DÊ SANGUE - SALVE UMA VIDA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

28/02/2009

DIA EUROPEU DAS DOENÇAS RARAS

FEDRA
Federação de Doenças Raras de Portugal

A FEDRA foi constituída a 13 de Fevereiro de 2008, para dar voz às inúmeras associações de doentes com patologias raras que, desta forma, lutam juntas por uma mesma causa: a busca de melhores condições de vida para os doentes raros, despertar consciências farmacêuticas para a necessidade de investir nos medicamentos órfãos e, acima de tudo, fazer-se ouvir junto das entidades estatais, na procura de mais e melhor saúde para os portadores de doenças raras.
A Federação Nacional das Doenças Raras comemora nos dias 27 e 28 de Fevereiro o Dia Europeu das Doenças Raras. Dia 28, terá lugar uma palestra, na Fundação Calouste Gulbenkian.

O evento terá o seguinte programa:
Dia 27 Fevereiro
20h00
Jantar seguido de debate, no restaurante Terreiro do Paço
Debate sobre “Viver com uma doença rara”

23h00
Lançamento do 1.º número da revista “Fedra – Uma Revista Rara”

Dia 28 Fevereiro
15h00
Apresentação pública do Plano Nacional das Doenças Raras - José Robalo
Moderador: António Vaz Carneiro

18h00
Apresentação do livro “Doenças Raras de A a Z” e distribuição aos presentes.

27/02/2009

Actividades em Família ao Fim-de-Semana



FINS-DE-SEMANA EM FAMÍLIA, NO MUSEU
Visita, Jogo e Oficina

No Museu Colecção Berardo, os fins-de-semana são em família! Todas as semanas, o Museu prepara uma vasta oferta de iniciativas – jogos, visitas e oficinas - que pretendem afirmar-se como uma alternativa pedagógica e de lazer para as famílias portuguesas.

Um piquenique no museu - 1, 15, 29 Mar.: 11h-12.30h
Será que podemos fazer um piquenique no Museu? E em que local podes fazê-lo?
À beira de uma piscina? Num jardim, no campo ou na praia? E quem levas contigo?
E o que encontrarás tu para fazer o teu piquenique?
Convidamos-te a participar nesta aventura com a tua família!

Pé ante pé, vamos ver o que isto é! - 8, 22 Mar.: 11h-12.30h
O Museu é como uma casa desconhecida e mágica, onde cada nova sala guarda uma surpresa diferente. Ao virar de cada esquina, somos surpreendidos por obras muito diferentes! Que segredos guardarão essas obras? Vem descobri-los!

Sonho real sobre o tempo real - 1, 7, 8 Mar.: 15h-17.30h
Como podemos transformar os espaços do museu em lugares irreais, que só nos são possíveis? Como partilhamos as imagens dos sonhos? Quais os limites da tua imaginação? Será que te podem crescer pernas nas orelhas? Poderá o fora estar cá dentro? Vem divertir-te connosco e transformar os espaços do museu em lugares irreais, que só nos sonhos são possíveis!

Câmaras escuras - 14, 28 Mar.: 15h-17.30h
Documentar ou permanecer no efémero? Fotografar, gravar, e jogar com a memória.
Vem experimentar o Museu e o porquê de arquivar!

Entre a fábula e a realidade - 15, 22 e 29 Mar.: 15h-17.30h
Alguns contos infantis colocam-nos questões sobre o que é o sonho e o que é a realidade. Ao participares nesta aventura poderás pensar até onde o sonho e a realidade podem ir de mãos dadas, e o que podemos criar através da relação entre a fábula e a realidade!

O espaço, som… Qual o limite das paredes? - 21 Mar.: 15h-17.30h
Será possível criar um espaço com os ouvidos?
Nesta visita, vamos recolher dados para compor um espaço sonoro. Ver o trabalho de um artista, de forma a que possas transformar imagens em sons. Para que isso se torne possível, terás que usar muita da tua imaginação e criatividade.

MUSEU COLECÇÃO BERARDO
Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém
Praça do Império - Lisboa
Telf: 213 612 913
Horário: 1 a 29 Mar.: 11h-12.30h, 15h-17.30h

26/02/2009

REGRESSO À ESCOLA


Depois de uns dias de férias de Carnaval, as nossas crianças estão de regresso à escola. Muitas coisas para aprender, muitos trabalhoS para realizar, e certamente muita brincadeira. A Associação de Pais deseja a todas as crianças da nossa escola, um BOM TRABALHO.

25/02/2009

SITE A VISITAR


A AFCAL é a Associação dos Fabricantes de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos. Foi constituída em 1996 com o objectivo de representar o sector junto de entidades públicas e privadas. Reúne empresas que comercializam ou fabricam material de embalagem ou outros componentes das embalagens de cartão para alimentos líquidos no mercado nacional.
Tem como função, garantir que todos os resíduos das ECAL recolhidas e triadas sejam encaminhadas para reciclagem.

24/02/2009

CARNAVAL 2009

A Associação de Pais deseja a pais, alunos, professores, auxiliares e seus familiares, um bom dia de CARNAVAL.

23/02/2009

RECEITA DE CARNAVAL


Bacalhau com Natas do Entrudo

Ingredientes:
600 gr Bacalhau, 500 gr de batata, 2 cebolas, cravinho da Índia, 30 gr de farinha, 1,5dl de leite, 1 folha de louro, 30 gr de manteiga, 0,25dl de natas, pimenta, Sal

Modo de Preparação:
Coza o bacalhau (demolhado) e desfie-o. Corte as cebolas em rodelas finas, e as batatas em palitos o mais finos possíveis, fritando-as à parte num tacho. Leve ao lume a manteiga, e a farinha e vá mexendo sempre. Adicione depois o leite previamente fervido, lentamente, mexendo sempre, e deixe cozer, continuando a mexer com uma colher de pau. Por fim, tempere com sal e pimenta e junte as natas quando adquirir uma consistência muito cremosa. Leve o azeite ao lume numa frigideira, juntando de seguida a cebola e deixe refogar. Assim que começar a alourar junte o bacalhau desfiado para que refogue um pouco. Num tabuleiro de ir ao forno untado com manteiga deite este preparado, pondo uma camada de batatas por cima. Cubra tudo com o creme de natas e leve ao forno para ganhar um pouco de cor.

22/02/2009

RECEITA DE CARNAVAL


Bifes de Cebolada à Folião

Ingredientes:
3 dentes alho, 4 colheres de sopa de azeite, 3 cebolas, margarina, 4 bifes de novilho, pimenta, 1dl de polpa de tomate e sal.

Modo de Preparação:
Deite num tacho o azeite, a margarina, as cebolas cortadas às rodelas finas e o alho picado, e leve ao lume para a cebola amolecer. Junte os bifes, previamente temperados com sal e pimenta, e deixe cozinhar, tapado, voltando-os de vez em quando (pode borrifá-los com uns pingos de água quando achar necessário). Quando a carne estiver macia junte a polpa de tomate, rectifique os temperos e deixe apurar, tapado, em lume brando.

21/02/2009

PARTIDAS DE CARNAVAL


RISSÓIS DE ALGODÃO

Ingredientes:
2,5 dl de água; 2 colheres de sopa de azeite; 1 casca de limão; 225g de farinha de trigo; 1 colher de chá de sal; algodão.

Modo de Preparação:
Numa panela ferva a água, o sal, a casca de limão e o azeite. Junte a farinha de trigo de uma só vezes, mantenha em lume brando, e bata muito bem com uma colher de pau, com muita força, até obter uma massa que forma uma bola compacta que se descola das paredes do tacho, o que deverá demorar cerca de 2 minutos. Não pare de mexer nunca. Elimine a casca de limão, embrulhe bola de massa num pano de algodão e deixe arrefecer totalmente. Quando fria, trabalhe pequenos pedaços de massa de cada vez, amassando para que a massa fique mais macia. Trabalhe a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha, polvilhando igualmente o rolo da massa. Estenda a massa muito fina e, com um copo, corte-a em rodelas. Peque num pedacinho de algodão, ponha-o no centro da rodela e feche-a. Passe o rissol por farinha, ovo batido e pão ralado e frite-o em óleo.

20/02/2009

O CARNAVAL NA NOSSA ESCOLA

Click to play this Smilebox slideshow: CARNAVAL 2009
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make a Smilebox slideshow

Hoje os nosssos meninos vieram mascarados de casa. Podíamos ver Zorros, Ninjas, Princesas, Palhaços, Zombies, Bebés, Cowboys, Indíos, etc. Estavam todos muito bem, era realmente um momento de festa carnavalesca. Depois de organizados, iniciou-se o desfile que os levou à Quinta Pedagógica dos Olivais. Um espaço rural dentro da cidade, onde as crianças podem ver de perto os animais da quinta. As crianças aproveitaram o tempo para brincar, e encarnar as personagens que representavam.

PARTIDAS DE CARNAVAL


TARTE DE PAPELINHOS

INGREDIENTES: meio copo de água; 2 colheres de sopa de azeite; 300g de farinha; 100g de margarina; 2 ovos; sal q.b; papelinhos q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO: Numa tigela, bata bem os ovos inteiros com o sal. Aqueça a água numa panela juntamente com a margarina e o azeite. Deixe arrefecer um pouco e junte aos ovos batidos, mexendo bem. Incorpore a farinha peneirada e mexa bem, até que a massa se despegue da tigela. Despeje esta massa na pedra da mesa, amasse muito bem e bata ligeiramente. Embrulhe a massa num pano e deixe repousar durante uma hora. Cubra um pirex grande com a massa que estendeu com o rolo (reserve 1/3 para a tampa), de maneira a que ultrapasse um pouco as bordas. Introduza os papelinhos e cubra com uma tampa redonda de massa. Una as bordas da tampa com as do forro da forma, pincele com gema de ovo e leve ao forno a assar, até dourar.

19/02/2009

O CARNAVAL NA NOSSA ESCOLA

Click to play this Smilebox slideshow: CARNAVAL 2009
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make a Smilebox slideshow

O Carnaval na nossa escola teve como temas este ano, “As Profissões”, no ensino primário, e “Contos Tradicionais” no jardim-de-infância. Com a ajuda dos professores, fizeram-se as máscaras que representaram profissões como, a de cozinheiros, médicos, artistas, trolhas, enfermeiras, dragões e princesas. As crianças depois de devidamente trajadas, reuniram-se no pátio, e iniciaram o desfile que as levou ao “Parque das Mamas”. A boa disposição reinava entre alunos e professores. Temos que destacar a professora Anabela, que parecia uma enfermeira de verdade.

CARNAVAL NA MEALHADA





O apego da gente do concelho da Mealhada ao Carnaval vem de longe. Mascarados, jogo da panelinha, enfarruscamentos e outras partidas dos rapazes às raparigas e destas aos rapazes, os apupos, de noite, à hora da ceia, os entremezes, nas ruas ou largos, e os bailes, à noite, em salões, eram práticas normais do Entrudo mealhadense e das terras vizinhas até aos meados do século XX, pelo menos.
Em 1914 realizou-se na vila da Mealhada um cortejo de Carnaval em que figuraram vários carros de fantasia, de humor e de crítica. O jornal local de então, "A Mealhada", refere-se-lhe pormenorizadamente. Sabe-se, que muitos anos depois, houve mais dois, um em 1958 e outro em 1959. Embora com muita arte e humor, tratou-se, apenas de pequenos desfiles.
Em 1971 iniciou-se um novo ciclo de festejos carnavalescos caracterizados essencialmente por grandes cortejos, formados por carros e grupos de foliões, e bailes. Os cortejos percorriam as ruas principais da vila da Mealhada no Domingo Gordo e na terça-feira de Entrudo e os bailes realizavam-se na noite desse domingo e nas de segunda e terça-feira seguintes. Era o Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, que ainda se mantém, embora com algumas modificações.










DIVIRTA-SE - DIVIRTA-SE - DIVIRTA-SE - DIVIRTA-SE

18/02/2009

ESTREIAS DE CINEMA

CORALINE e a Porta Secreta
Baseado no best-seller de Neil Gaiman, estreia amanhã ‘Coraline’ de Henry Selick. Filme de animação em 3D é a história de uma jovem rapariga (com a voz de Dakota Fanning) que consegue abrir uma misteriosa porta da sua nova casa, que lhe dá acesso a uma realidade paralela cheia de aventuras. Mais uma boa oportunidade para ir ao cinema com os seus filhos.

CORALINE e a Porta Secreta
País: EUA
Género: Animação, Fantástico
Realização: Henry Selick
Intérpretes: Dakota Fanning, Ian McShane, Teri Hatcher

Os actores da versão portuguesa são:
Carla Garcia - Coraline
Nuno Lopes - Mr. Bobinsky
Ana Bola - Miss Spink
Maria Rueff - Miss Forcible
Luis Gaspar - o Gato
João Teixeira - Wybie
José Neves - o Pai e o Outro Pai de Coraline
Paula Fonseca - a Mãe e a Outra Mãe de Coraline


Sinopse: Coraline é uma menina que sonhava viver num mundo melhor, com mais diversão e emoção. Ao mudar para uma nova casa, encontra uma porta trancada. Depois de muito tentar, consegue abri-la. Descobre um mundo onde tudo é alegre e os seus pais são sempre divertidos. A princípio, a única coisa estranha é que as pessoas têm botões no lugar dos olhos. Aos poucos, descobre segredos, percebe que está em perigo e vê que o mundo real não era tão mau assim.



Técnicas utilizadas no filme:
Coraline é feito em três dimensões e em stop-motion. Trata-se de uma técnica de animação que usa modelos reais feitos de materiais como a massa de modelar ou a plasticina. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. São precisos 24 quadros para cada segundo de filme. Depois, são montadas em sequência na película, o que dá a ilusão de movimento.

17/02/2009

NOVO PORTAL PARA CRIANÇAS

SAPO KIDS


Há um novo portal português, para os mais pequenos. Nesta página pensada para os mais pequenos, entre os 3 e os 12 anos de idade, podem encontrar-se notícias, jogos, música, e dicionários, além de Histórias do Dia, o Sítio dos Miúdos e a Escola da Malta. A grande novidade e principal atracção, é o programa que permite criar projectos animados chamado Scratch.

CARNAVAL DE SINES


O carnaval de Sines tem uma longa tradição de folia: em 1926 o jornal Folha de Sines já fazia referência a estas festividades. Porém, acredita-se que esta festa é muito anterior a essa notícia, tendo começado por ser uma manifestação popular espontânea. Os mascarados "assaltavam" as casas das figuras ilustres, no centro da vila, munidos de tremoços e bagas de palmeira.
Em 1956, surgiu o "Grupo dos Carlos" (por terem todos esse nome), que se uniu com o intuito de realizar os bailes de foliões. Aqui nasceram os mentores do "Carnaval Organizado" sineense. Até meados dos anos 60 do século passado, o carnaval era fruto de um esforço conjunto de cidadãos voluntários, que participava na criação dos fatos e no enfeite dos carros alegóricos.
Posteriormente, os apoios aumentaram e o carnaval cresceu e transferiu-se das pequenas ruelas para as grandes avenidas, animadas pelos desfiles e atracções internacionais. A festa culmina com a leitura do testamento do Entrudo.






PROGRAMA
17 de Janeiro (Sábado)
Salão de Música
21:30h – Revista “A Aldeia da Roupa Branca” – TACA (Teatro de Animação do Cercal do Alentejo)

31 de Janeiro (Sábado)
Salão de Música
21:00h – Eleição da Raina e Rei Momo / Pequenos Reis de Carnaval de Sines 2009

20 de Fevereiro (Sexta-Feira)
Av. General Humberto Delgado
09:30h - Chegada dos Pequenos Reis de Carnaval 2009
10:00h – 18.ª Edição do Carnaval dos Pequeninos

21 de Fevereiro (Sábado)
10:00h – Chegada da Rainha e Rei Momo do Carnaval de Sines 2009
Mega Tenda – Parque Desportivo Municipal (IOS)
22:00h – Festa Antena 3 Party Zone, com os Dj`s The Fox, Nuno Miguel, The Freak Deejays e outros convidados.

22 de Fevereiro (Domingo)
15:00h – Corso de Carnaval com presença de João Baião
Mega Tenda – Parque Desportivo Municipal (IOS)
22:00h – Baile Carnavalesco com o conjunto Via Láctea

23 de Fevereiro (Segunda-Feira)
21:00h – Corso Nocturno de Carnaval com presença de João Baião
Mega Tenda – Parque Desportivo Municipal (IOS)
23:30h – Baile Carnavalesco com o conjunto Via Láctea

24 de Fevereiro (Terça-Feira)
15:00h – Corso de Carnaval com presença de Maria João Abreu
Mega Tenda – Parque Desportivo Municipal (IOS)
22:00h – Baile Carnavalesco com o conjunto Via Láctea
24:00h – Entrega de Troféus

25 de Fevereiro (Quarta- feira)
22:00h – Enterro do Entrudo
24:00h – Encerramento Oficial do Carnaval de Sines – Discurso Real

16/02/2009

CARNAVAL NA MADEIRA





O carnaval na Madeira tem uma longa tradição que remonta ao século passado, no Funchal o Carnaval dos tempos modernos realiza-se em várias frentes. Na baixa citadina o Grande Cortejo Alegórico, que acontece no Sábado de Carnaval, constitui um dos pontos altos das festividades. Nele participam vários grupos ou escolas de samba, que preenchem as principais ruas do Funchal de música e alegria. A multidão inunda o longo percurso do corso carnavalesco , onde milhares de figurantes, num desfile de fantasias deslumbrantes contagiam todos quantos se deslocam à baixa para partilhar alegrias e emoções. Na tarde de terça-feira o Carnaval Trapalhão desce à rua, onde inúmeros foliões de todas as idades, apresentam disfarces surpreendentes em criatividade e imaginação, transformando-os nos donos da graça, da comédia, da caricatura audaz, sadicamente representada. O Carnaval Trapalhão mantém em traços gerais as tradições mais ancestrais que definem o seu cariz profundamente popular.



PROGRAMA

13 de Fevereiro, 6.ª Feira
18h00 - Exposição: "Sonho de um Dia" no Carnaval da Madeira - Espaço Infoarte da SRTT

18 de Fevereiro, 4.ª Feira
Início de:
- Música ambiente carnavalesca na baixa citadina
- Iluminações e decorações alusivas à época

20 de Fevereiro, 6ª Feira
Animação na Baixa Citadina:
10h30 – 11h45 – Festa de Carnaval das Crianças – Placa Central da Avenida Arriaga
10h30 – 12h30 – Grupo de Teatro de Animação
10h00 – 15h00 – Banda Distrital do Funchal
14h30 – 17h00 – “Carnaval Solidário” no Jardim Municipal, organizado pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal
15h00 – 20h00 – Banda Municipal do Funchal
16h30 – 19h30 – Banda do Canecão

21 de Fevereiro, Sábado
Animação na Baixa citadina:
10h00 – 13h30 – Banda do Canecão
10h00 – 15h00 – Banda Distrital do Funchal
15h00 – 20h00 – Banda Municipal do Funchal
19h30 – 24h00 – Grupo de Teatro de Animação no itinerário do Cortejo Alegórico
20h50 – 21h00 – Fogo de Arti_cio no Molhe da Pontinha
21h00 – Cortejo Alegórico de Carnaval com a participação de oito grupos
Itinerário: Partida da Praça da Autonomia (lado Sul), Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa Sul), mudança para faixa
Norte (frente ao Marina Shopping) e subida pela R. Dias Leite, Rotunda do Infante, Av. Arriaga (faixa Norte – até ao Banco de
Portugal), Avenida Zarco (faixa Norte), Rua Câmara Pestana e Praça do Município.
21h00 – Espectáculo Musical na Praça do Município
Grupos participantes no Cortejo Alegórico
- Turma do Funil – “Os 4 elementos da Natureza”
- Veteranos da Folia – “As 4 Estações”
- Associação FuraSamba – “Dancing to the Moon”
- Associação de Animação Geringonça – “Viagem Espacial”
- Escola de Samba Caneca Furada – “2030 Caneca no Espaço”
- Fábrica de Sonhos – “Viagem ao Imaginário”
- Escola de Samba – Os Cariocas – “ A Essência do Universo”
- João Egídio Andrade Rodrigues – “Deuses do Sistema Solar”

22 de Fevereiro, Domingo
Animação na Baixa Citadina:
10h00 – 15h00 – Banda Distrital do Funchal
15h00 – 20h00 – Banda Municipal do Funchal
16h00 – 19h30 – Banda do Canecão
15h30 – 18h30 – Grupo de Teatro de Animação

23 de Fevereiro, 2ª Feira
Animação na Baixa Citadina:
10h00 – 19h00 – Banda do Canecão
10h00 – 15h00 – Banda Distrital do Funchal
15h00 – 20h00 – Banda Municipal do Funchal
15h00 – 18h00 – Grupo de Teatro de Animação

24 de Fevereiro, 3ª Feira
16h00 – Cortejo Trapalhão, com participação livre.
Itinerário: Partida da Praça da Autonomia (lado Sul), Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa Sul), mudança para faixa
Norte (frente ao Marina Shopping) e subida pela R. Dias Leite, Rotunda do Infante, Av. Arriaga (faixa Norte – até ao Banco Portugal), Avenida Zarco (faixa Norte), Rua Câmara Pestana e Praça do Município.
17h30 – Espectáculo Musical na Praça do Município

DIVIRTA-SE - DIVIRTA-SE - DIVIRTA-SE - DIVIRTA-SE

15/02/2009

PARTIDAS DE CARNAVAL


ARROZ MALANDRINHO
Escolhe um vítima. Coloca-lhe bagos de arroz dentro dos sapatos, nos bolsos do casaco, no porta-moedas, dentro da cama e noutros sítios que te lembres. De certeza que se vai lembrar de ti durante todo o dia de Carnaval.

CHUVA DE CLIPS
Combina com o teu pai fazer esta partida à tua mãe, ou ao contrário. Vão ao carro da vossa vítima e põem uma caixa de clips aberta na pala para o sol, fechando-a com muito cuidado. Quando estiveres no carro com a pessoa pergunta-lhe descontraidamente: «a tua pala tem espelho?» Seja qual for a resposta, pede que te mostre. É nessa altura que acontece uma chuva de clips e alguém fica furioso...
Prepara o teu sorriso mais amoroso e lembra o teu pai ou tua mãe o quanto admiras o seu sentido de humor. Talvez te safes!

14/02/2009

DIA DOS NAMORADOS - COCKTAILS


VALENTINE`S

Ingredientes:
• 3/10 de Pisang Ambon
• 2/10 de Licor de Kiwi
• 2/10 de Licor de Morango
• 2/10 de Natas
• 1/10 de Licor Beirão

Confecção:
O Pisang Ambon e o licor de kiwi são levemente mexidos no copo de misturas (com pouco gelo). O Licor Beirão, as natas e o licor de morango batem-se no shaker e vertem-se para a taça a cocktail, de forma a não misturar com os outros ingredientes.
Decoração: Pétalas de ananás, morango, papaia, canela no topo (polvilhar), 1 cereja vermelha no fundo do copo.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS

13/02/2009

DIA DOS NAMORADOS

CURIOSIDADES


PORQUÊ?
Na antiga Roma, este era o dia da deusa Juno, símbolo das mulheres e do casamento. Apesar dissso, era no dia seguinte que aconteciam as celebrações: numa festa chamada Lupercalia, sorteavam-se os nomes dos apaixonados que iriam ficar juntos.


TROCA DE ANÉÍS
Um anel não tem começo nem fim. Para os egípcios isso representava a eternidade. Mas foram os romanos que associaram o anel aos rituais do amor. Para eles, trocar anéis significava que as pessoas iam honrar o compromisso de se casarem, para sempre.


CUPIDO
O Cupido é o deus do amor. Segundo os romanos, este menino com asas era filho de Vénus, deusa do amor, e de Marte, deus da guerra. Costumava andar com um arco e disparava setas que despertavam a paixão dos outros.


O CORAÇÃO BATE DEPRESSA
O nosso corpo reage aos sentimentos. Estar com aquela pessoa especial faz-nos produzir duas substâncias: a noradrenalina e a dopomina. São elas que aumentam o ritmo cardíaco e provocam uma sensação de bem-estar.


SÍMBOLO DO AMOR
Alguns filósofos famosos, como Aristóteles ou Galen, diziam que o coração era o órgão onde nasciam as emoções. Outras teorias dizem que as pessoas queriam simbolizar um órgão que nunca tinham visto.

NAMORE, PORQUE NAMORAR FAZ BEM.

SEXTA-FEIRA 13


Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. Paraskavedekatriaphobia é o medo/fobia da Sexta Feira 13.
Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.

No Cristianismo, contam as histórias, que foi à Sexta-Feira que Eva tentou Adão, ocorreu o Grande Dilúvio, o Templo de Salomão foi destruído e que Cristo foi crucificado (capítulo XIII, do evangelho de São João, na Bíblia).
Na Idade Média, o Sabbath das bruxas era às Sextas-Feiras.


Para outros a lenda começa na Escandinávia, diziam que existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr , sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e o demónio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinava a superstição foi-se espalhando pela Europa.



Número 13: o número 13 é tido ora como sinal de infortúnio. Se uma sexta-feira calhar no dia 13 de um mês é mau sinal. Todo o cuidado é pouco nesse dia. O número 13é tão temido que há lugares onde os prédios não possuem o décimo terceiro andar.

Comichões: Se a palma da mão tiver comichão, é sinal que irá receber dinheiro. Se a palma da mão esquerda é que tiver comichão, uma visita desconhecida está para aparecer. Comichão na sola do pé significa viagem ao exterior.

Elefantes: Ter um elefante de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta da entrada, evita a falta de dinheiro.

Orelha: Se a orelha aquecer de repente, é porque alguém está a falar mal de si. Nesses casos vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder.

Gatos: Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto dá azar. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro a chegar.

Espelhos: Quem quebrar um espelho terá sete anos de azar. Ficar a olhar para um espelho partido é ainda pior. Significa quebrar a própria alma.

Guarda-chuva: Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechado. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz azares.

Aranhas: Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.

Vassoura: Colocar a vassoura com o cabo para baixo, atrás da porta, faz as visitas indesejáveis irem logo embora.

Meias do avesso: Se colocar a meia do avesso, não se preocupe: é sinal de que uma boa notícia está para chegar.

Pé direito: Devemos sair de casa e entrar em qualquer lugar, sempre com o pé direito, para evitar o azar.

Borboleta: Ver uma borboleta voar dá sorte para o resto do dia.

Sal grosso: Deixar um copo de vidro cheio de sal grosso no canto da sala, traz sorte.

Carteira no chão: Não podemos deixar a carteira apoiada no chão se não quisermos perder dinheiro.

Escada: Nunca devemos passar por debaixo de uma escada. É mau sinal, na certa!

Por isso a Associação de Pais deseja a todos uma óptima sexta-feira 13, se acreditarem que ela trás azar batam três vezes na madeira…

“lagarto, lagarto, lagarto.!!”

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Passeio de Avós e Netos 28Set.o8

Milha McDonalds - 27Setembro2008

PANDA DO KUNG FU

A Nossa Escola

JARDIM DE INFÂNCIA