DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

30/09/2010

EFEMÉRIDE DE DIA 30 DE SETEMBRO


1974 - O General António de Spínola renuncia ao cargo de Presidente da República

A 30 de Setembro de 1974, após a tentativa falhada de golpe da apelidada maioria silenciosa, ocorrida a 28 de Setembro de 1974, António Spínola que, desde 15 de Maio de 1974, ocupava a Presidência da República Portuguesa, renuncia ao cargo e é substituído pelo General Costa Gomes.

29/09/2010

HORA DO CONTO NA BEDETECA DE LISBOA


Hora do conto/Atelier de ilustração:

“O INCRIVÉL RAPAZ QUE COMIA LIVROS DE BD"

Sinopse: conta uma história de uma rapaz que gosta tanto de BD que as comia, depois passou a comer todo o tipo de livros… Baseado na história de Oliver Jeffers “O incrível rapaz que comia livros”.

BEDETECA DE LISBOA
Palácio do Contador - Mor,
Rua Cidade do Lobito
1800-088 Lisboa
Telefone: 218 536 676

De 5 a 29 de Outubro
Terça a sexta às 10h30 ou 14h30.
Para crianças dos 5 aos 8 anos.

28/09/2010

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

A MINHA PRIMEIRA PÁGINA

O @rrobinha ajuda-te a construir a tua primeira página. Basta levares fotos ou desenhos teus, dos teus amigos, da tua família, dos teus animais de estimação, do que tu gostas e também do que não gostas. Podes também levar recortes.

Horários: Por marcação prévia
Duração: 1 hora
Idade: dos 6 aos 12 anos
Preço: 3 Euros (sócios 2,5 Euros)
Marcações: Tel. 218 917 139
Email: mediateca@pavconhecimento.pt

27/09/2010

PEÇA DE TEATRO

VASCO DAS FORÇAS

Era uma vez... um menino chamado Vasco. Pequenote e franzino, era gozado no recreio pelos seus colegas mais altos e mais fortes, que lhe chamavam “trinca-espinhas”!
Inspirado na coragem, valentia e boa disposição do seu trisavô, a quem chamavam Saraiva das Forças, muito respeitado na Coimbra dos Doutores, o menino Vasco, determinado a enfrentar os seus colegas mais altos e mais fortes, sem recurso à violência e sem andar à pancada, utilizou a sua inteligência e rapidez, de pensamento e acção, para sua própria defesa e para defesa dos mais fracos, passando a ser conhecido como Vasco das Forças.
Uma mensagem muito positiva sobre um tema actual, uma abordagem simples e responsável, pensada para crianças, pais, professores e educadores.

TEATRO BOCAGE
R. Manuel Soares Guedes, 13 A - Lisboa
214 788 120/917 603 039
Metro: Anjos / Intendente


Dom.: 16h

26/09/2010

SITE PARA TODA A FAMÍLIA


FULIA - AVENTURAS EM FAMÍLIA

Encontre os programas mais divertidos para os seus filhos. E desfrutem de momentos inesqueciveis. Descubra este serviço exclusivo Fula, para toda a família.

25/09/2010

LIVROS PARA PAIS


O RAPAZ DE OLHOS AZUIS
de Joanne Harris
Edição/reimpressão: 2010
Editor: Edições Asa

Sinopse: Ele conhece-a há uma eternidade e, contudo, ela nunca o viu. É como se fosse invisível para a mulher que ama. Mas ele vê-a a ela: o cabelo; a boca; o rosto pequeno e pálido; o casaco vermelho-vivo na neblina matinal, como algo saído de um conto de fadas.Até agora, ele nunca se apaixonou. Assusta-o um pouco: a intensidade dessa emoção, a maneira como o rosto dela se intromete nos seus pensamentos, a maneira como os seus dedos traçam o nome dela, a maneira como tudo, de algum modo, conspira para que ela nunca lhe saia da cabeça…Ela não sabe de nada, claro. Tem um ar muito inocente, com o seu casaco vermelho e o seu cesto. Mas por vezes os maus não se vestem de preto e por vezes uma menina perdida na floresta é bem capaz de fazer frente ao lobo mau…

24/09/2010

BIG BANG


FESTIVAL DE MÚSICA

O Big Bang - Festival Europeu de Música e Aventura para crianças, trás ao pequeno público e seus acompanhantes uma viagem aliciante de descoberta partilhada. Concertos, oficinas e espectáculos.

Espectáculos:
Eye Height (À Altura dos Olhos)
13h, 15h - 6-10 Anos - 40’
Feedback
11h, 14h - M/5 Anos - 50’
La Piano-Marteau
11h, 15.30h, 17.30h - M/6 Anos - 40’
Às Cavalitas do Vento
12.30h, 16h - M/6 Anos - 45’
Benjazz – Um Bichinho Esquisito
12.15, 14.15h, 16.30h - M/6 Anos - 30’
Half
9 Out.: 11.30h, 13.30h, 17.15h M/4 Anos 40’
Tocá a Rufar
13.30h, 18h - 4-12 Anos
Oficinas:
Pangeia Kids – Oficina de Construção de Instrumentos

8, 9 Out.: 11h-19h - 4-12 Anos
Pangeia Música – Oficina de Música
8 Out.: 12h-16h, 9 Out.: 12h - 4-12 Anos
Exposições:
Pangeia Instrumentos
9 Out.: 12h-14h, 15h-19h
Preços:
Bilhete Festival Big Bang - 5€ (Com direito a 2 espectáculos e actividades de entrada livre)
2€ (Um espectáculo extra)
Entrada livre na Exposição Pangeia Instrumentos, Oficinas Pangeia, Concerto Banjazz, Concerto Tocá Rufar
CENTRO CULTURAL DE BELÉM
Praça do Império – Lisboa
213 612 400

Informações: 213 612 899 - 213 612 898
9 Out.: 11h-19h

23/09/2010

EXPOSIÇÃO

VIVA A REPÚBLICA!
Exposição Temporária

A exposição Viva a República! propõe uma leitura de um dos ciclos políticos mais marcantes da história de Portugal no século XX. O advento da República foi o momento decisivo de viragem de um Estado arcaico e dependente e o início do processo de transição do regime oligárquico para a democracia que só veio a afirmar-se a partir do 25 de Abril de 1974.
No percurso desta exposição, o visitante é convidado a acompanhar o triunfo da ideia republicana, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra, a vida política, social, cultural e artística deste período até à Ditadura Militar, imposta a partir do golpe de 28 de Maio de 1926, e o movimento de resistência à implantação do Estado Novo.
Esta exposição é dedicada ao público em geral e à população jovem em particular, integrando uma componente lúdica, mas também pedagógica, recorrendo aos actuais meios tecnológicos.
Entrar no espaço de um comício republicano, revisitar o local emblemático que era o Rossio de há 100 anos, caminhar sobre a cidade onde a 5 de Outubro de 1910 foi implantada a República e reviver a travessia do Atlântico feita por Sacadura Cabral e Gago Coutinho em simulador são convites feitos aos visitantes que, nesta exposição, poderão também conhecer o Parlamento e a sala de reuniões do Governo ou ainda ver, em filmes de época, como foram os tempos da Revolução.

COORDOARIA NACIONAL
Av. Da Índia – R. da Junqueira
213 637 635

Até 6 Out., 2ª a Dom.: 10h-18h

22/09/2010

DIA EUROPEU SEM CARROS

Assinala-se hoje a 10ª edição do Dia Europeu Sem Carros, uma iniciativa que já não pára o trânsito nas principais cidades. Lisboa e Porto não fecham as ruas este ano. No Porto, o dia será assinalado com iniciativas como uma escolinha de trânsito e uma corrida de carros movidos a energia solar. Em Lisboa, vão estar em destaque as bicicletas e outros eco-veículos.

21/09/2010

O VERÃO ESTÁ A ACABAR

O Verão está a chegar ao fim, as praias ficam vazias e, as aulas já começaram. Para o ano temos mais. Entretanto dediquem-se à escola, tenham boas notas e, façam com que valha a pena o esforço dos vossos pais. E não tenham pressa, que a seu tempo o Verão regressa.

20/09/2010

O INÍCIO DO ANO LECTIVO NA NOSSA ESCOLA


O texto publicado, foi enviado para os responsáveis pela educação no nosso país. Aproveitamos para solicitar aos pais e encarregados de educação, que copiem o texto e o enviem também, mostrando assim, o seu desagrado pela forma como o ano lectivo começou.


Associação de Pais e Encarregados de Educação
Escola n.º 183 e Jardim de Infância n.º 5


Exmos. Srs.,

A Associação de Pais da Escola Primária n.º 183 (Sarah Afonso), vem por este meio dirigir-se a Vs. Exas., uma semana depois do novo ano lectivo ter começado, para constatar uma série de problemas, que à muito tempo são crónicos no nosso estabelecimento de ensino, são eles:

Pavilhão Desportivo totalmente destruído
Espaços verdes sem manutenção
Piso irregular, apresentando alguns buracos
Paredes sujas e sem pintura
Infiltrações nas salas de aula
Aquecimento das salas queimado
Caixas de esgoto destruídas
Falta de Auxiliares

Depois deste cenário, e tendo em conta que esta escola nos Olivais, foi construída com qualidade arquitectónica evoluída para a altura, e considerada por isso uma Escola Modelo, não percebemos como é possível os sucessivos Governos, executivos da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Lisboa, a deixaram chegar a este ponto.
Este ano mais uma vez, chamam-mos a atenção para todos estes problemas que carecem de resposta urgente e imediata.
Como se tudo isto não fosse suficiente, no início do ano lectivo, continuamos a assistir à limpeza dos espaços exteriores, no primeiro dia de aulas. Tornando o ar irrespirável para alunos, professores, pais e auxiliares. Este ano chegamos ao cúmulo de termos turmas sem professores, possivelmente o Ministério da Educação não teve tempo de colocar os docentes. Felizmente, o excelente corpo docente deste estabelecimento de ensino, que faz das tripas coração, lá vai tapando os buracos deixados pela incompetência do Ministério da Educação. Como se tudo isto não fosse suficiente, a segurança das crianças está mais uma vez em risco. O tamanho deste estabelecimento de ensino, aliado à falta de auxiliares, deixa as crianças sem vigilância e, sem protecção. Deixando como é natural, os pais e encarregados de educação preocupados com a segurança dos filhos.
Gostaríamos ainda de lembrar, que esta escola é utilizada para a realização de actos eleitorais, não havendo por isso razão para o desconhecimento da situação. Afinal de contas, o futuro, também estuda neste estabelecimento de ensino.
Para terminar gostaríamos de pedir que assumam as vossas responsabilidades e, deixem de passar as mesmas de uns para os outros. No futuro todos vão ser responsáveis, pelo estado do país, consequência da inércia, da irresponsabilidade e da falta de coragem política para alterar o estado das coisas, que têm hoje.


A Direcção da Associação de Pais


NOTA: Este texto foi enviado por e-mail, para os seguintes responsáveis pela educação no nosso país.














19/09/2010

POEMAS DE VERÃO


VERÃO

Na praia vi uma concha
Dançar à beira do mar
Mais à frente uma estrelinha
batia palmas no ar.

Na praia vi um menino
Fazer castelos na areia
Vi algas e caranguejos
E chegar a maré-cheia.

Na praia vi um barquinho
Com velas brancas ao vento
Vi gaivotas a voar
Em constante movimento.

Ana Cristina Correia - Livro "O livro das 4 estações"

18/09/2010

MUNIQUE EM LISBOA


FESTA INTERCULTURAL

O Grupo de Jovens Empresários da Câmara Luso-Alemã (WJP) vai realizar, em colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA), o Instituto Alemão (Goethe-Institut) e a Junta da Freguesia da Pena, pela quarta vez em Lisboa, o evento “Munique em Lisboa 2010”.
Uma festa de convívio, gastronomia e animação em ambiente bávaro, com música, tômbola e outras atracções.
A ideia principal é promover o encontro e o intercâmbio das comunidades alemã, portuguesa e internacional, assim como dar a conhecer as tradições da cultura alemã, particularmente da Baviera, numa verdadeira partilha de diversidade cultural.
Para mais, este evento servirá para apoiar as Aldeias de Crianças SOS, instituição social de apoio à crianças.

Dia das Crianças
Especialmente pensado nas famílias com crianças, um dia cheio de actividades.
Brincadeiras típicas alemãs, tômbola para a criança/ família, actividades, gastronomia alemã com um prato típico para crianças.
25 Set.: 11h-17h


CAMPO MÁRTIRES DA PÁTRIA

Lisboa

Dias - 23, 24, 25 e 26 Set.

17/09/2010

BRINCAR NO MUSEU DE SÃO ROQUE


A BRINCAR CONSTRUÍMOS O PASSADO
Visita e Oficina

Esta actividade dirigida a crianças pretende dar a conhecer de uma forma participativa e divertida a Capela de São João Baptista da Igreja de São Roque e as suas colecções de ourivesaria e têxteis que se encontram expostas no museu – marcos incontornáveis da arte europeia do século XVIII, produzidos em Roma por artistas italianos, que resultaram de uma encomenda régia de D. João V.
As crianças são convidadas a explorar e a desenvolver os conhecimentos adquiridos durante a visita guiada em ateliês a decorrer após a mesma, conduzidos pelo artista plástico Luís Nobre, nos quais terão oportunidade de construir peças inspiradas na colecção da Capela de São
João Baptista utilizando materiais recicláveis.
No final do ano os trabalhos realizados serão apresentados publicamente de modo permitir uma visão global do projecto.
No final da visita oficina os participantes receberão uma maleta pedagógica com materiais lúdico-didácticos relacionados com as temáticas abordadas que poderão trabalhar posteriormente.

MUSEU DE SÃO ROQUE
Largo Trindade Coelho - Lisboa

213 235 572

Obs.: Esta actividade requer marcação prévia para grupos organizados.

Até 30 Set., Sáb.: 10h-12.30h, 15h-17.30h

16/09/2010

LIVROS PARA PAIS

SOPRO DO MAL
de Donato Carrisi
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 448
Editor: Porto Editora

Sinopse: ACREDITAR QUE ESTE LIVRO SE INSPIRA EM FACTOS REAIS É DIFÍCIL. ACEITÁ-LO É IMPOSSÍVEL MAS É A PURA VERDADE. Seis braços enterrados. Seis crianças desaparecidas. Um serial killer brilhante e monstruoso, que instiga outros a matar por si.O criminologista Goran Gavila e a sua equipa de investigação são chamados a intervir, procurando descobrir um assassino que constantemente parece pô-los à prova.Mila Vasquez, investigadora especializada em encontrar pessoas desaparecidas, entra em cena e junta-se à caça do homicida.Mas cada passo que dá é, na verdade, controlado por uma mente genial e implacável. Tudo se passa como num diabólico jogo da verdade, como se o Mal trouxesse consigo uma mensagem.

15/09/2010

DESAFIO À GRAVIDADE EM MONSANTO

DESAFIO À GRAVIDADE
Peça de Teatro
No nosso espectáculo, dois cavalheiros malabaristas preparam-se para apresentar o seu espectáculo de monociclos, magia, malabarismo e dança acrobática mas infelizmente falta-lhes uma partenaire, problema que é facilmente resolvido, embora com alguns engraçados percalços.
Durante 40 minutos, o público é transportado com um número de aparição e transformação em palco, pelas árias de Ópera e pela conjugação destas com a arte do malabarismo, a um mundo alternativo, onde nos esquecemos da gravidade devido às imagens e visuais criados pelos malabares e onde somos guiados pelas emoções e sentimentos, neste momento cénico de encanto e originalidade.

ESPAÇO MONSANTO - AUDITÓRIO
Estrada do Barcal, Monte das Perdizes - Lisboa
218 170 200

Pela Companhia de Teatro-Circo Trupilariante
Reservas:
218 460 738 - 966 004 227

2, 3, 9, 10 Out.: 15h

14/09/2010

LEGISLAÇÃO


ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR

Foi hoje publicado em Diário da República o Despacho referente à Acção Social Escolar. Com o presente despacho, mantêm-se em vigor no ano escolar de 2010-2011 as condições referentes às medidas de acção social escolar fixadas para o ano escolar de 2009-2010, com ligeiras adaptações. O presente despacho regula as condições de aplicação das medidas de acção social escolar, da responsabilidade do Ministério da Educação e dos municípios, nas modalidades de apoio alimentar, alojamento, auxílios económicos e acesso a recursos pedagógicos, destinadas às crianças da educação pré-escolar, aos alunos dos ensinos básico e secundário e do ensino recorrente nocturno que frequentam escolas públicas, escolas particulares ou cooperativas em regime de contrato de associação e as escolas profissionais não abrangidas pelo Programa Operacional Potencial Humano sitas nas áreas geográficas das Direcções Regionais de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve.

13/09/2010

PASSEIOS PEDESTRES

Por Igrejas e Miradouros


Uma iniciativa do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa, que promove nos dias 18 de Setembro e 2 de Outubro a primeira edição dos Itinerários pedestres, com o Tema " Por Igrejas e Miradouros - do Castelo à Graça "
Com início no Miradouro de Santa Luzia e terminando no Miradouro da Graça, a visita será conduzida pela equipa do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa.

Programa:

10:00h Miradouro de Santa Luzia

Igreja de Santiago

12:00h Miradouro de Santo Estêvão

Igreja de Santo Estêvão

13:00h Mosteiro de S. Vicente de Fora

Almoço livre

15:00h Miradouro da Senhora do Monte

Capela da Senhora do Monte

16:00h Miradouro da Graça

Igreja da Graça

Inscrições

20€ (visitas guiadas; Kit pequeno-almoço e lanche)

Os interessados deverão enviar a ficha de inscrição, devidamente preenchida para:

Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa
A/C Andrea Tostões
Mosteiro de S. Vicente de Fora
Campo de Santa Clara, 1100-472 Lisboa

* Pré-inscrições por email

12/09/2010

VISITAS À ESCOLA DO TINÓNI


ASSOCIAÇÃO DE PAIS
APEP 183 – SARAH AFONSO

ESCOLA DO TINÓNI

VISITAS
Ano lectivo 2010 / 2011

MARCAÇÕES
1.º CICLO

OUTUBRO

22 OUTUBRO
MANHÃ
9h30 – 12h30
1.º A

29 OUTUBRO
MANHÃ
9h30 – 12h30
1.º B

11/09/2010

VISITAS À QUINTA PEDAGÓGICA


ASSOCIAÇÃO DE PAIS
APEP 183 – SARAH AFONSO

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

VISITAS
Ano lectivo 2010 / 2011

MARCAÇÕES
Jardim-de-Infância


28 OUTUBRO
Manhã
Aromas e Sabores
Sala 3

2 NOVEMBRO
Manhã
Aromas e Sabores
Sala 4

4 NOVEMBRO
Manhã
Aromas e Sabores
Sala 5

10/09/2010

FÉRIAS COM LIVROS

QUANDO LISBOA TREMEU
de Domingos Amaral
Lisboa, 1755: o Dia de Todos os Santos vai mudar a vida de cinco pessoas para sempre.
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 488
Editor: Casa das Letras

Sinopse: Lisboa, 1 de Novembro de 1755. A manhã nasce calma na cidade, mas na prisão da Inquisição, no Rossio, irmã Margarida, uma jovem freira condenada a morrer na fogueira, tenta enforcar-se na sua cela. Na sua casa em Santa Catarina, Hugh Gold, um capitão inglês, observa o rio e sonha com os seus tempos de marinheiro. Na Igreja de São Vicente de Fora, antes da missa começar, um rapaz zanga-se com sua mãe porque quer voltar a casa para ir buscar a sua irmã gémea. Em Belém, um ajudante de escrivão assiste à missa, na presença do Rei D. José. E, no Limoeiro, o pirata Santamaria envolve-se numa luta feroz com um gangue de desertores espanhóis. De repente, às nove e meia da manhã, a cidade começa a tremer. Com uma violência nunca vista, a terra esventra-se, as casa caem, os tectos das igrejas abatem, e o caos gera-se, matando milhares. Nas horas seguintes, uma onda gigante submerge o terreiro do Paço e durante vários dias incêndios colossais vão atemorizar a capital do reino. Perdidos e atordoados, os sobreviventes andam pelas ruas, à procura dos seus destinos. Enquanto Sebastião José de Carvalho e Melo tenta reorganizar a cidade, um pirata e uma freira tentam fugir da justiça, um inglês tenta encontrar o seu dinheiro e um rapaz de doze anos tenta encontrar a sua irmã gémea, soterrada nos escombros.

09/09/2010

O 1.º DIA NA ESCOLA

As nossas crianças do Jardim-de-Infância, vão começar amanhã as aulas. O 1.º dia é sempre o mais difícil. A adaptação vai-se fazendo calmamente e, diariamente. Para isso lá estão as educadoras, para facilitar essa integração. Fazendo da escola, um lugar onde as crianças querem ir todos os dias. Aproveito para agradecer todo o apoio dado pelas educadoras, na realização das actividades organizadas pela Associação de Pais. Desejando a todas muito sucesso, profissional e pessoal.
PRIMEIRO DIA

É o primeiro dia
que vens à escola
pendura no cabide
a tua sacola

Vais ver que gostarás
de aqui ficar
Bem-vindo! Bem-vindo!
Vamos começar?

08/09/2010

VISITAS À QUINTA PEDAGÓGICA


ASSOCIAÇÃO DE PAIS
APEP 183 – SARAH AFONSO
Ano Lectivo
2010 / 2011
MARCAÇÕES
1.º CICLO
de Setembro a Dezembro 2010
SETEMBRO

23 SETEMBRO
Manhã
A vida na Quinta – 1.º A
Aromas e Sabores – 1.º B

24 SETEMBRO
Manhã
A vida na Quinta – 2.º A
Aromas e Sabores – 2. B

28 SETEMBRO
Manhã
Ciclo do Pão – 3.º A
Farmácia Rural – 3. B
Da tosquia à cor da lã – 3.C

29 SETEMBRO
Manhã
Veterinário por 1 hora – 4.º A
Ciclo do Pão – 4. B

OUTUBRO

8 OUTUBRO
Manhã
Apanha da Azeitona - 3.º A, B e C

12 OUTUBRO
Manhã
Aromas e Sabores – 1.º A
Agricultura Biológica – 1.º B

13 OUTUBRO
Manhã
Aromas e Sabores – 2.º A
Agricultura Biológica – 2.º B

14 OUTUBRO
Manhã
Aromas e Sabores – 4.º A
Veterinário por 1 hora – 4.º B

NOVEMBRO

9 NOVEMBRO
Manhã
Da tosquia à cor da lã – 1.º A
Ciclo do Pão – 1.º B

10 NOVEMBRO
Manhã
Ciclo do Pão – 2.º A
Veterinário por 1 hora – 2.º B

12 NOVEMBRO
Manhã
Veterinário por 1 hora – 3.º A
A Vida na Quinta – 3.º B
Agricultura Biológica – 3.º C

16 NOVEMBRO
Manhã
Agricultura Biológica – 4.º A
Aromas e Sabores – 4.º B

DEZEMBRO

9 DEZEMBRO
Manhã
Ciclo do Pão – 1.º A
Farmácia Rural – 1.º B

10 DEZEMBRO
Manhã
Da Tosquia à cor da lã – 2.º A
Farmácia Rural – 2.º B

14 DEZEMBRO
Manhã
Mãos à obra – 3.º A
Aromas e Sabores – 3.º B
Veterinário por 1 hora – 3.º C

15 DEZEMBRO
Manhã
Mãos à obra – 4.º A
Aromas e Sabores – 4.º B

07/09/2010

PROVÉRBIOS

A boa educação é moeda de ouro e, em toda a parte tem valor.

06/09/2010

PENSAMENTOS E REFEXÕES


RALPH WALDO EMERSON
Estados Unidos[1803-1882]
Escritor, Poeta, Filósofo, Ensaísta

O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la.

05/09/2010

LIVROS PARA CRIANÇAS

CONTOS DO ARCO-ÍRIS
de Marta Elias
Ilustração: Rita Antunes
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 64
Editor: Oficina do Livro

Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.


Um papa-formigas vermelho.
Um polvo cor-de-laranja.
Um vestido amarelo.
A tinta azul do mar e do céu.
Índigo, um nome de princesa.
A velhota Julieta, a quem chamavam Violeta.
São sete contos que compõem este livro. São também sete contos, as cores que o inspiram. Com muita ternura e imaginação, Marta Elias leva-nos numa viagem à descoberta das cores do arco-íris. Para treinar o nosso olhar - aquele interno, o da criatividade -, a autora cria histórias e personagens deliciosamente cativantes e, claro, coloridas!

04/09/2010

VAI PARA A ESCOLA PELA 1.ª VEZ


Quando uma criança "vai para a escola" pela primeira vez, os pais devem ter em atenção algumas questões que podem tornar mais agradável e "normal" esse momento.

Atenções a ter:

- Garantir que as autonomias mais importantes estão adquiridas:
vestir-se, calçar-se, arrumar as suas coisas, tomar conta do que é seu, comer sozinho, deslocar-se, saber regras básicas de segurança, etc.

- Explicar que ir para a escola é normal e significa que se cresceu e que já se é "grande". Falar dos casos de todos os outros meninos, que também vão aprender, brincar e fazer amigos novos.

- Ir para a escola não é um castigo, é uma "promoção", um momento importante que se atingiu.

- Leve a criança a conhecer a escola antes do início das aulas.Se bem que muitas vezes haja "dias de apresentação", ver a escola calmamente com os pais pode transmitir segurança.

- Faça as compras de tudo o que é necessário com a criança. Deixe-a escolher e estimule o bom senso. A mochila, por exemplo deve ser do tamanho das costa da criança e, se tiver rodinhas, ainda melhor. O material de trabalho deve ser o adequado (e o solicitado), sem desprezar a qualidade, mas sem "luxos" inúteis que depois constrangerão a criança face aos colegas.

- Não falhe os horários, nem de entrada, nem de saída. A pontualidade deve ser estimulada, e vale também para o momento em que se vai buscar a criança.

- Não facilite com as faltas: a assiduidade também dá importância à nova etapa que se iniciou.

- Pergunte como correu o dia e o que fez a criança e os amigos, mas fale também do seu dia. Troque informações e experiências, conte os seus "casos do dia". Converse.

- Aceite a tristeza e a inadaptação dos primeiros dias. Chorar é normal, mas não ceda e mantenha as rotinas como previsto.

- Acompanhe os trabalhos da aula e os trabalhos de casa. Não os faça em vez da criança, mas apoie-a. Faça desse momento um espaço de interacção e partilha.


A escola também deve receber e deixar a criança à vontade, fazendo do primeiro dia de aula um dia de alegria, mostrando que ali é um lugar agradável, interessante e estimulante.

03/09/2010

ANO LECTIVO 2010 / 2011


MANUAIS ADOPTADOS

1.º Ano
Língua Portuguesa - As Letrinhas da Carochinha
Matemática - Pasta Mágica
Estudo do Meio - Pasta Mágica

2.º Ano
Língua Portuguesa - Caminhos 2
Matemática - Caminhos 2
Estudo do Meio - Caminhos 2

3.º Ano
Língua Portuguesa - Giroflé
Matemática - Pasta Mágica
Estudo do Meio - Giroflé

4.º Ano
Língua Portuguesa - Giroflé
Matemática - Giroflé
Estudo do Meio - Giroflé

02/09/2010

EFEMÉRIDE DE 2 DE SETEMBRO


1964 - Morre Francisco Higino Craveiro Lopes

A 2 de Setembro de 1964, morre, em Lisboa, Francisco Higino Craveiro Lopes, presidente da República Portuguesa, de 1951 a 1958. Embora tivesse sido eleito com o apoio de Salazar, constituiu um enorme estorvo para este. O Estado Novo pretendia que o Presidente da República fosse uma mera figura decorativa, sem qualquer papel activo, pelo que os seus discursos passaram a ser revistos e modificados, os seus projectos recusados ou protelados e as convocações que fazia ao Governo completamente ignoradas. A oposição começou a ver nele uma esperança de mudança política. No fim do seu mandato, é afastado por Salazar da cena política, tendo a União Nacional apoiado Américo Tomás.

01/09/2010

ESTREIAS DE CINEMA

Predadores é um arrojado novo capítulo no Universo Predador, filmado sob os auspícios criativis de Robert Rodriguez e com as interpretações de Adrien Brody enquanto Royce, um mercenário relutante lidera um grupo de guerreiros de elite que chegam à conclusão de terem sido reunidos num planeta alienígena… enquanto presa. Estreia amanhã nas salas de cinema em Portugal. O filme é produzido por Robert Rodriguez, o mestre do cinema de baixo orçamento de qualidade, autor de filmes como «Sin City - A Cidade do Pecado» e «Planeta Terror». Na realização está Nimród Antal, que deu nas vistas com «O Motel» não perder.

PREDADORES
Título Original: Predators

Classificação: M16
País: Estados Unidos
Ano: 2010
Género: Acção/Aventura
Duração: 107m
Realização: Nimród Antal
Interpretação: Adrien Brody, Alice Braga, Danny Trejo, Laurence Fishburne, Topher Grace,
Argumento: Alex Litvak, Michael Finch (II)


Sinopse: Royce é um mercenário que lidera relutantemente um grupo de guerreiros de elite que chegam à conclusão de terem sido reunidos num planeta alienígena, como presas. À excepção de um médico caído em desgraça, todos são assassinos a sangue-frio: mercenários, Yakuza, condenados, membros de esquadrões da morte; "predadores" humanos agora sistematicamente perseguidos e eliminados por uma nova espécie de Predadores...

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA