DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

30/09/2008

PROGRAMA ESCOLA SEGURA



Todas as crianças têm direito de crescer em segurança, num clima de tranquilidade, sem medos nem receios.


O Programa Escola Segura é uma iniciativa conjunta do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Educação que visa:

1. Garantir as condições de segurança da população escolar.
2. Promover comportamentos de segurança escolar.

O Programa Escola Segura é assegurado por agentes policiais devidamente treinados, e por viaturas exclusivamente dedicadas à vigilância e protecção de população escolar. Cada viatura tem sob a sua responsabilidade um conjunto de escolas e está equipado com telemóvel e uma mala de primeiros socorros.
Esta vigilância é assegurada em horários e percursos, definidos de acordo com as necessidades de cada estabelecimento de ensino.

OS PAIS DEVEM PARTICIPAR NA SEGURANÇA DOS SEUS FILHOS, CONHECENDO:
• Os horários escolares;
• Os percursos realizados pelo seu educando (ida e volta);
• Nomes e contactos dos amigos mais próximos;
• Locais onde costuma brincar.

O SEU FILHO ESTÁ EM SEGURANÇA:
Não aceitando boleia de estranhos;
Não mostrando dinheiro ou outros valores;
Não aceitando (guloseimas, dinheiro, etc) de estranhos;
Não brincando em zonas com pouco movimento;
Deslocando-se em grupo;
Pedindo ajuda em caso de necessidade;
Informando os pais sobre acontecimentos estranhos.

A Associação pede aos pais que ajudem as autoridades, participando na segurança dos seus filhos. Eles são o que temos de melhor.

29/09/2008

Informação aos pais e encarregados de educação

A Associação de Pais, enviou hoje um fax à ITAU, nomeando os problemas verificados até ao momento, no fornecimento das refeições aos nossos filhos. Solicitamos uma reunião para chegar-mos a um entendimento, e para que a ITAU assuma compromissos com os pais. Solicitamos também o NIB, para que os pais e encarregados de educação possam efectuar o pagamento das refeições sem terem que se deslocar à escola, e permanecerem numa fila interminável. A associação pretende pintar e decorar os refeitórios das crianças nas férias do natal, pretendemos também fazer uma recolha de livros para a biblioteca da escola, e uma recolha de brinquedos para entregar-mos a uma instituição social. Para tudo isto ser feito precisamos da colaboração dos pais. Os pais interessados em colaborar na pintura dos refeitórios, pode contactar para o seguinte número de telefone: 967 266 244.

Vá ao cinema com os seus filhos



MACACOS NO ESPAÇO
Sinopse
Ham III, o neto do primeiro macaco enviado para o espaço, junta-se a outros dois macacos astronautas para uma perigosa missão: atravessar um buraco negro em direcção a um planeta longínquo. Mas, quando a tripulação fica retida no planeta, os macacos vão ter de ajudar os habitantes a livrarem-se de um líder tirano e descobrir como podem regressar ao planeta Terra. Estamos perante um filme engraçado, que pode criar momentos de boa disposição.

Em exibição:
Castello Lopes Mem Martins
13h20 / 15h20 / 17h20 / 19h20
Cinema City Beloura
16h05; Sab-Dom: 12h15
Cinema City Campo Pequeno
13h30 / 15h20; Sab-Dom: 11h35

28/09/2008

Dia Mundial do Coração



Neste dia é apropriado relembrar os factores de risco para a doença cardiovascular. A doença cardiovascular – incluindo nesta designação as doenças cardíacas, os acidentes vasculares cerebrais e as doenças vasculares periféricas – mata anualmente cerca de 17,5 milhões de pessoas em todo o mundo. Tal equivale a uma morte a cada dois segundos.
«Em Portugal, dados recentes dizem que mais de 30% das mortes ocorridas anualmente são devidas à doença cardiovascular que, actualmente, mata mais pessoas do que todas as forma de cancro combinadas».

Dicas para melhorar a nossa alimentação
1. Reduzir o sal adicionado na preparação das refições;
2. Não colocar saleiro na mesa;
3. Evitar temperos industrializados como ketchup, mostarda, etc.;
4. Dar preferência aos produtos frescos;
5. Reduzir o consumo de pão com teor "normal" de sal;
6. Evitar produtos de charcutaria, fumados, conservas, pickles, etc;
7. Aumentar a ingestão diária de vegetais e fruta.

27/09/2008

Os portugueses não sabem o que os filhos fazem na internet


Os portugueses, são os europeus que menos sabem o que os filhos fazem on-line. Esta conclusão é do estudo comparado do Projecto Eu Kids on-line, apresentado ontem no Luxemburgo. O nosso país e a Polónia são os países onde as crianças e os jovens usam mais as novas tecnologias do que os adultos. Esta conclusão diz-nos que é urgente uma formação urgente dos pais. Este estudo conclui também que ambos os sexos contactam com riscos na net. Os novos portáteis Magalhães permitem que os pais controlem os sites visitados pelos filhos.

26/09/2008

Dia Europeu das Línguas


O Dia Europeu das Línguas comemora-se hoje, 26 de Setembro. Com centenas de actividades a decorrer por toda a Europa. Será uma celebração da diversidade linguística da Europa e um componente importante da campanha destinada a incentivar a aprendizagem das línguas em todo o continente. O Dia Europeu promoverá o debate de diversos temas: vai procurar mostrar como e por que razão o multilinguismo é um dos valores centrais da Europa; vai demonstrar como a aprendizagem das línguas permite que as pessoas tenham vidas mais ricas, encarem novas ideias, exercitem a sua mente e beneficiem da diversidade cultural da Europa; vai mostrar que aprender línguas pode ser fácil e acessível e melhorar fortemente as perspectivas de carreira; e vai igualmente mostrar que a aprendizagem de uma língua em idade precoce contribui para que as crianças desenvolvam as suas capacidades sociais, conferindo-lhes um dom que perdurará por toda a vida.

25/09/2008

Vá ao Parque das Nações no próximo Fim-de-Semana

MILHA MC DONALDS E PASSEIO DOS AVÓS

Programa
Quinta e Sexta, dias 25 e 26 de Setembro 2008
10:00h/20:00h - Abertura Oficial da SportExpo / feira de Desporto e Lazer (Pav. de Portugal / Parque das Nações);

Sábado, dia 27 de Setembro 2008
10:00h/21:00h - Decorrer da SportExpo - Pavilhão de Portugal
16:00h - Prova "Milha Mc Donalds" (prova para crianças dos 6 aos 13 anos) / Partida e Meta junto ao Pavilhão de Portugal - NOVIDADE

Domingo, dia 28 de Setembro 2008
07:30h/09:00h - Transportes para a Partida
A PARTIDA estará instalada sensivelmente a meio da Ponte Vasco da Gama (Km7).
Para se deslocar para o Parque das Nações, mediante a apresentação do seu dorsal, poderá utilizar (na cidade de Lisboa) o Metro, Carris e os comboios da USGL-CP, nas linhas de Sintra e Cascais, Azambuja e Sado (gratuitamente). Para a linha da PARTIDA só poderá utilizar os autocarros da Carris disponíveis a partir das 07:30h até às 09:00h.

Nota: O último autocarro parte às 09:00h. Os autocarros estarão estacionados na Av. D. João II, entre a Gare do Oriente e o Centro Comercial Vasco da Gama.
09:30h - Início do "16º Passeio MIMOSA Avós e Netos" (partida na Porta Norte do Parque das Nações)
10:20h - Partida da prova "CTT Prova de Deficientes Motores em Cadeira de Rodas"
10:30h - Partida das provas "RTP 9ª Meia Maratona de Portugal" e da "EDP Mini Maratona"

Atenção: Não é permitido o uso de qualquer tipo de transporte individual/colectivo para o local da PARTIDA.

Vá divertir-se com o seu filho ou com o seu neto.

tmn > banda larga > e.escolinha

tmn > banda larga > e.escolinha

As escolas ainda não podem disponibilizar os códigos, para a aquisição do "Magalhães". Mas os pais que queiram podem fazer uma pré-inscrição na página da TMN. Assim podem assegurar o computador para os seus filhos.

24/09/2008

DÊ SANGUE

ALGUÉM PODE ESTAR A PRECISAR

Neste momento, alguém pode precisar urgentemente de sangue. E os hospitais têm de estar preparados para a acudir a qualquer situação, por mais grave que seja. Hoje pode ser alguém que você não conhece. Amanhã pode ser o seu filho ou alguém que lhe é muito querido. Dê sangue, a sua dádiva é imprescindível.

Dirija-se ao Centro Regional de Sangue da sua Região ou ao Hospital mais próximo.

Centro Regional de Sangue de Lisboa
Tel: 217 921 000

Centro Regional de Sangue do Porto
Tel: 226 100 375

Centro Regional de Sangue de Coimbra
Tel: 239 482 337

23/09/2008

Entrega dos primeiros 282 "Magalhães" acontecerá hoje

O concelho de Ponte da Barca, local onde se supõe ter nascido Fernão de Magalhães, será um dos primeiros oito a receber o novo computador. Em Ponte da Barca, a entrega dos primeiros "Magalhães" acontecerá hoje, aos alunos do 1.º ciclo do Centro Escolar da sede de Concelho. Em simultâneo está prevista a entrega dos computadores, nos municípios de Paredes, Matosinhos, Sabrosa, Resende, Amadora, Castelo Branco e Portel. O "Magalhães" será entregue gratuitamente ao alunos do 1.º escalão, e por vinte euros aos do segundo escalão. Os restantes alunos pagarão 50 euros pelo equipamento, que permite acesso à Internet, tem uma autonomia de seis horas e é resistente ao choque e à água, para além de operar com qualquer sistema operativo.

22/09/2008

ITAU MOTIVA PREOCUPAÇÃO

E-MAIL ENVIADO À ASSOCIAÇÃO

Exmos. Senhores ,
O meu nome é Pedro José Barata Simão e o nome da minha esposa é Souad Feddaoui Simão.
Nós somos os pais do Ismael Feddaoui Simão que frequenta agora a 1ª classe nesse estabelecimento de ensino e vimos por este denunciar uma série de situações que foram constatadas pela minha esposa e não só no refeitório das crianças na escola.
Entre outros verifica-se que as empregadas do referido refeitório não usam qualquer tipo de bata ou de farda , quanto mais não seja para tapar a sujidade da roupa que usam que mais parecem empregadas duma oficina auto que de um refeitório. Que a comida não é confeccionada no mesmo dia em que é servida ou seja que o comer que servem às crianças já foi cozinhada pelo menos no dia anterior. Que não têm qualquer respeito pelas crianças , pelos vistos nem por elas próprias tem respeito o que torna muito complicado um espaço de tempo que deveria ser de sossego que é a hora da refeição. Nós sabemos que são crianças , que não têm nada que se portarem como adultos por isso mesmo , porque não são adultos mas que se forem tratadas com o respeito que lhes é devido, porque não são animais são crianças , até porque mesmo os animais devem ser tratados com respeito e não é com pontapés nas cadeiras nem com empurrões nas pessoas que se dá o exemplo aos putos da nossa rua.
Temos a certeza que não é segundo ordens da Direcção da Escola que estas situações estão a acontecer assim como temos a certeza que existem muitas outras empresas que servem refeições para estabelecimentos de ensino com pessoas de outro nível e que porventura sairia até mais em conta para o orçamento escola tentar entrar em contacto com uma dessas empresas.
Se o futuro for este , pelo menos que as pessoas que lá trabalham tenham respeito pelo ordenado que recebem , por muito pouco que seja , já que não têm respeito por mais nada , porque há muita gente à procura de trabalho em Portugal , muitas das quais adorariam poder estar a trabalhar com e para as crianças.
Sem outro assunto não posso deixar de elogiar a Direcção da Escola pelo elevado grau de qualidade dos Professores e Auxiliares que prestam serviço neste estabelecimento de ensino e que dão o seu melhor contributo todos os dias e que em tudo dignificam o nosso sistema de ensino , quanto mais não seja , no diz respeito aos putos da nossa rua.

Com os meus melhores cumprimentos e pelo muito respeito que vos é devido ,
Souad e Pedro Simão

Deixou o seu carro em casa?

DIA EUROPEU SEM CARROS


Organizado pela primeira vez em França, em 1998, o Dia Europeu sem Carros estendeu-se, posteriormente, ao resto da Europa e a outros países fora do Velho Continente, nomeadamente Israel, Tailândia e Argentina, ficando estabelecido como iniciativa europeia pela Comissária Europeia para o Ambiente, Margot Wallstrom, no ano 2000.
Entre os dias 16 e 22 de Setembro, os cidadãos europeus voltam a saborear de uma semana repleta de eventos dedicados à mobilidade sustentável. As autoridades locais desenvolvem, em parceria com organizações e associações locais, uma larga variedade de eventos diários relacionados com diferentes vertentes da mobilidade urbana.
Hoje, dia 22 de Setembro os portugueses voltam a deixar os seus carros e motas na garagem em prol da iniciativa do Dia Europeu sem Carros.

COMEÇOU O OUTONO



O Outono começa no dia 22 de Setembro e termina no dia 21 de Dezembro.
Os dias voltam a ser mais curtos e frescos, o vento começa a soprar e as pessoas voltam a agasalhar-se.
As folhas das árvores mudam de cor para vermelho, dourado e castanho e por fim começam a cair.
As uvas estão boas para ser colhidas, os frutos secos como as nozes, as avelãs e as castanhas amadurecem nos bosques.
Alguns animais partem para terras mais quentes como as andorinhas e os patos, outros há que começam a guardar, nas suas tocas, alimentos para o Inverno, como por exemplo o esquilo, o urso e as formigas.

POEMA DE EUGÉNIO DE ANDRADE

Se deste outono uma folha,
apenas uma, se desprendesse
da sua cabeleira ruiva,
sonolenta,
e sobre ela a mão
com o azul do ar escrevesse
um nome, somente um nome,
seria o mais aéreo
de quantos tem a terra,
a terra quente e tão avara
de alegria.

20/09/2008

QUEM ALIMENTA OS NOSSOS FILHOS?



O ITAU - Instituto Técnico de Alimentação Humana S.A. é uma organização do grupo TRIVALOR, vocacionada para o serviço de restauração colectiva, estendendo a sua área de actuação a todo o território nacional.
O ITAU, que iniciou a sua actividade em 1963 com a abertura dos restaurantes da General Motors, Banco de Portugal e EDP, conta hoje com cerca de 400 clientes e mais de 50 milhões de euros de facturação, distribuídos pelas suas duas delegações Norte e Sul.
O ITAU, é uma empresa certificada ISO 9002 desde Abril de 1999 pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação. Na prossecução da sua Política da Qualidade o ITAU decidiu ser a primeira empresa de restauração colectiva em Portugal a apresentar a sua certificação no âmbito da norma ISO 9001:2000, o que aconteceu durante os primeiros meses do ano de 2002.

Contactos
Telefone: 210 420 400
Fax: 210 420 490
E-mail: itau@itau.pt

19/09/2008

Calendário das Visitas à Quinta Pedagógica dos Olivais



1.º Ciclo

1. Ano

Turma A
Da Tosquia à cor da lã – 30/09/2008 - Manhã
Atelier de Cerâmica – 1/10/2008 – Manhã
Aromas e Sabores – 14/11/2008 - Tarde
Veterinário por uma hora – 27/11/2008 - Manhã

Turma B
Da Tosquia à cor da lâ – 12/11/2008 - Manhã
Avental de Histórias – 18/11/2008 - Manhã
Veterinário por uma hora – 25/11/2008 - Tarde
Aromas e Sabores – 3/12/2008 – Tarde

Turma C
Ciclo do pão – 18/11/2008 - Manhã
Avental de Histórias – 21/11/2008 - Manhã
Aromas e Sabores – 4/12/2008 – Manhã

2. Ano

Turma A
Farmácia Rural – 23/9/2008 – Manhã
Agricultura Biológica – 1/10/2008 - Manhã
Aromas e sabores – 12/11/2008 - Tarde
Veterinário por uma hora – 18/11/2008 - Manhã
Ciclo do Pão – 21/11/2008 – Manhã

Turma B
Aromas e Sabores – 25/9/2008 – Tarde
Farmácia Rural – 30/9/2008 – Manhã
Avental de Histórias – 12/11/2008 - Tarde
Da tosquia à cor da lâ – 18/11/2008 - Tarde
Veterinário por uma hora – 26/11/2008 - Manhã

3.ºAno

Turma A
Aromas e Sabores – 24/9/2008 – Manhã
Da Tosquia à cor da Lã – 1/10/2008 – Manhã
Farmácia Rural – 7/10/2008 – Manhã
Ciclo do Pão – 8/10/2008 – Tarde
Agricultura Biológica – 12/11/2008 - Tarde
Veterinário por uma hora – 19/11/2008 - Tarde

Turma B
Agricultura Biológica – 30/9/2008 – Manhã
Da tosquia à cor da lã – 2/10/2008 – Manhã
Farmácia Rural – 8/10/2008 – Tarde
Avental de Histórias – 14/11/2008 - Manhã
Veterinário por uma hora – 18/11/2008 - Tarde
Aromas e Sabores – 5/12/2008 - Manhã


Turma C
Ciclo do Pão – 7/10/2008 – Tarde
Da Tosquia à cor da Lâ – 14/11/2008 - Manhã

4.ºAno

Turma A
Ciclo do Pão – 1/10/2008 – Manhã
Avental de histórias – 21/11/2008 - Tarde
Aromas e sabores - 2/12/2008 - tarde

Turma B
Veterinário por uma hora – 21/11/2008 - Manhã
Aromas e Sabores – 2/12/2008 - Manhã

Turma C
Farmácia Rural – 7/10/2008 - Tarde
Aromas e Sabores – 28/11/2008 – Manhã


Nota: Calendário sujeito a alterações

MAGALHÃES - Está a chegar

Tudo leva a crer que os primeiros portáteis Magalhães vão chegar às mãos dos alunos do 1º ciclo já na próxima semana, e que até ao fim deste mês ainda serão distribuídas duas mil unidades do desejado computador português. Segundo a RFM, as Direcções Regionais da Educação já estão a contactar as escolas para lhes darem a tão aguardada informação relativamente ao processo de subscrição do novo portátil.

18/09/2008

INFORMAÇÃO

A Associação de Pais informa que convidou as associações e colectividades da Freguesia dos Olivais, para colaborarem na nossa página na internet. Este convite pretende mostrar a sua história, e divulgar as actividades que promovem. Informamos também que solicitamos apoio às principais fábricas de tinta do país, para pintarmos o muro da nossa escola. A seu tempo, solicitaremos o apoio dos pais para pintarmos o muro.

LEGISLAÇÃO



Publicada em Diário da República

Portaria n.º 985/2008, D.R. n.º 170, Série I de 2008-09-03, dos Ministérios das Finanças e da Administração Pública e do Trabalho e da Solidariedade Social
Estabelece os valores e critérios de determinação das comparticipações das famílias na frequência de estabelecimentos de educação especial por crianças e jovens com deficiência. Revoga a Portaria n.º 288/2007, de 16 de Março.

Portaria n.º 994/2008, D.R. n.º 170, Série I de 2008-09-03, dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação
Estabelece os valores máximos e normas reguladoras das mensalidades a praticar pelas cooperativas e associações de ensino especial, para efeitos de atribuição do subsídio de educação especial. Revoga a Portaria n.º 171/2007, de 6 de Fevereiro.

Portaria n.º 995/2008, D.R. n.º 170, Série I de 2008-09- 03, dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação
Estabelece os valores máximos e as normas reguladoras das mensalidades a praticar pelos estabelecimentos de educação especial com fins lucrativos, para efeitos de atribuição do subsidio de educação especial. Revoga a Portaria n.º 172/2007, de 6 de Fevereiro.

Aviso n.º 22914/2008, D.R. n.º 170, Série II de 2008-09-03, do Ministério da Educação ― Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular
Abertura do processo de candidatura para acreditação de centros de recursos para a inclusão (CRI) para apoio a inclusão das crianças e jovens com deficiência e incapacidade.

Aviso n.º 22964/2008, D.R. n.º 171, Série II de 2008-09-04, do Ministério da Educação ― Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação
Publicitação das listas definitivas dos candidatos ao concurso para a profissionalização em serviço.

Lei n.º 58/2008, D.R. n.º 174, Série I de 2008-09-09, da Assembleia da República
Estatuto Disciplinar dos Trabalhadores Que Exercem Funções Públicas.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 136/2008, D.R. n.º 174, Série I de 2008-09-09da Presidência do Conselho de MinistrosDetermina a elaboração do Plano Nacional de Acção para a Inclusão 2008-2010.

Lei n.º 59/2008, D.R. n.º 176, Série I de 2008-09-11, da Assembleia da República
Aprova o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas.

Portaria n.º 1029-A/2008, D.R. n.º 176, Série I, Suplemento de 2008-09-11, do Ministério da Educação
Fixa as datas de cessação de contratação cíclica de recrutamento para vários grupos de docentes para o ano escolar de 2008-2009.

Aviso n.º 23229/2008, D.R. n.º 176, Série II de 2008-09-11, do Ministério da Educação ― Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação
Publicitação das listas definitivas do concurso para o ensino de português no estrangeiro.

17/09/2008

Passe escolar permite desconto de 50% para estudantes dos 4 aos 18 anos



O passe escolar 4_18 @ escola.tp, uma medida destinada aos estudantes dos 4 aos 18 anos que permite um desconto de 50% na aquisição do passe, visa o apoio social às famílias nas deslocações dos seus filhos para a escola, ao mesmo tempo que pretende incentivar, desde a infância, a utilização regular dos transportes colectivos como alternativa aos transportes individuais.
Abrangendo um universo potencial de 1,6 milhões de estudantes, este passe destina-se às crianças e aos jovens dos 4 aos 18 anos, inclusive, que não beneficiem de transporte escolar da competência dos municípios.
O cartão do passe 4_18 @ escola.tp é requerido nos operadores de transportes, mediante a apresentação de declaração da escola frequentada pelo aluno, comprovando que este não é beneficiário de transporte escolar.
As crianças que, em Dezembro de cada ano, tenham menos de 6 anos de idade estão dispensadas de apresentar esta declaração.
O custo do cartão do passe 4_18 @ escola.tp é de 50 por cento dos cartões de passe correspondentes, com excepção dos casos em que o aluno seja possuidor de cartão válido de passe corrente, situação em que este é trocado gratuitamente.
O passe 4_18 @ escola.tp poderá ser adquirido nos 12 meses do ano com um desconto de 50%, relativamente aos passes de tarifa inteira correspondentes, mediante a apresentação do respectivo cartão nos operadores de transporte.
Este passe abrange todos os transportes públicos colectivos de passageiros, nomeadamente os rodoviários, os ferroviários e os fluviais, a nível nacional, e ainda os transportes urbanos dos municípios que vierem a aderir a esta iniciativa.
A iniciativa 4_18 @ escola.tp insere-se num conjunto mais vasto de medidas de apoio social às famílias recentemente lançadas.
O que devem as famílias fazer?
As famílias devem solicitar uma declaração ao estabelecimento de ensino frequentado pelo aluno que comprove a sua matrícula e que não beneficia de transporte escolar assegurado pelo município da respectiva área de residência.
A seguir, devem preencher uma requisição, disponível nas empresas de transporte, a solicitar o benefício do 4_18 @ escola.tp.
Estes dois documentos devem ser entregues nas empresas de transporte que, mediante a apresentação dos mesmos, venderão o cartão e o passe com descontos de 50%.
O cartão será válido por períodos máximos de 4 anos, até ao final do mês em que o aluno complete os 19 anos.
No início de cada ano lectivo, terá de ser apresentada na empresa de transporte uma nova declaração do estabelecimento de ensino frequentado pelo aluno para que este continue a beneficiar desta medida.
As crianças que, em 31 de Dezembro de cada ano, tenham menos de 6 anos de idade estão dispensadas da apresentação da declaração mencionada.
Para usufruírem do benefício, as famílias devem apresentar o bilhete de identidade ou cédula pessoal e um original do recibo da água, da luz ou do telefone, por exemplo, do encarregado de educação ou um documento da junta de freguesia que comprove a residência do aluno.
Se o aluno já tiver um cartão Lisboa Viva ou Andante, o operador de transporte deverá trocá-lo gratuitamente por um cartão 4_18 @ escola.tp.
Se possuir um passe normal de um operador de transporte, a empresa colocará, sem qualquer custo, um autocolante identificativo do 4_18 @ escola.tp.
Para o aluno ter acesso ao passe mensal 4_18, as famílias terão de adquirir o respectivo título, através de vinhetas 4_18 ou de carregamentos no cartão, mediante apresentação obrigatória do correspondente cartão 4_18@escola.tp.

Informações sobre o "Magalhães"




Os portáteis Magalhães podem ser pedidos a partir de Setembro, através da Internet, depois de recebidos os códigos emitidos com base nas matrículas feitas nas escolas do 1.º ciclo. Os códigos serão entregues às famílias pelas escolas, ao que de imediato os pais poderão proceder à requisição do portátil através do preenchimento de um formulário na Internet. Aliás este procedimento é análogo ao já seguido para o programa e-escolas. O portátil Magalhães conta com um processador Intel-Celeron M, memória RAM de 512 MB (ou mesmo 1GB), acesso à Internet, bateria que lhe garante (em novo) uma autonomia de 6 horas. Em termos de software, diz vir equipado com software de última geração, adequado às capacidades das crianças entre os 6 e os 10 anos - o que se poderá traduzir por trazer instalado o sistema operativo Windows XP ou Caixa Mágica (Linux), e os pacotes de produtividade Microsoft Office ou Open Office. Ressalve-se que é resistente ao choque, à água e aos líquidos em geral. Tem também uma webcam e placa gráfica onboard.

16/09/2008

INFORMAÇÃO

A Direcção da Associação vem por este meio informar que enviou à DREL um e-mail, reclamando a falta de auxiliares na nossa escola. Vamos mais uma vez ficar à espera de uma resposta.

INFORMAÇÃO

A Direcção da Associação vem por este meio informar os pais, e tendo em conta as anomalias verificadas ontem no fornecimento das refeições, que enviou uma reclamação por e-mail, à empresa fornecedora da alimentação às nossas crianças (ITAU). Mais informamos que a mesma mensagem foi enviada à Câmara Municipal de Lisboa.

15/09/2008

Regulamento da Componente de Apoio à Família - Ano 2008/2009

Face às alterações impostas pela Câmara Municipal de Lisboa o presente regulamento substitui o do ano anterior


A Componente de Apoio à Família (CAF), procura dar hoje uma resposta directa às necessidades das famílias das crianças que frequentam o Ensino Básico 1º Ciclo e Pré-Escolar. Estas actividades sócio-educativas de Ocupação de Tempos Livres, promovidas e apoiadas pelo Município de Lisboa, Junta de Freguesia, Agrupamentos Escolares e Associações de Pais são desenvolvidas, preferencialmente, dentro das instalações dos estabelecimentos de ensino e realizadas diariamente fora dos horários/períodos lectivos.

As actividades a realizar em cada ano lectivo são definidas conjuntamente pelo Vogal do Pelouro da Criança e Educação, Conselhos Executivos das Escolas e respectivas Associações de Pais, em harmonia com os programas pedagógicos dos Agrupamentos para cada período lectivo. O quadro de pessoal que assegura o funcionamento diário das actividades dentro e fora das instalações das EB1 e Pré-Escolar é composto por um Coordenador e um Corpo de Monitores, da responsabilidade directa da Autarquia Local.

O Coordenador é o responsável pela planificação e controlo diário da aplicação dos programas definidos e pela gestão do Corpo de Monitores, no desempenho das actividades por estes ministradas. Colabora com os responsáveis do estabelecimento de ensino, no bom funcionamento dos equipamentos e das instalações utilizadas e zela pela higiene, segurança e bem-estar das crianças à sua responsabilidade. Ao Coordenador são transmitidas todas as ocorrências gerais e particulares decorrentes das actividades, bem como as situações referentes ao comportamento, desempenho e permanência das crianças que beneficiam da Componente de Apoio à Família.

O Monitor é o responsável pela execução diária das actividades previstas nos programas definidos, bem como pela supervisão, acompanhamento, formação e desempenho das crianças nas diversas acções educativas extra-escolares da Componente de Apoio à Familia. Dependendo do tipo de actividade e do espaço físico em que esta se realiza, cada Monitor terá diariamente à sua responsabilidade entre 10 a 25 crianças.

1.Funcionamento

A acção da Componente de Apoio à Família, realiza-se nos períodos das Antecipações, dos Prolongamentos, das Interrupções Lectivas (Natal, Carnaval e Páscoa) e Férias Escolares (última semana de Junho e Julho), tendo início no estabelecimento de ensino no primeiro dia de aulas, encerrando no último dia útil do mês de Julho.

A Antecipação consiste na recepção das crianças que chegam ao estabelecimento de ensino e na supervisão na sua permanência até ao momento em que estas entram em horário escolar. As actividades são livres sob a orientação e supervisão dos Monitores.

O Prolongamento Escolar consiste na recepção das crianças que saem do horário escolar e

permanecem em actividades de Tempos Livres no estabelecimento de ensino até ao momento em que são entregues aos encarregados de educação ou por quem estes indicarem. As actividades correspondem aos programas definidos e são ministradas por Monitores qualificados, proporcionando às crianças o desenvolvimento das suas capacidades físicas, intelectuais, criativas e sociais.

O horário de funcionamento da Antecipação e Prolongamento em cada ano lectivo pode variar de acordo com os horários dos estabelecimentos de ensino, dentro dos seguintes parâmetros e com os devidos reajustamentos que se venham as mostrar necessários:

Período de Antecipação – das 08H00 às 09H30 – Crianças do 1º Ciclo e Jardim-de-Infância.

Período de Prolongamento – das 15H30 às 19H00 – Crianças do Jardim-de-Infância, sendo que, a partir das 17H30 o valor é acrescido à mensalidade segundo o escalão em que a criança se insere.


Período de Prolongamento – das 17H00 às 19H00 – Crianças do 1º Ciclo.

Interrupções Lectivas e Férias Escolares – das 09H00 às 18H30 – Crianças do 1º Ciclo e Jardim-de-Infância

Salvo casos excepcionais as crianças só devem abandonar as instalações após o encerramento diário das actividades em curso e nos períodos de abertura dos portões.

2.Entradas e Saídas

Dentro do estabelecimento de ensino, imediatamente após a conclusão do horário escolar a entrada das crianças para as salas ou para os espaços utilizados pelas actividades da Componente de Apoio à Família é acompanhada pelo Monitor em estreita colaboração com o pessoal do quadro docente/auxiliar da escola.

Após a conclusão do horário curricular, as crianças só deverão abandonar a escola acompanhadas pelo Encarregado de Educação, ou por quem este indicar na Ficha de Inscrição. Em casos excepcionais, as crianças podem sair com outra pessoa desde que esta se faça acompanhar da respectiva autorização assinada pelo Encarregado de Educação, ficando na posse do Monitor, depois de confirmada a respectiva assinatura.

As crianças só poderão abandonar sozinhas o estabelecimento de ensino mediante a apresentação prévia de autorização assinada pelo Encarregado de Educação, indicando o(s) dia(s) em que tal venha a ocorrer.

3.Interrupções Lectivas

Durante as Interrupções Lectivas e/ou Férias Escolares as actividades da Componente de Apoio à Família funcionarão nos horários indicados no ponto 1 do presente regulamento, desde que exista um número mínimo de 10 crianças.

No caso de o número total de crianças a frequentar as escolas nestes períodos for reduzido, existe a possibilidade de agrupar as crianças num só estabelecimentos de ensino pertencente ao mesmo Agrupamento de Escolas.

A indicação da intenção de frequentar as Interrupções Lectivas e/ou Férias Escolares não implica a automática inscrição nesses períodos, ficando a referida inscrição sujeita a confirmação por parte do Encarregado de Educação, nas instalações da Junta de Freguesia ou junto do Coordenador da Componente de Apoio à Família nas respectivas escolas, quinze dias antes do início desses períodos.



4.Faltas/Presenças

Sem prejuízo do referido no ponto seguinte, qualquer que seja o número de faltas da criança ao Apoio Familiar, estas não afectarão o valor da mensalidade estipulada e em vigor à data.

As faltas por doença, iguais ou superiores a cinco dias úteis seguidos, podem ser objecto de uma redução na mensalidade, mediante pedido por escrito dirigido ao Pelouro da Criança e Educação, acompanhado do respectivo atestado médico. *****

Todas as faltas devem ser comunicadas de imediato pelo Encarregado de Educação ao respectivo Monitor do seu educando e, sempre que possível, por escrito e com a devida antecedência ao Coordenador do CAF ou ao Pelouro da Criança e Educação.

5.Contactos

Os contactos indicados na ficha de inscrição devem estar sempre actualizados para que se possam contactar os Encarregados de Educação ou dos responsáveis por eles indicados, sempre que se justifique.

Se durante o ano lectivo, estes ou outros contactos forem alterados deverá ser comunicado de imediato esse facto ao Coordenador do CAF ou ao Pelouro da Criança e Educação.

6.Inscrição

As inscrições para a Antecipação e Prolongamento são feitas anualmente dentro de prazos estipulados, com datas definidas, para todos os interessados. Após a data limite para as inscrições, os pedidos posteriores ficarão sujeitos a lista de espera, tendo em linha de conta as vagas existentes.

No acto da inscrição será dada prioridade às crianças que frequentaram a Componente de Apoio à Família em ano(s) anterior(es), bem como às crianças que tenham irmão(s) inscrito(s). As inscrições e todos os esclarecimentos de assuntos, com estas relacionadas, devem ser solicitados aos serviços da Junta de Freguesia.

A inscrição da criança para frequentar o CAF, não implica a integração imediata no mesmo, pois só será aceite a inscrição depois de observados os seguintes requisitos:

 Inscrições completamente preenchidas e acompanhadas dos elementos requeridos;
 Inexistência de dívidas de anos anteriores.

No início de Setembro serão afixadas na Junta de Freguesia as listas com as integrações e as listas de espera.


A confirmação/inscrição referente ás Interrupções Lectivas e/ou Férias Escolares deverá ser feita pelo encarregado de educação, nas instalações da Junta de Freguesia ou junto do Coordenador da Componente de Apoio à Família nas respectivas escolas, quinze dias antes desse períodos.

7.Desistências/Exclusões

As desistências só serão efectivadas após a recepção do respectivo pedido escrito, dirigido ao Pelouro da Criança e Educação e entregue na Junta de Freguesia, ou por envio de carta registada, fax ou e-mail. Estes pedidos poderão ser requeridos a qualquer momento, durante o período de funcionamento da CAF, pelos utentes interessados.

As desistências requeridas após o dia 10 de cada mês, obrigam os utentes ao pagamento total da mensalidade do mês referente à data da desistência.

Os utentes que tenham a pagamento mais que duas mensalidades em atraso ou que as crianças faltem à CAF mais de 22 dias úteis seguidos, sem justificação, são automaticamente excluídos, ficando os utentes sempre sujeitos à liquidação de todas as mensalidades em atraso até à data da exclusão.


8.Mensalidade

De acordo com o Protocolo celebrado entre a Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais e a Câmara Municipal de Lisboa, e tendo como base a lista das classificações do SASE, o valor do pagamento da mensalidade é definido com base na Capitação do Agregado Familiar, distribuída por 3 escalões nos seguintes termos:


CAF – 1º Ciclo do Ensino Básico

Horário CAPITAÇÃO MENSALIDADE Acolhimento
(8h-9h) Escalão A € 5,00
Escalão B € 10,00
Escalão C € 15,00
Acolhimento + Prolongamento
(8h-9h e 17h30-19h) Escalão A € 7,00
Escalão B € 20,00
Escalão C € 30,00
Interrupções lectivas
(8h-18h30) Escalão A Acresce 1 €/dia à mensalidade
Escalão B Acresce 2 €/dia à mensalidade
Escalão C Acresce 2 €/dia à mensalidade


CAF- Pré-Escolar


Horário CAPITAÇÃO MENSALIDADE
Acolhimento + Prolongamento
(8h-9h e
15h30-17h30) Escalão A € 5,00
Escalão B € 15,00
Escalão C € 25,00
Prolongamento das 17h30 às 19h00 Escalão A Acresce 5 € à mensalidade
Escalão B Acresce 15 € à mensalidade
Escalão C Acresce 25 € à mensalidade
Interrupções lectivas
(8h-18h30) Escalão A Acresce 1 €/dia à mensalidade
Escalão B Acresce 2 €/dia à mensalidade
Escalão C Acresce 2 €/dia à mensalidade



9.Pagamento

O pagamento das mensalidades da CAF deve ser efectuado até ao dia 8 de cada mês, sob pena da criança não poder frequentar a CAF até à data da regularização do mesmo.

O pagamento das mensalidades da CAF pode ser efectuado todos os dias úteis das 09H00 às 17H30, nos Serviços de Tesouraria da Junta de Freguesia, contra a entrega de recibo. No caso de impossibilidade de deslocação, podem os utentes enviar o respectivo pagamento por Cheque ou Vale Postal, indicando o nome da criança, Escola/JI da CAF, emitido à ordem da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, para a seguinte morada:


Rua General Silva Freire, Lote C
1849 – 029 – Lisboa.


10.Seguros

Durante o ano lectivo as actividades da CAF, realizadas fora dos estabelecimentos de ensino, ficarão cobertas por uma Apólice de Seguro de Grupo, com um valor base de prémio até ao montante máximo de € 5,00 por criança. Este valor do prémio do seguro é da responsabilidade da Junta de Freguesia.


11.Diversos

O incumprimento das obrigações/deveres dos Encarregados de Educação no que respeita às normas de funcionamento da CAF, descritas neste documento, serão avaliados pelo Vogal do Pelouro e poderão traduzir-se em penalizações de natureza administrativa e/ou financeira.

As falsas declarações implicam a exclusão imediata da criança da CAF, sem reembolso das mensalidades já liquidadas.



Nota: As informações são da responsabilidade da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais

COMEÇARAM AS AULAS



CÁ VAMOS NÓS.....

Depois de mais umas férias, o tão esperado dia chegou. Pais e alunos marcaram presença em mais um início de ano lectivo. A ansiedade e a preocupação dos pais estavam estampadas nos rostos. As dúvidas em relação ao funcionamento do refeitório foram o tema privilegiado das conversas. Os professores receberam os meninos, e falaram com os pais sobre o novo ano que esta a começar. Vamos torcer para que tudo corra bem.

Bom ano para alunos, pais, professores e auxiliares.

14/09/2008

Boas Vindas




A Associação de Pais dá as boas vindas aos novos alunos, e deseja a pais, professores e auxiliares um excelente ano lectivo 2008/2009. Dando sequência ao trabalho realizado no ano passado, esta associação compromete-se a desenvolver um trabalho que procure melhorar as condições de ensino na nossa escola. Nesse sentido vai enviar novamente cartas e fotos da nossa escola, às pessoas com responsabilidades educativas no nosso país, como por exemplo: Ministra da Educação, Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia dos Olivais (Pelouro da Educação), dirigentes das bancadas parlamentares, Presidente da Assembleia da República e Presidente da República. Pretendemos mostrar a todos eles que a nossa escola tem necessidades, tais como:

• Pessoal auxiliar
• Espaços verdes
• Ginásio (Encontra-se completamente destruído)
• Pintura da escola (Muros e Pavilhões)
• Pavimento destruído
• Salas com aquecimento avariado

A actuação da associação vai continuar a dirigir-se para estes problemas, que julgamos serem os principais.
Esta associação tem também um plano de actividades bastante exigente. Para iniciarmos o ano está prevista uma visita ao Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações. Esta iniciativa terá o apoio da Junta de Freguesia dos Olivais. Já estão marcadas as visitas à “Escola do Tinóni”, para os meninos do 1.º ciclo, e as visitas à Quinta Pedagógica dos Olivais para todos os alunos da nossa escola (1.ºciclo e jardim de infância). Vamos também levar as crianças ao cinema, no mês de Dezembro. Estão já feitos contactos com o Planetário de Lisboa, o Museu dos Bombeiros, Divisão de Formação e Segurança Rodoviária da CML, Fundação para a Divulgação da Tecnologias da Informação, Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental, e o Projecto Desafios da Junta de Freguesia dos Olivais.
A associação vai ter também uma especial atenção ao fornecimento das refeições aos nossos meninos. No final do ano lectivo 2007/2008, a empresa fornecedora das refeições assumiu um compromisso com esta associação, assim sendo iremos estar atentos para que esse compromisso seja realmente cumprido.
Em breve será marcada uma reunião de pais, onde serão discutidos estes e outros assuntos que se julguem de interesse para a nossa escola, e para o bem-estar das nossas crianças. Para terminar gostávamos de salientar que temos ao dispor de pais, alunos e professores a nossa página na Internet, onde poderão ver os vossos textos editados.



Bom ano lectivo

A Direcção da Associação

12/09/2008

Calendário das visitas à Quinta Pedagógica dos Olivais



A Associação de Pais informa pais e professores dos meninos do Jardim de Infância, que as visitas à Quinta Pedagógica dos Olivais, se realizam nas datas e dias mencionados em baixo. Oportunamente serão entregues as autorizações para os pais e/ou encarregados de educação assinarem.

Jardim de Infância
Outubro e Novembro 2008

Dia 7/10/2008 – Manhã – 10h
Da Tosquia à cor da lã – Sala 3 – 25 crianças
O ciclo do pão – Sala 4 – 20 crianças

Dia 8/10/2008 – Manhã – 10h
Da Tosquia à cor da lã – Sala 5 – 20 crianças
O ciclo do pão – Sala 3 – 25 crianças

Dia 10/10/2008 - Manhã – 10h
O ciclo do pão – Sala 5 – 20 crianças

Dia 21/10/2008 – Manhã – 10h
Da Tosquia à cor da lã – Sala 4 – 20 crianças

Dia 12/11/2008 - Manhã – 10h
Aromas e sabores – Sala 3 – 25 crianças

Dia 25/11/2008 - Manhã – 10h
Aromas e sabores – Sala 4 – 20 crianças

Dia 2 6/11/2008 - Manhã – 10h
Aromas e sabores – Sala 5 – 20 crianças

Calendário das visitas à Escola do Tinóni



A Associação de Pais informa pais e professores que as visitas à "Escola do Tinóni" se realizam nos dias e datas mencionadas em baixo. Oportunamente serão envias as autorizações para serem assinadas pelos pais e/ou encarregados de educação.

Outubro 2008

Dia 6/10/2008 – Manhã – 1.º A – 17 alunos
Tarde - 2.º B - 21 alunos

Dia 7/10/2008 – Manhã – 3.º A – 20 alunos
Tarde – 1.º C – 15 alunos

Dia 8/10/2008 – Manhã – 4.º B – 20 alunos

Dia 9/10/2008 – Manhã – 1.º B – 20 alunos
Tarde – 3.º B – 19 alunos

Dia 10/10/2008 – Manhã – Jardim Infância – 20 alunos
Tarde – 2.º A – 22 alunos


Dia 14/10/2008 - Manhã – 4.º C – 20 alunos


Os alunos serão transportados no autocarro da CML, nos seguintes horários:
Manhã: 9H30
Tarde: 13h45

10/09/2008

Quinta Pedagógica dos Olivais




A Quinta Pedagógica dos Olivais é uma estrutura com características de um espaço rural, vocacionada para o desenvolvimento de actividades lúdico pedagógicas destinadas ao público em geral e à população escolar.



Aqui, (re)vivem-se tradições rurais de norte a sul do país, celebram-se em conjunto festividades do calendário rural, (re)contam-se histórias e (re)criaram-se espaços de imaginação e criatividade. As actividades desenvolvidas visam promover e reconstituir a imagem de ruralidade de um espaço com estas características, onde se incluem os vários afazeres da lavoura, da pecuária e das cozinhas tradicionais da Quinta (padaria, doçaria e queijaria), a agricultura biológica, o contacto directo com os animais, a cerâmica e muitas outras relacionadas com as principais festas e acontecimentos das comunidades rurais.



Estas actividades estão divididas em Programa Família, Programa Escola e Festividades e Dias Comemorativos. No Programa Família, englobam-se as actividades que decorrem aos fins-de-semana, como "Aromas e Sabores", "A Hora do Conto", entre outras, onde as crianças podem participar com os pais, avós, etc. O Programa Escola, como o próprio nome indica, dirige-se a escolas, nomeadamente do 1º e 2º ciclo, e grupos organizados, e engloba actividades como "Farmácia Rural" ou "Veterinário por uma Hora".



A entrada na Quinta Pedagógica é gratuita, bem como as actividades, podendo participar nas actividades crianças a partir dos 3 anos, acompanhadas pelos pais (ou outro adulto), sendo necessário marcação prévia. O horário de funcionamento é seguinte:



Outubro a Abril

3ª a 6ª feira - 9h00 / 17h30

Sáb. Dom e Fer - 10h00 / 17h30

2ª Feira - Encerrada ao público



Maio a Setembro

3ª a 6ª feira - 9h00 / 19h00

Sáb. Dom e Fer - 10h00 / 19h00

2ª Feira - Encerrada ao público


Contactos
Quinta Pedagógica dos Olivais

Rua Cidade Lobito

Olivais Sul

1800-088 Lisboa

Tel: 21 855 09 30

Fax: 21 855 09 48

E-mail: quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt

Site: http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt

Texto e informações: Elmira Leal

08/09/2008

História da Freguesia 3.ª parte

No início dos anos 60, com base num projecto urbanístico com uma concepção muito própria e idealista, o bairro foi reconstruído, com uma finalidade social. A escolha do local a nível da capital recaiu sobre os Olivais, onde a Câmara possuía uma quantidade grande de terrenos. A reforma urbanística começa pelo Olivais Velho, com o ajustamento do plano já existente de 1959. Em 1960 os novos edifícios estavam prontos a habitar. Os novos residentes eram na sua maioria de estratos sociais baixos. Nasceu o Vale do Silêncio, para atenuar os efeitos do cimento e proteger os blocos habitacionais dos cheiros provenientes da zona industrial. Apesar de a intenção ser a de proteger as oliveiras sobreviventes, estas tinham já desaparecido quando da construção dos prédios. A segunda fase deste plano avançou nos finais do ano de 1959, com a intervenção nos Olivais Sul.
Quando o bairro foi terminado, ficou dotado de inúmeros espaços verdes, que exigem manutenção permanente e que importa não perder. O aparecimento, em 1995, do primeiro grande empreendimento comercial da zona - o Olivais Shopping Center - constitui um primeiro pólo dinamizador. O final da década de noventa é marcado pelo aparecimento do metropolitano - Linha do Oriente, constituída por 7 estações. Em 1998 é inaugurada a Estação de Metro dos Olivais. A organização da Expo'98 permitiu melhoramentos importantes nas principais vias rodoviárias (Av. Marechal Gomes da Costa, Av. Infante D. Henrique e Av. Estados Unidos da América) e o aparecimento de novos eixos (CRIL e Ponte Vasco da Gama).

07/09/2008


Sabias que, como criança, tens direitos?
Em 1959 a ONU (Organização das Nações Unidas) escreveu e aprovou a "Declaração dos Direitos da Criança".
Esta declaração é composta por 10 artigos, muito simples, que dizem respeitos ao que podes fazer e ao que as pessoas responsáveis por ti devem fazer para que sejas feliz, saudável e te sintas seguro.

(É claro que tu também tens responsabilidades para com as outras crianças e para com os adultos para que também eles gozem dos seus direitos.)
Vamos conhecer os 10 princípios da "Declaração..."?
Princípio 1ºToda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
Princípio 2ºTodas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
Princípio 3ºDesde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
Princípio 4ºAs crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
Princípio 5ºCrianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
Princípio 6ºToda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
Princípio 7ºToda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!
Princípio 8ºSeja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.
Princípio 9ºNenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).
Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.
Princípio 10º
A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.

Se tudo isto for cumprido, no futuro as crianças poderão viver em sociedade como bons adultos e contribuir para que outras crianças também vivam felizes!

A ILHA DE NIM




A Ilha de NIM

De uma ideia simples se fez um filme apetecível, com animais, uma criança sonhadora e um pai aventureiro. Um pouco de criatividade visual, junte-se Abigail Breslin e Jodie Foster e aí está a receita para um filme onde pais e filhos se podem divertir.


SINOPSE
Aqui, uma jovem e determinada rapariga, chamada Nim (ABIGAIL BRESLIN), rodeada pelos seus exóticos amigos animais, e inspirada por lendas e livros, leva uma fantástica existência tropical a qual reflecte a do seu ídolo literário favorito: Alex Rover, o maior aventureiro do mundo. Nim idolatra Rover, de modo que quando o seu pai (Gerard Butler), um cientista, e a ilha secreta para a qual ele trouxe Nim subitamente ficam debaixo de perigo, ela pede auxílio além-mar ao criador do seu herói. Mas o que Nim não sabe é que o aclamado autor dos livros de Rover é, na verdade, Alexandra Rover (JODIE FOSTER), uma tímida escritora confinada ao seu grande apartamento citadino. Agora, à medida que Alexandra nervosamente se aventura pelo mundo fora até à ilha, Nim enfrenta o maior desafio da sua excitante jovem vida: juntas elas terão de descobrir coragem e inspiração na ficcional personagem que é Alex Rover bem como encontrar forças uma na outra e assim reconquistar a ilha de Nim.

Em exibição nas seguintes salas: Lusomundo Colombo
Medeia Saldanha Residence
Cinema Alvaláxia
UCI Cinemas El Corte Inglês

WALL-E




WALL-E
Estamos perante mais uma maravilha da animação digital. Dos estúdios da Pixar e em parceria com a Disney, saiu mais um excelente filme de animação. Mais uma vez os criadores de “Toy Story”, “Procurando Nemo” e outros, trazem-nos um belo trabalho.

Sinopse
Após centenas de anos sozinho a fazer o que foi programado para fazer, WALL-E (Waste Allocation Load Lifter Earth-Class) descobre um sentido na sua existência (para além de recolher desperdícios) quando conhece uma atraente robô chamada EVE. EVE apercebe-se que WALL-E tropeçou, sem saber, na resolução para o futuro da Terra, e corre de volta ao espaço para contar as suas descobertas aos humanos, que têm estado ansiosamente a aguardar por notícias que digam que é finalmente seguro voltar para casa.

Em exibição nas seguintes salas: Lusomundo Amoreiras, Colombo e Vasco da Gama
Medeia Fonte Nova e Monumental
Cinemacity Campo Pequeno
Cinema Alvaláxia
UCI Cinemas El Corte Inglês

06/09/2008

Chegou o Magalhães



As crianças do 1.º ciclo já podem ter o seu potátil. Chegou o computador para os pequeninos. O computador Magalhães pode ser pedido na internet, depois de recebidos os códigos emitidos com base nas matrículas feitas nas escolas do 1.º ciclo.
O computador com acesso à internet terá um custo máximo de 50 euros, e será distribuido no âmbito do programa "e-escolinha".

O NOME DA NOSSA RUA

ALMADA NEGREIROS




Vida
Era filho de António Lobo de Almada Negreiros, um tenente de cavalaria que foi administrador do Concelho de São Tomé, jornalista e fundador de diversos jornais. Uma parte da sua infância foi passada em São Tomé e Príncipe, terra natal da sua mãe, Elvira Sobral.
Depois da morte da sua mãe, em 1896, veio viver para Portugal; nesta altura, em 1900, o seu pai é nomeado encarregado do Pavilhão das Colónias na Exposição Universal de Paris, deixando os filhos José e António, ao cuidado dos jesuítas no Colégio de Campolide.
Em 1911, após a extinção do Colégio de Campolide dos Jesuítas, José entra para a Escola Internacional de Lisboa, após uma breve passagem pelo Liceu de Coimbra. Nesta escola, consegue um espaço, onde irá desenvolver o seu trabalho, publicando ainda nesse ano, o seu primeiro desenho na revista A Sátira e publica o jornal manuscrito A Paródia, onde é o único redactor e ilustrador.
Em 1913 apresenta na Escola Internacional de Lisboa, a sua primeira exposição individual composta de 90 desenhos; aqui trava conhecimento com Fernando Pessoa, com quem edita a Revista Orpheu juntamente com Mário de Sá Carneiro.
Júlio Dantas, médico, poeta, jornalista e dramaturgo, é a maior figura da intelectualidade da época e afirma que a revista é feita por gente sem juízo. Irónico, mordaz, provocador mesmo, Almada responde com o Manifesto Anti-Dantas, onde escreve: “…uma geração que consente deixar-se representar por um Dantas é uma geração que nunca o foi. É um coio d’indigentes, d’indignos e de cegos, e só pode parir abaixo de zero! Abaixo a geração! Morra o Dantas, morra! Pim!”
O manifesto teve algum impacto no meio artístico; é tempo de mudar as mentalidades e a sociedade e Almada fá-lo como poucos, atacando a cultura burguesa instituída e os seus representantes ao mais alto nível.
Escreve a novela A Engomadeira, em 1917
Em 1919 vai viver para Paris, onde exerce diversas actividades e escreve a Histoire du Portugal par coeur. Em Paris, fica apenas cerca de um ano e quando regressa, vai colaborar com António Ferro, tendo inclusivamente desenhado a capa do livro deste, Arte de Bem Morrer.
Em 1927 volta a deixar Portugal, indo desta vez para Espanha, onde para além de colaborar com diversas revistas, Almada escreve El Uno, Tragédia de la Unidad, obra dedicada à pintora Sarah Afonso, com quem viria a casar em 1934, já após o seu regresso a Portugal.
Em Portugal já vigora o Estado Novo e Almada, nacionalista convicto, começa a ser solicitado para colaborar com as grandes obras do estado. O Secretariado da Propaganda Nacional – SPN, encomenda-lhe o cartaz de apelo ao voto na nova constituição; o mesmo secretariado, irá organizar mais tarde a exposição Almada – Trinta Anos de Desenho, convidando-o para se apresentar na exposição Artistas Portugueses no Rio de Janeiro em 1942.
O SPN viria ainda a atribuir a Almada Negreiros o Prémio Columbano pela sua tela intitulada Mulher.
A partir daqui, Almada dedica-se principalmente ao desenho e à pintura: Pinta os vitrais da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que o público, agarrado às tradições, não aprecia; pinta o conhecido retrato de Fernando Pessoa, os painéis das gares marítimas de Alcântara e da Rocha Conde de Óbidos, pelas quais recebe o Prémio Domingos Sequeira; pinta o Edifício da Águas Livres e frescos na Escola Patrício Prazeres; pinta as fachadas dos edifícios da Cidade Universitária e faz tapeçarias para o Tribunal de Contas e para o Palácio da Justiça de Aveiro, entre muitos outros.
Tendo colaborado tanto com o Estado Novo, o que a muita gente causou estranheza, Almada, não deixaria de escrever: “As construções do Estado multiplicam-se, porém, as paredes estão nuas como os seus muros, como um livro aberto sem nenhuma história para o povo ver e fixar”.
Em 1954 Almada pinta o célebre retrato de Fernando Pessoa.
Os seus últimos trabalhos, já com 75 anos, são o Painel Começar na Fundação Calouste Gulbenkian e os frescos da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.
Almada Negreiros, morre em 14 de Junho de 1970, de falha cardíaca, no mesmo quarto do Hospital de São Luís dos Franceses, onde também tinha morrido Fernando Pessoa.
Obras
• 1915 - A Engomadeira (novela)
- O Sonho da Rosa (bailado, realização) - Manifesto Anti-Dantas e Por Extenso
• 1916
- Primeira Descoberta de Portugal na Europa do Século XX (Manifesto da exposição de Amadeo de Souza Cardoso)
• 1917
- Ultimatum às Gerações Futuristas Portuguesas do Século XX (conferência) - K4, O Quadrado Azul(novela)
• 1919
- Histoire du Portugal par Coeur
• 1921
- A Invenção do Corpo (conferência)
• 1924
- Pierrot e Arlequim (teatro)
• 1925
- Nome de Guerra (romance), sõ editado em 1938
• 1926
- A Questão dos Painéis (ensaio) O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: José Sobral de Almada Negreiros.

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA