30/11/2008
Novembro: Mês dos Oceanos
O que nos dá o mar...
A pesca e a navegação são as mais antigas e importantes actividades humanas relacionadas com o mar. Mas há mais: a actividade mineira (como a extracção de sal, petróleo e gás) e a agrícola (como a colheita e transformação de algas).
Actividade primitiva
A pesca e apanha de moluscos constam como actividades do Homem desde os tempos pré-históricos. Actualmente, o peixe é parte essencial do regime alimentar de mil milhões de pessoas. Para satisfazer esta procura, calcula-se que cinquenta milhões de pessoas vivem da pesca.
Minerais
Desde tempos imemoriais que o Homem extrai sal, retendo a água do mar e deixando-a evporr ao calor do sol nas salinas. Antes da descoberta de refrigeração, o sal era um bem muito importante e apreciado, uma vez que permitia conservar os alimentos. Actualmente, as explorações submarinas de petróleo e gás são mais cobiçadas do que a exploração do sal.
Agricultura marinha
Apesar de os chineses e japoneses consumirem algas há milhares de anos, actualmente, a colheita de algas para fins industriais também é efectuada na Europa e na América. As algas proporcionam substâncias como o ágar-ágar, uma gelatina que é utilizada na alimentação, na medicina e na indústria farmacêutica e cosmética.
Sulcando os mares
A navegação é outra importante actividade do Homem ligada ao mar. Dela depende a construção de barcos e portos. A sua importância económica resume-se ao seguinte facto: 90% do comércio internacional é feito por via marítima. Milhares de barcos sulcam os mares e oceanos diariamente, transportando alimentos, maquinaria, petróleo, etc.