DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

11/11/2008

S. MARTINHO

As origens de S. Martinho remontam ao século IV antes de Cristo. Filho de um oficial romano, S. Martinho nasceu na Panónia (a actual Hungria). Durante a Idade Média adquiriu bastante popularidade em França, sendo o seu túmulo visitado por muitos peregrinos. Hoje São Martinho associa-se ao Magusto, festa popular onde se comem castanhas e se bebe jeropiga e água-pé. Diz-se que há um Verão de S. Martinho, pois segundo a lenda, num dia frio e chuvosos, cortou a sua capa e deu metade a um mendigo, e nesse momento o dia tornou-se quente e soalheiro.
A castanha é usada na alimentação desde tempos pré-históricos e a respectiva árvore -Castanea sativa - foi introduzida na Europa há cerca de três mil anos.
A castanha que comemos é, de facto, uma semente que surge no interior de um ouriço (o fruto do castanheiro). Mas, embora seja uma semente como as nozes, tem muito menos gordura e muito mais amido (um hidrato de carbono), o que lhe dá outras possibilidades de uso na alimentação. As castanhas têm mesmo cerca do dobro da percentagem de amido das batatas. São também ricas em vitaminas C e B6 e uma boa fonte potássio.
As castanhas são comidas assadas ou cozidas com erva-doce. Mas, antes de cozinhadas, deve-se retalhar a casca. Têm bastante água e, quando são aquecidas, essa água passa a vapor. A pressão do vapor vai aumentando e "empurrando" a casca e, se esta não tiver levado um golpe, a castanha pode explodir.

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA