DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

08/10/2010

ATÉ SEMPRE


Associação de Pais e Encarregados de Educação
Escola n.º 183 e Jardim de Infância n.º 5


Carta aberta a Pais, Encarregados de Educação, Professores e Auxiliares


Exmos. (as) Srs. (Sr.as),

Venho por este meio dirigir-me a todos os intervenientes no processo educativo, da Escola Sarah Afonso, para dar conta do seguinte:

Nos último três anos e meio, dediquei-me de corpo e alma à Associação de Pais desta escola. O grupo de pais que a formou inicialmente, no sentido de colmatar a falta de uma associação, depressa se dissipou. Mostrando claramente, a importância que a associação tinha para eles.
Apesar de tudo e, como nunca tive medo de dificuldades, agarrei a associação, porque a escola e as crianças não têm a culpa da importância que lhes dão. Para conseguir levar para a frente, a associação pela qual me tinha responsabilizado, acabei por colocar em risco o meu emprego, perder horas de trabalho e, até gastar do meu dinheiro para tratar de assuntos da associação. Mas, nem estas dificuldades todas me fizeram demover do meu objectivo e, daquilo que é realmente importante, as crianças. Elas merecem todos os meus sacrifícios e, todos os esforços que fiz, para tentar fazer da escola um local onde todos nos devemos sentir bem.
Para além das crianças que tive o prazer de conhecer, tive também o privilégio de estar em contacto com um excelente corpo docente, que apesar de todos os problemas inerentes à profissão que exercem, nunca baixaram os braços. Cumpriram sempre, de uma forma muito profissional com as suas obrigações de professores.
Tenho também que mencionar o profissionalismo das auxiliares, que sempre e, apesar das dificuldades encontradas com a falta de pessoal, sempre zelaram pela segurança dos nossos filhos. Devemo-lhes todos, um grande e sentido agradecimento. Neste momento posso dizer que esta escola, todos os meninos, professores e auxiliares estão no meu coração e, que jamais os esquecerei, por tudo o que fizeram pela associação e, por aquilo que vão continuar a fazer pelo bem do ensino em Portugal.
Desejo a todas as crianças que neste momento entraram para a nossa escola, a todos os que acabaram de sair e, abraçaram uma outra realidade, e a todos os que continuam neste estabelecimento de ensino, muitos sucessos escolares, e muitas felicidades para um futuro cada vez mais incerto.
Agradeço o apoio dado pelos professores e auxiliares, na concretização das actividades organizadas pela associação. Sem vocês, as idas à Quinta Pedagógica, ao Oceanário, ao Cinema, aos Museus, à Escola do Tinóni dificilmente se concretizariam.
Aos pais deixo um alerta, no sentido de não depositarem os vossos filhos na escola. Participem na vida escolar dos vossos filhos, porque o tempo passa depressa demais e, podem sem dar por isso, deixar passar estes anos que são de uma importância extrema para a educação das crianças. Deixem de relegar todos as obrigações e deveres para o Estado e, para os professores e, assumam as vossas responsabilidades no que diz respeito à educação. Para formar estão lá os professores. Neste momento de despedida, fica apenas o sentimento de dever cumprido e, a tristeza de saber que se os pais fossem mais participativos, muito mais se teria feito. Neste momento e, porque vou acompanhar o meu filho para a escola EB 2,3 deixo de estar à frente da Associação de Pais da Escola Primária Sarah Afonso. Neste momento vou assumir a Associação de Pais da EB 2,3 dos Olivais, e deparar-me com outra realidade, que vou abraçar como mais um desafio.
Para terminar, gostaria de deixar aqui a minha disponibilidade, para colaborar naquilo que acharem conveniente.

Até já
Armindo Carlos Viegas

07/10/2010

DIA EUROPEU DOS PAIS E DA ESCOLA

A ideia de organizar o Dia Europeu dos Pais e da Escola surgiu da European Parents Association [EPA], Associação Europeia das Associações de Pais, que é a estrutura europeia que congrega organizações, como a portuguesa CONFAP, de 22 países da Europa. Era necessário que existisse um dia em que se pudesse falar, de uma forma geral, da participação dos pais na vida e no processo escolar dos seus filhos. Este ano o Dia dos Pais e da Escola é assinalado a 7 de Outubro.

06/10/2010

EFEMÉRIDE DE 6 DE OUTUBRO


1999 - Morte de Amália Rodrigues

Nasceu a 1 de Julho de 1920
Ás oito horas da manhã do dia 6 de Outubro de 1999, a secretaria particular de Amália Rodrigues encontrou-a sem vida. Considerada a mais expressiva fadista de sempre, levou o nome de Portugal a todos os cantos do Mundo. António Gueterres, na altura Primeiro-ministro de Portugal, decretou três dias de luto nacional.

05/10/2010

5 DE OUTUBRO

IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objectivo de derrubar a Monarquia. Juntamente com os militares estiveram a Carbonária e as estruturas do PRP (Partido Republicano Português). Na tarde desse dia, José Relvas, em nome do Directório do PRP, proclamou a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa. No dia 6 o novo regime foi proclamado no Porto e, nos dias seguintes, no resto do país. Em Braga foi-o no dia 7, tendo tomado posse da Câmara o Dr Manuel Monteiro.

04/10/2010

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS


No dia 4 de Outubro comemora-se o Dia de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos animais. De facto, é comum encontrar nas sedes das entidades de protecção animal imagens do santo italiano. Pela sua relação de amor e respeito aos animais, a data serve também para comemorar o Dia Mundial dos Animais.
Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Durante a juventude levava a vida como um rico filho de comerciante. Então, converteu-se e passou a trabalhar com um grupo de discípulos (que ficaram conhecidos como franciscanos), todos devotos da pobreza evangélica.
Ele tinha uma relação muito especial, de muito respeito com os animais. No Cântico das criaturas, São Francisco de Assis louva a Deus por todas as criaturas, o sol, a lua, as estrelas... Há alguns anos o Papa João Paulo II decretou São Francisco de Assis como o padroeiro da ecologia, pelo reconhecido amor a todas as criaturas. Francisco de Assis foi sepultado no dia 4 de Outubro de 1226 e canonizado em 1228. Em comemoração à data, durante este mês várias entidades de protecção animal organizam eventos sobre bem-estar animal e cerimónia de bênção aos animais.
Ao analisar a relação homem-animal ao longo da história da humanidade, percebemos que muitos erros e atrocidades foram cometidos contra os animais, por falta de conhecimento, pela ganância ou em nome de tradições culturais. Com o desenvolvimento de estudos, análises e teorias sobre comportamento animal, o homem passou a modificar a sua postura, pois percebeu que os animais também sofriam e sentiam medo, dor e angústia. Isso aconteceu graças ao trabalho dos cientistas e estudiosos do comportamento animal e dos defensores de animais - pessoas que, mesmo sem nenhuma formação académica, lutam pelos direitos dos animais, tirando-os das ruas, protegendo-os, criando e cuidando de abrigos. Ainda hoje vemos situações que não podem ser aceites sem pelo menos o sentimento de forte indignação, abrigos superlotados com animais abandonados à própria sorte por seus donos, maus-tratos, envenenamentos, venda ilegal de animais selvagens, rodeios, touradas, farra do boi, ursos torturados na China, circos, feiras de animais sem controle sanitário, uso de animais em testes para cosméticos, projectos de lei que perpetuam os maus-tratos e uso em experiências científicas.
Por isso, vamos aproveitar a data para reflectir por alguns instantes sobre tudo aquilo que devemos aos animais, sobre todos os erros cometidos até agora. Existe um caminho a ser seguido, que é o respeito a todas as formas de vida, tanto aos aspectos mais básicos, como abrigo e alimentação, quanto ao direito a afecto, liberdade e à vida.

03/10/2010

DIA DA INFÂNCIA


O Dia da Infância alerta para a necessidade de respeitar os direitos estabelecidos pelos vários países, relembrando que as crianças têm direito à vida e a opiniões e sentimentos próprios que devem ser respeitados por todos. O Dia da Infância surgiu após a aprovação da convenção sobre os Direitos da Criança, a 20 de Novembro de 1889, pela Assembleia das Nações Unidas.

02/10/2010

POEMAS DE OUTONO


OUTONO DO AMOR QUE FOLHAS MOVES

Outono do amor que folhas moves
na direcção dos corpos separados
e molhas desses prantos ignorados
de quem da primavera conheceu o

movimento das aves
e desse movimento estas esperas
agora só conhece já e ouve
a própria descida com as folhas

a voz própria cansada
quando a vida
e a voz lhas está a dor tirando

Outono do amor outono de aves
e de vozes caladas e de folhas
molhadas de temor e surdo pranto

Gastão Cruz
in «Poemas Reunidos»,
Dom Quixote, Lisboa, 1999

01/10/2010

DIA MUNDIAL DA MÚSICA


O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, uma organização não-governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO. Pretendia-se, assim, promover os valores da paz e da amizade por intermédio da Música.

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA