime ditatorial herdado de Oliveira Salazar e aos acontecimentos históricos, políticos e sociais que se lhe seguiram, até à aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976.

CRAVO
O cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Logo ao amanhecer o povo começou a juntar-se nas ruas, juntamente com os soldados revoltosos. Entretanto, uma florista, que levava cravos para um hotel, terá dado um cravo a um soldado, que o colocou no cano da espingarda. Outros o imitaram, enfiando cravos vermelhos nos canos das suas armas.

24/04/2010

CIRCO NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM



O GRANDE CIRCO DE LUZ
Espectáculo com Música

O grande circo de luz é uma celebração de luz e de cor, uma performance criada com uma lanterna mágica e com música ao vivo.
Animais de circo muito especiais mostram os seus truques, aparecendo não numa arena, mas sim projectados numa tela. Um apresentador anuncia cada um dos truques mágicos:
“Venham ver! Vejam uma tartaruga mudar de cor! Vejam as bossas dos camelos crescer sem parar! Vejam o peixe-palhaço sair de uma tuba!”. Os truques são acompanhados por dois músicos, ao som de uma tuba, de um trombone, de instrumentos de percussão e de uma guitarra eléctrica.

Espectáculo inserido no FIMFA – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

CENTRO CULTURAL DE BELÉM
Praça do Império – Lisboa
213 612 400

Obs.: Espectáculo disponível para grupos escolares, de 26 a 28 de Maio, às 11h. Preço 3€.

Marcações e Informações: 213 612 899 - 213 612 898

2ª a 6ª: 11h-13h, 15h-18h

29 Maio: 15.30h, 30 Maio: 11.30h

23/04/2010

DIA MUNDIAL DO ESCUTEIRO


O nascimento do escutismo deu-se basicamente em 1901, quando Baden-Powell, o seu pioneiro, regressou a Inglaterra, vindo da guerra de Índia e África, onde era oficial de cavalaria.
Baden-Powell, aproveitou as suas experiências na Índia e em África, para ajudar os jovens da sua Pátria, reunindo uma biblioteca especial de livros sobre educação de rapazes através dos tempos.
No Verão de 1907, quis pôr em prática as suas ideias e levou um grupo de 20 rapazes para a Ilha de Browisea, realizando assim, o 1º acampamento escutista, sendo este um êxito. Nos primeiros meses de 1908, publicou em seis capí­tulos quinzenais, ilustrados por ele próprio, o seu manual de instrução escutista “Escutismo para rapazes”.
O seu livro afectou de forma positiva todos os rapazes do mundo inteiro e quando as suas obras apareceram em livrarias e quiosques, começaram a formar-se grupos escutistas em todo o mundo.
Em 1920, teve lugar o 1º Jamboree Mundial (reunião internacional escutista), em Inglaterra. Na última noite do Jamboree, 6 de Agosto de 1920, Baden-Powell foi proclamado “Escuteiro Chefe Mundial” pela multidão de rapazes que o aclamavam.
Aos oitenta anos de idade mudou-se juntamente com a sua mulher para o Quénia, onde faleceu a 8 de Janeiro de 1941, com 83 anos. Actualmente existem cerca de 16 milhões de membros desta fraternidade mundial que tem como objectivo ajudar os jovens a atingir todo o potencial fí­sico, intelectual e espiritual. O lema do escutismo mundial reflecte as iniciais do seu fundador: “Be Prepared” (estejam preparados).

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR


É hoje o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge, esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.
Para além disso, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.

22/04/2010

ESTREIA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO

A ilha mais divertida do cinema está quase a chegar, "A Ilha de Impy", estreia hoje, dia 22 de Abril nas principais salas de cinema. Um filme de animação de qualidade, dos realizadores alemães, Holger Tappe e Reinhard Klooss. Neste filme as personagens, na versão portuguesa contam com as vozes de Rui Unas, António Montez, Cristina Carvalhal, Paulo Gomes, Ana Vieira e Rui Oliveira. Vá ao cinema com os seus filhos, e passe momentos de grande diversão.


A ILHA DO IMPY(V.P.)

Título Original: Urmel aus dem Eis
Classificação: M6
País: Alemanha



Ano: 2006
Género: Animação
Duração: 87m



Realização: Holger Tappe, Reinhard Klooss
Vozes: António Montez, Cristina Carvalhal, Paulo Gomes, Ana Vieira, Rui Oliveira, Rui Unas
Argumento: Reinhard Klooss



Sinopse: Titiwoo é uma pequena ilha vulcânica no meio do oceano. É aqui que o, pretenso homem da Renascença, zoólogo e cientista indisciplinado, Professor Horatio Tiberton vive e trabalha. Juntamente com o filho adoptado do professor, Tim, um ilustre bando de criaturas da ilha assiste à escola idiossincrásica de línguas de Tibberton: Ping, o pinguim; Monty, o lagarto monitor; Shoe, o pássaro e Solomon, o elefante-marinho. A dona da casa e da escola de Tibberton é Peg, a senhora-porca. A vida é feliz para todos os habitantes da ilha. Até que, um dia, um iceberg que tem lá dentro ovos pré-históricos congelados dá à costa e, dos ovos emerge uma estranha criatura verde: é Impy, um dinossauro da idade do gelo. A partir deste momento, a pacata vida dos habitantes da ilha acaba. Quando as novidades sobre Impy chegam ao Rei Pumponnel, que baniu Tibberton para os Mares do Sul, ele faz-se à vela imediatamente, determinado a caçar Impy e adicioná-lo à sua colecção de troféus. Mas Pumponell não conta com os habitantes e as criaturas de Titiwoo. É nessa altura que começa uma perigosa caçada, na qual o grupo de amigos de Tibberton luta para salvar Impy da mira de Pumponell a qualquer custo.

DIA MUNDIAL DA TERRA


Comemora-se hoje, 22 de Abril o Dia Mundial da Terra, criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar tão importante data.

21/04/2010

ESPECTÁCULO NO TEATRO MARIA MATOS


A TERRA DOS IMAGINADORES
Espectáculo/ Oficina

A Terra dos Imaginadores é um espectáculo/oficina onde as crianças são desafiadas a habitar um mundo poético, desempenhando um papel activo no desenrolar da história.
Duas actrizes partem com o público para um mundo desconhecido onde a imaginação transforma os nossos braços escorregas.
As crianças percorrem territórios que as levam a tomar posições e reflectir sobre o medo e a capacidade de imaginar, de inventar, de criar soluções.

TEATRO MARIA MATOS
Av. Frei Miguel Contreiras, 52 - Lisboa
218 438 800
Metro: Roma

7 Maio: 10h, 8 Maio: 16h

20/04/2010

LEIAM COM MUITA ATENÇÃO


Os 11 MANDAMENTOS DAS CRIANÇAS AOS PAIS

As minhas mãos são pequenas. Por favor não esperem perfeição ao fazer a cama, desenhar, atirar e agarrar uma bola.

As minhas pernas são pequenas. Por favor abrandem para eu vos poder acompanhar.
Preciso de encorajamento para crescer.

Por favor sejam brandos com as vossas críticas. Lembrem-se: podem criticar o que faço sem me criticarem a mim.

Os meus olhos não vêem o mundo do mesmo modo que os vossos. Por favor deixem-me explorar em segurança. Não me impeçam de o fazer sem necessidade.

Os meus sentimentos ainda estão a amadurecer. Não impliquem comigo o tempo todo. Tratem-me como gostariam de ser tratados.

As tarefas domésticas estão sempre a precisar de ser feitas. Só sou pequeno por pouco tempo. Por favor percam tempo a explicar-me as coisas deste maravilhoso mundo em que vivemos e façam-no de boa vontade.

A minha existência é uma dádiva. Cuidem de mim como é esperado, responsabilizando-me pelas minhas acções, dando-me linhas de orientação e disciplinem-me de um modo afectuoso.

Por favor não vão "fazer por cima" tudo o que faço. Isso dá-me a ideia de que todos os meus esforços nunca alcançam as vossas expectativas. Sei que é difícil mas nunca me comparem a outras crianças.

Não tenham medo de ir passar fora um fim de semana e deixar-me com os avós. Os filhos precisam de férias dos pais assim como os pais precisam de férias dos filhos.

Dêem-me liberdade para tomar decisões que me dizem respeito. Deixem-me falhar para que possa aprender com os meus erros. Assim, estarei preparado para tomar as decisões que a vida me exigirá.

Dêem-me todas as oportunidades para eu aprender e bons exemplos para eu seguir. Assim, poderei tornar-me numa pessoa verdadeira, recta e humana.

19/04/2010

SUGESTÃO DE LEITURA


DIÁRIO DA BICICLETA
de David Byrne
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 392
Editor: Livros Quetzal

Sinopse: Desde o princípio dos anos 1980 que David Byrne usa a bicicleta como principal meio de transporte em Nova Iorque. Há vinte anos, descobriu as bicicletas desdobráveis e começou a levá-las para as tournées e outras viagens de recreio. A escolha de Byrne deveu-se mais à conveniência do que a qualquer motivação política. E à medida que via mais cidades a partir da sua bicicleta, foi ficando apanhado por este meio de transporte e pela sensação de liberdade que o mesmo proporciona. Convencido de que o ciclismo urbano favorece um conhecimento mais profundo da pulsação e do ritmo das populações e topografias, Byrne começou a escrever um diário com as suas observações.

18/04/2010

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL


A AVENTURA DA TERRA
Exposição Temporária

Esta exposição relata a história e evolução da Terra ao longo dos últimos 4 600 milhões de anos.

A história desenrola-se ao longo de um friso cronológico – linha do tempo geológico –aproximadamente de cem metros, no qual se sucedem os eventos geológicos e biológicos que ilustram os episódios evolutivos mais marcantes da história da Terra. Como cada metro representa 50 milhões de anos, o público é levado a compreender a história do planeta e a evolução da vida na sua verdadeira relação temporal.
Globos terrestres representando diferentes idades do planeta, módulos interactivos, fósseis e modelos tridimensionais de seres vivos do passado, complementam este friso cronológico, convidando a uma verdadeira aventura interactiva sobre a evolução do nosso planeta.

Visita DramatizadaA Aventura da Terra promove visitas dramatizadas à exposição nas quais o actor André Levy veste a pele do naturalista Charles Darwin guiando o público numa visita emocionante pela história do planeta Terra.

Último Dom./mês: 16h-18h - 5€

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL
R. da Escola Politécnica, 58 - Lisboa
213 921 800 / 213 921 808
Metro: Rato

Obs.: Entrada gratuita para crianças até aos 6 anos. Bilhete família (2 adultos e 2 crianças) - 10€

3ª a 6ª: 10h-17h;
Sáb. e Dom.:11h-18h

17/04/2010

DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA


O Dia Mundial da Hemofilia, que se comemora hoje, foi iniciado pela Federação Mundial de Hemofilia em 1989, a data foi escolhida para homenagear Frank Schnabel, o seu fundador.
Para a Federação Mundial de Hemofilia a escolha do tema “tratamento para todos” significa o direito que têm todas as pessoas com este problema a um tratamento seguro e eficaz.
Neste dia, organizações de hemofilia e centros de tratamento por todo o mundo organizam encontros, eventos desportivos, exposições e outras actividades para criar mais conhecimento e consciência sobre os assuntos que afectam as pessoas com hemofilia e outros distúrbios hemorrágicos.



O QUE É A HEMOFILIA

Hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária e que acontece maioritariamente em indivíduos do sexo masculino. A doença ocorre devido a mutações no gene de factor 8 ou 9 da coagulação sanguínea e que se encontram no cromossoma X.
Normalmente, quando ocorre a hemorragia, o organismo inicia uma resposta em duas etapas para interromper o episódio. Na primeira etapa as plaquetas tornam-se viscosas e acumulam-se no local do ferimento formando uma rede de plaquetas. Depois, a coagulação do sangue rapidamente repõe a rede de plaquetas instáveis com um coágulo de fibrina quimicamente estável. Isso acontece por uma série de reacções enzimáticas no sangue envolvendo substâncias chamadas factores de coagulação.
Quando há uma deficiência ou ausência dos factores 8 ou 9, ocorre uma interrupção no processo de coagulação resultando em uma hemorragia descontrolada que é chamada então de Hemofilia.



QUAIS OS TIPOS DE HEMOFILIA?

A deficiência no factor 8 é conhecida como Hemofilia A ou clássica a do factor 9 é chamada de Hemofilia B ou vulgarmente conhecida como doença de Christmas e por fim a deficiência ou ausência do factor PTA e chamada de Hemofilia C.
Aproximadamente um em 5.000 homens possui a Hemofilia A e um em 30.000 possui a Hemofilia do tipo B.
As manifestações clínicas da Hemofilia A e B são praticamente idênticas e ambas se caracteriza por sangramentos prolongados e repetidos, atingido principalmente as articulações e os músculos. As hemofilias A e B agem como caracteres recessivos ligados ao sexo. Usa-se H para representar o gene para a normalidade, e o h para representar o gene recessivo que determina os casos de hemofilia.



FORMA COMO SE TRANSMITE

A Hemofilia é uma doença hereditária e herda-se, como se herda a cor da pele, dos olhos, o som da voz, o tipo de sangue etc. Tudo isto se herda dos nossos pais, e as pessoas com hemofilia herdam também dos seus pais o sangue ao qual falta o factor 8 ou 9. Na generalidade, são principalmente os rapazes que herdam este tipo de sangue. Quando a hemofilia aparece numa família, e em 30% são casos esporádicos, pode continuar a ser transmitida de pais para filhos.
Claro que nascer com hemofilia não é o mesmo que ter varicela! Quando se tem varicela devemo-nos afastar das outras pessoas para não as contagiar, mas não é assim com a hemofilia. Nasce-se com ela, mas não se contagia ninguém, nem na escola, nem em casa, nem em família!

16/04/2010

DIA MUNDIAL DA VOZ


A 16 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Voz, com o objectivo de sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças do aparelho vocal.
Este dia foi comemorado pela primeira vez em 2003, por sugestão de Mário Andrea, professor de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, na primeira reunião da Sociedade Europeia de Laringologia (European Society of Laringology), à qual presidiu.

15/04/2010

CORRER POR UMA BOA CAUSA


Dia 18 de Abril de 2010, domingo, pelas 10h00 da manhã, vai realizar-se na Av. Marginal em Oeiras, mais uma edição da Corrida Sempre Mulher, evento que tem como finalidade a angariação de fundos para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama.
Pode participar a correr ou a caminhar e não há limites de idade.
Todo o percurso da corrida/caminhada decorre junto ao mar na Avenida Marginal, que vai ser fechada ao trânsito.
Para as crianças haverá um espaço com insufláveis a funcionar na praia de Santo Amaro.
O preço da inscrição é de 10€ por participante, e é assegurado transporte gratuito no dia da corrida, na CP (comboios urbanos de Cascais, Sintra Azambuja e sado) no Metropolitano de Lisboa, na Carris e na Fertagus, mediante a apresentação do número frontal)

PROGRAMA

Quinta-Feira, 15 de Abril de 2010
10.00h/20.00h
Entrega dos números frontais, t-shirts e sacos-mochila no Centro Comercial Oeiras Parque.

Sexta-Feira, 16 de Abril de 2010
10.00h/20.00h
Entrega dos números frontais, t-shirts e sacos-mochila no Centro Comercial Oeiras Parque.

Sábado, 17 de Abril de 2010
10.00h/20.00h
Entrega dos números frontais, t-shirts e sacos-mochila no Centro Comercial Oeiras Parque.

Domingo, 18 de Abril de 2010
09.15H
Abertura do Espaço CHICCO Criança (zona de insufláveis).

Inicio de Rastreio gratuito de acuidade visual da ESSILOR para participantes e público.
09.45h/09.55h

Aquecimento com aula colectiva de aeróbica no local de partida (actividade a cargo do VIVAFIT da Portela).
10.00h

Partida da Corrida Sempre Mulher.


ESCALÕES:


As inscrições podem ser feitas num dos seguintes escalões:

LYCIA MULHER (inscrição individual só para mulheres) ;

SERUM7 MÃE E FILHA(O)S;

AVÓ E NETA(O)S;

BARRIGUINHA (exclusivo para grávidas);

ESCALÃO DIESE TEAM FAMÍLIA (para toda a família);

TEAM BÉBÉ (para toda a família acompanhar o bébé);

ESSILOR TEAM SAÚDE (exclusivo para profissionais e estudantes de saúde);

ISLA TEAM UNIVERSITÁRIO (para estudantes pré-universitárias e universitárias e para todas as profissionais do Ensino Superior);

TEAM EMPRESA (para empresas, health clubs, clubes desportivos e grupos informais).

14/04/2010

ESTREIAS DE CINEMA

Estreia amanhã o novo filme de Julie Anne Robinson "Melodia do Adeus". Um filme com argumento de Nicholas Sparks, é de certeza uma boa aposta. Os laços familiares e a amizade, são dois dos ingredientes deste filme, que será certamente do agrado dos leitores do argumentista. Vá ao cinema, e não perca mais um filme de qualidade.


A MELODIA DO ADEUS
Título Original: The Last Song
Classificação: M12
País: Estados Unidos
Ano: 2010
Género: Drama
Realização: Julie Anne Robinson
Interpretação: Miley Cyrus, Greg Kinnear, Liam Hemsworth, Bobby Coleman
Argumento: Nicholas Sparks



Sinopse: Uma história sobre a família, a amizade, os segredos e a salvação, que foca ainda os temas do primeiro amor e de segundas oportunidades. Um filme com argumento de Nicholas Sparks, que o escreveu ainda antes de editar o livro com o mesmo nome, escrito a pensar em Miley Cirus, a protagonista principal.

13/04/2010

DIA MUNDIAL DA IMPRENSA


O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi instituído com o objectivo de valorizar um direito fundamental da pessoa humana, a liberdade de expressão, que tem na imprensa escrita um dos seus veículos fundamentais.

12/04/2010

LIVROS PARA PAIS


CASAMENTO DE CONVENIÊNCIA
de Madeline Hunter
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 352
Editor: Edições Asa

Sinopse: Lady Christiana Fitzwaryn está apaixonada. Infelizmente, o seu futuro marido não é o homem dos seus sonhos mas sim um perfeito desconhecido, com quem o próprio rei Eduardo negociou o enlace. Sobre este homem, Christiana apenas sabe tratar-se de um mero mercador plebeu. Não estava, pois, preparada para o primeiro encontro: David de Abyndon revela ter um carisma extraordinário e nutre uma indiferença desconcertante em relação ao estatuto social dela. Para sua grande surpresa, é a aristocrata quem se sente perturbada na presença daquele homem de enigmáticos olhos azuis.

11/04/2010

POETAS PORTUGUESES


SER POETA

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Florbela Espanca

10/04/2010

LIVROS PARA CRIANÇAS


O SR. AZULÃO
Texto e Ilustrações: Chris Riddell

Sinopse: O Sr. Azulão, que dormia debaixo da cama, pede ao João para dormir na cama.
Mas depois não param de aparecer mais visitantes inesperados...

09/04/2010

INFORMAÇÃO AOS PAIS


A Associação de Pais solicitou ao Pelouro da Educação, da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, que as actividades para as crianças do CAF, fossem abertas a todas as crianças da escola. Depois de receberem as inscrições das crianças do CAF, e de verem as vagas não preenchidas, abriam as restantes aos outros alunos, até as mesmas se esgotarem. Estamos a aguardar resposta do Pelouro da Educação.

08/04/2010

INFORMAÇÃO DO PELOURO DA EDUCAÇÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA DOS OLIVAIS


" A Junta de Freguesia informa a comunidade educativa que a partir do dia 12 de Abril e inserido na Componente de Apoio á Família, vai ter inicio a actividade de Expressão Dramática para todas as crianças, com a Prof. Rita Maria Matos. Já estão a decorrer as aulas de apresentação durante a semana de 5 a 9 de Abril.
Nesta actividade as crianças desenvolvem a criatividade, confiança, movimento,improvisação, concentração, memorização, narrativa, pesquisa, etc.."
A Juntar ao Karaté com o Prof.. Manuel Ribeiro fica assim cumprida a nossa promessa de mais e melhores actividades no CAF.


Horário da Expressão Dramática

Escola Stª Maria dos Olivais - Segunda - Feira

Jardim de Infância - Das 16, 45 h ás 17,30 h
1º Ciclo - 17,45 h ás 18,30 h

Escola Alice Vieira - Terça - Feira

Jardim de Infância - 15,30 h ás 17,30 h ( 2 turnos de 45 minutos)
1º Ciclo - 17,30 h ás 19 h ( 2 turnos de 45 minutos)

Escola 36 - Quarta - Feira

Jardim de Infância - Das 16, 45 h ás 17,30 h
1º Ciclo - 17,30 h ás 19 h ( 2 turnos de 45 minutos)

Escola Paulino Montez - Quinta - Feira

Jardim de Infância - 15,30 h ás 17,30 h ( 2 turnos de 45 minutos)
1º Ciclo - 17,30 h ás 19 h ( 2 turnos de 45 minutos)

Escola Sara Afonso - Sexta - Feira

Jardim de Infância - 15,30 h ás 17,30 h ( 2 turnos de 45 minutos)
1º Ciclo - 17,30 h ás 19 h ( 2 turnos de 45 minutos)

Sala Teacch Quarta-Feira
15,30 h ás 16 h

Esta Actividade está sujeita a inscrições


Com os Melhores Cumprimentos,
Anabela Silva
Vogal da Educação

07/04/2010

DIA MUNDIAL DA SAÚDE



O Dia Mundial da Saúde 2010 incidirá sobre urbanização e saúde. Com a campanha "1000 cidades - 1000 vidas", serão organizados eventos em todo o mundo, durante a semana de 7 a 11 de abril de 2010, convidando as cidades a disponibilizar espaços para actividades de saúde.
O tema escolhido para este ano destaca o efeito da urbanização sobre a saúde colectiva, a nível global, e para cada um de nós individualmente.

São objectivos globais da campanha:

- 1000 cidades: abrir espaços públicos para a saúde, quer se trate de actividades em parques, campanhas de limpeza ou fecho de vias a veículos motorizados.

- 1000 vidas: compilar 1000 histórias de campeões de saúde urbana, que tomaram medidas com impacto significativo na saúde das suas cidades.

O Dia Mundial da Saúde, comemorado a 7 de Abril desde 1950, celebra a criação da OMS, em 1948.

06/04/2010

LITERATURA PORTUGUESA


CITAÇÕES E PENSAMENTOS DE EÇA DE QUEIRÓS
de Paulo Neves da Silva
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 230
Editor: Casa das Letras

Sinopse: Eça de Queirós foi um dos maiores escritores portugueses e simultaneamente um dos maiores pensadores. Retratou como ninguém a sociedade e a psicologia dos portugueses, num estilo irónico e humorístico único, presente nos seus romances, crónicas e correspondência.
Mais radical nos seus primeiros escritos, mais conservador nos últimos, em todos grassa uma actualidade e uma acutilância que continua a surpreender passados mais de cem anos sobre a sua morte.
A visão e crítica de Eça de Queirós sobre os costumes em geral, e os portugueses em particular, continua surpreendentemente válida nos dias de hoje, provando que a evolução é pouco mais que um conjunto de progressos técnicos, e que as características do povo português, em todos os aspectos da sociedade, se mantêm praticamente iguais. Em 320 citações e 120 textos, complementados com excertos capitais dos seus principais romances, a sabedoria de Eça de Queirós encontra-se condensada neste livro para usufruto por si própria ou como incentivo a leituras mais aprofundadas da sua obra.

05/04/2010

7.ª FESTA DA PRIMAVERA


ACTIVIDADES

Ao longo de todo o fim-de-semana, de 17 e 18 de Abril, terão lugar no Jardim diversas actividades: feira de jardinagem e de produtos naturais, visitas guiadas, ateliers e palestras, venda de plantas, espectáculos equestres, jogos e concursos, música, exposição de Orquídeas, espectáculo pelo Grupo de Teatro Infantil Animarte, exposição de Bonsais entre muitas outras iniciativas.

Programa:

17 de Abril
10h - Escalada nas árvores do Jardim
10.30h - Visita guiada pelo Jardim
11.30h - Demonstração de técnicas básicas de jardinagem
12.30h - Cultivo de Orquídeas Tropicais
14.30h - Animação – Centro Social e Paroquial de Nª Srª da Ajuda
15.30h - Escola Portuguesa de Arte Equestre
16.30h - Entrega de certificados aos novos guias do Jardim botânico da Ajuda
17h - Actuação da TUNASSA

18 de Abril
10h - Visita guiada “Plantas de todo o mundo”
10h-13h - Consultório da Planta
10.45h - Concurso de construção de espantalhos
11h - Palestra “As Plantas e os Aromas”
12h - Charanga a Cavalo da GNR
14.30h - Concerto - Ensemble Viola Cordata
16h - Animação – Tom & Huck, pelo Grupo de Teatro infantil Animarte

JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA
Instituto Superior de Agronomia
Calçada da Ajuda - Lisboa
213 622 503/213 623 137

Obs.: Gratuito para crianças até aos 4 anos.

17, 18 Abr.: 10h-18h

04/04/2010

UMA PÁSCOA FELIZ PARA TODOS

A Associação de Pais deseja a todos uma PÁSCOA FELIZ.

03/04/2010

A PÁSCOA


A palavra Páscoa vem do idioma hebraico Pessach, significando passagem, é um evento religioso cristão, sendo a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, depois da sua morte por crucificação, que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O ovo é um símbolo antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Os ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, o ovo é um símbolo de nascimento. O tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, o certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e a Páscoa marca a ressurreição para uma vida nova. Com o passar do tempo foram introduzidos nas comemorações da Páscoa, o ovo de chocolate, com a mesma simbologia do renascimento, mas que faz a grande alegria dos pequeninos.

02/04/2010

SEXTA-FEIRA SANTA


A Associação de Pais deseja a todos os alunos, pais, encarregados de educação, auxiliares e professores uma boa sexta-feira santa.

01/04/2010

DIA DAS MENTIRAS


A comemoração a 1 de Abril parece estar ligada à introdução do calendário gregoriano, em 1564. Até então, o início do ano era comemorado na semana entre 25 de Março e 1 de Abril, coincididndo com o equinócio de Primavera. O rei francês Charles IX adoptou o novo calendário, com início a 1 de Janeiro. Mas muitas pessoas, por falta de conhecimento ou conservadorismo, ignoraram esta alteração. Os adeptos do novo calendário troçavam, chamando-lhes «tolos de Abril», convidando-os para festas imaginárias no dia 1 de Abril e pregando várias partidas.
A tradição estendeu-se a outras regiões europeias e depois à América. Muitos órgãos de comunicação social aderiram à comemoração, e é já tradicional incluir, entre as notícias autênticas, um qualquer disparate, mais ou menos disfarçado, para testar a perspicácia e credulidade dos leitores, ouvintes, espectadores e navegadores.

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA



ABRIL

PAISAGENS

A Floresta

Paisagem Natural

Paisagem Humanizada

Entre a História e o Rochedo

O Grande Livro do Reino Mineral

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA