A longa-metragem de Samuel Maoz, 47 anos, é autobiográfica e retrata o inferno da guerra do Líbano em 1982 a partir da perspectiva dos soldados no interior de um tanque. Estreia no próximo dia 6 de Maio nos cinemas em Portugal.
O cenário escolhido é um claustrofóbico e simbólico tanque de guerra onde quatro soldados, acossados pelo inimigo, partem em direcção a uma cidade-fantasma libanesa já bombardeada pelas forças israelitas. Filme de grande qualidade a não perder.
LÍBANO
Ano: 2009
País: Alemanha, Israel, França, Líbano
Género: Drama, Guerra
Duração: 93 min.
Classificação: M/16
Realização: Samuel Maoz
Intérpretes: Reymond Amsalem, Ashraf Barhom, Oshri Cohen
Sinopse: Junho, 1982 - Primeira Guerra do Líbano. Um único tanque é destacado para explorar uma cidade hostil que foi bombardeada pela Força Aérea de Israel. O que parece uma missão simples fica progressivamente fora de controlo e transforma-se numa armadilha mortal, num terrível pesadelo. Shmulik, o bombardeiro, Asi, o comandante, Herzl, o carregador e Yigal, o condutor, compõem a tripulação do tanque, quatro rapazes com pouco mais de 20 anos que controlam uma máquina de matar. Eles não são lutadores sedentos de violência e conquista, nem extremistas determinados a morrer pelo país. Eles são quatro bravos rapazes, que perdem a sua inocência da forma mais violenta, envolvidos nas teias de uma guerra absurda e injusta, que os destrói mentalmente e os deixa aterrorizados de morte pelos seus horrores. Apenas um instinto básico aguçado permite que sobrevivam no limite, à medida que lutam pela sua própria vida, tentando desesperadamente não perder a sua humanidade no caos da guerra.