25/11/2008
Novembro: Mês dos Oceanos
As Marés Negras
As marés negras são causadas pelo naufrágio dos navios petroleiros e são as catástrofes ambientais de maior gravidade e impacto na vida marinha. No entanto, constituem apenas uma pequena parte da contaminação do mar por hidrocarbonetos. A maior parte rovém da terra e da limpeza dos barcos em alto-mar.
Sufocados
Os moluscos bivalves (amêijoas, mexilhões, vieiras, etc.) e as esponjas, as anémonas e, até mesmo, as medusas, morrem sufocados devido à camada de petróleo que os impede de respirar, ou por filtrarem a água contaminada do mar. Os seres que vivem agarrados às rochas são os mais afectados.
Comida Envenenada
Os peixes morrem envenenados por consumirem o plâncton e outras presas, como os moluscos e os crustáceos, contaminados pelo petróleo. Além disso, os hidrocarbonetos destroem os ovos, e afectam os alevins e os orgãos reprodutores dos peixes adultos.
Desastre natural
Como sabe, a densidade do petróleo é menor do que a água e, por isso, flutua no mar. As correntes e os ventos empurram as marés negras para as costas, que são as zonas mais ricas e diversificadas dos oceanos em termos ecológicos. As suas principais vítimas são a fauna e a flora do litoral. Os hidrocarbonetos inundam e cobrem a areia e as rochas de praias e baías, e arrasam as diferentes formas de vida da superfície e do fundo. As perdas causadas demoram anos ou, até mesmo, décadas a serem recuperadas.