DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

31/05/2010

DIA MUNDIAL SEM TABACO


O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumadores. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o hábito de fumar.

30/05/2010

LIVRO PARA CRIANÇAS


MINI ENCICLOPÉDIA DOS OCEANOS E DOS MARES
Edição/reimpressão:
2010
Páginas: 64
Editor: Porto Editora
Faixa etária: a partir dos 6 anos

Sinopse : Qual é a profundidade máxima dos oceanos?Que peixe se consegue encher como um balão?Como é que os golfinhos usam o som para caçarem?Este livro fascinante apresenta respostas a estas e a centenas de outras perguntas. Texto simples e de fácil leitura, com fotografias fabulosas, ilustrações detalhadas e uma selecção de interessantíssimos sites na Internet que permitem aos jovens leitores uma introdução às maravilhas dos oceanos.

29/05/2010

DIA MUNDIAL DA ENERGIA


Assinala-se hoje, 29 de Maio, o Dia Mundial da Energia. Este dia foi criado para sensibilizar as pessoas e os líderes mundiais para a necessidade de poupança de energia e para a promoção das energias renováveis, mais amigas do ambiente, em substituição das energias fósseis altamente poluentes e prejudiciais para a própria Vida na Terra.

28/05/2010

DIA MUNDIAL DO BOMBEIRO

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Bombeiro. Nunca nos poderemos esquecer daqueles que lutam no combate aos incêndios que fustigam o nosso país. E que arriscam a própria vida nesse combate, salvando vidas e habitações.

27/05/2010

CAMPANHA DO BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME


Num momento particularmente dificil, é mais do que necessária a sua ajuda. O banco Alimentar Contra a Fome, leva a cabo mais uma campanha de recolha de alimentos no próximo fim-de-semana. Solicita-se aos pais, encarregados de educação, professores e auxiliares, que apoiem esta causa.

26/05/2010

LIVRO PARA OS PAIS

HUSH, HUSH
de Becca Fitzpatrick
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 320
Editor: Porto Editora

Sinopse: UM JURAMENTO SAGRADO UM ANJO CAÍDO UM AMOR PROIBIDO. Apaixonar-se não fazia parte dos planos de Nora Grey. Nunca se sentira atraída por nenhum dos rapazes da sua escola, apesar da insistência de Vee, a sua melhor amiga. Então, aparece Patch. Com um sorriso fácil e uns olhos que mais parecem trespassar-lhe a alma, Patch seduz Nora, deixando-a completamente indefesa. Mas, após uma série de encontros assustadores com Patch, que parece estar sempre onde ela está, Nora não consegue decidir se há-de cair-lhe nos braços ou fugir sem deixar rasto. Em busca de respostas para o momento mais confuso da sua vida, Nora dá consigo no centro de uma antiga batalha entre imortais. E quando é chegada a altura de escolher um rumo, a opção errada poderá custar-lhe a vida.

25/05/2010

DIA DE ÁFRICA



Comemora-se hoje , 25 de Maio o “Dia de África”. África é o segundo continente mais populoso e mais extenso, depois da Ásia. Pensa-se ter sido em África que nasceram os primeiros seres humanos. Os mais antigos fósseis de hominídeos com cerca de cinco milhões de anos foram aqui encontrados.



Dos 42 países que a constituem, em 5, fala-se português (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe). Em 25 de Maio de 1963, reuniram-se em Adis Abeba - Etiópia 32 chefes de estado africanos contra a subordinação que o seu continente sofria há séculos… Ao longo dos tempos e com os mais diversos termos, colonialismo, neocolonialismo, "partilha de África" os povos africanos viam as suas riquezas naturais e humanas roubadas por povos que se consideravam superiores.



Na reunião de Adis Abeba, esses líderes criaram a OUA (Organização da Unidade Africana), hoje a União Africana.Dada a importância desse encontro, a ONU, em 1972, instituiu o dia 25 de Maio como Dia da Libertação de África.

24/05/2010

DIA EUROPEU DOS PARQUES NATURAIS


Legenda: Parques Naturais assinalados a verde no Mapa.

Em Portugal existem actualmente treze Parques Naturais: Montesinho, Douro Internacional, Litoral Norte, Alvão, Serra da Estrela, Tejo Internacional, Serras d'Aire e Candeeiros, São Mamede, Sintra-Cascais, Arrábida, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vale do Guadiana e Ria Formosa. Os Parques Naturais da Serra da Estrela e Arrábida foram criados em 1976 enquanto o do Litoral Norte data de 2005.
“Parque Natural é uma área que se caracteriza por conter paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional, sendo exemplo de integração harmoniosa da actividade humana e da Natureza e que apresenta amostras de um bioma ou região natural.”

23/05/2010

POEMAS DE AUTORES PORTUGUESES


CONFIANÇA

O que é bonito neste mundo, e anima,
É ver que na vindima
De cada sonho
Fica a cepa a sonhar outra aventura...
E que a doçura
Que se não prova
Se transfigura
Numa doçura
Muito mais pura
E muito mais nova...

Miguel Torga

22/05/2010

DIA DO AUTOR PORTUGUÊS


Criado em 1982 por iniciativa do maestro Nóbrega e Sousa, membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), o Dia do Autor Português é comemorado anualmente a 22 de Maio com diversas manifestações culturais promovidas pela SPA, cooperativa que gere os direitos dos autores portugueses de todas as disciplinas literárias e artísticas.

DIA INTERNACIONAL DA DIVERSIDEADE BIOLÓGICA

O Dia Internacional da Diversidade Biológica foi proclamado a 22 de Maio de 2000 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, por iniciativa da Convenção de Diversidade Biológica, no âmbito da adopção do texto da Convenção de Diversidade Biológica de 22 de Maio de 1992.
Diversidade biológica, definida em termos de genes, espécies e ecossistemas, é vulgarmente usada para descrever o número e a variedade dos organismos vivos. Numa perspectiva global, este termo pode ser considerado como sinónimo de "Vida na Terra", resultado de mais de 3 mil milhões de anos de evolução. O número exacto de espécies actualmente existente é desconhecido: até à data foram identificadas cerca de 1,7 milhões mas as estimativas apontam para um mínimo de 5 milhões e um máximo de 100 milhões.

21/05/2010

DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E O DESENVOLVIMENTO

Dando seguimento à adopção da Declaração Universal da Diversidade Cultural, em Novembro de 2001, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de Maio como o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.
O Dia é uma oportunidade para se aprofundar na compreensão sobre os valores da Diversidade Cultural e para se aprender melhor sobre como “viver juntos”. É por esta razão que a UNESCO apela a seus Estados Membros, assim como à sociedade civil a celebrar este Dia Mundial por meio do envolvimento do maior número possível de parceiros e actores desta área.

20/05/2010

EFEMÉRIDE DE 20 DE MAIO

O Aquário Vasco da Gama foi inaugurado em 1898, numa cerimónia integrada nas Comemorações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. A Comissão Executiva destas celebrações, desejando perpetuar a memória de tão importante acontecimento, decidiu mandar construir um Aquário com objectivos de recreio e instrução popular.

A construção do edifício, da responsabilidade da Comissão Executiva do IV Centenário, teve a orientação do Engenheiro Albert Girard , um naturalista notável e o principal colaborador científico do Rei D. Carlos I.
Na altura da inauguração o Rei D.Carlos, cuja influência havia sido determinante para a edificação do Aquário, realizou numa das suas salas uma exposição com o material zoológico por ele recolhido nas campanhas oceanográficas de 1896 e 1897.
Os custos da obra orçaram em cerca de 60 contos de réis e o edifício encontrava-se dividido em dois corpos solidários: um onde funcionavam os serviços de apoio e o outro destinado à exposição ao público.

Este último compreendia uma sala de entrada (átrio), uma sala de exposição de espécies de água doce (com 29 aquários), uma galeria com aquários de água salgada (21) e uma sala destinada a exposições. As espécies expostas pertenciam, na sua totalidade, à fauna indígena do nosso país.

A exposição de exemplares vivos no Aquário Vasco da Gama caracteriza-se pela diversidade, apresentando espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra, de ambos os Hemisférios. A fauna da costa portuguesa ocupa, no entanto, o lugar de destaque.

A Colecção Oceanográfica D. Carlos constitui o espólio mais valioso do Museu merecendo por isso especial destaque nas salas de exposição. De facto, a maior parte dos exemplares expostos no átrio e nas salas do primeiro andar, fazem parte desta colecção de grande valor histórico e científico.
Mas para além desta, o Museu do Aquário Vasco da Gama possui a sua própria colecção, que tem vindo a ser permanentemente aumentada e enriquecida em espécies, especialmente no que respeita a peixes marinhos da fauna indígena e tropical, aves, mamíferos marinhos e espécimes malacológicos.
O espaço museológico distribui-se por cinco salas de exposição, nas quais estão dispostas as várias colecções.

Aquário Vasco da Gama
Rua Direita do Dafundo
1495 - 718 Cruz Quebrada - Dafundo
Telefone: 21 4196337 - 21 4151610
Fax : 21 4193911
Contacte-nos por email para aquariovgama@mail.telepac.pt

19/05/2010

ACTIVIDADES DE VERÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA DOS OLIVAIS

INSCRIÇÕES A PARTIR DE DIA 24 DE MAIO



PRAIA - CAMPO

1º Turno
05 a 16 de Julho

2º Turno
19 a 30 de Julho

3º Turno
02 a 13 de Agosto

4º Turno
16 a 27 de Agosto

5º Turno
30 de Agosto a 10 Setembro



FÉRIAS DESPORTIVAS

1º Turno
05 a 16 de Julho

2º Turno
19 a 30 de Julho

3º Turno
02 a 13 de Agosto

4º Turno
16 a 27 de Agosto

5º Turno
30 de Agosto a 10 Setembro


No acto de inscrição deve apresentar:

Bilhete de Identidade/Cédula da Criança
Boletim de Vacinas
Comprovativo de matricula/cartão escolar numa escola da freguesia
Bilhete de Identidade e Cartão de eleitor do encarregado de educação
Para as Férias Desportivas, no acto da inscrição deverá pagar a quantia de €30,00.

18/05/2010

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS


O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, será celebrado em 2010 sob o tema “Museus e Harmonia Social” com actividades dedicadas ao tema “Museus e Harmonia Social”. Mais uma vez o tema proposto para a comemoração do Dia dos Museus vem reiterar a questão social na contemporaneidade, com os seus permanentes desafios e necessidades, fruto das transformações de que são alvo os contextos sociais, culturais, económicos.

17/05/2010

DIA MUNDIAL DAS TELECOMUNICAÇÕES E DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO


A ONU – Organização Mundial das Nações Unidas estabeleceu o dia de hoje, 17 de Maio Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. Esta iniciativa visa promover acções de sensibilização e consciencialização pública para os benefícios da utilização da Internet. O tema escolhido para o ano de 2010 é "melhor cidade, melhor qualidade de vida com as TIC" ("better city, better life with ICT’s"). O objectivo é destacar o importante papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como catalisadoras da promoção da qualidade de vida das pessoas, da sociedade e da economia.

16/05/2010

LIVRO PARA OS PAIS

SEM MEDO
de Max Lucado
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 200
Editor: Pergaminho


Sinopse: Cada novo dia parece trazer mais razões para termos medo…Estamos em recessão. O desemprego aumenta sem parar. As taxas de divórcio não param de crescer. A violência nas escolas é cada vez mais perigosa. As catástrofes naturais são cada vez mais frequentes. Será que ainda sabemos viver sem medo?Mas imagine que essa possível viver fora da prisão do medo.Imagine que a sua reacção a cada novo acontecimento na sua vida não era sentir-se ansioso ou preocupar-se mas simplesmente… ter fé e acreditar que tudo irá correr bem?Imagine como seria a sua vida se acreditasse mais e temesse menos. Já pensou em tudo aquilo que seria capaz de fazer - por si e por aqueles que ama?Max Lucado, autor de diversos best-sellers internacionais sobre espiritualidade e o poder da fé, desafia-o, ao longo destas páginas, a fazer uma «purga» do medo, da insegurança e da dúvida, e a dar aquele salto de fé essencial em direcção à felicidade que merece. Num estilo cheio de humor e compaixão, revela uma das verdades mais essenciais do espírito humano: basta acreditar… e tudo lhe será possível.

15/05/2010

DIA MUNDIAL DA FAMÍLIA

O Dia Internacional da Família, proclamado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993, é uma oportunidade para sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afectam a família.

14/05/2010

COMEMORAÇÕES DO 613.º ANIVERSÁRIO DA FREGUESIA DE SANTA MARIA DOS OLIVAIS


PASSEIO DE BTT

Integrado nas Comemorações do 613º Aniversário da Freguesia, irá realizar-se no próximo dia 22 de Maio, um passeio de BTT, organizado pelo Moto Clube de Lisboa.
A concentração será frente às Instalações do Moto Clube de Lisboa e a partida às 9H30.
As inscrições devem ser feitas até ao próximo dia 20 de Maio, para:

Moto Clube de Lisboa
R Américo Jesus Fernandes, nº 8 A
1800-023 Lisboa
telef/Fax 21 8538919

13/05/2010

O CARTAZ DA MALAPOSTA


"O artista deve ser cego para as formas "reconhecidas" ou "não reconhecidas", surdo aos ensinamentos e desejos do seu tempo. Os seus olhos devem abrir-se para a vida interior, e os seus ouvidos estar atentos à voz da Necessidade Interior.Todos os processos são sagrados, se são interiormente necessários.É a intuição que dá vida à criação. Agindo sobre a sensibilidade a arte só pode agir através dela. Balanças e proporções não se encontram fora do artista, mas dentro de si próprio."V. Kandinsky "Do Espiritual na Arte"


Há verdades e há…verdades. Saber que verdades são mais verdadeiras pode ser um verdadeiro problema.A fraude é um espectáculo interactivo que aborda, de forma humorística, determinadas crenças fantásticas e extraordinárias que, por várias razões,continuam a fazer parte de um suposto “consciente colectivo”. Para além da abordagem céptica a diferentes tópicos sobrenaturais e mitos urbanos, são criadas situações das quais advêm resultados surpreendentes.Leandro Morgado reúne neste espectáculo temas como a astrologia, numerologia, falar com os mortos, superstição, fobias sociais, auto-ajuda, mensagens subliminares, raptos por extraterrestres, profecias para o fim do mundo e outros assuntos que até podiam ser verdade mas, provavelmente,não são.


Do cinema para o palco, o resultado é uma paródia aos filmes policiais, um espectáculo onde suspense e o crime são servidos com humor.
Dick Martin É um clássico e desafortunado detective particular; tem falta de clientes, a carteira vazia e três meses de renda por pagar.Até que um dia...a sorte bate-lhe à porta...e ele começa a ver...uma luz ao fundo do túnel, ao ser contratado por Joseph Rainfield para desvendar o misterioso caso da joia desaparecida! Acdompanha-o a sobrinha, a ingénua Della,vítima do violador de Los Angelos, o cadastrado Gino Martineli.

12/05/2010

ESTREIAS DE CINEMA


ROBIN HOOD
Classificação: M12
País: Estados Unidos
Ano: 2010
Género: Acção/Aventura
Realização: Ridley Scott
Interpretação: Cate Blanchett, Russell Crowe, Kevin Durand, Mark Strong, Matthew MacFadyen
Argumento: Brian Helgeland



Sinopse: A história do herói cuja bravura perdurou na mitologia popular incendiando a imaginação daqueles que partilham do seu espírito de aventura e justiça. Na Inglaterra do século XIII, Robin e o seu grupo de saqueadores combatem a corrupção numa pequena cidade desafiando a Coroa a rectificar o balanço de poder entre o Rei e os seus subordinados. Tendo como aliada uma mulher determinada, Lady Marian, um homem de origens humildes, seja ele um herói ou um fora-da-lei, irá torna-se num símbolo eterno de liberdade para o seu povo.

DIA MUNDIAL DO ENFERMEIRO


Comemora-se hoje, 12 de Maio o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Naghtingale. A profissão, hoje regularizada, nasceu voluntária. As primeiras enfermeiras eram voluntárias que ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras.

A História…
A Enfermagem, como uma ocupação assalariada que pode atender à necessidade de mão-de-obra nos hospitais, surgiu quando a italiana, filha de ingleses Florence Naghtingale criou uma escola de Enfermagem num hospital inglês, em 1854. Ela tinha dado assistência aos soldados britânicos, franceses e turcos envolvidos numa guerra contra a Rússia, em 1854. Contudo, a prática de cuidar de doentes teve origem na evolução dos tratamentos de saúde ao longo da história.
Inicialmente, estava associada ao trabalho feminino, pela prática de cuidar dos grupos nómadas primitivos, como por exemplo, fazendo partos. Com o passar do tempo, passou a ser sinónimo de poder, e acabou por ser uma prática/profissão dominada pelo homem.

11/05/2010

EFEMÉRIDES DE 11 DE MAIO

1904 - Nascimento de Salvador Dalí
1989 - Faleceu a 20 de Janeiro
Pintor espanhol, Salvador Dalí nasceu em Figueras, na Catalunha, a 11 de Maio de 1904 e aí morreu a 20 de Janeiro de 1989. Filho de um prestigiado notário daquela cidade, frequentou a Academia de Belas-Artes de Madrid de 1921 a 1926. Foi aqui, durante a sua estadia na residência de estudantes, que Dalí conheceu e se tornou amigo do poeta Federico García Lorca e do cineasta Luis Buñuel, com os quais viria, mais tarde, a desenvolver alguns projectos. Depois de estudar em Madrid, rumou para Paris onde se instalou e se tornou membro oficial do grupo surrealista. As simpatias de Dalí pelos regimes de extrema-direita terão levado, mais tarde, Breton a exclui-lo do grupo. Datam desta altura algumas das suas obras mais representativas do surrealismo, como, por exemplo, "A Persistência da Memória", "O Jogo Lúgubre" e "Grande Masturbador". Em 1929 conheceu Helena Diakonova, conhecida por Gala Éluard, uma jovem russa que, tendo sido companheira de Paul Éluard, viria a tornar-se na modelo e companheira inseparável de Dalí.Entre 1928 e 1930, colaborou com Buñuel nos filmes Un Chien Andalou e L'âge d'Or. Os primeiros quadros surrealistas foram expostos em 1929 e sugerem a influência de De Chirico. A mistura do real com o irreal é uma característica que se tornará frequente no seu trabalho. Elaborou um método a que chamava "crítico-paranóico", que implicava o recurso ao inconsciente, na interpretação livre de "associações delirantes". Possuía uma técnica magistral, que colocou ao serviço de uma imaginação transbordante alimentada pela leitura cuidada de Freud. As imagens oníricas e os claros símbolos sexuais não impediram o público de assimilar a sua obra, que obteve um sucesso enorme, sobretudo depois da Segunda Grande Guerra. Nos Estados Unidos da América, para onde Dalí e Gala viajaram em 1940 e onde permaneceram durante cerca de oito anos, o artista fez, no Museu de Arte Moderna de Nova York, a sua maior exposição. Escreveu ainda A Vida Secreta de Salvador Dalí e trabalhou por diversas vezes para o cinema, teatro, ópera e bailado. Em 1974 inaugurou o Teatro-Museu de Figueras, onde se encontra exposta uma grande parte da sua obra, e, em 1983, criou a Fundação Gala-Salvador Dalí, uma instituição que gere, protege e divulga o seu legado artístico e intelectual.Morreu em 1989, sete anos depois de Gala, e foi sepultado, como era seu desejo, no Teatro-Museu que o próprio Dalí criou e ao qual deu o seu nome.

Salvador Dalí. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2004. [Consult. 2004-07-03].Disponível na www: .


10/05/2010

WORLD PRESS CARTOON EM SINTRA


WORLD PRESS CARTOON
Exposição Temporária

O World Press Cartoon, salão de referência no mundo do humor gráfico de imprensa, regressa ao Sintra Museu de Arte Moderna.
O World Press Cartoon 2010 tem como objectivo distinguir e dar a conhecer os melhores trabalhos produzidos e publicados em jornais ou revistas, nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor, durante o ano de 2009.
Os objectivos mantêm-se os mesmos; promover o cartoon enquanto género jornalístico, prestigiar o desenho de humor na imprensa, premiar o mérito e o talento dos melhores e promover a liberdade de expressão enquanto valor inalienável da dignidade humana.

SINTRA MUSEU DE ARTE MODERNA – COLECÇÃO BERARDO
Av. Heliodoro Salgado – Sintra
219 248 170

17 Abr. a 4 Jul., 3ª a Dom.: 10h-18h

09/05/2010

DIA DA EUROPA


A 9 de Maio de 1950, pelas 16 horas, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês propõe a "organização conjunta da produção de base e a instituição de uma nova Alta Autoridade, cujas decisões unam a França, a Alemanha e os países que venham a aderir..." A denominada declaração Schuman, lançou, nas palavras do Ministro, "os alicerces de uma Federação Europeia, indispensável à preservação da paz" sendo por isso considerado o momento fundador do projecto europeu.
O 9 de Maio - Dia da Europa - foi celebrado pela primeira vez em 1986. Inicialmente dirigido em particular à comunidade escolar é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos.
Comemore o Dia da Europa, com um Copa Europa, o cocktail oficial do Dia da Europa!


Copa Europa
Vodka Bison
3 cl Xarope de caramelo
1 cl Sumo de maçã
6 cl Blue Curaçao
1 cl Sorvete de lima
1 colher de sopa de Gelo picado
Preparação: misturar tudo num shaker!
Decoração: colocar uma rodela de maçã cortada em forma de coração com um morango incorporado. Para uma versão não alcoólica, retirar a vodka e substituir o Blue Curaçao por xarope Curaçao.
O “Copa Europa” é um cocktail original criado por Olivier Pichon para comemorar o Dia da Europa 2010.

08/05/2010

DIA MUNDIAL DA CRUZ VERMELHA


Assinala-se hoje, 8 de Maio, o «Dia Mundial da Cruz Vermelha», movimento que desde há quase século e meio envolve dedicados voluntários para prestar apoio e assistência vitais em todo o Mundo. Calcula-se que se situam em cerca de 280 milhões de pessoas quantos são apoiados pelas organizações internacionais e pelas 183 sociedades nacionais que integram este movimento, quer em situações de conflito, de tragédias naturais ou causados pelo homem, de acidentes de toda a espécie, de saúde hospitalar e não só, no combate às secas e à fome.

07/05/2010

LIVRO PARA OS PAIS

RESISTÊNCIA
de Owen Sheers
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 320
Editor: Casa das Letras

Sinopse: 1944 após a queda da Rússia e os desembarques falhados do Dia D, um contra-ataque realizado por parte dos alemães permite-lhes pisar solo britânico. No espaço de um mês , metade da Grã-Bretanha encontra-se ocupada. Sarah Lewis, uma jovem de vinte e seis anos, mulher de um agricultor, acorda e dá-se conta que o seu marido Tom desapareceu. Não é a única, já que todas as mulheres no isolado vale de Olchon, próximo dos limites fronteiriços do País de Gales, ao acordarem verificam que também os seus maridos partiram. Em resultado desta súbita e inexplicável ausência, estas reorganizam-se como uma comunidade inteiramente feminina e aguardam, na esperança de receber notícias. Uma patrulha alemã chega ao vale, mas o objectivo da sua missão permanece um mistério. Quando um Inverno rigoroso obriga os dois grupos a cooperar começa a desenvolver-se uma frágil dependência mútua. Sarah trava hesitantemente conhecimento com Albrecht Wolfram, o oficial que comenda a patrulha. Contudo, a iminente ameaça da guerra a pressioná-los, durante quanto tempo poderá sobreviver o delicado estado de harmonia que reina naquele vale?Imbuído de uma imensa amplitude de imaginação e confiança, o romance de estreia de Owen Sheers vai-se desenrolando com um ritmo e intensidade próprios de um thriller. Um hino às gloriosas paisagens dos territórios fronteiriços e um cativante retrato de uma comunidade sitiada, Resistência constitui um primeiro romance com um considerável encanto e vigor.

06/05/2010

EFEMÉRIDES DE 6 DE MAIO


SIGMUND FREUD
Nasce a 6 de Maio - 1856
Morre a 23 de Setembro - 1939

Neurologista e psiquiatra austríaco. Estuda e doutora-se na Universidade de Viena, onde vive até pouco antes da sua morte. Dedica as suas primeiras investigações à fisiologia do sistema nervoso e descobre os efeitos anestésicos da cocaína. Dedica-se ao estudo da neuropatologia. Em 1885 estuda em Paris, com Charcot, a aplicação da hipnose ao tratamento da histeria. Em 1887 casa-se e teve seis filhos; um deles, a sua filha Ana, é uma das mais destacadas figuras da psicanálise.
Em 1895 publica, em colaboração com Josef Breuer, Estudos sobre a Histeria, onde expõe as suas investigações sobre o poder terapêutico da catarse. Esta descoberta é o ponto de partida da psicanálise. A teoria psicanalista tem a sua expressão principalmente nas seguintes obras de Freud: Interpretação dos Sonhos, Três Ensaios sobre a Sexualidade, Lições de Introdução à Psicanálise e O Ego e o Id.
A partir de 1902 é professor na Universidade de Viena e em 1908 funda a sociedade psicanalítica, onde reúne os seus seguidores, alguns dos quais, por sua vez, criam novas escolas: Adler, Jung, Rank e outros. Em 1909 recebe o doutoramento honoris causa pela Clark University por ocasião de uma viagem aos Estados Unidos da América. Em 1923 manifesta-se-lhe uma afecção cancerosa, não cessando, apesar disso, a sua actividade investigadora até ao fim da vida.
Em 1930 recebe o Prémio Goethe e em 1938, ao ser a Áustria ocupada pelos nazis, tem de fugir para Inglaterra por causa da sua origem judia. As contribuições da obra freudiana, caracterizada por um claro determinismo psíquico, são abundantes. Sobressai a distinção entre o consciente, o pré-consciente e o inconsciente, factores decisivos para compreender tanto os conflitos psíquicos (caso do complexo de Édipo) como a ansiedade e os mecanismos de defesa. Elabora também uma teoria da sexualidade no campo individual (com a líbido como impulso fundamental e força criadora frente ao qual enuncia posteriormente outro princípio destruidor) e, no terreno sociocultural, uma teoria filogenética exposta em obras como Totem e Tabu, Angústia na Civilização, O Futuro de Uma Ilusão e Moisés e o Monoteísmo.

05/05/2010

DIA MUNDIAL DO TRÂNSITO


Comemora-se hoje o Dia Mundial do Trânsito. Este dia pretende alertar para toda a problemática que envolve o trânsito, nomeadamente no que diz respeito aos acidentes rodoviários, que continuam a matar nas nossas estradas. Em Portugal já morreram este ano, entre Janeiro e Abril, 200 pessoas vitimas de acidentes rodoviários. Apesar de todas as campanhas este flagelo não termina. Temos de uma vez por todas que respeitar as regras de trânsito, e claro respeitar os outros. Fica também aqui uma frase que ouvimos todos os dias, mas que continua a não ser ouvida por muitos: SE CONDUZIR NÃO BEBA.

04/05/2010

ESTREIAS DE CINEMA

A longa-metragem de Samuel Maoz, 47 anos, é autobiográfica e retrata o inferno da guerra do Líbano em 1982 a partir da perspectiva dos soldados no interior de um tanque. Estreia no próximo dia 6 de Maio nos cinemas em Portugal.
O cenário escolhido é um claustrofóbico e simbólico tanque de guerra onde quatro soldados, acossados pelo inimigo, partem em direcção a uma cidade-fantasma libanesa já bombardeada pelas forças israelitas. Filme de grande qualidade a não perder.



LÍBANO

Ano: 2009
País: Alemanha, Israel, França, Líbano
Género: Drama, Guerra
Duração: 93 min.
Classificação: M/16
Realização: Samuel Maoz
Intérpretes: Reymond Amsalem, Ashraf Barhom, Oshri Cohen



Sinopse: Junho, 1982 - Primeira Guerra do Líbano. Um único tanque é destacado para explorar uma cidade hostil que foi bombardeada pela Força Aérea de Israel. O que parece uma missão simples fica progressivamente fora de controlo e transforma-se numa armadilha mortal, num terrível pesadelo. Shmulik, o bombardeiro, Asi, o comandante, Herzl, o carregador e Yigal, o condutor, compõem a tripulação do tanque, quatro rapazes com pouco mais de 20 anos que controlam uma máquina de matar. Eles não são lutadores sedentos de violência e conquista, nem extremistas determinados a morrer pelo país. Eles são quatro bravos rapazes, que perdem a sua inocência da forma mais violenta, envolvidos nas teias de uma guerra absurda e injusta, que os destrói mentalmente e os deixa aterrorizados de morte pelos seus horrores. Apenas um instinto básico aguçado permite que sobrevivam no limite, à medida que lutam pela sua própria vida, tentando desesperadamente não perder a sua humanidade no caos da guerra.

03/05/2010

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA


A directora-geral da UNESCO pediu esta segunda-feira, no dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se faça um minuto de silêncio pelos jornalistas que morreram em trabalho.
A liberdade de informação é o tema deste ano do dia Mundial da Liberdade de Imprensa. «O direito de saber é fundamental para a defesa de outros direitos fundamentais, para promover a transparência, justiça e desenvolvimento», refere Irina Bokova, adiantando que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão «reforçam a democracia».
Muitos jornalistas, adianta Irina Bokova, exercem a sua profissão num ambiente onde as restrições à informação são a norma, onde lidar com pressão ou intimidação está presente diariamente.

02/05/2010

DIA DA MÃE

Hoje é o dia da MÃE, e a Associação de Pais deseja a todas as mães um dia muito feliz.
À minha querida Mãe
Eis-me aqui em Portugal
Nas terras onde nasci.
Por muito que goste delas
Ainda gosto mais de ti.

Fernando Pessoa
(Tinha sete anos quando dedicou esta quadra à Mãe)

01/05/2010

DIA DO TRABALHADOR


O nascimento do 1.º de Maio

Na sequência dos acontecimentos de Chicago, o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris em Julho de 1889, decidiu que, no futuro, o dia 1.º de Maio seria escolhido para a grande manifestação internacional dos trabalhadores, declarando que em todos os países e cidades, ao mesmo tempo, os operários abandonassem o trabalho a fizessem uma grande manifestação em favor das oito horas, o que veio a acontecer.
De facto, e não obstante as medidas repressivas desencadeadas contra os trabalhadores, no dia 1.º de Maio de 1890 verificaram-se manifestações na Europa, América a Austrália. O 1.º de Maio de 1890 registou a primeira poderosa acção do proletariado à escala mundial, unido na grande aliança da paz, da liberdade a da igualdade. E o mesmo se passou em Portugal, onde se promoveram manifestações em Lisboa a no Porto. Os trabalhadores portugueses participavam, assim, desde o primeiro momento, num acontecimento fundamental da história social do século XIX.

O 1.º de Maio em Portugal

A manifestação do 1.º de Maio em Portugal assume três formas distintas: honrar os heróis tombados no combate contra o Capital (culto dos mortos); afirmação das reivindicações operárias e festa do trabalho.
Inicialmente, o 1.º de Maio teve entre nós um acentuado culto dos mortos. Depois, prevalecem os cortejos a as manifestações festivas. Mais tarde, são as manifestações de protesto que ganham terreno. Todavia, as primeiras manifestações do 1.º de Maio no nosso país também se processaram através de comícios, onde foram aprovadas as reivindicações operárias a apresentar aos poderes públicos, conforme decidira o Congresso de Paris.

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA


Aquecimento global / Clima

As quatro estações
O Sol
A nossa estufa
O mar sobe!
As sete leis

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA