DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

31/08/2010

LONGA VIDA AO BLOG


A Associação comemora hoje os 1000 Posts, no nosso blog. Esperamos sinceramente que o blog, seja uma referência, para pais, alunos e professores da nossa escola. E claro, para todos os internautas, que nos visitam. Gostavamos que toda a informação que aqui colocamos diariamente, seja do agrado de todos e de grande utilidade. Gostaríamos também que e, caso queiram ver qualquer informação especifica, relativa a actividades que promovam, informações de utilidade que queiram mostrar, que nos digam. Teremos todo o gosto em contribuir, para essa divulgação.


MUITO OBRIGADO A TODOS

30/08/2010

ANO LECTIVO 2010 / 2011


INÍCIO DAS AULAS


O inicio das aulas para o ano lectivo 2010 / 2011, nas escolas de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário de ensino público decorre entre os dias 8 e 13 de Setembro de 2010 e para as instituições de Ensino Privado é no dia 2 de Setembro de 2010.


Calendário Escolar 2010 / 2011

Estabelecimentos Públicos

Período de Aulas
1º Trimestre – Decorre entre 8 de 2010 e 17 de Dezembro de 2010;
2º Trimestre – Decorre entre 3 de Janeiro e 8 de Abril de 2011;
3º Trimestre – Decorre entre 26 de Abril e 9 de Junho de 2011 para alunos do 9º, 11º e 12º ano;


De 26 de Abril a 22 de Junho de 2011 para os restantes alunos do ensino básico e secundário, e entre 26 de Abril e 5 de Julho de 2011, para alunos da pré-escola.

Pausas escolares
Férias de Natal – Entre 20 e 31 de Dezembro de 2010;
De 7 a 9 de Março de 2011;
Férias de Páscoa – Entre 11 a 21 de Abril de 2011.

Calendário Escolar 2010/2011

Estabelecimentos Privados

Período de Aulas
1º Semestre – Decorre entre 2 de Setembro de 2010 e 7 de Janeiro de 2011;
2º Semestre – Decorre entre 12 de Janeiro e 17 de Junho de 2011.

Pausas escolares
Férias de Natal – Entre 20 e 24 de Dezembro de 2010, inclusive;
De 7 a 9 de Março de 2011, inclusive
Férias de Páscoa – Entre 22 e 25 de Abril de 2011, inclusive.

Épocas de Avaliação
1ª Avaliação – entre os dias 10 e 11 de Janeiro de 2011;
2ª Avaliação – Entre os dias 20 e 24 de Junho de 2011.

29/08/2010

EFEMÉRIDE DE 29 DE AGOSTO

29 de Agosto de 1949
(1º teste de uma bomba atómica)

É realizado o primeiro teste de uma bomba atómica da União Soviética, a Joe 1, em Semipalatinsk no (Cazaquistão).Joe-1 (ou Joe One; versão da USSR RDS-1 (Reaktivnyi Dvigatel Stalina: foguetão de Estaline)) foi o nome de código americano para o primeiro teste de uma bomba atómica soviética, em alusão a Josef Stalin, o líder soviético. A bomba foi testada a 29 de Agosto de 1949, em Semipalatinsk (Cazaquistão).A potência foi de 22 kton de TNT, similar à bomba Fat Man dos Estados Unidos, largada sobre Nagasaki, (Japão). Por insistência de Lavrenty Beria, o dispositivo foi mais ou menos copiado a partir do desenho da Fat Man americana. Foi denominado de Primeiro Relâmpago (em russo, Первая молния) pelos soviéticos. O seu desenvolvimento levou anos de avanço relativamente às projecções da Inteligência Militar americana, tendo sido um choque para o Ocidente.

28/08/2010

CURIOSIDADES

Por que é que as colas super potentes não colam no interior do próprio tubo?


A supercola é um cianoacrilato, líquido de baixa viscosidade e baixo peso molecular sem propriedades adesivas. Com a exposição ao ar polimeriza rapidamente numa alta matriz molecular e adquire propriedades adesivas.
Para além de ser necessário o contacto com o ar, o tubo de cola é revestido interiormente por um material a que a cola não adere. Adere, no entanto, à pele e é por isso necessário muito cuidado na sua utilização.

27/08/2010

SOFTWARE EDUCATIVO

AS AVENTURA DE SIMÃO EM CASA - (Win/Mac) - CD-ROM
Guia de Segurança Infantil
Edição/reimpressão: 2005
Editor: Porto Editora
Faixa etária: a partir dos 5 anos

Sinopse: Para ajudar um ursinho perdido, o Simão vai enfrentar alguns imprevistos. Esta é uma aventura que vai ensinar ao nosso herói os cuidados a ter para evitar incidentes!Simultaneamente lúdica e educativa, esta aplicação apresenta, de uma forma simples e divertida, as situações que, no dia-a-dia, podem constituir uma ameaça à segurança das crianças, assim como os conselhos e recomendações sobre a melhor forma de evitar os perigos em casa.Numa casa tão grande como a do Simão existem muitas coisas que podem ser perigosas para uma criança: os electrodomésticos, os detergentes, as ferramentas e muitas outras coisas que parecem engraçadas mas que podem provocar acidentes sérios!!!Esta aplicação inclui ainda uma área sobre as medidas de prevenção para um terramoto.

26/08/2010

ESTREIAS DE CINEMA

PRESENTE DE MORTE

Título Original: The Box
Classificação: M12
País: Estados Unidos
Ano: 2009
Género: Thriller
Duração: 115m
Realização: Richard Kelly
Interpretação: Cameron Diaz, Frank Langella, Gillian Jacobs, James Marsden, James Rebhorn.
Argumento: Richard Kelly

Sinopse: O ano é 1976. Norma Lewis é professora de um liceu privado e o seu marido, Arthur, um engenheiro que trabalha na NASA. Eles são, por todas as razões, um casal banal a viver a sua vida nos subúrbios com o filho. Até que um homem misterioso, com a cara horrivelmente desfigurada, aparece à sua porta e lhes apresenta uma proposta que irá alterar as suas vidas para sempre: uma caixa. Com apenas 24 horas para tomar uma decisão, Norma e Arthur enfrentam um enorme dilema moral. E rapidamente descobrem que as ramificações da decisão ultrapassam o seu controlo e vão muito além dos seus próprios destinos.

25/08/2010

COCKTAILS DE VERÃO

BRINCA N`AREIA
3/10 de Gin
3/10 Pisang Ambom
3/10 Lime Juice
1/10 Gammel Dansk
Gotas de Clara de Ovo
Gelo Moído
Campari e Sumo de Laranja
Modo de Preparação: Batem-se todos os ingredientes no shaker excepto o Campari e o Sumo de Laranja. Verter para o copo a long-drink, mas com o Campari e o gelo moído dentro. As cores devem ficar separadas.

Decoração: banana, laranja, cerejas vermelhas e azeitonas pretas.

Autor: Joaquim Fernandes Nunes / Res.Bar Saraiva´s Vencedor do Festival Mundial de Cocktails. Albufeira 1982

24/08/2010

FÉRIAS COM LIVROS

HISTÓRIAS DE VERÃO, CONTOS DE INVERNO
de David Lodge
Edição/reimpressão: 1997
Editor: Edições Asa

Sinopse: Figura cimeira do moderno romance inglês, David Lodge reúne neste volume seis pequenas histórias que, parafraseando Kingsley Amis, define como "lascas do banco de trabalho de um romancista". Ao agrupá-las, deu-se conta de que essas histórias, escritas sem qualquer relação entre si ao longo de mais de trinta anos, formavam claramente dois conjuntos distintos: um deles relacionado com o Verão, as férias e a fuga à rotina do dia-a-dia; o outro dizendo respeito ao Inverno inglês, com as suas festividades tradicionais e os seus tradicionais desconforto. Daí o título do presente livro, onde as várias histórias foram "arrumadas" de acordo com tal esquema sazonal.Realmente "pequenos prazeres", estes contos de Lodge, não só vão ao encontro das temáticas e das preocupações recorrentes nos seus romances, como reflectem a capacidade de observação, o sentido crítico e o humor que fizeram do seu autor um aclamado bestseller internacional.

23/08/2010

DIA INTERNACIONAL DE RECORDAÇÃO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS E SA SUA ABOLIÇÃO


ABOLIÇÃO DA TRÁFICO DE ESCRAVOS

A escravatura era uma tradição dos povos germânicos que se fixaram na Península Ibérica no século V, embora já fosse praticada entre as civilizações clássicas. Para os romanos, por exemplo, o escravo era o cativo de guerra, ficando à mercê do vencedor, que decidia então o seu destino. Era, por assim dizer, uma propriedade ou um objecto do seu senhor.
Os visigodos continuaram a usar o nome romano servi, mas a sua definição de escravo era distinta da dos romanos. Para este povo, eram escravos os filhos de mães escravas e também os filhos resultantes de uniões entre escravos e homens livres. Eram tidos como pessoas civis; contudo, podiam perfeitamente ser doados ou vendidos.
No período da Reconquista Cristã, o nascimento é a origem da escravatura, mas ela pode surgir também pelo cumprimento de penas judiciais. Para além disso, surgem muitos escravos de origem mourisca. Nos séculos IX e X, o servo ascendeu a uma nova categoria, a de colono adscrito, e o liberto passa a ser um homem livre. No século seguinte, o servo não tem possibilidade de abandonar a gleba e, passado um século, o adscrito passa à categoria de colono livre. Numa época em que era preciso gente para se proceder ao repovoamento do território, somente os escravos mouros continuaram a perpetuar a condição servil.
Em 1341, no reinado de D. Afonso IV, atingiram-se as Canárias, um arquipélago disputado entre Portugal e Espanha, onde se fizeram cativos entre os nativos, os guanches. A colonização da Madeira e a produção de açúcar levaram ao aparecimento de escravos oriundos das Canárias, os quais tiveram um papel importante nestas ilhas; todavia, fora delas não tiveram grande desempenho, pois os espanhóis ocuparam o arquipélago canário após luta feroz com os portugueses.
Em 1441, chegaram a Portugal continental os primeiros escravos negros que aqui desempenharam trabalhos agrícolas e domésticos. Já nas ilhas Atlântica, e depois no Brasil, foram empregados nas plantações de açúcar.
Embora não tenham sido os inventores da escravatura, os portugueses usaram-na com muita frequência no período dos Descobrimentos, altura em que desenvolveram amplamente este tipo de tráfico. Todos os países colonialistas recorreram à mão-de-obra escrava para trabalhar nos seus impérios, pois era simultaneamente barata e muito lucrativa.
Com a descoberta do Brasil, a costa ocidental africana foi parcialmente despovoada, porque a sua população era encaminhada para as Américas. Portugal, Espanha e outras potências marítimas envolveram-se assim neste tráfico vital para as suas economias.
A escravatura só veio a terminar no decurso do século XIX, com o triunfo da ideologia da Revolução Francesa aliado ao avanço do capitalismo e à acção de alguns ideólogos muito interventivos.
Durante o governo de Pombal, os índios do Brasil já tinham sido considerados livres. Certas leis decretaram, entretanto, a restrição crescente da escravatura no império português e deram aos africanos direitos iguais aos dos portugueses. As razões não eram filantrópicas, mas práticas: era necessário prender os escravos negros no Brasil, incentivá-los a ficar.
Aquando da assinatura do Tratado de Viena em 1815, Portugal e Inglaterra acordaram regulamentar este tráfico. Contudo, a intervenção mais importante foi a do visconde de Sá da Bandeira, que, por decreto de 10 de Dezembro de 1836, proibiu a transacção de escravos nas colónias portuguesas a sul do Equador.
O Barão de Ribeira Sabrosa continuou as negociações com a Inglaterra e, em 1842, o duque de Palmela e Lorde Howard de Walden, embaixador britânico em Lisboa, acordaram abolir o tráfico de escravos nas possessões dos dois países, apesar dos prejuízos que tal medida iria acarretar sobre a economia ultramarina.
Contudo, só a 23 de Fevereiro de 1869 seria decretada a extinção da escravatura em todo o território português.
A 23 de Agosto, comemora-se o Dia Internacional de Recordação do Tráfico de Escravos e da sua Abolição.

Abolição do Tráfico de Escravos. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010.

22/08/2010

FÉRIAS EM PORTUGAL

GERÊS

O Gerês sempre simbolizou a harmonia entre o Homem e a natureza, numa partilha permanente de actividades e sentimentos, das gentes aliada à Natureza das inóspitas montanhas de granito moldadas pelo tempo. As águas correm cristalinas pelos ribeiros e o ar puro envolve a grande diversidade da fauna e da flora proporcionando um movimento contínuo de calma e prazer.

21/08/2010

LEIA BANDA DESENHADA


LUCKY LUKE - CANYON APACHE
de Morris e Goscinny
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 48
Editor: Edições Asa

Sinopse: Mais uma aventura frenética de Lucky Luke que passa de contratado pelo governo a renegado, de prisioneiro dos índios a seu protegido…até voltar a ser novamente repudiado. Uma sucessão de reviravoltas e mal-entendidos que nos transportam ao fascinante mundo dos índios, das suas vivências, estratégias, torturas e confrontos com “inteligente” comandante de cavalaria americana cujas estratégias são, no mínimo…suicidas!

20/08/2010

MÚSICA PORTUGUESA


OQUESTRADA

Tasca beat: O Sonho Português

OqueStrada o segredo mais bem guardado de Portugal... Diz-se que é uma nova canção, diz-se que é uma outra forma de viver a música... o resultado é um som delirante, atlético e popular. Há 7 anos a celebrar um país real e poderoso, eis que chega ao grande público, com o beat no coração e o fado na mão, tomando-nos de assalto com a sua discoteca caseira e acústica para fazer dançar o mundo com o seu 1º álbum, TascaBeat: O sonho português.
OqueStrada andou a monte por stradas nacionais e internacionais desde 2002, tendo como único refúgio um antigo cinema em Almada, espólio da Filarmónica Incrível Almadense. Foi nesta realidade de fronteira entre os subúrbios e a capital, entre economias, entre gerações, que reflectiu sobre a sua condição e lançou o conceito de fado dos subúrbios. Nesta odisseia, namorou e conquistou público por romarias, salas de espectáculo e bailes de verão. Além-fronteiras, representou Portugal por festivais de renome, passando por países como França, Espanha, Sérvia e Macau. Pioneiro numa reinvenção do popular, o projecto OqueStrada conquistou caminho por si mesmo e com a certeza da sua maturidade, alia-se agora a uma editora para que o seu trabalho possa finalmente ser escutado e afirmado ao grande público. Quem viu guarda no coração...


Ficha artística

Composição e interpretação: João Lima (guitarra portuguesa), Pablo (contra-bacia), Zeto Feijão (guitarra e voz), Miranda (voz), Donatello Brida (acordeão)

Conceito e dramaturgia musical: Marta Mateus e Jean Marc Dercle

19/08/2010

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA


Faz hoje 131 anos que o advento da fotografia foi anunciado ao mundo. Mais exactamente em Paris, na Academia de Ciências de França a 19 de Agosto de 1839. Na altura o que foi apresentado foi o daguerreótipo que é um processo fotográfico feito sem uma imagem negativa. Esta técnica foi criada pelo francês Louis Daguerre em 1837 e anunciada em 1839.

18/08/2010

VISITE A QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS


UM DIA NA QUINTA

Visita

Em Agosto, a Quinta Pedagógica dos Olivais convida todos os seus visitantes a uma visita. São muitos os espaços a visitar:
- Observar os diferentes animais;
- Passear pela horta e pelo pomar para conhecer legumes e frutos;
- Cheirar as ervas aromáticas no jardim ao fundo do relvado;
- Descobrir as histórias que os azulejos contam;
- Ver a Árvore das Chuchas;
- Encontrar os espantalhos espalhados pela Quinta;
- Brincar no relvado, na carrocinha de brincar instalada aí ao pé, e nos brinquedos existentes junto do Passeio da Fama dos Animais;
- Conhecer as pegadas das principais espécies de animais da Quinta nas estrelas do Passeio da Fama.


QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS
R. Cidade de Lobito, Olivais Sul – Lisboa
218 550 930
Metro: Olivais

1 a 31 Ago., 3ª a 6ª.: 9h-19h, Sáb., Dom. e Fer.: 10h-19h

17/08/2010

LIVROS PARA CRIANÇAS

AS FÉRIAS
de Condessa de Ségur
Edição/reimpressão: 2010
Editor: Colares Editora
Faixa etária: dos 10 aos 12 anos

Sinopse: As Férias são o primeiro título da famosa trilogia da Condessa de Ségur, de que fazem parte as Meninas Exemplares e Desastres de Sofia. A heroína Sofia protagoniza as aventuras que têm deliciado gerações.A autora, Sophia Rostopchine, Condessa de Ségur, nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1799. Filha do célebre general, Conde Fedor V. Rostopchine, Governador de Moscovo quando das invasões francesas, ficou na história como o responsável pelo incêndio da capital Russa.Em 1817 a família exila-se em França e, 2 anos depois, Sophia casa-se com o Conde Eugène de Ségur, famoso na época como um grande sedutor. O casal que inicialmente se instalara da cidade de Paris, opta por residir no campo na região de Orne, em Nouettes, terra e paisagem que serviriam de cenário às obras da Condessa de Ségur.A rigorosa educação da autora, a sua profunda vocação maternal, a importância atribuida à transmissão de valores, o seu estilo literário e a riqueza psicológica das principais personagens das suas histórias grangearam a atenção dos jovens leitores e explicam o duradouro sucesso da obra.

16/08/2010

DIA DO EMIGRANTE


Quanto a Miguel Torga, emigrou também com 13 anos para o Brasil onde, durante cinco anos, trabalhou em Minas Gerais, na fazenda de um tio, como capinador, apanhador de café, vaqueiro e caçador de cobras. De regresso a Portugal, em 1925, concluiu o Ensino Liceal e frequentou, em Coimbra, o curso de medicina. Sobre o Brasil, escreve Torga:

Brasil

Pátria de emigração,

É num poema que te posso ter…

A terra – possessiva inspiração;

E os rios – como versos a correr.

Achada na longínqua meninice,

Perdida na perdida juventude,

Guardei-te como pude

Onde podia:

Na doce quietude

Da força represada da poesia.

E assim consigo ver-te

Como te sinto:

Na doirada moldura da lembrança,

O retrato da pura imensidade

A que dei a possível semelhança

Com palavras e rimas e saudade.

Diário III, p. 69

15/08/2010

ALDEIAS DE PORTUGAL

FREIXEDA DO TORRÃO


Situada na aba norte da Serra da Marofa, esta Freguesia está implantada num vale largo, a 5 km da sede do Concelho.
O mais antigo documento relativo à freguesia data de 1190. A instituição paroquial deverá ser do séc. XIV, tendo sido abadia da apresentação do ordinário.
Nos finais da idade média datará a torre quadrangular de cantaria, que apresenta varandins com mata-cães, tendo construída no séc. XVII o solar brasonado. A ligar as duas construções existia uma passagem superior da qual restam alguns vestígios no pano da torre.
A nível monumental destaca-se a Igreja Matriz, o solar dos Metelos e as Capelas de São João, de Santa Ana e Nossa Senhora de Lourdes.

14/08/2010

EFEMÉRIDE DE 14 DE AGOSTO


1433 - Morre D. João I, Rei de Portugal

Nasceu provavelmente a 11 de Abril de 1357
A 14 de Agosto de 1433, faleceu D. João I, Mestre de Avis e rei de Portugal entre 1385 e 1433. Cognominado o de boa memória, era filho ilegítimo de D. Pedro I e de uma dama galega chamada Teresa Lourenço.

13/08/2010

CURIOSIDADES


ÁRTICO


Dias eternos
São 72 dias seguidinhos de sol. Os últimos territórios antes do Círculo Polar Árctico estendem-se sobre mantos de neve e de ciclos de dia e noite monótonos. É assim na região da Lapónia, que percorre o Norte da Noruega e o Noroeste da Rússia. Naquelas latitudes, o sol não se põe durante 72 dias na época do Verão. No Inverno, pelo contrário, a noite persiste durante 51 dias.

12/08/2010

PRAIAS DE PORTUGAL


PRAIA DO FURADOURO

A praia do Furadouro situa-se em Ovar e tem bandeira azul. No Furadouro, temos um bom areal que se expande,a norte e a sul.
No verão todos os lugares são poucos para arranjar estacionamento, tal é a quantidade de veraneantes.
Existem bares ao longo do areal que proporcionam apoio a quem dele necessita,e os inúmeros cafés que se espalham ao longo da avenida,proporcionam bons momentos de lazer.
São organizados, vários eventos de praia, como provas de bodyboard, surf, voleibol e futebol de praia, há ainda a feira da gastronomia que se realiza em Agosto no mercado municipal e em Setembro as grandiosas festas do mar em honra de Nossa Senhora.

11/08/2010

FRASES DE VERÃO


E no meio de um inverno eu finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível.

ALBERT CAMUS

10/08/2010

FÉRIAS COM LIVROS


O PRIMEIRO DIA
de Marc Levy
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 268
Editor: Edições Contraponto

Sinopse: Um objecto misterioso encontrado num vulcão adormecidos vai mudar para sempre a vida de Adrian e Keira. Juntos embarcarão numa aventura extraordinária que os levará das margens do lago Turkana, no coração de África, até às montanhas da China, em busca da resposta a uma das perguntas ancestrais da humanidade: como começou a vida na Terra?

09/08/2010

DIA INTERNACIONAL DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS


Comemora-se hoje, 9 de Agosto o Dia Internacional das Populações Indígenas. É um passo importante para o reconhecimento das tradições e costumes de povos indígenas de todo o mundo. É também uma forma de dar voz aos indígenas, principalmente no que concerne aos direitos humanos.Um dos passos importantes é fortalecer a cooperação para a solução dos problemas de violação dos direitos humanos, meio ambiente, educação e saúde.

08/08/2010

ALDEIAS DE PORTUGAL

VILAR DE AMARGO


A freguesia de Vilar de Amargo fica situada no extremo NE do distrito da Guarda, com concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, de que dista 8 kms, tendo por vizinhas as freguesias de Algodres (6 kms), Almendra (7 kms), Freixeda do Torrão (6 kms) e Escalhão (15 kms).Em tempos idos, pertenceu aos extintos concelhos de Almendra e Castelo Rodrigo, às comarcas de Pinhel e Trancoso e à grande provedoria de Lamego.

07/08/2010

PRAIAS FLUVIAIS


AGROAL – Praia fluvial
Localização:
Formigais, Agroal

Descrição: Integra a maior nascente do Rio Nabão, muito apreciada pelas suas águas frias, com fama de serem termais. Tem ao seu dispor uma praia fluvial com solário; uma área de lazer, um anfiteatro ao ar livre. A envolvente é palco de biodiversidade e constitui-se como área paisagística e ecológica privilegiada, passível de ser desfrutada em passeios pedestres.

06/08/2010

OFICINAS DE CINEMA NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM


CINE LANCHES
Cinema e Oficinas

Vamos primeiro ao cinema, depois à oficina e, no intervalo, vamos descobrir o que é uma piñata.

Curtas-metragens
França/ Bélgica/ México

A partir de um conjunto de curtas-metragens sobre a cidadania vamos, a seguir, ser os criadores de outras histórias – novas e nossas – e descobrir formas ilimitadas de as contar e apresentar. Porque o cinema, além de nos divertir, de nos levar à descoberta de novos horizontes e de novas histórias, permite-nos questionar o mundo em que vivemos e o papel que nele desempenhamos.
21, 22 Ago.: 15h - M/5 - Sala Eduardo Prado Coelho

Lanche e jogos

No sábado, um lanche tipicamente mexicano, acompanhado por duas piñatas – boneco gigante de papel, cheio de rebuçados, que as crianças tentam estoirar com um pauzito para deixar cair os rebuçados e recolhê-los.

No domingo, somos convidados para o petit quatre heures. O quatre heures é uma menina francesa, com pães, doces de chocolate, sumos ou chocolate quente, e outras doçarias. Oh lá lá, c’est bom!
Com a colaboração da embaixada do México, Alliance Francaise e Associação Replique.
21, 22 Ago.: 16h - M/5 - Jardim das Oliveiras

Oficina Karagöz
Teatro de Sombra Turco, a partir das curta-metragens mexicanas

A técnica do teatro tradicional de sombras de Karagöz consiste em apresentar, num ecrã branco, uma peça animada com marionetas originalmente feitas em pele de cabra muito afinada, mas no nosso caso, serão em cartolina enfeitada de papéis coloridos. A partir da forma como enfeitamos previamente as marionetas com papéis coloridos, e de usamos a luz nas marionetas e nos cenários, elas aparecem no ecrã como no palco de um teatro de verdade, num festival de sombras coloridas.

21 Ago.: 16.30h - M/7 - Fábrica das Artes

Criação de Story-Boards

A partir das curta-metragens francesas.

Primeiro, descobrem-se uns story-boards gigantes afixados nas paredes e que pertencem aos filmes franceses a que acabámos de assistir. Depois, desvendam-se os seus segredos e, tendo como ponto de partida as histórias que nos contam, passamos para a criação do nosso próprio story-board. Mas, de certeza que a nossa imaginação vai ditar outras voltas no enredo e outros desfechos para os protagonistas.
22 Ago.: 16.30h - M/7

21, 22 Ago.: 15h, 16h, 16.30h

05/08/2010

POEMAS DE VERÃO


PRAIA DO ESQUECIMENTO

Fujo da sombra; cerro os olhos: não há nada.
A minha vida nem consente
rumor de gente
na praia desolada.

Apenas decisão de esquecimento:
mas só neste momento eu a descubro
como a um fruto rubro
de que, sem já sabê-lo, me sustento.

E do Sol amarelo que há no céu
somente sei que me queimou a pele.
Juro: nem dei por ele
quando nasceu.

David Mourão-Ferreira, in "Tempestade de Verão"

04/08/2010

FÉRIAS COM LIVROS

CAÇADOR DE ESCRAVOS
de Christine Buckley, Aaron Cohen
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 384
Editor: Livros d'Hoje

Sinopse: Aaron Cohen já foi uma estrela de rock , mas decidiu deixar tudo para trás para se transformar num «caçador de escravos». Alguém que assume o comando de perigosas missões de resgate em diferentes zonas de guerra, campos de refugiados e bordéis um pouco por todo o mundo, para libertar pessoas que são vítimas do tráfico de «carne humana».Anos de vício em drogas e festas até altas horas da noite levaram Aaron Cohen e o melhor amigo, parceiro de negócios e vocalista dos Jane's Addiction, Perry Farrell, a enveredar por um caminho de descoberta espiritual. Cohen seguiu um caminho que transformou e colocou em perigo a sua vida - que o levou até às favelas do Camboja e aos bordéis escondidos da América Latina, através das savanas sufocantes do Sudão, até ao retiro de Dalai Lama nos Himalaias, e através das selvas implacáveis da Birmânia e dos desertos do Iraque. Vivemos numa época onde milhares de pessoas continuam a ser escravizadas um pouco por todo o mundo, Aaron Cohen é um caçador de escravos e trabalha para encontrar e libertar seres humanos de vários tipos de escravatura.

03/08/2010

EXPOSIÇÃO NO MUSEU DA ELECTRICIDADE

OS CARROS DOS PRESIDENCIAIS – O MOTOR DA REPÚBLICA
Exposição Temporária

Os Carros dos Presidentes saem de museus e garagens e reúnem-se para contar a história e as histórias que protagonizaram ao serviço da instituição presidencial.
São cerca de quinze veículos, dos hipomóveis aos Cadillac e Rolls Royce, desde aparatosos carros antigos, objecto de curiosidade e colecção, aos modelos mais recentes ainda hoje em funções.
Um encontro de veículos e um encontro com a História. Através do automóvel, dos seus usos e representações, o visitante percorre os 100 anos da República Portuguesa, numa exposição composta por quatro núcleos: “Do Hipomóvel aos Pioneiros”; “O Estado Novo e as Viaturas de Aparato”; “A Democratização das Viaturas Presidenciais” e “O Presidente da República e as Forças de Segurança”.
Com textos, fotografias e filmes de enquadramento, a exposição Os Carros dos Presidentes apresenta não só um valioso conjunto de exemplares automobilísticos que fazem o gosto de apreciadores e conhecedores deste meio de transporte, como constitui uma oportunidade, para os curiosos da História, de relembrar os 18 Presidentes da República e os seus mandatos.

Vem descobrir os Carros dos Presidentes
Especialmente para os mais novos, uma oficina disponível todos os sábados e domingos.
8-12 Anos
Sáb., Dom.: 10.30h, 14.30h


3€ - MPrévia

Marcações e Informações: 213 614 660

Até 16 Out., Dom. a 6ª: 10h-18h; Sáb.: 10h-20h

02/08/2010

EFEMÉRIDES DE 2 DE AGOSTO

ISABEL ALLENDE
Nasceu
Lima - Perú, 1942
Se não fosse o golpe militar de Pinochet, talvez Isabel Allende continuasse a ser uma jornalista que gostava da sua profissão, não se tornando assim na mais famosa romancista contemporânea da América Latina. A morte de seu tio, presidente socialista democraticamente eleito, e o clima de terror que se seguiu ao atentado, obrigaram-na a abandonar o Chile, com a família, para buscar refúgio na Venuzuela. Na pátria ficou um velho avô, patriarca que havia assombrado na sua infância. Do exílio, para manter vivos os laços afectivos, a neta começa a escrever-lhe uma longa carta. Essa carta foi o ponto de partida da A Casa dos Espíritos (1980), um romance vigoroso que narra a história de uma família, parecida com a sua, desde o início do século, espelho das vicissitudes que o país entretanto atravessou. Formalmente inspirado no realismo mágico de Garcia Márques, mas sem perder de vista a realidade social chilena, o romance dá especial relevo a retratos de mulheres, que, sem terem o poder, possuem, contudo, poderes secretos, capazes de tomar a vida, no dia-a-dia, mais humana, de modo a contrabalançar a autoridade inquestionada dos tiranos domésticos. Com o correr do tempo, o livro, que em breve se transformou num êxito de vendas e foi adaptado ao cinema, acabou por intregar-se, naturalmente, numa trilogia de que fazem parte Filha da Fortuna (1999) e o recente Retrato a Sépia : no conjunto, uma saga familiar onde ecoam, mas vivências de sucessivas gerações, os problemas de um Chile conturbado que a escritora escolheu como pátria, apesar de ter nascido, acidentalmente, no Peru e de viver, actualmente nos Estados Unidos da América. De caminho, forma surgindo novas obras assinadas por Isabel Allende: entre outras, De Amor e de Sombra (1984), Eva Luna (1987), O Plano Infinito (1991), Afrodite (1994) e Paula (1995), onde a autora cumpre o luto por uma filha que acaba por morrer no termo de uma filha que acaba por morrer no termo de uma longa doença de que o seu amor não conseguiu salvá-la. Uma vez mais, a literatura como catarse, com resultados esteticamente brilhantes e existentes comoventes.

01/08/2010

CURIOSIDADES DA CIÊNCIA


1. As marés são provocadas pela força de atracção solar e lunar. Quando o Sol e a Lua formam um ângulo recto em relação à Terra, essas forças de atracção tendem a anular-se , produzindo marés de amplitude mínima ou marés baixas. Quando os dois astros estão na mesma linha, a atracção torna-se máxima e provoca as marés de grande violência.

2. O céu da Terra é azul porque as moléculas de azoto e de oxigénio, que formam a maior parte da atmosfera, filtram a componente azul da luz solar. Já em Marte, o céu é cor-de-rosa, em Urano é verde, em Vénus é amarelo-laranja, em Júpiter é preto e não se vêem estrelas, e em Plutão é negro, mas estrelado.

3. A Lua que vemos é a de poucos segundos atrás - tempo que a luz demora a percorrer a distância entre a Lua e nós.

4. Da Terra vê-se sempre a mesma face da Lua. A face oculta nunca está visível porque o seu movimento de rotação (rotação em torno do seu eixo) tem exactamente a mesma duração do seu movimento de translação (em torno da Terra), que é de vinte e sete dias e oito horas.

5. A distância entre a Terra e o Sol pode variar entre 147 000 000 km e 152 000 000 km, pois a trajectória que a Terra descreve em torno do Sol é elíptica.

6. A luz do Sol leva mais de 8 minutos para chegar à Terra e a sua temperatura chega a 5 500 ºC.

7. A temperatura à superfície do planeta Vénus foi estimada em 462 ºC. Para além disto a pressão é esmagadora e os gases extremamente nocivos (essencialmente ácido sulfúrico e pequenas quantidades de ácido hidroclorídrico e hidrofluorídico).

8. Marte é o planeta mais parecido com a Terra. Possui calotes geladas nos polos, tempestadas de areia, nuvens brancas que flutuam na atmosfera, características que se alteram sazonalmente e também um dia de 24 horas como na Terra. Por todas estas semelhanças a imaginação humana sempre colocou a hipótese de exitir vida em Marte - os marcianos!

9. Saturno está tão distante do Sol, que a sua temperatura ronda os duzentos graus negativos. Esta distância é tão grande que, desde que foi descoberto, em 1846, ainda não efectou uma volta completa em torno do Sol, pois o seu movimento de translação está calculado em 164 anos e 280 dias terrestres.

10. As miragens ocorrem quando a luz atravessa duas camadas de ar com temperatura diferentes. O sol aquece a camada superficial do solo que aquece a atmosfera imediatamente acima do solo. O ar quente deflecte os raios de luz e reflecte o céu. Para o observador as massas de ar actuam como espelho.

11. O ano de 1995 foi o ano mais quente da Terra, pelo menos, desde há cento e quarenta anos, quando se iniciou o registo regular das temperaturas.

12. Se quiséssemos documentar a história do nosso planeta, desde a sua formação, dia após dia, ano após ano, num único volume de exactamente mil páginas, cada página cobriria 4 milhões e meio de anos; as primeiras 250 páginas descreveriam o desenvolvimento das condições essenciais ao aparecimento da vida na Terra, a Idade dos Dinossauros exigiria umas 30 páginas; somente na página 984 apareceria o primeiro mamífero; e testando a nossa capacidade de síntese, tudo o que aconteceu desde a pintura nas cavernas até às viagens espaciais teria de ser condensado na palavra final.

13. Quando uma pessoa está cansada e sonolenta, o processo da respiração é, por vezes, involuntariamente suspendido por alguns momentos. O organismo reage logo, porque esta situação é perigosa, provocando uma reacção semelhante a um espasmo dos músculos da boca, garganta e peito, a qual desencadeia uma inspiração profunda, de modo a compensar a paragem na respiração. É este fenómenos que dá origem ao comum "bocejo de sono".

14. Um espirro pode atingir uma velocidade alucinante - até 160 km por hora.

15. O corpo de um recém-nascido tem 300 ossos, apesar de num adulto existirem apenas 206. Isto acontece porque durante a vida alguns ossos vão-se fundindo, transformando-se num só.

16. Durante a gravidez o útero aumenta quinhentas vezes de tamanho.

17. O electroencefalograma, exame que é realizado para mostrar a actividade cerebral, foi inventado em 1929 e foi através dele que se descobriu que as ondas nervosas jamais cessam, pois o cérebro nunca descansa, mesmo durante o sono.

18. Existem diferenças entre os cérebros de um adolescente e de um adulto em relação à produção de mielina (membrana isolante) que reveste os neurónios. Os adolescentes possuem menos mielina a revestir as células nervosas responsáveis pelas funções de reflexão e ponderação.

19. O corpo humano carrega cerca de 4 litros de sangue, que irrigam uma rede de 200 000 km de artérias, veias e capilares.

20. O sangue circula a uma velocidade de 2 km por hora.

21. O coração de um homem adulto é do tamanho de um pulso fechado e pesa, em média, 340 gramas. Funciona a um ritmo de 72 batidas por minuto, 104 000 por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 biliões de batidas ao longo de toda a vida.

22. Um adulto pisca os olhos 24 vezes por minuto e cada piscadela dura apenas 50 milésimos de segundo. Desta forma ficamos sem ver 1,2 segundos em cada minuto.

23. A cabeça tem, em média, 120 000 fios de cabelos. Cada fio vive cerca de 4 anos. Ao longo da vida, o organismo produz cerca de 3 milhões de fios de cabelo.

24. O cabelo cresce 15 centímetros por ano. Durante a nossa vida, cortamos cerca de 9 metros de cabelo.

25. Cada olho tem cerca de 200 pestanas. No entanto, elas estão em constante substituição, pois cada uma tem apenas 90 a 150 dias de vida.

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA