DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

20/11/2008

Novembro - Mês dos Oceanos


A água move-se!
A água dos mares e dos oceanos não está parada. Move-se sobre a forma de ondas, marés e correntes. As correntes marinhas são grandes rios dentro do mar e têm uma enorme influência sobre o clima da Terra e, portanto, sobre a distribuição das espécies.

Fias e quentes
As correntes podem ser frias ou quentes. O intercâmbio de temperaturas quando circulam é vital. Sem o calor das águas da Corrente do Golfo do México, por exemplo, os países nórdicos não seriam habitáveis.

Como se formam as correntes?
O vento e o calor do sol são os responsáveis pelas correntes marinhas. Quando o vento sopra na costa, retira a água superficial e permite a subida da água fria mais profunda. A água mais profunda ocupa o espaço deixado pela água superficial ao mover-se.

Correntes marinhas
Podem ser superficiais ou profundas. As correntes superficiais, provocadas pelo vento, são grandes rios no mar que podem atingir os 80 km de largura. As correntes profundas, provocadas pelas diferenças de densidade da água, são fundamentais, pois levam o oxigénio às águas profundas, permitindo a existência de vida.

As marés: a culpa é da Lua
A maré é um fluxo de água causado, principalmente pela força de atracção da Lua. A água que está mais perto da Lua sente a força gravitacional com mais intensidade, enquanto a que se encontra do lado oposto da Terra é menos afectada. Esta força produz uma subida (maré alta) e uma descida (maré baixa) do nível da água em ciclos de seis horas.

Vem aí um aonda
As ondas são correntes superficiais do mar, produzidas sobretudo, pela acção do vento. Por isso, nos locais onde há mais vento, as ondas são maiores.

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA