07/04/2009
DIA MUNDIAL DA SAÚDE
O Dia Mundial da Saúde 2009, comemora-se hoje, e tem como tema “Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência”.
Para assinalar a data, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) está a organizar uma sessão comemorativa, entre as 10h30 e as 12 horas, que terá lugar no Auditório do Infarmed -Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, no Parque da Saúde, em Lisboa. A Ministra da Saúde, Ana Jorge, preside à sessão.
Para além de alocuções alusivas ao evento e às comemorações dos 30 anos do Serviço Nacional de Saúde, faz parte do programa a entrega do Prémio Nacional de Saúde 2008 à enfermeira Mariana Diniz de Sousa.
Serão ainda atribuídas medalhas de serviços distintos do Ministério da Saúde a diversas outras personalidades e organizações que se destacaram no ano passado.
Programa
10h30
Apresentação de filme preparado pela DGS sobre o tema
10h45
Alocução do Director-Geral da Saúde
11h00
Cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Saúde 2008 à enfermeira Mariana Diniz de Sousa
11h15
Entrega de medalhas de serviços distintos do Ministério da Saúde
11h45
Alocução da Ministra da Saúde
Este ano, o tema em destaque - "Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência" - tem como objectivo realçar a necessidade de dimensionar e apetrechar os serviços de saúde, nomeadamente os hospitais, para as situações de emergência, assim como assegurar aos profissionais a preparação e a resiliência necessárias para intervir nessas situações.
Os profissionais, os edifícios e os serviços de saúde também podem tornar-se vítimas em situações de emergência, acidentes ou outras catástrofes, naturais, biológicas, tecnológicas, sociais ou conflitos armados. As populações podem ver-se, assim, privadas de serviços de saúde cruciais para salvar vidas.
O Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de Abril desde 1950, celebra a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.