05/10/2008
Dia Mundial dos Professores
É a profissão de que dependem todas as outras, e nessa medida deve ser valorizada. Foi a partir deste pressuposto que, em 1994, a Unesco instituiu a celebração anual, na data de hoje, do Dia Mundial do Professor. Em mais de uma centena de países, o dia 5 de Outubro assinala, em jeito de homenagem, uma jornada de reflexão sobre a realidade social actual e a forma como esta se interliga com a missão do professor, que acrescenta ao esforço parental a aposta numa melhor educação das crianças e jovens, homens e mulheres de amanha. Ser professor nunca foi fácil. Durante séculos exigiu-se que o professor fosse um modelo de virtudes, e mais recentemente que desempenhasse as funções de um técnico, capaz de mudar os comportamentos e atitudes de todo o tipo de alunos. Uma profissão impossível, como afirmava Freud.
A Associação de Pais não podia deixar, de publicamente homenagear o corpo docente da nossa escola, que apesar de todos os problemas encontrados no exercício da mais nobre profissão, nunca baixa os braços, e exerce as suas competências com grande profissionalismo.
Bem Hajam
O Professor Ideal
Para mim o professor ideal é ser bom, mas às vezes colocar de castigo os alunos quando estes merecem, para não voltarem a fazer as mesmas asneiras.
O professor tem de tratar bem os alunos e respeitá-los e os alunos ao professor. É importante que às vezes seja um bocadinho duro, mas também seja bom e brinque connosco, quando nos portamos bem. Quando nos portamos mal temos de trabalhar mito.
Quando nós precisamos de ajuda o professor deve ajudar-nos e quando tivermos alguma dificuldade deve explicar-nos bem para ficarmos a perceber a matéria.
Não deve gritar muito, mas quando fizermos alguma asneira, sim!
Andreia Filipa Segurado - 4.ª Ano – Turma B