13/02/2009
SEXTA-FEIRA 13
Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. Paraskavedekatriaphobia é o medo/fobia da Sexta Feira 13.
Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.
No Cristianismo, contam as histórias, que foi à Sexta-Feira que Eva tentou Adão, ocorreu o Grande Dilúvio, o Templo de Salomão foi destruído e que Cristo foi crucificado (capítulo XIII, do evangelho de São João, na Bíblia).
Na Idade Média, o Sabbath das bruxas era às Sextas-Feiras.
Para outros a lenda começa na Escandinávia, diziam que existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr , sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e o demónio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinava a superstição foi-se espalhando pela Europa.
Número 13: o número 13 é tido ora como sinal de infortúnio. Se uma sexta-feira calhar no dia 13 de um mês é mau sinal. Todo o cuidado é pouco nesse dia. O número 13é tão temido que há lugares onde os prédios não possuem o décimo terceiro andar.
Comichões: Se a palma da mão tiver comichão, é sinal que irá receber dinheiro. Se a palma da mão esquerda é que tiver comichão, uma visita desconhecida está para aparecer. Comichão na sola do pé significa viagem ao exterior.
Elefantes: Ter um elefante de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta da entrada, evita a falta de dinheiro.
Orelha: Se a orelha aquecer de repente, é porque alguém está a falar mal de si. Nesses casos vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder.
Gatos: Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto dá azar. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro a chegar.
Espelhos: Quem quebrar um espelho terá sete anos de azar. Ficar a olhar para um espelho partido é ainda pior. Significa quebrar a própria alma.
Guarda-chuva: Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechado. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz azares.
Aranhas: Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.
Vassoura: Colocar a vassoura com o cabo para baixo, atrás da porta, faz as visitas indesejáveis irem logo embora.
Meias do avesso: Se colocar a meia do avesso, não se preocupe: é sinal de que uma boa notícia está para chegar.
Pé direito: Devemos sair de casa e entrar em qualquer lugar, sempre com o pé direito, para evitar o azar.
Borboleta: Ver uma borboleta voar dá sorte para o resto do dia.
Sal grosso: Deixar um copo de vidro cheio de sal grosso no canto da sala, traz sorte.
Carteira no chão: Não podemos deixar a carteira apoiada no chão se não quisermos perder dinheiro.
Escada: Nunca devemos passar por debaixo de uma escada. É mau sinal, na certa!
Por isso a Associação de Pais deseja a todos uma óptima sexta-feira 13, se acreditarem que ela trás azar batam três vezes na madeira…
“lagarto, lagarto, lagarto.!!”