DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

01/05/2010

DIA DO TRABALHADOR


O nascimento do 1.º de Maio

Na sequência dos acontecimentos de Chicago, o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris em Julho de 1889, decidiu que, no futuro, o dia 1.º de Maio seria escolhido para a grande manifestação internacional dos trabalhadores, declarando que em todos os países e cidades, ao mesmo tempo, os operários abandonassem o trabalho a fizessem uma grande manifestação em favor das oito horas, o que veio a acontecer.
De facto, e não obstante as medidas repressivas desencadeadas contra os trabalhadores, no dia 1.º de Maio de 1890 verificaram-se manifestações na Europa, América a Austrália. O 1.º de Maio de 1890 registou a primeira poderosa acção do proletariado à escala mundial, unido na grande aliança da paz, da liberdade a da igualdade. E o mesmo se passou em Portugal, onde se promoveram manifestações em Lisboa a no Porto. Os trabalhadores portugueses participavam, assim, desde o primeiro momento, num acontecimento fundamental da história social do século XIX.

O 1.º de Maio em Portugal

A manifestação do 1.º de Maio em Portugal assume três formas distintas: honrar os heróis tombados no combate contra o Capital (culto dos mortos); afirmação das reivindicações operárias e festa do trabalho.
Inicialmente, o 1.º de Maio teve entre nós um acentuado culto dos mortos. Depois, prevalecem os cortejos a as manifestações festivas. Mais tarde, são as manifestações de protesto que ganham terreno. Todavia, as primeiras manifestações do 1.º de Maio no nosso país também se processaram através de comícios, onde foram aprovadas as reivindicações operárias a apresentar aos poderes públicos, conforme decidira o Congresso de Paris.

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA