13/06/2009
DIA DE SANTO ANTÓNIO
A cidade de Lisboa comemora hoje o dia de Santo António. Ontem à noite, na Avenida da Liberdade, desfilaram as marchas dos bairros da capital.
Os rapazes compram um mangerico para oferecer às namoradas, onde se esconde uma bandeirinha com uma quadra popular. Um pouco por toda a cidade há arraiais onde se comem sardinhas assadas e se bebe vinho tinto, tudo acompanhado de música e muita diversão.
Santo António é o santo casamenteiro, pelo que a Câmara Municipal de Lisboa, organiza em cada ano, o casamento de muitos jovens noivos conhecido por "noivos de Santo António".
SANTO ANTÓNIO CASAMENTEIRO!
QUADRA POPULAR
Ó Santo António de Lisboa
Tu que és casamenteiro
Se o casamento fosse coisa boa
Não ficarias solteiro!
LENDA
Conta-se que uma jovem muito graciosa, cansada de esperar por um noivo e já desesperada de tanto esperar um marido, adquiriu uma imagem de Santo António, mandou benzê-la e todos os dias a enfeitava com flores que colhia no seu jardim. Além disso, orava todos os dias para que Santo António a ouvisse.
Passaram-se muitos meses e a donzela, triste por não ver aparecer o noivo que tanto ansiava, e um dia cheia de desespero, agarrou na imagem e atirou-a pela janela.
Passava neste momento na rua, um jovem cavaleiro que levou com a imagem sobre a cabeça. Este agarrou-a intacta e subiu a escada daquela casa que tinha a janela aberta, para devolver a imagem.
Quem o recebeu foi a formosa donzela. O cavaleiro apaixonou-se por ela e algum tempo depois casaram. A donzela encontrou aqui a resposta ao seu pedido feito a Santo António e considerou, um milagre…
Fernando Pessoa
No dia de Santo António
Todos riem sem razão.
Em São João e São Pedro
Como é que todos rirão?