DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

30/06/2010

PRAIA DE QUALIDADE

PRAIA DO SALGADO

A praia do Salgado fica situada em Famalicão (Nazaré), a Sul do concelho e a Norte de São Martinho do Porto, na região Oeste de Portugal. A praia estende-se num areal de cerca 6 km de comprimento por cerca de 100 m de largura. O acesso principal permite chegar à zona centro-sul do areal onde existem algumas casas, café e estacionamentos. Os acessos ao sul da praia, uma zona de rochas bastante frequentada por pescadores e mergulhadores, são difíceis. A zona norte da praia também é difícil acesso pelo que se encontra geralmente vazia.
A beleza selvagem da Serra da Pescaria e da Praia do Salgado é o cenário privilegiado para a prática de desportos de natureza e de ar livre, com especial destaque para o parapente.

29/06/2010

PASSARAM 110 ANOS DESDE O SEU NASCIMENTO


Antoine Jean Baptiste Marie Roger Foscolombe de Saint-Exupéry

(29 de Junho de 1900 - 31 de Julho de 1944) terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.

Antoine de Saint-Exupéry nasceu em Lyon, em 1900. Desde cedo sentiu grande vocação para a aventura. A sua maior ambição era ser oficial da marinha, mas ao chumbar no exame de admissão, enveredou pela aviação. Tornou-se assim piloto aos 27 anos e participou activamente em perigosas missões sobre o Mediterrâneo, o Deserto do Sahara e os elevados cumes da Cordilheira dos Andes. Voar era para Saint-Exupéry uma reflexão sobre a solidão, a amizade, o verdadeiro significado da vida, a condição humana e a liberdade. Devido a problemas financeiros da companhia de aviação, Saint-Ex, como era chamado pelos companheiros e amigos, tornou-se jornalista, viajando um pouco por todo o mundo. Com a chegada da 2ª Guerra Mundial, Saint-Exupéry alistou-se no exército francês, mas rapidamente teve que abandonar o seu país natal refugiando-se nos EUA. Aí, na "Terra das Oportunidades" deu asas à sua imaginação e tornou-se escritor, até ter-se dado como voluntário para a Força Aérea Americana. De 1924 a 1944, participou em inúmeras missões de sucesso sobre território francês. A 31 de Julho de 1944, Saint-Exupéry partiu para a sua última missão. O seu avião foi abatido por pilotos alemães sobre a ilha de Córsega. Nesse dia Saint-Exupéry não voltou, deixando por concluir a sua obra póstuma «A Cidadela», editada pela Presença e com uma excelente tradução e prefácio de Ruy Belo.



O PRINCIPEZINHO
Publicado em 1943, em plena segunda guerra mundial, O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry, fala-nos, através dos olhos de uma criança que não quer crescer, do mundo complicado em que vivem os adultos.
É um dos mais belos livros do mundo. Escrito com a forma de um conto infantil, é principalmente um livro para adultos que chama a atenção para coisas que parecem insignificantes, mas que são muito importantes.
Conta-nos a história de um menino que vivia num asteróide, um planeta pequenino, com os seus vulcões em miniatura e a sua linda rosa vermelha. Usava um longo cachecol a flutuar ao vento.
Um dia, resolveu fugir do seu pequeno planeta para se afastar de uma rosa, de quem gostava muito e por quem fazia tudo para manter viva, mas que, apesar disso, o tratava mal com os seus caprichos. Até chegar à Terra, onde encontrou um grande amigo que depois contou a história desse menino, passa por seis planetas, onde conhece algumas personagens que o ajudam a conhecer o verdadeiro significado e valor da amizade.
Neste livro, cheio de desenhos maravilhosos, o autor mostra-nos a importância da amizade e faz-nos pensar como precisamos uns dos outros.

28/06/2010

FESTA DA ARQUEOLOGIA NO CARMO


No icónico espaço das ruínas da Igreja do Carmo, terá lugar a primeira Festa da Arqueologia.
Através de inúmeras actividades, os visitantes irão descobrir o que é Arqueologia, como se faz e o que se descobre em cada período histórico. Poderão participar numa escavação a brincar, fazer perguntas aos arqueólogos, saber como se vivia numa comunidade pré-histórica, participar numa oficina de restauro de ânforas romanas, ver o tratamento de materiais arqueológicos ao vivo, assistir a vídeos e sessões temáticas que lhes mostrarão interessantes sítios e trabalhos nacionais em Arqueologia, e muito mais.

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO
Largo do Carmo, 4 – 1º Dto – Lisboa
213 478 629
3, 4 Jul.: 10h-19h

27/06/2010

GEOCACHING EM MONSANTO


GEOCACHING AMBIENTAL
Orientação

Oportunidade inovadora de trabalhar a orientação moderna com recurso a GPS (Sistema de Posicionamento Global) em natureza e de explorar temáticas de geografia e de ambiente. Os GPS serão fornecidos pela CML.

ESPAÇO MONSANTO
Estrada do Barcal,
Monte das Perdizes
Lisboa

Duração: +/- 1h30 hora
Obs.: Aconselha-se roupa e calçado confortável.
Informações: 218 170 200
27 Jun.: 14.30h

26/06/2010

DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA O ABUSO E TRÁFICO DE DROGA

A data é assinalada na sequência da Resolução n.º 42/112 da Assembleia-Geral das Nações Unidas, visando expressar a determinação em reforçar a acção e a cooperação no sentido de uma sociedade internacional sem abuso de drogas. Numa altura em que as Nações Unidas (ONU) se preparam para a cimeira sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, em Setembro, à que reconhecer que o abuso e tráfico de drogas constituem um importante obstáculo ao desenvolvimento. Como o tema deste ano sublinha, é tempo de "Pensar na saúde e não nas drogas".

25/06/2010

POEMA DE ALBERTO CAEIRO


NO ENTARDECER DOS DIAS DE VERÃO

No entardecer dos dias de Verão, às vezes,
Ainda que não haja brisa nenhuma, parece
Que passa, um momento, uma leve brisa...
Mas as árvores permanecem imóveis
Em todas as folhas das suas folhas
E os nossos sentidos tiveram uma ilusão,
Tiveram a ilusão do que lhes agradaria...
Ah, os sentidos, os doentes que vêem e ouvem!
Fôssemos nós como devíamos ser
E não haveria em nós necessidade de ilusão ...
Bastar-nos-ia sentir com clareza e vida
E nem repararmos para que há sentidos ...
Mas graças a Deus que há imperfeição no Mundo
Porque a imperfeição é uma cousa,
E haver gente que erra é original,
E haver gente doente torna o Mundo engraçado.
Se não houvesse imperfeição, havia uma cousa a menos,
E deve haver muita cousa
Para termos muito que ver e ouvir ...

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema XLI" Heterónimo de Fernando Pessoa

24/06/2010

HEIDI NO JARDIM BOTÂNICO

HEIDI
Peça de Teatro

Aquilo que ao início parece bastante assustador – ir viver para o campo com o avô que não conhece – vai revelar-se como uma aventura fantástica para Heidi.
No campo Heidi conhece Pedro, o pastor, a quem ensina a ler. Em troca, Pedro revela a Heidi inúmeros segredos da vida no campo – a fazer queijo, medicina natural, a alimentação mais equilibrada, etc.
Quando a felicidade parece ser extrema, Heidi é obrigada a voltar para a cidade, para ser dama de companhia de Clara, uma menina doente. Clara é muito bonita, mas não sabe sorrir...
A alegria contagiante de Heidi vai convencer a família de Clara a adoptar hábitos do campo, e não só. Será que assim Clara vai melhorar? Como? Pois é... a Heidi também vai precisar da ajuda do público...
Num cenário revitalizante, com bastante música, danças e travessuras, este é um espectáculo para toda a família!

Pelo grupo de teatro ANIMARTE

JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA


Instituto Superior de Agronomia


Calçada da Ajuda - Lisboa


213 622 503/213 653 137


Obs.: Espectáculo disponível para grupos escolares, de 2ª a 6ª, mediante marcação prévia.
Marcações e Reservas: 214 531 277 - 917 616 954
Até 18 Jul., Sáb., Dom. e Fer.: 16h

23/06/2010

NESTAS FÉRIAS VÁ À MALAPOSTA

Este mês a Malaposta tem um excelente programa. Aproveite para ver bons expectáculos, com a qualidade a que a Malaposta já nos habituou.
















22/06/2010

FÉRIAS COM LIVROS

AS AVENTURAS DE TOM SAWYER
de Mark Twain
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 312
Editor: 11 X 17

Sinopse: Tom Sawyer, o rapazinho travesso criado por Mark Twain, tem marcado o imaginário infantil dos últimos 150 anos. Rebelde mas de bom coração, Tom é o pesadelo da sua tia Polly, com quem vive. Acompanhado pelo amigo Huckleberry Finn, um rapazinho abandonado que vive nos matos, Tom vive aventuras incríveis que nos fazem sonhar com a liberdade junto da natureza. Sob a forma de romance juvenil, As Aventuras de Tom Sawyer constitui, na realidade, uma fábula da América urbana e industrial que na época de Twain ameaçava o sonho de liberdade junto da natureza.

21/06/2010

CHEGOU O VERÃO

Hoje começa o Verão, com o solstício da estação mais quente a ocorrer às 11h28, naquele que será o dia maior do ano, em termos de horas de sol. O Verão prolonga-se este ano até 23 de Setembro, dia em que ocorre o equinócio de Outono.

20/06/2010

DIA MUNDIAL DOS REFUGIADOS


OS REFUGIADOS
Corpos dolentes
Olhos sombrios
Em terras d'outrém
E já ninguém
Parece estranhar
Os refugiados
Os refugiados...
Passaram fronteiras
Com parcos haveres
Corações vazios
De tanto sofrer...
Ah! Coitados
Dos refugiados!
São velhos cansados
Crianças famintas
De tanto caminho
Em grupos andando
Ao sabor do vento
À mercê do destino
Destino cigano
Nómadas forçados
Sob um sol em brasa
Pensando que nós
Que os vemos passar
Digerindo o conforto
Que temos em casa
Nem damos valor
À nossa condição
E têm razão...

Coitados de nós
Refugiados de sentimentos
Indiferentes à má sorte
Dos refugiados
Dos refugiados...

Por Manuela Matos Silva Do livro `alma d`água

19/06/2010

EFEMÉRIDES DE 19 DE JUNHO


1731 - Nasce Machado de Castro

Faleceu a 17 de Novembro de 1822

A 19 de Junho de 1731, nasce, em Coimbra, o escultor português Joaquim Machado de Castro. A sua obra mais conhecida é a estátua equestre do rei D. José I, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

18/06/2010

OFICINA DE HISTÓRIA NO MUSEU DO ORIENTE


DE MALAS AVIADAS

O que cabe numa mala de viagem? Sonhos na partida, recordações no regresso. Mas será que todas as malas são iguais? Que esperanças e lembranças cabem em cada uma?
O que levariam, na mala, Vasco da Gama, Fernão Mendes Pinto, São Francisco Xavier, ou cada um dos viajantes da Nau do Trato? Para esse mistério desvendar, uma a uma teremos de espreitar!

MUSEU DO ORIENTE
Av. Brasília, Doca de Alcântara (Norte),
Lisboa
Telef: 213 585 200
Local: Sala do Serviço Educativo
Marcações: Até 21 Jun.
27 Jun.: 11h-12.30h

TERMINOU MAIS UM ANO LECTIVO


Chegou ao fim mais um ano lectivo, e as nossas crianças vão ter o merecido repouso. Depois de um ano lectivo cheio de actividades, de novos conhecimentos é chegado o dia de parar e repor as energias. A Associação de Pais deseja a todos uma férias felizes e cheias de divertimento. Aos alunos que terminam o 1.º ciclo, e que vão dar início a um novo ciclo escolar, onde se vão deparar com alterações, de espaço, curriculares, de ambiente e de responsabilidade, esta associação deseja a maiores felicidades, nesse novo percurso que vão ter que enfrentar.

17/06/2010

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A DESERTIFICAÇÃO E A SECA


O Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca, 17 de Junho, foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 1994 (resolução 49/115). Precisamente nesse dia e ano, foi aprovada a Convenção das Nações Unidas sobre a Luta contra a Desertificação. Os Estados foram convidados a dedicar o Dia Mundial a sensibilizar a opinião pública para a necessidade de promover a cooperação internacional no domínio do combate à desertificação e aos efeitos da seca, e de aplicar a Convenção das Nações Unidas sobre a Desertificação.

16/06/2010

LIVRO PARA CRIANÇAS

ESSES OSSOS
de Sadie Fields
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 24
Editor: Booksmile
Colecção: Livros à Altura
Faixa etária: a partir dos 7 anos

Sinopse: Quantos ossos tem o teu pé? Porque é que a coluna vertebral é oca?Para saberes as respostas a estas e muitas outras perguntas. Desdobra o divertido esqueleto de 1,5 metros, segue a lengalenga e faz descobertas fascinantes sobre os teus ossos! Com furos para pendurar na parede.

15/06/2010

VISITA À KIDZANIA

Os nossos meninos visitaram hoje a Kidzania. Saímos da escola pelas 9h30, e o entusiasmo e a curiosidade era muito grande. Chegados ao Dolce Vita Tejo, fomos recebidos por uma responsável da Kidzania, que nos deu as instruções para que a visita fosse um sucesso. Depois de termos todos as pulseiras que nos identificavam como visitantes, lá fomos entrando naquele mundo em ponto pequeno. As crianças maravilhadas com o que viam, não sabiam para onde ir primeiro. A correria era tal que os adultos eram literalmente atropelados.

Neste mundo as crianças viviam como gente grande, pois tinham que trabalhar para ganhar dinheiro, os Kidzos, a moeda oficial da Kidzania. Depois de juntarem algum dinheiro podiam dirigir-se ao banco para o depositar, onde lhes era entregue um cartão multibanco para fazerem os levantamento numa ATM que se encontrava junto ao banco. Neste espaço existe tudo aquilo que faz parte de uma pequena cidade, a Estação dos Correios, o Tribunal, o Posto da PSP, o Supermercado, o Dentista, a Estação de Rádio, os Jornais, a Estação de Televisão, a Universidade, o Estádio de Futebol, a Discoteca, o Salão de Jogos, o Teatro, o Quartel dos Bombeiros, o Hospital, enfim uma pequena cidade que fez as maravilhas das nossas crianças. Como sempre, os nossos meninos tiveram um comportamento exemplar, que deixou a Associação de Pais, Professores e Auxiliares muito orgulhosos.

14/06/2010

ATENÇÃO QUE O VERÃO ESTÁ A CHEGAR

CUIDADOS A TER NO VERÃO
Segurança na praia


Apesar de divertida, a praia esconde alguns perigos contra os quais devemos estar alerta. E os cuidados a ter para evitar esses perigos devem ser sempre respeitados. Mesmo que os pais não estejam perto da sua criança, continua a ser sua responsabilidade protegê-la e educá-la, alertando-a para esses perigos. Ficam aqui, então, alguns conselhos que podem valer tanto para os adultos como para os mais pequenos.




CUIDADOS COM O SOL
- Não deves estar ao sol nas horas de maior calor:

- Entre as 11h30m e as 16h30m, é a hora de Verão em Portugal. A estas horas o calor é muito forte.

- Habitua-te ao sol

- Depois do Inverno o nosso corpo tem de se habituar ao calor, por isso nos primeiros dias de praia utiliza sempre: uma camisola de algodão, um chapéu ( o boné não te proteje as orelhas) e calção ou fato de banho. Tenta manter a roupa seca, para não se colar ao corpo e deixar de te proteger do sol.


- Usa sempre o protector solar


- Mesmo que tenhas um “bronzeado natural ” , não estejas ao sol sem um filtro solar de protecção adequado.


- Põe o protector meia hora antes de ires para o sol

- Para o protector fazer efeito tens de pô-lo de meia hora em meia hora, cada vez que sais do banho ou se transpirares muito.

- Protege todas as partes do corpo

- Não te esqueças de proteger o peito dos pés, as costas das mãos, as orelhas, o nariz, os lábios e a área em redor dos olhos.


- O filtro solar é para ser usado mesmo à sombra!

- Mesmo que fiques todo o dia debaixo de um chapéu-de-sol ou de toldo usa sempre o protector solar. É que esta sombra não impede totalmente a passagem dos raios solares, e a luz reflectida na areia pode ser provável para provocar uma queimadura.



ALIMENTAÇÃO E BANHOS

- Escolhe comidas leves


- O melhor lanche que devemos levar para a praia são: legumes, frutos, águas e sumos naturais, porque têm substâncias que te ajudam a proteger do sol. Porque são alimentos que facilitam a digestão. Quando o calor é muito a digestão é mais lenta e pode provocar indisposição.


- Comendo pouco ou muito, a digestão dura sempre 2 h 30 m!


- Cuidado ao entrar na água. Se a água estiver fria não deves entrar de repente! Podes desmaiar com a diferença de temperaturas!


- Bebe muitos líquidos



POLUIÇÃO

- Deixa sempre a praia limpa

- Se não gostamos de uma praia suja temos de contribuir para a sua limpeza.


13/06/2010

TEATRO PARA BEBÉS NO MARIA MATOS

DEBAIXO DA MESA
Teatro para Bebés

Neste espectáculo interactivo para bebés, o público é convidado a sentar-se à volta de uma mesa, coberta por uma toalha imensa. Fazemos todos parte do cenário e da história.
Debaixo da mesa vivem um sereio e uma sereia. A toalha é o tecto do oceano, e o público é levado até ao fundo do mar. Mas para lá chegar é preciso trepar, escavar, tocar, ouvir, rastejar, olhar e até dançar!


TEATRO MARIA MATOS
Av. Frei Miguel Contreiras, 52
Lisboa
218 438 800
Metro: Roma
Informações: 218 438 801

26, 27 Jun.: 11h, 16h

12/06/2010

DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL


O dia Mundial contra o Trabalho Infantil, surgiu para fazer cumprir dentro do possíveis a “Declaração dos Direitos da Criança, onde actualmente está escrito que todas as crianças, independentemente da raça, religião, género e cor, têm direito a:

Educação gratuita;
Alimentação;
Cuidados médicos;
Protecção;
Ambiente de paz;
Afecto, amor e compreensão;


O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil comemora-se todos os anos a 12 de Junho, e tem como objectivo a conjugação de esforços do movimento global para eliminar o trabalho infantil.

25 ANOS DE UNIÃO EUROPEIA

Foi a 12 de Junho de 1985 que Portugal se tornou no 12º país a assinar o Tratado de adesão às Comunidades Europeias, seguindo as passadas de Espanha, que o fizera poucas horas antes. Durante anos falámos da Europa dos 12, neste momento fazem parte da União Europeia 27 países. A União Europeia(UE), anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), é uma união supranacional económica e política de 27 Estados-membros, estabelecida após a assinatura do Tratado de Maastricht, em 7 de Fevereiro de 1992, pelos doze primeiros países da antiga CEE, uma das três Comunidades Europeias.

11/06/2010

LIVRO PARA CRIANÇAS

POESIA DE FERNANDO PESSOA PARA TODOS
Organização:
José António Gomes ; ilustração de António Modesto
Edição / reimpressão: 2009
Páginas: 48
Editor: Porto Editora

Sinopse: Esta é uma primeira antologia da poesia de Fernando Pessoa que se pretende ao alcance de todos: crianças e adultos. Nela se reúnem não só os poucos e por vezes divertidos poemas que escreveu para crianças, mas também outros cuja leitura é acessível aos mais jovens.

Colecção Oficina dos Sonhos - Livros para ler mais e melhor, livros para sonhar

10/06/2010

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS


O Dia 10 de Junho é comemorado em Portugal à vários anos como dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, mas nem sempre foi assim.
Para Conceição Meireles, (professora de História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade do Porto), depois da implantação da República, (5 de Outubro de 1910) houve uma reorganização dos feriados tendo-se retirado alguns religiosos e acrescentado outros.
Nessa reorganização deu-se aos municípios a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais. Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões, uma vez que a data é apontada como sendo a da morte do poeta (10 de Junho de 1580).
Durante a Ditadura do Estado Novo, o 10 de Junho passou a ser festejado a nível nacional como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça.
Após a revolução de 25 de Abril de 1974, passou a ser comemorado como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

09/06/2010

PEQUENOS PESSOAS

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

O projecto Pequenos Pessoas constitui uma oportunidade para a divulgação e estudo da obra do autor, recorrendo à expressão plástica, à palavra e à partilha de conhecimentos, incentivando o público mais novo (dos 6 aos 9 anos) à leitura e à escrita.
Nesta exposição, pode ver uma mostra de trabalhos realizados por alunos das escolas Engenheiro Ressano Garcia, Fernanda de Castro, Santo Condestável e Vale de Alcântara, no âmbito deste projecto.

CASA FERNANDO PESSOA
R. Coelho da Rocha, 16-18 Lisboa
213 913 270/76

16 Jun. a 16 Jul., 2ª a Sáb.: 10h-18h

08/06/2010

EXPOSIÇÕES NA MALAPOSTA

A Malaposta, apresenta duas exposições de grande qualidade. O pintor Mário Láires apresenta a sua exposição "Pingos do Equador", e as escultoras Beatriz Cunha, Inês Ferreira e Sandra Borges, apresentam "Passiflora". Duas exposições a não perder.




07/06/2010

LIVRO PARA OS PAIS

EDUCAR COM BOM SENSO
Conselhos para formar os seus filhos com inteligência, equilíbrio emocional e valores
de Javier Urra
Autor do best-seller O Pequeno Ditador
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 392
Editor: Esfera dos Livros

Sinopse: Quando os filhos nascem começam as grandes interrogações dos pais. A pergunta que os assalta com mais frequência é: estamos a fazer tudo bem? E as dúvidas estendem-se à comida, ao rendimento escolar, às amizades, ora porque está muito calado, ou porque não sai da frente do computador, não larga a consola, quer um telemóvel, responde mal e já quer sair à noite com os amigos. Javier Urra, autor best-seller em Portugal, ensina-lhe a educar os seus filhos com bom senso. Neste livro com casos e exercícios práticos, este psicólogo espanhol, com larga experiência no trabalho com crianças e adolescentes, fornece-nos as chaves necessárias para formar os nossos filhos com inteligência, equilíbrio emocional e com valores. Ou seja, com critério. - Não gritar, nem ameaçar e dar ordens concretas e coerentes; - Favorecer a participação dos filhos na vida familiar; - Não superproteger os filhos, deixá-los desenvolverem-se perante as dificuldades; - Definir critérios e manter a coerência perante os filhos; - Não educar no medo; - Reforçar de forma positiva com um beijo, um carinho ou com elogios que desenvolvam a auto-estima do seu filho.

06/06/2010

VISITE A FIARTIL

FESTA DA PRIMAVERA
Exposições e Animação

Um encontro entre famílias, onde pais e filhos poderão divertir-se com as várias actividades propostas durante esta festa.
Serão dois dias de festa em ambiente informal, propícios a momentos de lazer e tempo de qualidade passado em família.
A par da área de exposição haverá diversas iniciativas, tais como espectáculos e actividades para todas as idades: jogos tradicionais, pinturas faciais, ateliers, insufláveis, entre outras surpresas. Os espectáculos também não vão ficar esquecidos. O primeiro terá a participação de famílias que irão actuar no palco da FIARTIL. O dia 13 irá estar recheado com várias actuações.

FIARTIL
Feira Internacional de Artesanato do Estoril

Iniciativa promovida pela:
Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

Informações: 217 552 603
Obs.:
Entrada gratuita para crianças até aos 12 anos.
Bilhete família, 15€.
Descontos para famílias sócias da APFN.

12 Jun.: 11h-23h,
13 Jun.: 11h-19h

05/06/2010

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Criado em 5 de junho de 1972, pela Assembleia Geral da ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi o marco da abertura de uma Conferência sobre Meio Ambiente, ocorrida naquele ano em Estocolmo – Suécia. Foi o primeiro passo para que a ONU e governos de diversos países evidenciassem a necessidade de se prestar mais atenção ao meio ambiente e nos resultados que a poluição desenfreada ocasionava na natureza. Desde então anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado em todo o mundo.

04/06/2010

DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS INOCENTES DE AGRESSÃO


A 19 de Agosto de 1982, na sua sessão extraordinária de emergência sobre a questão da Palestina, "consternada perante o grande número de crianças palestinas e libanesas que foram vítimas inocentes dos actos de agressão de Israel", a Assembleia Geral da ONU decidiu comemorar a 4 de Junho, todos os anos, o Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão (resolução ES-7 /8).

03/06/2010

ESTREIAS DE CINEMA


JOHN RABE - O NEGOCIADOR

Classificação: M16
País: França
Ano: 2009
Género: Biografia
Duração: 134m
Realização: Florian Gallenberger
Interpretação: Anne Consigny, Daniel Bruhl, Steve Buscemi, Ulrich Tukur.
Argumento: Florian Gallenberger

Sinopse: Há quase 30 anos que John Rabe vive com a esposa, Dora, em Nanking, na China, onde é chefe do ramo local da Siemens. Como tal, é-lhe difícil passar o testemunho ao seu sucessor, Werner Fliess, e regressar a Berlim. Aprendeu a amar a China e sabe que, enquanto ali é um homem de grande influência, no edifício sede da companhia será apenas mais um empregado. Durante o baile de despedida em sua honra, Nanking é bombardeada pelos japoneses, que invadiram a China. Rabe não tem dúvidas em abrir as portas da companhia para que as famílias dos seus empregados ali encontrem abrigo. Na manhã seguinte, enquanto os estragos estão a ser contabilizados, os ocidentais que ficaram na cidade discutem o que fazer. O diplomata alemão e judeu Dr. Georg Rosen refere que uma zona de segurança para civis foi estabelecida em Xangai. De imediato, a directora do Colégio Feminino, Valérie Duprés, apoia a ideia e sugere John Rabe como responsável, já que enquanto alemão, John Rabe é mais ou menos "aliado" dos japoneses. Mas a sugestão aborrece o Dr. Robert Wilson, um médico do hospital local que detesta Rabe por pensar que ele é um nazi. Este pensara partir no dia seguinte para a Alemanha, mas decide ficar, começando a trabalhar de imediato. Enquanto o Exército Imperial japonês inicia uma onde de enorme brutalidade contra as populações locais, Rabe e os seus colaboradores têm a coragem e a determinação necessárias para negociar com o invasor uma zona que garanta a segurança dos civis. Mas centenas de milhar de pessoas entram nessa zona e é cada vez mais difícil arranjar mantimentos para todos. Entretanto, os japoneses estão à procura de um argumento para invadir também essa região – uma corrida contra o tempo começa para Rabe...

02/06/2010

FOMOS AO CINEMA




Hoje, ainda no âmbito das comemorações do Dia da Criança, levámos as crianças ao cinema, como é hábito todos os anos por esta altura. Fomos ao cinema do Vasco da Gama, ver o filme "A Princesa e o Sapo". Como sempre percorremos a pé o percurso, sempre acompanhados pelos agentes da PSP (Escola Segura), a quem desde já agradecemos o profissionalismo demonstrado. As crianças do Jardim-de-Infância foram de metro, acompanhadas pelas educadoras e auxiliares. A Associação de Pais agradece o apoio, que o corpo docente e as auxiliares deram para que tudo corre-se sem incidentes.

01/06/2010

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA


Água / Pesca

Um anzol no Porto de Abrigo
A Água
O Ciclo da Água
O Verão
O Grande Livro da Banda Desenhada Bio

DIA DA CRIANÇA

As nossas crianças foram à Quinta Pedagógica dos Olivais, no âmbito das comemorações do Dia da Criança. A quinta tinha preparado actividades para proporcionar aos miúdos, momentos de grande alegria.

A actividade principal era o Yoga do Riso, onde as crianças eram levadas a rir sem motivo algum, fazendo exercícios em conjunto. De seguida, e por equipas foram chamadas a um pequeno prado, onde participaram em jogos tradicionais, como a corrida de sacos, e o jogo da corda.

Passavam de seguida para uma gincana, onde tinham que ultrapassar alguns obstáculos, proporcionando momentos de pura alegria.

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA