DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

24/03/2009

DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE


A tuberculose tem estado presente durante todo o desenvolvimento da humanidade. Após ter sido considerada sob controlo, a tuberculose ressurgiu em meados da década 80 de forma preocupante. O aumento dramático do número de casos da doença ficou a dever-se, em parte, à dessiminação do vírus da Síndroma de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) e a outros factores, mais importantes entre nós, como o empobrecimento das populações, os movimentos migratórios, a toxicodependência e as políticas de desinvestimento na luta anti-tuberculosa.
A TB é um grave problema mundial. Cerca de um terço da população mundial está infectada com a TB, se bem que um sistema imune saudável pode prevenir a doença.
O nome tuberculose vem de tubérculo. São pequenos nódulos duros que se formam quando o sistema imune constrói uma parede à volta da bactéria da TB.
Há duas formas de TB. A tuberculose primária TB ocorre após uma pessoa ter estado exposta à TB. A reactivação ocorre em pessoas previamente expostas à tuberculose. Se o seu sistema imune estiver destruído a TB pode sair dos tubérculos e provocar uma doença activa. A maior parte de casos de TB em pessoas com HIV são devidas a uma reactivação de uma infecção prévia por TB.
A TB activa causa os seguintes sintomas: tosse durante mais de 3 semanas, perda de peso, fadiga persistente, sudação nocturna e febre.
A tuberculose é uma doença curável, sendo importante para isso, não só a celeridade no diagnóstico e inicio do tratamento, mas fundamentalmente, o rigoroso cumprimento das prescrições terapêuticas. No entanto, é uma doença potencialmente grave e letal, principalmente em doentes com outras patologias associadas ou que cumpram irregularmente a terapêutica.

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA