19/10/2009
DANÇAS DO MUNDO
DANÇA
BHINNEKA TUNGGAL IKA
Danças Indonésias
OUTUBRO 23
21H30
O grupo BHINNEKA TUNNGAL IKA (que é também a divisa da Indonésia e que significa A Unidade na Diversidade) tem sede em Paris e é composto por profissionais de diferentes origens: indonésios, franceses e outros. Apresentam danças indonésias de Java, Bali e Sumatera.
Os participantes deste espectáculo são:
Yita Dharma, líder da companhia, é de origem holando-indonésia e aprendeu a dançar apenas com 5 anos de idade na Indonésia. É especialista em dança balinesa mas também conhece a dança javanesa. Estudou no Conservatório de Dança (ASTI) em Bali e elaborou uma tese (DEA) sobre a “Semiologia da dança balinesa”.
Ilse Peralta é de origem mexicana. Estudou no Conservatório de Dança em Jogyakarta e Bali, e, neste momento, encontra-se a terminar a sua tese no Conservatório de Dança de Pantin cujo tema é sobre a Notação Laban da dança balinesa.
Riski Ramdhani é de origem javanesa e dança e canta de acordo com o estilo clásico da sua terra natal (Sunda-Java-Oeste).
AYU
Danças Balinesas
OUTUBRO 23
21H30
Ayu nasceu em 1979 no Desa Kapal, na ilha de Bali. Tal como a maioria dos balineses, Ayu começou a aprendizagem das diferentes danças Balinesas com apenas cinco anos de idade. Alguns anos mais tarde, começa a mostrar o seu trabalho em vários hotéis de Bali. Hoje vive em França onde continua a seguir com a sua paixão dando espectáculos e aulas de dança.
GADJÉ
Danças Ciganas do Mundo
OUTUBRO 24
21H30
“Flores e formas gadjé vindos do espaço... Entre cores e fragancias soltas, paprika e palinka roubada, corações ao alto, saias de cento rodopiam soltas, chocalham peitos de moedas e olhares de fogo. A música rebenta e rasga numa viagem ao mundo do fim do mundo, voa pela Rússia e pelo sonho a trote da Roménia à Hungria, da caravana rasgam gritos flamencos, do cabaré ao sonho, ao eterno romance da dança com a música. O calor aumenta, o ritmo duplica, o sangue circula fugaz, a paixão é dançada num frenesim de sons e impulsos, a selvagem celebração da cida.”
“Lashoj tyo dyes!” - em Romeno, tenha um dia feliz - é espectáculo que passa pelas danãs ciganas do mundo e procura transmitir muita vida, energia, paixão, sonhos…
BALLET TRADICIONAL KILANDUKILU
Danças Africanas
OUTUBRO 30
21H30
“ 25 Anos de viagem “ (Retrospectiva), é um espectáculo de dança tradicional, música folclórica, poesia, comédia, e teatro bailado. Viajaremos através do ritmo, movimento e gestos, ao passado e o presente do BTK.
Direcção Artística e montagem Pedro Vieira Dias Tomas (Petchu)
Bailarinos: Ballet Tradicional Kilandukilu
NUBA
Danças Tradicional Japonesa
OUTUBRO 31
21H30
A Companhia de Dança NUBA foi fundada em 1990 por Juju Alishina (bailarina de Butô desde 1982), com o objectivo de criar um novo estilo de dança Butô. Uma das particularidades da dança NUBA é o ambiente de sombra e festa que produz sempre ligados às cerimónias do antigo Japão e da dança asiática.
Juju Alishina formou-se na escola "Fujiwaka" – Escola de Dança Tradicional Japonesa, em Tóquio – onde obteve o diploma de bailarina profissional (« Natori ») e o diploma de professora (« Shihan »).
A Dança Tradicional Japonesa : le Nihon Buyô
A Nihon Buyô, cujo significado literal é "dança japonesa", é uma dança tradicional do Japão executada em quimono. É mesmo a dança clássica a forma mais difundida no Japão. Este género, muitas vezes espectacular, caracteriza-se pela complexidade dos seus códigos estéticos e beleza sumptuosa dos seus costumes.
A Dança do Leque (SENMAÏ)
No Japão, os leques são vistos como um símbolo de felicidade e boa sorte devido à sua forma aberta para o futuro. Alishina Juju, coreógrafa, teve formação na dança do leque, de acordo com a tradição japonesa. Já viajou para a Coreia, Indonésia, Espanha e Egipto em busca desta forma tão rara. Nesta nova coreografia contemporânea, SENMAI, observa-se as técnicas do leque de cada país em conjunto com as da tradição japonesa, antiga e contemporânea.
OUTUBRO 23, 24, 30 E 31
SEX E SÁB - 21H30
ODIVELAS PARQUE
ENTRADA LIVRE - M/3