31/05/2009
DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR
O tabaco mata uma pessoa a cada 13 segundos em todo o mundo. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem anualmente devido ao uso de tabaco. O consumo de tabaco está a crescer sobretudo entre a população masculina dos países mais pobres. São eles que fumam quase dois terços dos 5,7 mil milhões de cigarros consumidos anualmente.
O cultivo do tabaco tem custos ambientais elevados: empobrecimento dos solos, poluição causada pelos pesticidas e adubos e desflorestação. A produção de tabaco devora anualmente 200 mil hectares de floresta sem contar os inúmeros incêndios provocados por beatas atiradas para a estrada.
Um hectare de tabaco necessita de três mil horas de trabalho por ano. A mesma superfície de milho leva 265 horas.
HISTÓRIA
6000 a. C. - A planta do tabaco (Nicotina tabacum) começa a crescer na América do Sul.
1 d. C. - O cultivo do tabaco alarga-se a todo o continente americano. É fumado e mascado, sobretudo no Peru, em cerimónias religiosas, como remédio ou por prazer.
470-630 - O povo maia espalha-se pelo continente e leva consigo o hábito do fumo (cachimbo ou charuto) a que chama sik’ar.
Novembro de 1492 - Rodrigo de Jeréz é o primeiro europeu a fumar tabaco em Cuba.
1559 - Luís de Góis traz do Brasil as primeiras sementes do tabaco para Lisboa.
Séc. XVII - O uso do tabaco é proibido em quase toda a Europa e Turquia. Chega a ser punido com a morte, o corte do nariz ou a excomunhão.
Séc. XVII - Fim das proibições. O tabaco é aceite e o seu comércio expande-se.
2002 - Mais de um terço da população mundial fuma
NÃO FUME PELA SUA SAÚDE