Make a Smilebox postcard |
A Fauna Marinha
A vida surgiu nos mares e oceanos há muito tempo: 3500 milhões de anos, aproximadamente. Algumas espécies passaram para a superfície terrestre e colonizaram o resto dos habitats. Actualmente os animais que vivem debaixo de água revelam uma enorme diversidade: existem espécies tão simples que nem sequer podem deslocar-se, como as anémonas e os corais, e outras fazem parte do grupo dos animais mais inteligentes do Planeta, como os golfinhos.
O golfinho simpático
O golfinho tem forma de peixe, mas, tal como as baleias, é um mamífero que vive no mar. Por isso, tem pulmões e amamenta as suas crias. Adora brincar e dar grandes saltos. É um excelente acrobata!
Grandes navegantes
As tartarugas marinhas podem percorrer longas distãncias: algumas chegam a viajar mais de 4500 quilómetros. São répteis e, portanto, têm pulmões, o que faz com que tenham de vir à superfície de vez em quando para respirarem.
O tubarão
Graças à sua rapidez e aos seus extraordinários sentidos, é o grande caçador dos mares. É um peixe muito especial, pois o seu esqueleto é de cartilagem, em vaz de osso. Os seus dentes afiados estão dispostos em filas, e quando um cai, cresce outro para o substituir.
Boas companhias
Os tentáculos venenosos da anémona oferecem protecçõ ao peixe-palhaço; por sua vez, a anémona alimenta-se dos resto da comida do peixe-palhaço. Desta maneira os dois animais ajudam-se mutuamente.
Uma despensa maravilhosa. Além do peixe saboroso, os mares também nos fornecem outros manjares, como alguns bivalves (ostras, amêijoas, mexilhões, etc), cefalópodes (chocos, polvos e lulas) e crustáceos (lagostins, lagostas, caranguejos, etc.).
PROTEJA OS OCEANOS