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25/01/2009

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA


Programa Infância em Movimento
É um Programa que tem por referência as orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar, que integram o domínio da Expressão Motora na Área de Expressão e Comunicação, intimamente relacionados com os Domínios da Expressão Dramática, Plástica e Musical.

Finalidades
O Domínio da Expressão Motora implica planear e proporcionar situações de aprendizagem diversificadas, de modo a que a criança vá dominando e utilizando o seu corpo, explorando, manipulando e transformando diferentes materiais de forma a tomar consciência de si próprio na relação com os objectos e os outros, apropriando-se e interagindo com o Mundo Envolvente.
Privilegia-se o contacto directo com a Natureza, proporcionando situações de distinção entre o real e o imaginário, pela vivência de diferentes “mundos”.

Destinatários
O Programa destina-se aos Jardins de Infância e Educadores, da Rede Pública do Concelho de Lisboa.

Objectivos Gerais
• Propor e organizar actividades fora do Jardim de Infância, que promovam vivências nas áreas que integram o Domínio da Expressão Motora, dando a conhecer os espaços verdes, culturais e de lazer existentes no Concelho de Lisboa.
• Caracterizar as condições de realização da EM e propor (re)apetrechamento do material dos Jardins de Infância;
• Identificar necessidades formativas dos educadores e organizar acções de formação às educadoras procurando, assim reforçar as suas competências no âmbito das actividades curriculares.
• Elaborar documentação de apoio aos educadores como suporte à programação das actividades
• Desenvolver esforços no sentido de assegurar a implementação das actividades aquáticas em regime de parceria.

Objectivos Específicos
1. Objectivos Fisiológicos – Saúde e bem-estar
1.1. Capacidade de realizar esforços físicos solicitando:
a) Aparelho Respiratório e Cardiovascular – inspirar pelo nariz / expirar pela boca; soprar um papel ou uma pena; realizar esforços com intensidade diferente;
b) Aparelho Osteo-articular e Neuro-muscular – movimentos dos vários segmentos corporais isoladamente e em conjunto;
1.2. Atitude Postural - posição correcta de andar, sentar, levantar sem e com objectos

2. Objectivos Psicomotores
2.1. Domínio do Corpo em Movimento
a) Conhecimento do esquema corporal
b) Equilíbrio – estático / dinâmico; vários segmentos;
c) Lateralização – definição do lado dominante; sem e com objectos
d) Flexibilidade – movimentos de extensão / flexão; estáticos / dinâmicos; contracção/ descontracção
e) Estruturação Espaço-Temporal – noção de direcções, dentro/ fora, esquerda/ direita; seguir sequências de movimentos (pés e mãos) segundo um ritmo dado, em deslocamento ou paragem de acordo com sinais sonoros
f) Deslocamentos – marchar, correr (duração curta/ média; velocidade/ com obstáculos) galopar, rastejar, quadrupedia, , saltar (a pés juntos/ alternados, saltar na horizontal/ vertical, obstáculos), subir para/ descer de um plano superior
2.2. Manipulações e Lançamentos
a) Com equipamento fixo e semi-fixo – suspensões/ enrolamentos/ balanços na barra, deslocamento mãos e pés no espaldar
b) Com objectos – controlar, enviar, receber (com várias partes do corpo e utilizando raquetas ou bastões)

3. Integração em Grupo – Comunicação / Sociabilização
3.1. Jogos Infantis
a) Corrida – apanhada, muro chinês, peixinhos
b) Orientação – deslocamentos em função da direcção solicitada
c) Lançar / Agarrar – saquinhos voadores, acertar num alvo,
d) Luta/ Agilidade
e) Atenção
3.2. Jogos Perceptivo-Motores
a) Memorização
b) Categarização – formas, cores
3.3. Jogos Tradicionais – barra do lenço, corrida de sacos, cabra-cega, mini-andas,
3.4. Actividades Expressivas
a) Ritmos – estruturas simples
b) Mímica – representação gestual
c) Dramática – representação / personagens
d) Popular – rodas cantadas, folclore

Modelo de Intervenção – Os objectivos poderão ser concretizados nas seguintes áreas de intervenção:
Área dos Aparelhos - Explorando os equipamentos e os espaços existentes no concelho de Lisboa;
Área das Actividades Livres - Explorando, manipulando e transformando materiais portáteis;
Área Selvagem - Desenvolvendo a imaginação criadora, apelando ao imaginário das crianças, estimulando a procura e descoberta de soluções, através da exploração de zonas arborizadas, com cabanas, riachos, em contacto directo com a Natureza;
Área de Ateliers - Dramatizando contos e realizando de jogos tradicionais, ligando a expressão motora à linguagem e à expressão dramática;
Área da Dança - Explorando vários ritmos, lengalengas e cantares tradicionais, ligando a expressão motora à expressão musical;
Área das Actividades Aquáticas – Promovendo a adaptação ao meio aquático proporcionando experiências progressivas de exploração e deslocamento na água (“charco de aprendizagem” numa fase prévia da ida à praia).

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

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PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

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